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CAPÍTULO 6 DESENVOLVIMENTO E LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS.

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1 CAPÍTULO 6 DESENVOLVIMENTO E LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS

2 6.1. DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS E SERVIÇOS: PORQUÊ?

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4 6.2. A GESTÃO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS

5 Fonte: Wheelwright & Clark (1994)

6 Fonte: BMW

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9 Exemplo: Processo de Desenvolvimento de produtos novos no grupo Alemão RSL – Componentes de plástico para a indústria automóvel produtos diferentes

10 Exemplo de Processo de Desenvolvimento de produtos novos no grupo Alemão RSL – Componentes de plástico para a indústria automóvel

11 ABORDAGENS ‘STAGE-GATE’

12 Planeamento O modelo do processo de desenvolvimento de produto Desenvolver o conceito Desenvolver o conceito Projecto ao nível do sistema Projecto ao nível do sistema Projecto detalhado Projecto detalhado Testes e modificações Testes e modificações Lançamento em produção Ramp-Up Lançamento em produção Ramp-Up Karl T.Ulrich e Steven D. Epinger (2000) Product Design and Development, second edition Irwin McGraw-Hill

13 Especificação finais do conceito – produto Plano de desenvolvimento Especificação finais do conceito – produto Plano de desenvolvimento Interpretar necessidades do cliente Interpretar necessidades do cliente Espeficicações alvo Gerar conceitos - criatividade/ideias Seleccionar conceitos Testar conceitos Espeficicações alvo Gerar conceitos - criatividade/ideias Seleccionar conceitos Testar conceitos Desenvolvimento de produto Desenvolvimento de produto Objectivos e estratégia para alteração do processo produtivo Objectivos e estratégia para alteração do processo produtivo Desenvolvimento do processo produtivo Desenvolvimento do processo produtivo tendências mercado e tecnologia Desenvolvimento de mercado Desenvolvimento de mercado Introdução no mercado Viabilidade económica Benchmark Prototipagem

14 O processo de desenvolvimento do conceito Análise de viabilidade económica Benchmark com produtos concorrentes Construir e testar modelos e protótipos Identificar Necessidades Do cliente Especificações alvo Gerar Conceitos produto Selectionar Conceitos De produto Especificações finais Plano De Desenvol. Texto de missão Testar Conceitos De produto Karl T.Ulrich e Steven D. Epinger (2000) Product Design and Development, second edition Irwin McGraw-Hill

15 Fonte: Cooper (1987)

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18 UMA PERSPECTIVA MAIS COMPLEXA: A COMBINAÇÃO DE MÚLTIPLOS FACTORES

19 Clientes Chave Mercado Learning-By-using engineering Contribuição Marketing Learning By Failure Gestão Learning-By- Doing Produção Learning by Interacting Fonte: Maidique & Zirger (1985), Adaptado

20 6.3. SUCESSO E INSUCESSO NO DESENVOLVIMENTO E LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS

21 Fonte: Revisão da literatura

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24 FACTORES DE INSUCESSO NO LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS •A ‘ÚLTIMA MARAVILHA DA TÉCNICA’ QUE NINGUÉM QUER •“APUNHALADO PELAS COSTAS” •A RASTEIRA DAS FALHAS TÉCNICAS •“O BMW EM VEZ DO FIAT”

25 6.4. A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DOS PROJECTOS

26 Fonte: Shenhar et allii (2001)

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28 ELEMENTOS BÁSICOS DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS (SEGUNDO TAKEUCHI & NONAKA, 1986) •Gerar Factores de Instabilidade (“A necessidade aguça o engenho”) •Equipas de Projecto Auto-Organizadas Autonomia – Auto-transcendência – Fertilização cruzada •Fases de Desenvolvimento Sobrepostas •Aprendizagem Múltipla •Controlo Subtil •Transferência da Aprendizagem

29 MANUFACTURING VISION GROUP •CHAPARRAL STEEL •DIGITAL •EASTMAN KODAK •FORD •HEWLETT-PACKARD •HARVARD •M.I.T. •PURDUE •STANFORD Fonte: Harvard Business Review, Sept-Oct. 1994

30 CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DOS PROJECTOS BEM SUCEDIDOS 1)Assentam nas Capacidades Nucleares da Empresa 2)Existência de uma Perspectiva Clara do Futuro – de uma “Visão Orientadora” 3)Organização e Liderança 4)Existência de Empenhamento por parte dos Membros da Equipa 5)Procura de Melhorias 6)Recursos a Modelos, Protótipos e Simulações em Computador 7)Integração, entre todas as Unidades e Divisões Funcionais Envolvidas no Projecto Fonte: Bowen et allii (1994)

31 6.5. DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS NAS PME PORTUGUESAS

32 DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS NAS PME PORTUGUESAS oOS PERÍODOS DE CRISE ESTIMULAM A INOVAÇÃO oOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS VARIAM CONSOANTE A INDÚSTRIA E O POSICIONAMENTO COMPETITIVO DAS EMPRESAS oO RITMO DE LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS É INLUENCIADO PELA ESTRATÉGIA TECNOLÓGICA Fonte: Simões (1997)

33 LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS E ESTRATÉGIA TECNOLÓGICA Fonte: Simões (1997)


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