A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HINARI Curso básico. Sumário •Introdução; Regras de uso •Estratégias de pesquisa & Operadores Boleanos •Procedimento de acesso •Características do website.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HINARI Curso básico. Sumário •Introdução; Regras de uso •Estratégias de pesquisa & Operadores Boleanos •Procedimento de acesso •Características do website."— Transcrição da apresentação:

1 HINARI Curso básico

2 Sumário •Introdução; Regras de uso •Estratégias de pesquisa & Operadores Boleanos •Procedimento de acesso •Características do website HINARI •Características dos websites das editoras parceiras •Pesquisa no PubMed através do HINARI •Visão geral do website do PubMed •Limites •Pesquisa avançada •My NCBI •Materiais de formação

3 MÓDULO 4

4 Utilzaremos agora a Busca avançada (Advanced Search), que permite utilizar o campo Builder. Para acessar a busca avançada (Advanced Search) deve-se começar do início do PubMed ou da página de resultado da busca (Search Results). Advanced Search Busca avançada

5 No campo Advanced Search Builder, o utilizador abriu all Fields drop down menu. Note o Text Word e oa opções de termos MeSH. Pode-se adiconar termos em qualquer campo específico utilizando os operadores boleanos AND, OR, NOT.

6 Neste exemplo, foi adicionado o termo Text Words tuberculosis AND drug resistance no campo de busca (Builder search). Utilizou-se o operador boleano AND. Ao entrar estes termos, eles aparecem no campo acima do Builder.

7 Note que o utilizador pode disponibilizar ou esconder a Index list. Neste exemplo, disponibilizamos a lista inicial de “index terms” para tuberculosis. Pode-se entrar qualquer um destes termos na caixa de busca.

8 O utilizador pode agora clicar em MeSH Terms no Builder e inserir o termo developing countries (países em desenvolvimento) na caixa de busca e clicar Search.

9 O resultado para a busca tuberculosis AND drug resistance AND developing countries é de 132 citações. Para retornar para a busca avançada (Advanced Search), clique no hypertext abaixo da caixa de busca. Note que na lista de Filter your results, existem 33 artigos completos e gratuitos e 49 citações HINARI.

10 Ao retornar a página de Advanced Search Builder, note que a Search History foi ativada e disponibiliza a busca recente como #1. O utilizador pode retornar para o Summary display of dos resultados da busca clicando os Items Found #.

11 Complete o exercício 17

12 Busca avançada Vamos usar a opção Advanced Search (Pesquisa Avançada) que permite usar a ferramenta Search Builder (construir a pesquisa). Para realizar pesquisas mais precisas, pode-se adicionar termos em All fields (todos os campos) ou em campos específicos, usando os operadores boleanos AND, OR, NOT. Pode-se aceder à Advanced Search a partir da página inicial do PubMed ou da página Search Results (Resultados da Pesquisa). Leia as Search Builder instructions (instruções para construir a pesquisa) que aqui estão disponíveis.

13 Escrevemos a palavra-chave "tuberculosis" no PubMed search box (caixa de pesquisa PubMed), na opção TextWord do Search Builder adicionamos a expressão "drug resistance“ e clicamos na opção Show Index (mostrar índice). A seguir clicamos em AND e na opção Add to Search Box (adicionar à caixa de pesquisa).

14 Depois de clicar em AND e na opção Add to Search Box, a expressão "drug resistance" [TextWord] foi adicionada à caixa de pesquisa PubMed juntamente com "tuberculosis". Vamos agora acrescentar outro termo.

15 Vamos agora clicar na opção MeSH Terms (Termos MeSH) em Search Builder e inserir a expressão "developing countries“ na caixa de pesquisa. De seguida, clicamos em Show Index (mostrar índice) para visualizar os termos MeSH.

16 Os termos "developing country MeSH" e MeSH subheading são apresentadas na caixa de seleção. Clica-se em AND e em "Add to Search Box" para adicionar este termo à caixa de pesquisa PubMed.

17 Os resultados da pesquisa "tuberculosis AND drug resistance AND developing countries" são 110 referências. Repare que na lista Filter your results (filtrar os resultados) 21 são artigos de texto completo de acesso gratuito e 31 são resultados HINARI.

18 Retorna-se a Advanced Search (pesquisa avançada). A opção Search History (Pesquisar no Histórico) foi ativada e apresenta a pesquisa mais recente (#1)

19 MY NCBI Para fazer o registro, adicionar filtros e usar as opções do My NCBI deverá aceder ao PubMed a partir do seguinte endereço: Nesta página pode visualizar a caixa My NCBI/Sign in. Clica- se em My NCBI para efetuar o seu registro. Nota: ao tentar registrar-se no HINARI/PubMed, o HINARI não permitirá que você volte atrás depois de usar o MY NCBI.

20 Entrará diretamente na página de Sign in do MY NCBI. Para se registar no My NCBI, clique em Register for an account (criar uma conta). Se já efetuou o seu registo, clique em My NCBI Sign In.

21 Complete a página de registo. Selecione um Username (utilizador) e uma Password (senha). Guarde-os em um lugar seguro para futura referência. Deverá também escolher uma Security Question (pergunta secreta de segurança), caso seja necessário substituir a senha.

22 Insira os 5 carateres que vê na imagem, incluindo as maiúsculas. É necessário inserir uma conta de para usar as ferramentas do My NCBI que iremos discutir a seguir. Depois de acabar de preencher o formulário, clique em Register. Nota: Não se esqueça de confirmar que guardou o Username e a Password.

