A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologias de Informação e Comunicação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologias de Informação e Comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologias de Informação e Comunicação
TIC Tecnologias de Informação e Comunicação

2 equivalente ao 3º Ciclo do Ensino Básico
TIC Tecnologias de Informação e Comunicação NÍVEL B2 equivalente ao 3º Ciclo do Ensino Básico

3 A B C D Unidades de competências
Operar, em segurança, equipamento tecnológico diverso B Realizar, em segurança, operações várias no computador C Utilizar um programa de processamento de texto D Usar a Internet para obter e transmitir informação

4 A Operar, em segurança, equipamento tecnológico diverso.
Unidade de competência

5 A Identifica diverso equipamento tecnológico usado no dia a dia.
Operar, em segurança, equipamento tecnológico diverso. A Identifica diverso equipamento tecnológico usado no dia a dia. Distingue as vantagens e desvantagens desse equipamento. Opera equipamento tecnológico diversificado.

6 Operar, em segurança, equipamento tecnológico diverso.
Reconhece os factores de risco e as precauções a tomar quando se trabalha com determinado tipo de equipamento tecnológico:  ligações seguras  postura,  fadiga visual  etc.

7 A Introduz/altera contactos telefónicos na agenda de um telemóvel.
Operar, em segurança, equipamento tecnológico diverso. A Introduz/altera contactos telefónicos na agenda de um telemóvel. Recebe e envia mensagens em SMS através de um telemóvel.

8 B Realizar, em segurança, operações várias no computador.
Unidade de competência

9 Operar, em segurança, equipamento tecnológico diverso.
B Liga, desliga e reinicia correctamente o computador e periféricos, designadamente um scanner;

10 Operar, em segurança, equipamento tecnológico diverso.
B Windows Usa o rato: aponta, clica, duplo-clique, selecciona e arrasta.

11 Operar, em segurança, equipamento tecnológico diverso.
B Windows Reconhece os ícones do ambiente de trabalho e as suas funções.

12 Operar, em segurança, equipamento tecnológico diverso.
B Windows Reconhece as diferentes barras de uma janela e suas funções.

13 Mudar o nome de um Ficheiro
Operar, em segurança, equipamento tecnológico diverso. B Windows Cria, abre, apaga e copia pastas e ficheiros. Ficheiro Ficheiros de atalho Pasta Mudar o nome de um Ficheiro

14 Operar, em segurança, equipamento tecnológico diverso.
B Windows Usa alguns dos acessórios do sistema operativo: calculadora; leitor de CDs, gravador de áudio, jogos, etc.

15 Operar, em segurança, equipamento tecnológico diverso.
B Windows Configura as propriedades do monitor; fundo e protecção do ecrã.

16 Operar, em segurança, equipamento tecnológico diverso.
B Reconhece as formas de propagação dos vírus informáticos e seus perigos. Identifica as medidas de segurança a tomar.

17 C Utilizar um programa de processamento de texto
Unidade de competência

18 C Word Abre um documento de processamento de texto.
Utilizar um programa de processamento de texto. C Word Abre um documento de processamento de texto. Reconhece as funções dos diferentes elementos da janela: barra de ferramentas, barra de menus, barra de estado, barras de deslocamento,... Barra de Menu Barra de ferramentas Barra de estado Barra de Deslocamento

19 Utilizar um programa de processamento de texto.
Word Criar um documento, insere texto, imagens e tabelas e formata-os.

20 C Word Abre um documento já existente, altera-o e guarda-o.
Utilizar um programa de processamento de texto. C Word Abre um documento já existente, altera-o e guarda-o. Cria um novo documento, insere texto, formata e verifica-o ortográfica e gramaticalmente.

21 Utilizar um programa de processamento de texto.
Word Cria uma tabela e altera os seus pormenores de estilo (por exemplo: insere e elimina colunas e linhas; muda o estilo e espessura de linha; insere sombreado ou cor nas células).

22 Utilizar um programa de processamento de texto.
Word Adiciona imagens e formas automáticas a um documento e altera-as.

23 Utilizar um programa de processamento de texto.
Word Usa o WordArt.

24 C Word Imprime um documento utilizando as opções base de impressão.
Utilizar um programa de processamento de texto. C Word Imprime um documento utilizando as opções base de impressão.

25 D Usar a Internet para obter e transmitir informação.
Unidade de competência

26 Usar a Internet para obter e transmitir informação
D Identificar os elementos necessários para ligar um computador à Internet. Comparar as ofertas dos diferentes fornecedores de serviços.  TV cabo  Telefone (linha ADSL)  Telefone (Linha Normal)  Rede telemóvel (3G)

27 Usar a Internet para obter e transmitir informação
D Identificar e interpreta vocabulário específico usado na Internet. Chat Pesquisa Site Blog Endereço Modem Anexo Browser Download Modem Site Blog

28 Usar a Internet para obter e transmitir informação
D Iniciar um programa de navegação (browser) na Web e abre um endereço da Net. Reconhecer as funções das diferentes barras do programa de navegação: barras de ferramentas, barra de estado,... Clica num link (texto ou imagem) e volta à página principal.

29 Usar a Internet para obter e transmitir informação
D Pesquisar em diferentes motores de busca, utilizando ou não palavra-chave.

30 D Adiciona uma página da Web à pasta Favoritos.
Usar a Internet para obter e transmitir informação D Adiciona uma página da Web à pasta Favoritos.

31 D Cria uma caixa de correio pessoal.
Usar a Internet para obter e transmitir informação D Cria uma caixa de correio pessoal.

32 Usar a Internet para obter e transmitir informação
D Lê, apaga e responde a mensagens recebidas, usando o livro de endereços.

33 Usar a Internet para obter e transmitir informação
D  Identifica os cuidados a ter, relativamente aos vírus informáticos, no recebimento de ficheiros em anexo.

34 Usar a Internet para obter e transmitir informação
D

35


Carregar ppt "Tecnologias de Informação e Comunicação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google