A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFª SYNARA VILAR VERBO. PARA QUE SABER? O VERBO É, SEM DÚVIDA, O TIPO DE PALAVRA MAIS IMPORTANTE DO IDIOMA, PORQUE É ELE QUE DÁ SUSTENTAÇÃO À ESTRUTURA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFª SYNARA VILAR VERBO. PARA QUE SABER? O VERBO É, SEM DÚVIDA, O TIPO DE PALAVRA MAIS IMPORTANTE DO IDIOMA, PORQUE É ELE QUE DÁ SUSTENTAÇÃO À ESTRUTURA."— Transcrição da apresentação:

1 PROFª SYNARA VILAR VERBO

2 PARA QUE SABER? O VERBO É, SEM DÚVIDA, O TIPO DE PALAVRA MAIS IMPORTANTE DO IDIOMA, PORQUE É ELE QUE DÁ SUSTENTAÇÃO À ESTRUTURA DOS ENUNCIADOS, FUNCIONANDO COMO ELEMENTO NUCLEAR DA FRASE. DISPOR DE UM BOM DOMÍNIO SOBRE AS CACTERÍSTICAS, FORMAS E POSSIBILIDADES DE USO DOS VERBOS É INDISPENSÁVEL A QEM UTILIZA O PADRÃO CULTO DA LÍNGUA PARA ESCREVER E FALAR.

3 CONSIDERE AS PALAVRAS EM DESTAQUE : Eu ando na rua, eu troco cheque. Palavra que exprime uma ação e localiza-a num tempo presente Sou criança e não conheço a verdade. Palavra que exprime um modo de estar localizado no tempo atual, presente.

4 À noite, nevou em algumas regiões do país. Palavra que exprime um fenômeno da natureza ocorrido num tempo passado VERBO é a palavra que, por si só, exprime um fato (ação, estado ou fenômeno) e localiza-o no tempo.

5 O verbo é a palavra mais variável de qualquer língua, pois varia em modo, tempo, número, pessoa e voz. Modos são as diversas maneiras de encarar a realização da acção Indicativo Encara a acção como uma realidade, uma certeza Ex: Eu estudo. Subjuntivo Encara a acção como possível, desejável. Ex: Se estudasse; Talvez estude Imperativo Encara a acção como uma ordem, um conselho, um pedido Ex: Estuda! Infinitivo Encara a acção em abstracto. Ex. estudar, aprender

6 Tempos verbais simples O tempo verbal indica o momento da realização da acção. O presente indica que a acção se realiza actualmente Ex. Estudo; escrevemos. O pretérito indica que a acção é anterior ao momento presente, é passada. Ex. Estudei o verbo; Fazia os exercícios. O futuro indica que a acção se há-de realizar num momento posterior ao actual. Ex. Eu estudarei quando chegar a casa.

7 Tempos verbais O pretérito pode ser: Imperfeito, quando indica uma acção que no passado se apresenta como inacabada, imperfeita. Ex: Eu estudava, quando a minha mãe chegou. Perfeito, quando indica uma acção passada, concluída. Ex: Eu estudei para o teste. Mais-que-perfeito, quando indica uma acção passada, mas anterior a outra também já passada. Ex: Eu já estudara, quando começou a telenovela.

8 Tempos verbais O Futuro pode ser Imperfeito, que indica que a acção se realizará no futuro Ex: Na próxima semana estudarei para o teste de LP. Perfeito, que indica uma acção futura, concluída antes de outra também futura Ex: Quando for brincar, já terei estudado.

9 Tempos verbais compostos Tempos compostos formados com o verbo ter (ou haver) e o particípio passado de um verbo.

10 Pessoa/Número  O verbo apresenta variação das três pessoas gramaticais (singular/plural) 1ª pessoa (a que fala)- Ex: Eu estudo; nós estudamos; 2ª pessoa (a quem se fala) - Ex : Tu estudas; vós estudais; 3ª pessoa (de quem se fala) – Ex: Ele estuda; eles estudam.

11 Conjugação verbal Dá-se o nome de conjugação ao conjunto da flexão do verbo em todos os seus modos, tempos, números, pessoas e vozes. Tendo como base a terminação do infinitivo, consideram-se três conjugações : 1ª conjugação a que pertencem os verbos cuja vogal temática é a. Ex: estudar, amar, cantar; 2ª conjugação a que pertencem os verbos cuja vogal temática é e. Ex: aprender, ler, escrever; 3ª conjugação a que pertencem os verbos cuja vogal temática é i. Ex: sentir, partir, sorrir;

12 Classificação dos verbos quanto à flexão RegularesIrregulares Defectivos Se o radical não se altera ao longo da conjugação Ex: estudo; estudarei; Corri; correrei Se o radical do verbo se altera ao longo da conjugação. Ex: faço; farei; fiz Caibo; coube, caberei Vou; fui ;irei Aqueles que não se conjugam em todos os tempos, modos e pessoas. Exemplos: •Verbos impessoais Chover, Haver (=existir), •Verbos unipessoais. - Miar, ladrar

13 FORMAS NOMINAIS DO VERBO Os verbos possuem formas que são nominais. São nominais porque por si só elas não expressam nem o tempo nem o modo verbal. Também, em alguns contextos, assumem a função de substantivos, adjetivos ou verbos. O jantar está preparado. Jantar = substantivo Eu vou jantar. Jantar = verbo Ela está preparada para a festa. Preparada = adjetivo Ela havia preparado o jantar. Preparado = verbo

14 CONTINUAÇÃO As formas nominais do verbo são três: Infinitivo: cantar Gerúndio: cantando Particípio: cantado

15 LOCUÇÃO VERBAL Combinação de verbos auxiliares (ter, haver, e estar) com verbos nas formas nominais. Ex: O técnico vai mudar o time. auxiliarprincipal Auxiliar – não tem sentido próprio na locução verbal: o público está aplaudindo o espetáculo de pé. Principal – conserva o sentido próprio na locução verbal: a máquina vai substituir o homem, pouco a pouco.


Carregar ppt "PROFª SYNARA VILAR VERBO. PARA QUE SABER? O VERBO É, SEM DÚVIDA, O TIPO DE PALAVRA MAIS IMPORTANTE DO IDIOMA, PORQUE É ELE QUE DÁ SUSTENTAÇÃO À ESTRUTURA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google