Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLucca Figueiredo Alterado mais de 3 anos atrás
1
Prof. Márcia
2
CAMADAS DA TERRA 1. Núcleo: Camada mais interna – formada por Níquel e Ferro (Nife) – camada sólida. 2. Crosta terrestre: camada mais externa –fina - formada por rochas - sólida. 3. Manto: Camada intermediária – formada por magma (rocha derretida) – líquido.
3
CICLO DE FORMAÇÃO DAS ROCHAS Processos formadores de rochas Material que dá origem às rochas Processos destruidores de rochas
4
CLASSIFICAÇÃO DAS ROCHAS MAGMÁTICAS EXTRUSIVAS: BASALTO MAGMÁTICAS INTRUSIVAS: GRANITO SEDIMENTAR DETRÍTICA: ARENITO SEDIMENTAR ORGÂNICA: CARVÃO MINERAL E CALCÁRIO METAMÓRFICA: MÁRMORE
5
AGENTES INTERNOS DO RELEVO Atuam do interior para o exterior: Tectonismo – Vulcanismo e Terremotos. Podem também ser denominados e exógenos ou estruturais
6
TERREMOTOS E VULCANISMO Ocorrência predominante coincide com as zonas de contato de placas tectônicas: Círculo de Fogo do Pacífico e Círculo de Fogo do Atlântico. Ocorrendo em zonas habitatas podem trazer muito prejuízos materiais e danos a vida humana. Origem dos terremotos pode estar também associada, além do movimento das placas, a atividades vulcânicas e acomodações internas. Terremotos no fundo do oceano podem originar tsunamis. Vulcanismo é a liberação de magma na superfície: pode ocorrer através de um vulcão ou através de fissuras. Terremotos são mensurados na escala Richter que mede a energia liberada pelo tremor (magnitude), ou na escala de Mercali que mede os danos em superfície (intensidade).
7
TECTONISMO: Movimentos Orogenéticos Divergente ou adução: quando as placas estão se separando Convergente ou subducção: quando uma placa se movimento de encontro a outra Tangencial: quando duas placas se movimentam na mesma direção, ou seja, raspam uma na outra
8
AGENTES EXTERNOS DO RELEVO Atuam do exterior para o interior. Correspondem a ação do intemperismo, da chuva, do vento, dos rios, do mar, das geleiras. Podem também ser denominados de exógenos, esculturais ou modeladores.
9
FalésiaFalésia ChapadaChapada DunasDunas CostõesCostões Voçoroca Resultado da ação dos agentes externos do relevo.
10
RELEVO DO BRASIL - 1 Unidades: planaltos(acima de 200m – erosão), planícies(abaixo de 200m – sedimentação) e depressões(entre 200 e 500m – erosão e sedimentação) Maior nível de detalhamento. Análise:
11
RELEVO DO BRASIL - 2 Estrutura antiga e desgastada. Predomínio de baixas altitudes. Predomínio de formas arredondadas Centro da Placa Sul- Americana. Relativamente estável em termos de movimentação de crosta. Apresenta Escudos Cristalinos (minerais metálicos) e Bacias Sedimentares (combustíveis fósseis)
12
ESTRUTURAS GEOLÓGICAS Escudos Cristalinos ou Maciços Antigos: de idade Pré-Cambriana, resultam em relevos de baixa altitude com reservas de minerais metálicos. Bacias Sedimentares: de várias idades geológicas, apresentam reservas de combustíveis fósseis e aquíferos. Dobramentos Modernos: de idade Terciária (era Cenozóica) correspondem as zonas de altas montanhas (Andes – Alpes – Himalaia) resultante do choque de placas tectônicas, portanto sujeitos a terremotos e vulcanismo na atualidade.
Apresentações semelhantes
© 2018 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.