A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Neste seminário, você vai conhecer os 7 passos da auto- educação em saúde e como aplicá-los à vida pessoal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Neste seminário, você vai conhecer os 7 passos da auto- educação em saúde e como aplicá-los à vida pessoal."— Transcrição da apresentação:

1

2 Neste seminário, você vai conhecer os 7 passos da auto- educação em saúde e como aplicá-los à vida pessoal.

3 Formar um novo hábito não é fácil. É preciso unir nossa débil vontade com a poderosa vontade de Deus, através do Espírito Santo. “É... pela repetição de atos que se formam os hábitos e o caráter é confirmado.” – Orientação da Criança, pág. 199.

4 Dica importante: Quando se segue fielmente às ordens divinas, o Senhor, com Seu poder, se faz responsável pelo êxito total.

5 Regras básicas para começar a mudar

6 - Faça uma lista de hábitos de saúde que gostaria de mudar. Depois escolha um. Uma mudança de cada vez é melhor.

7 - Em um ou dois meses aprenderá a nova conduta de saúde. Este é o tempo aproximado para efetuar mudanças.

8 - As grandes mudanças acontecem de maneira progressiva e paulatina. Por exemplo: Se quiser substituir o consumo de carne por outros alimentos, faça-o progressivamente. Pode substituí-la só uma vez por semana, e assim, sucessivamente.

9 - A mudança deve ser sempre o mais conveniente e agradável possível.

10 Primeiro passo: estabeleça sua conduta, meta e mudança.

11 - Estabeleça o que é conduta negativa e conduta positiva. Ex: Tomo pouca água - conduta negativa.

12 - Uma vez que você pensou e escolheu a meta para a mudança, escreva-a com palavras simples, positivas e que possam ser medidas. Ex: Tomar 6 copos de água por dia. Evite os termos vagos como tomar muita água.

13 - Depois escreva, com letras coloridas, especiais e grandes, em um pequeno cartaz, com os seguintes dizeres: Ex: Minha meta: Tomar 6 a 8 copos de água por dia.

14 Obs: Coloque o cartaz ao lado do espelho do banheiro, em seu quarto, em seu escritório, ou em algum lugar onde o veja constantemente.

15 Segundo passo: Faça uma lista dos antecedentes da Conduta Negativa.

16 - Faça uma boa análise para saber que experiências condicionaram esta prática de conduta negativa. É necessário descobrir o que facilitou e o levou a desenvolver o mau hábito que agora quer mudar.

17 - Responda às seguintes perguntas: Porque não tomar água? Porque não gosto de tomar água? Analise e encontre razões.

18 - Faça uma lista de razões porque não consegue beber água suficiente.

19 Terceiro passo: Faça uma pequena lista das conseqüências da Conduta Negativa.

20 Que poderia acontecer comigo se continuar bebendo pouca água? Faça uma lista de prováveis conseqüências. As seguintes situações poderiam ser o resultado de não tomar água:

21 - digestão mais lenta; - cérebro obscurecido; - rins trabalharão mais; - Pode sofrer de obstipação intestinal; - Pode ficar acima do peso ideal.

22 Quarto passo: Faça uma lista dos benefícios da meta de mudança Este é o momento para responder as seguintes perguntas:

23 a) Por que devo mudar?

24 b) Quais são os benefícios de tomar 6 copos de água por dia?

25 Faça uma lista de alguns benefícios percebidos. Ex:

26 - Vou perder peso;

27 Faça uma lista de alguns benefícios percebidos. Ex: - Vou perder peso; - Controlarei melhor meu desejo de comer demais;

28 Faça uma lista de alguns benefícios percebidos. Ex: - Vou perder peso; - Controlarei melhor meu desejo de comer demais; - Terei energia e cérebro mais arejado;

29 Faça uma lista de alguns benefícios percebidos. Ex: - Vou perder peso; - Controlarei melhor meu desejo de comer demais; - Terei energia e cérebro mais arejado; - Minha digestão será melhor;

30 Faça uma lista de alguns benefícios percebidos. Ex: - Vou perder peso; - Controlarei melhor meu desejo de comer demais; - Terei energia e cérebro mais arejado; - Minha digestão será melhor; - Meus rins agradecerão.

31 Quinto passo: Faça uma programação da Conduta Positiva

32 Primeiro, responda às perguntas: Como? O Quê? Quando? Onde? E com quem?

33 Exemplo:

34 - Como aprenderei a nova conduta que me propus? - Que farei para alcançar minha meta? - Quando ou a que hora vou praticá-la?

35 - Há algum lugar onde começarei a praticar a nova conduta? Poderá ser bom em qualquer lugar? - Contarei com um(a) companheiro(a) para praticar essa conduta?

