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Unidade 5 - Tratamento de Dados

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Apresentação em tema: "Unidade 5 - Tratamento de Dados"— Transcrição da apresentação:

1 Unidade 5 - Tratamento de Dados
Escola Básica de Santa Catarina Matemática 7ºano Unidade 5 - Tratamento de Dados Ano Letivo 2012/2013

2 Organização, análise e interpretação de dados
Página 9 – ex.1

3 Página 10 – ex.2 Os alunos do 3º ciclo de uma escola distribuem-se da seguinte forma: 2.1. Quantos alunos frequentam o 3º ciclo dessa escola? 2.2. Qual é a percentagem de alunos que frequentam o 7ºano? 2.3. Reproduz a tabela no teu caderno e completa-a Constrói um gráfico de barras para as frequências absolutas Sabe-se que 20% dos alunos da escola residem fora do concelho onde a escola se insere. Quantos são esses alunos? Ano de escolaridade Frequência absoluta Frequência Relativa % 7º ano 128 128/320 = 0,4 40% 8º ano 112 112/320 = 0,35 35% 9º ano 80 80/320 = 0,25 25% Total 320 1 100% Ano de escolaridade Frequência absoluta Frequência Relativa % 7º ano 128 8º ano 112 9º ano 80 Total 320 alunos 40% 320 x 20% = 320 x 0,2 = 64 alunos

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5 Medidas de localização central (Moda e Média) – pág.12
Moda de um conjunto de dados é o valor (ou valores) que tem maior frequência absoluta. Amplitude é a diferença entre o valor máximo e o valor mínimo. A Média aritmética de um conjunto de dados numéricos representa-se por e é igual ao quociente entre a soma de todos os dados e o número total de dados.

6 Página 13 6.1. A: R = 12 – 3 = 9 B: R = 15,2 – 2,5 = 12,7 O que tem maior amplitude é o B 6.2. A: = ( )/8 = 7,75 B: = (2,5+3,2+4+6, ,2)/6= 7,55 A afirmação é falsa porque o que tem maior amplitude é o B e a maior média é o A. =25 Média = 12x5 + 13x x = 25 = = = 13,2 A média das idades é aproximadamente 13 anos.

7 Página 14 – ex.8 8.1. A moda é o nível 3 e a amplitude é 3 (5 – 2).
8.2. A turma tem 28 alunos ( =28). 8.3. Nível Frequência absoluta 2 3 13 4 7 5 8.4. Média = 2x3 + 3x13 + 4x7 + 5x5 = 28 = = 98 = 3,5 O nível médio dos alunos é aproximadamente 4.

8 Página 16 – ex.11 11.1. O valor de k é 7. 11.2. A: R = 12 – 6 = 6
A amplitude de B tem de ser 12 ( 6 x 2 = 12), então: 11.3. A: Média = x x = 8 = 70 = 8, A média de A é 8,75. B:Média = x = 7 = 71 = 10,14 A média de B é 10,14.

9 Diagrama de caule - e – folhas – pág.18
3 5

10 Página 18 – ex.12

11 Página 19 ex.14

12 Dados agrupados em classes. Histograma

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14 Dados quantitativos Discretos Contínuos
Os dados estatísticos podem ser: qualitativos – os valores não se podem exprimir por números (são palavras); quantitativos – os valores exprimem-se por números. Dados quantitativos Discretos Contínuos Exprimem-se por números inteiros não negativos. Exprimem-se por números inteiros e decimais. Exemplos: número de irmãos, número de golos, … Exemplos: altura, peso, temperatura, área, …

15 P. 20 ex.15 C e F Variáveis quantitativas discretas A e G
Variáveis quantitativas contínuas B, D, E

16 Página 21 ex.16 2 9 8 5

17

18 Página 22 ex.17 = 85 alunos = /180 = 0,25 = 25% Total 180 180 alunos

19 Página 23 ex.18

20 Página 24 ex.19 5/20 = 0,25 = 25%

21 Medidas de localização e de dispersão
Média, moda e mediana

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24 Página 28 exercício 22 A única que passa à 2ª fase e recebe o brinde é a Lia. A Ana não passa à 2ªfase mas recebe o brinde. O Rui passa à 2ªfase mas não recebe o brinde.

25 Página 28 exercício 23 1 – 3 – 4 – 6 Para que a mediana seja 4, esse valor tem de se encontrar na posição central, logo, o valor que falta tem de estar entre 4 e 6. Como os resultados são todos diferentes, a única hipótese é o 5. 1 – 3 – 4 – 5 – 6

26 Página 29 exercício 24 24.1. 2 – 2 – 3 – 4 – 5 – 5 – 7
A mediana corresponde à posição 4, logo Me= 4 24.2. 1 – 3 – 4 – 4 – 6 – 8 – 8 – 9 O valor correspondente à posição 4 é 4, logo Me= 5 24.3. 3 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7 – 8 – 8 O valor correspondente à posição 4 é 5, logo Me= 5,5

27 Exercício Calcula a mediana dos seguintes dados: a) b) c)
2 – 2 – 3 – 4 – 5 – 5 – 7 Me = 4 b) 1 – 3 – 4 – 4 – 6 – 8 – 8 – 9 (4 + 6) / 2 = Me = 5 c) 3 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7 – 8 – 8 (5 + 6) / 2 = 5, Me = 5,5

28 Tempo que os semáforos estão abertos para os peões
Página 30 Tempo F. absoluta [20,30[ 5 [30,40[ 7 [40,50[ 6 [50,60[ 2 Total 20 Tempo que os semáforos estão abertos para os peões

29 O número de folhas de cada caule é igual à frequência absoluta da classe que tem por limite inferior esse caule.

30 Quartis. Diagrama de extremos e quartis.

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33 Página 33 exercício 28 – 8 = 12. 28.2. 8 – 10 – 12 – 12 – 12 – 13 – 14 – 15 – 16 – 16 – 18 – 20 28.3. Q1 = – 10 – 12 – 12 – 12 – 13 Q3 = – 15 – 16 – 16 – 18 – 20

34 Página 34 exercício 29 29.1. Como n é um número ímpar (15)
A mediana ocupa a 8º posição, logo Me = 168 29.2. 158 – 160 – 162 – 162 – 164 – 165 – 167 Q1 = 162 168 – 168 – 170 – 171 – 172 – 172 – 174 Q3 = 171 29.3. Q3 - Q1 = 171 – 162 = 9

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36 Página 36 exercício 31 Assistente A 30/40 = 0,75 = 75%
Ou 25%+25%+25%= 75% 40 clientes corresponde a 20%, pois 40/200=0,2=20% Q3 Assistente A - + de 85Km Entre 90km e 120km – 25% Assistente B - + de 85km – não tem R: O assistente A tem direito a subsídio. Q1

37 Comparação da posição relativa da mediana e da média – pág.37

38 Página 39 exercício 33 C B A


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