A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCIPLINA:FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 3º ANO Temporada 2013 EPISÓDIO 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCIPLINA:FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 3º ANO Temporada 2013 EPISÓDIO 1."— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA:FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 3º ANO Temporada 2013 EPISÓDIO 1

2 UM RELATO GERAL O começo... Einstein nasceu na cidadezinha de Ulm, no sul da Alemanha, em 14 de março de Sua mãe era culta e gostava de tocar violino. Ela tinha apenas 21 anos quando ele nasceu. Seu pai, Hermann, era um homem sociável e afável que adorava uma boa cerveja alemã e gostava de recitar poesia. Ele trabalhava com materiais elétricos.

3 Os estudos Logo a família de Einstein se mudou para Munique. Quando criança, era considerado uma criança lerda e sonhadora. Certo dia, ganhou de seu pai uma bússola – objeto que o deixou muito intrigado. Aos 16 anos ingressou na ETH para cursar engenharia, mas se seu pai permitiu que cursasse física.

4 Os postulados da Relatividade Especial

5 •postulado s. m. •1. O que se considera como fato reconhecido, como axioma, como verdade indemonstrável, mas certa ou necessária. •2. [Matemática] Princípio que, não tão evidente como o axioma, se admite todavia sem discussão. •3. Tempo de provação que precede o noviciado. axioma |acsi| (latim axioma, -atis, do grego axíoma, -atos) s. m. Proposição tão evidente que não precisa ser demonstrada.

6

7 Refletindo sobre o primeiro postulado...

8

9 Para refletir... O planeta Terra pode ser considerado um referencial inercial?

10 Referenciais inerciais x Referenciais não-inerciais Em referenciais acelerados e/ou que executam curvas, o princípio da inércia não se mostra válido, como nessas figuras. Uma pessoa no interior da caixa não saberia explicar o motivo da esfera ir para trás. Um carro fazendo uma curva, mesmo que com velocidade escalar constante, a pessoa é arremessada para fora da curva sem a existência de uma forma de verdade na horizontal..

11

12 Refletindo sobre o segundo postulado...

13 A ideia de referencial... Quantas trajetórias possíveis podemos imaginar para o projétil?

14 O movimento relativo =] V R = V A + V B V R = V B - V A

15 E se V A e V B forem próximas à velocidade da luz???

16 •A velocidade da luz é a velocidade limite da natureza. Nenhuma partícula que possui massa pode atingir essa velocidade, apenas as propagações eletromagnéticas.

17 O movimento relativo a altas velocidades=]

18 E se V A e V B forem próximas à velocidade da luz??? Não importa a velocidade dos referenciais, a soma das velocidades não pode ultrapassar o valor da velocidade da luz . Além disso, para qualquer referencial inercial, a velocidade da luz é sempre a mesma: c.

19 1ª Consequência da Teoria: A contração dos espaços •Corpos que se desloquem a altas velocidades (velocidades próximas à velocidade da luz no vácuo) contraem-se na direção do seu deslocamento.

20 Relatividade do comprimento: Contração das Distâncias

21 Exercícios •(1) Em uma espaçonave terrestre, cujo comprimento próprio é 30 m, um astronauta decide preparar seu almoço, hidratando uma deliciosa sopa de legumes. Supondo que a nave viaje com velocidade de 0,8c, (ou seja, 80% da velocidade da luz), calcule: a) O comprimento da nave para um observador na Terra, medido na direção do seu deslocamento.

22 Vamos fazer alguns exercícios do livro? Capítulo 48: A3, A4, V3 E V4 BONS ESTUDOS!


Carregar ppt "DISCIPLINA:FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 3º ANO Temporada 2013 EPISÓDIO 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google