23 Receberá um da NCBI com a confirmação do registo. Abra a mensagem de De forma a concluir o seu registo, clique no link ‘you must visit the following Web site’. Se não tiver uma hypertext link no seu web browser, copie o URL ou endereço web address, cole na search box (caixa de pesquisa) e clique na tecla send.

24 Depois de colocar o endereço do My NCBI na caixa de search (pesquisa), entrará nesta página que verifica o seu endereço de . Siga para o My NCBI Sign In. Nota: se estiver a usar o seu computador, poderá usar as opções Keep me signed in unless I sign out (manter ligado a não ser que faça sign out) ou Remember my username (lembrar o meu nome de utilizador).

25 Para aceder ao My NCBI, terá de Sign In (conectar- se) com o seu Username e Password. Nota: Este passo só deve ser feito depois de se ter registado e quiser voltar à sua conta do My NCBI.

26 Esta é a página do MY NCBI e contém muitas opções que iremos discutir – 1 os filtros. Os filtros permitem aos utilizadores do My NCBI identificar conjuntos de artigos nos resultados de pesquisa. Abra a secção dos Filters (filtros) clicando em Manage Filters (gerenciar filtros). Não se esqueça de manter a opção Filters for PubMed (filtros para PubMed).

27 No Browse/Search for PubMed Filters (pesquisa de filtros PubMed), selecione Popular. Os filtros mais usados estão nesta página e pode escolher mais do que um. Ao escolher um filtro a página do My NCBI atualiza-se e começa a usar o filtro. Ao clicar na caixa, escolha o filtro Free Full Text (texto completo gratuito). Pode escolher outros filtros que ache úteis.

28 Repare que os filtros que escolheu estão na lista Your PubMed filter list (sua lista de filtros PubMed) e o filtro mais recente está na caixa verde. Para adicionar outro filtro importante, clique na categoria LinkOut.

29 Depois de selecionar a categoria LinkOut, escreva HINARI na caixa de procura e clique no botão Search (Pesquisa).

30 Quando a opção do HINARI LinkOut aparecer, clique em Filter para adicionar este 2 o filtro. Nota: LinkOut é o programa PubMed que adiciona os ícones do HINARI num formato Abstract (resumo) e permite o acesso ao documentos com o texto completo.

31 Ambos os filtros que escolheu estão na Your PubMed filter list (sua lista de filtros PubMed). Pode apagar qualquer filtro clicando em check na coluna Active. Regresse à 1 a página do MY NCBI clicando no MY NCBI que está ao lado do seu nome ou no logótipo do MY NCBI. Nota: estes dois filtros são usados para criar as tabs do HINARI e do Free Full Text (texto completo gratuito) que surgem quando a pesquisa do HINARI/PubMed está completa e, a partir de agora, em qualquer pesquisa do My NCBI.

32 Use a caixa Search NCBI databases (pesquisar base de dados NCBI) para completar uma pesquisa sobre HIV AND pregnancy – introduzindo o termo na caixa de pesquisa e clicando no botão Search (Pesquisa).

33 No PubMed, estes são os resultados para a pesquisa sobre HIV AND pregnancy. Clique em Save search (guardar pesquisa), que está disponível quando fizer sign in na sua conta do MY NCBI.

34 O My NCBI dá a opção de save (guardar) ou cancel (cancelar) uma pesquisa específica. Neste caso, escolha a opção save a pesquisa. Ao guardar a pesquisa, pode receber e- mails com novas citações para Free Full Text (texto completo gratuito) e artigos HINARI neste tema.

35 O My NCBI confirmou que a sua pesquisa foi guardada. Agora tem a opção de receber ou não updates ( s com actualizações sobre os novos artigos publicados neste área). Neste caso, as opções de updates são: ‘Yes, once a week’ ('sim, uma vez por semana'), ‘Monday’ ('à segunda-feira') no Abstract format (formato de resumo, as outras opções são text ou MEDLINE) e receber 50 items. Seleccione as opções que prefere e clique no botão Save para guardar.

36 Quando regressar à página My NCBI, pode ver a lista das pesquisas guardadas na caixa Saved Searches (pesquisas guardadas) – neste caso ‘HIV AND pregnancy’ e ‘malaria AND bednets’. Pode voltar a pesquisar clicando no título. Também pode apagar a pesquisa clicando em Manage Saved Searches (gerenciar pesquisas guardadas). Nota: o que receberá do MY NCBI tem citações de artigos publicados recentemente. Para ter o artigo com o texto completo, terá de voltar ao HINARI e localizar a publicação específica com o tema.

37 Exercícios •Complete os exercícios no caderno de exercícios. •Você completou o curso rápido HINARI •Para maiores esclarecimentos vá para a página de treinamento HINARI em: index.php?page=HINARI Atualizado em maio de 2012

38 Gostaríamos de agradecer a todos os que contribuíram para que este curso básico em português se tornasse uma realidade. Apesar de ter sido um trabalho de equipe e voluntário gostaríamos de destacar: • Patrícia Ferreira, gestora de projetos da Universidade do Porto que contribuiu com sua enorme experiência na plataforma Moodle • Manuel Carvalho de Azevedo, bibliotecário da Universidade do Porto • Marcia Ito, profissional da rede ePORTUGUÊSe pela revisão final do texto e uniformização da terminologia • Os vários internos da rede ePORTUGUÊSe que de uma forma ou outra estiveram envolvidos com o programa HINARI em português ao longo dos anos


Carregar ppt "HINARI Curso básico. Sumário •Introdução; Regras de uso •Estratégias de pesquisa & Operadores Boleanos •Procedimento de acesso •Características do website."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google