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Daniela Morais de Sousa

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Apresentação em tema: "Daniela Morais de Sousa"— Transcrição da apresentação:

1 Daniela Morais de Sousa
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA CAMPUS XI - SERRINHA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DEDC IDENTIFICAÇÃO DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE -TDAH- UM DESAFIO PARA A AÇÃO DOCENTE. Daniela Morais de Sousa

2 IDENTIFICAÇÃO DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE -TDAH- UM DESAFIO PARA A AÇÃO DOCENTE. Daniela Morais de Sousa

3 Problema Quais as competências necessárias que o professor precisa ter para identificar uma criança com a síndrome do TDAH em sala de aula?

4 Justificativa A presente pesquisa nasceu devido a necessidade de investigar acerca das discussões que envolvem a criança com o transtorno do TDAH sendo “confundida” como uma criança mal-educada, desobediente e problemática pela maioria dos professores e fazer a conscientização dos pais, professores, profissionais da escola, a respeito do TDAH, com o intuito de informá-los, de que se trata de uma doença e que embora não pareça, pode trazer sérios problemas a criança, caso não seja logo descoberta.

5 PROBLEMA Quais as competências necessárias que o professor precisa ter para identificar uma criança com a síndrome do TDAH em sala de aula?

6 OBJETIVOS: Geral: Levantar quais as competências necessárias que o professor precisa ter para identificar uma criança com a síndrome do TDAH. Específicos: Caracterizar as síndromes do TDAH no DSM-IV (Transtorno Depressivo Maior). Identificar os cursos no qual o professor tem na área. Relacionar as práticas pedagógicas do docente com a habilidade de reconhecer a síndrome

7 APORTE TEÓRICO: BASES BIOLÓGICAS DO TDAH; . (RIESGO; ROHDE, 2004).
CONTRIBUIÇÕES PARA ANÁLISE DA CRIANÇA COM O TDAH; (Dr. RUBENS WAJNSZTEJN,2005) PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E DIFICULDADES BÁSICAS DO TDAH. (BARKLEY E COLS., 1998)

8 METODOLOGIA Abordagem qualitativa Tipo de pesquisa: Estudo de caso
Instrumentos e procedimentos: Observações, entrevistas e análise de dados.

9 Lócus Escola Municipal Antonio Eloi da Costa – Baraúnas - Município de Feira de Santana/Ba. Sujeitos Gestores, coordenadores, professores, pais e alunos da instituição

10 CONSIDERAÇÕES FINAIS A importância da interação entre os profissionais de saúde (psicólogos, neurologistas), professores, pais, escola e o principal: a criança que sofre deste problema. Partir do passado para o presente Linha evolutiva, na idade escolar

11 SUGESTÃO DE LEITURA

12 ALVES, Fátima. Inclusão: muitos olhares, vários caminhos e um grande desafio. Rio de Janeiro: Wak Ed, ª ed. 128p. ANTONY, Sheila; RIBEIRO, Jorge Ponciano. A criança hiperativa: uma visão da abordagem gestáltica: online. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S &script=sci_arttext> Acesso em: 10/05/06. BALLONE, Gj. Distúrbio de Déficit de Atenção por Hiperatividade – in. Psiquiweb Psiquiatria Geral: online. Disponível em: <http://sites.uol.com.br/gballone/infantil/tdah.html>. Acesso em 12/08/06. Déficit de Atenção um diagnóstico que você pode fazer. Revista Nova Escola. São Paulo, n. 172, p , maio DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, DROUET, Ruth Caribé da Rocha. Distúrbio da Aprendizagem. São Paulo, Editora Atica, 248p. Escola Inclusiva: Todos Têm Direito. Revista Construir Notícias. Recife-Pe, n. 16, ano 03, p , maio/jun GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de Projetos de Pesquisa Científica: inclui exercício prático. São Paulo: Avercamp, Inquieto ou Hiperativo? Revista Nova Escola. São Paulo, n. 162, p. 16, maio KAPCZINSKI, Flávio; QUEVEDO, João; IZQUIERDO, Ivan (col.). Bases Biológicas dos Transtornos Psiquiátricos. Porto Alegre: Ed. Artmed, ª ed. 503p.

13 NAPARSTEK, R. Bioenergética: Uma alternativa para o Tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). In: CONVENÇÃO BRASIL LATINO AMÉRICA, CONGRESSO BRASILEIRO E ENCONTRO PARANAENSE DE PSICOTERAPIAS CORPORAIS. Disponível em: <http://www.centroreichiano.com.br/artigos/anais/rebeca>.Acesso em 15/10/2006. Normal é ser Diferente: O desafio de inclusão das crianças com síndrome de Down. Revista Época. São Paulo, n. 435, p , set PHELAN, Thomas W. TDA/TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda, 2005, p. 247. PROTA, Rosemar. Déficit de Atenção e Hiperatividade na Infância: online. Disponível em: <http://www.autistas.org/tdah.html> . Acesso em 10/08/06. ROHDE. L. A.; BENTZIK, E. (Eds.). Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: o que é? Como ajudar? Porto Alegre: Artmed, 1998. ROHDE. L. A.; MATTOS, P. (Eds.) Princípios e práticas em TDAH: transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Porto Alegre: Artmed, 2003. SANZ, Luis Alberto. Procedimentos Metodológicos: fazendo caminhos. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2003. SILVA, Ana Beatriz B. Mentes Inquietas: entendendo melhor o mundo das pessoas distraídas, impulsivas e imperativas. Rio de Janeiro: Napades, 2003. WAJNSZTEJN, Rubens. Distúrbios de Atenção e Memorização na Infância e Adolescência, Palestra realizada no Centro de Convenções da Bahia em 21 e 22 de julho/2006. Futuro Eventos. WAJNSZTEJN, Rubens; WAJNSZTEJN, Alessandra Caturani. Dificuldades Escolares: um Desafio Superável. São Paulo: Editora Ártemis, 2005, p. 207.

14 O olhar sobre a criança faz toda a diferença
O olhar sobre a criança faz toda a diferença a atitude da criança torna-se complementar das atitudes tomadas ao redor dela (...). Se, se modifica a natureza do grupo ou seus elementos, as reações da criança mudam também (...). (WALLON, maio 1997)

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