36 Depois faça um pequeno programa de mudança dividido em duas etapas. Exemplo:

37 Como? Começarei aprendendo a tomar 2 copos de água por dia Quando?Às 10h todos os dias Onde? De 2ª a 6ª feira em meu trabalho, sábado na Igreja e domingo em minha casa. Com quem? Minha esposa me ligará no trabalho 5 minutos antes para me lembrar. Juntos tomaremos água aos sábados e domingos. Etapa 1

38 Um mês depois quando já for natural tomar água de manhã passe para a etapa 2 do programa.

39 Etapa 2 Como?Aumentar 4 copos de água por dia alcançando assim 6 copos. QuandoTodos os dias às 10h, como já me acostumei. Acrescentarei 2 copos ao me levantar pela manhã, e mais 2 copos às 4h da tarde, todos os dias. Onde?Ao me levantar, na cozinha de minha casa. Na tarde de segunda a sexta-feira em meu trabalho e aos sábados e domingos em minha casa. Com quem?Minha esposa que se levanta na mesma hora, fará o mesmo voluntariamente, mas faremos uma disputa sobre quem é o primeiro a tomar água. À tarde o farei sozinho em meu trabalho, e nos fins de semana, com minha esposa, em casa.

40 Abaixo está uma pequena lista de hábitos que você pode mudar utilizando este programa.

41 - Fazer exercícios quatro vezes por semana; - Dormir 8 horas por dia; - Deitar cedo; - Abandonar o consumo de bebidas com cafeína;

42 - Tomar um bom desjejum todos os dias; - Jantar alimentos leves, de fácil digestão; - Substituir o consumo de carne três dias por semana; - Comer em horas fixas;

43 - Controlar pensamentos negativos que produzem estresse e/ou ansiedade; - Controlar o tempo gasto com televisão, internet, vídeo games, filmes e outros.

44 Sexto passo : Os reforços - Conceda estímulos ou prêmios a si mesmo ou um ao outro Esses prêmios são chamados reforços. O objetivo é estimular e reanimar na nova conduta que estão implementando na vida. Há duas classes de reforço: materiais e sociais.

45 Reforços Materiais: São objetos que se presenteiam como prêmio, ou que outorgam um ao outro, a cada certo período, por haver cumprido seu programa diário.

46 Reforços Sociais: São os atos ou palavras de reconhecimento e estímulo que a própria pessoa se dá, outorga a outros ou recebe de outros.

47 Sétimo passo: Incumbência e lema Faça um cartão de compromisso com a seguinte declaração:

48 “Eu, _______________, consciente dos benefícios de beber água, e desejoso (a) de desfrutar de uma vida mais plena, decido hoje (data) __________, que, pela graça de nosso bom Deus e a ajuda de minha família, BEBER 6 COPOS DE ÁGUA POR DIA, de acordo com o presente programa”. Assinatura: _____________________________ _

49 “POSSO TODAS AS COISAS NAQUELE QUE ME FORTALECE.” - Depois coloque o cartão em um lugar visível onde se possa ver freqüentemente. Faça também outras cópias para colocar na Bíblia, na Lição da Escola Sabatina, em seu(s) livro(s) favorito(s).

50 Sugestões 1. Avaliação A cada semana busque um lugar calmo para ler seu projeto individual de auto-educação e responda em sua mente e coração as seguintes perguntas:

51 Como foi esta semana? Cumpri meu programa de mudança? Por que “sim” ou “não”? Que fiz de bom? Que devo melhorar? Que problema eu tive? Como posso superar as barreiras? Escreva o que achar conveniente. Isto é importante para fixar novas idéias.

52 2. Considere a Auto-instrução As instruções de outros, assim como as instruções próprias (auto-instrução) têm poder sobre a mente e a conduta.

53 “É uma lei da natureza que nossas idéias e sentimentos sejam animados e fortalecidos ao lhes darmos expressão.” – Mente, Caráter e Personalidade, vol. 2, pág. 663.

54 Dê instruções a você mesmo, dê novas ordens. Fale para si mesmo em voz baixa ou alta, converse sobre a prática de seu programa. Se preferir, utilize um espelho de corpo inteiro.

55 3. Finalmente, considere o poder da oração Fale a Deus de seu plano. Peça a Ele que o mude, que lhe dê forças para incorporar o novo hábito. É muito importante que você ore em voz alta. Escute sua própria oração e converse com a Fonte de Poder Infinito.

56 Lembre-se: Primeiro Deus e as demais coisas virão. Assim é na vida espiritual e nas demais áreas da vida.


Carregar ppt "Neste seminário, você vai conhecer os 7 passos da auto- educação em saúde e como aplicá-los à vida pessoal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google