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Thiago Rodrigues Raquel Mariano Carlos Gandolfi Roberta Lorraine Leonardo de Queiroz.

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1 Thiago Rodrigues Raquel Mariano Carlos Gandolfi Roberta Lorraine Leonardo de Queiroz

2 Este projeto aborda os elementos técnicos e dramáticos presentes nos filmes do diretor tais como trilha sonora, montagem e enquadramentos, som, entre outros. A partir da análise da maneira como Hitchcock utilizava cada um destes recursos, o projeto discute como seus filmes se diferenciavam dos demais, e o que determinava sua singularidade com relação aos outros diretores.

3 - Revisão de sua trajetória como diretor; - breve histórico do “cinema industrial”; - análise da linguagem desenvolvida por ele; - influências do universo fílmico de Hitchcock sobre alguns dos novos cineastas; - análise aprofundada de três filmes com base nos parâmetros observados no estudo de sua filmografia

4 - Para a pesquisa bibliográfica, serão utilizadas obras de autores como Antônio Costa, Jacques Aumont, Julio Castro de Paz Cabrera, Rodrigo Cunha, Frundt, François Truffaut, Marcel Martin, dentre outros; - Ver os filmes do diretor; - Análise das características marcantes e peculiares; - Pesquisa complementar em artigos e documentários

5 - Breve Biografia de Hitchcock; - O início na Famous Players; - As fases inglesa e norte-americana; - Os filmes; - O trabalho na televisão

6 - O cinema é um “produto cultural eminentemente industrial”, pois sua produção se baseia em alguns padrões técnicos como duração, sistema sonoro, etc. - A história de Hitchcock se confunde com a do próprio cinema, pois sua filmografia foi desenvolvida durante cerca de cinqüenta anos.

7 Estrutura serial: requer grande concentração de capital e tecnologia, precisa de todo um planejamento, racionalização da produção, e até uma rotina de consumo Hitchcock inova ao fugir das regras pré-estabelecidas

8 - Trata da apresentação e análise de recursos técnicos e narrativos utilizados por Alfred Hitchcock, a fim de produzir os efeitos desejados no espectador, bem como a forma peculiar como o diretor os utilizava; - Hitchcock se preocupava principalmente em criar suspense em cada um de seus filmes. A trama e o mistério têm importância mínima; - O diretor tem especial atenção aos detalhes, além de certo didatismo nas informações. - focar a atenção do espectador no que realmente importa: o desenvolvimento dramático

9 - A ambigüidade se limita aos personagens, suas ações, suas mentes. Não há espaço para especulações sobre questões espaciais e temporais, pois pouco importam no universo criado pelo diretor; - Voyeurismo: passividade do espectador de cinema, a ausência total do espírito crítico. Ex.: Janela Indiscreta - A lógica temporal e espacial é essencial para que haja a ilusão de presente na projeção de um filme; - A importância do jogo de informações e da verossimilhança para o sucesso do filme

10 - O espaço ganha dimensão dramática nas mãos de Hitchcock; - O controle das informações é um fator decisivo nos filmes de Alfred Hitchcock; - Enquanto em Janela indiscreta a fragmentação das informações é o aspecto principal, em Festim diabólico ocorre o contrário.

11 - O som também é um recurso explorado com maestria por Alfred Hitchcock; - Em Psicose, a famosa cena da banheira se tornou clássica devido ao som; - Em outros filmes, o silêncio predomina. Ex.: Festim Diabólico.

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