A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1.Universidade Aberta do Brasil (UAB) 2.LANTE – UFF 3.O aluno na EAD 4.Apresentação dos Cursos NTEM e PIGEAD 5.Disciplinas / Módulos 6.Critérios de Aprovação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1.Universidade Aberta do Brasil (UAB) 2.LANTE – UFF 3.O aluno na EAD 4.Apresentação dos Cursos NTEM e PIGEAD 5.Disciplinas / Módulos 6.Critérios de Aprovação."— Transcrição da apresentação:

1

2 1.Universidade Aberta do Brasil (UAB) 2.LANTE – UFF 3.O aluno na EAD 4.Apresentação dos Cursos NTEM e PIGEAD 5.Disciplinas / Módulos 6.Critérios de Aprovação 7.Disciplinas oferecidas 8.Ambiente Virtual Moodle 9.Assuntos Gerais SUMÁRIO

3 Universidade Aberta do Brasil (UAB) Projeto criado pelo MEC, em 2005, para a implantação de um sistema nacional de educação superior, formado por instituições públicas.

4 O projeto UAB vislumbra atender com ensino superior público de qualidade os Municípios brasileiros que não têm oferta suficiente de cursos para atender a todos os cidadãos.

5 Pólos UAB

6  Comunicação de múltiplas vias  Modalidade alternativa para superar limites de tempo e de espaço  Possibilidades ampliadas pelo uso da tecnologia Educação a Distância (EAD)

7  Aprender a conhecer  Aprender a fazer  Aprender a ser  Aprender ao longo da vida (aprender a aprender) Referenciais da EAD

8 Deixa de ser concebida como mera transferência de informações Passa a ser norteada pela contextualização de conhecimentos úteis ao aluno Educação

9  Estar motivado  Ser organizado  Saber estudar de forma independente e autônoma  Saber pesquisar conteúdos complementares em outras fontes O que se espera do aluno que estuda a distância

10  Ter iniciativa para apresentar idéias, questionamentos e sugestões  Saber trabalhar em grupo  Ser disciplinado, a fim de cumprir os objetivos que estabeleceu para si mesmo O que se espera do aluno que estuda a distância

11 Objetivos do Curso  Apresentar recursos e técnicas para o ensino da Matemática sob um ponto de vista motivador e atual  Introduzir novas tecnologias, em apoio ao processo pedagógico, para o ensino da Matemática nos níveis fundamental e médio Novas Tecnologias no Ensino da Matemática (NTEM)

12  Informática Educativa I  História da Matemática através de Problemas  Informática no Ensino da Matemática I  Metodologia do Trabalho Científico Núcleo Obrigatório (NTEM)

13  Informática Educativa II  Informática no Ensino da Matemática II  Argumentação e Conceito de Prova em Matemática  Tópicos em Álgebra  Tópicos de Aritmética, Álgebra e Geometria para o Ensino Médio  Tópicos em Ensino da Geometria  Tópicos em Educação Matemática  Tópicos em Geometria  Tópicos de Cálculo Diferencial e Integral Núcleo Optativo (NTEM)

14 Qualificação para Tutoria (NTEM) Disciplina Eletiva: Sistema de Tutoria em Cursos a Distância

15  Núcleo Obrigatório: 4 disciplinas  Núcleo Optativo: 4 disciplinas  Trabalho Final de Curso  Tempo Máximo: 2 anos Requisitos para Conclusão (NTEM)

16 Disciplinas oferecidas De outubro a dezembro de 2008:  Informática Educativa I  História da Matemática através de Problemas De fevereiro a abril de 2009:  Informática no Ensino da Matemática I  Tópicos em Ensino de Geometria  Tópicos em Cálculo Diferencial e Integral

17  História da Informática Educativa  Teorias Pedagógicas: fundamentos dos processos de ensino-aprendizagem  Softwares educacionais: tutoriais, exercício e prática, ambientes abertos, jogos  Feira de exibição de software  Avaliação da qualidade de software educacional Ementa de Informática Educativa I

18  Problemas famosos: Trisseção do ângulo, duplicação do cubo e quadratura do círculo  O quinto postulado da Geometria Euclidiana  Problemas de tangentes a curvas  Resolução de equações algébricas  O dilema de Pitágoras Ementa de História da Matemática através de Problemas

19  Teoria das proporções de Eudoxo  Construção dos números reais  Teoria dos conjuntos e os números  transfinitos de Cantor  Números e codificação de mensagens Ementa de História da Matemática através de Problemas

20 Objetivos do curso  Possibilitar a formação do profissional de EaD, docente ou técnico;  Viabilizar o acesso aos conteúdos básicos inerentes à área, bem como a discutir de questões pertinentes a essa realidade, em todos os seus níveis de execução. Planejamento, Implementação e Gestão em EAD (PIGEAD)

21 Socializar as experiências de exercício da metodologia da Educação a distância implementadas pela UFF, em cursos de graduação e especialização no âmbito do Consórcio CEDERJ e da UAB. Capacitar professores da rede pública, profissionais atuantes nos cursos da UAB e outros profissionais que buscam se aprimorar nesta área do conhecimento.

22 Tratar das questões pertinentes aos contextos dos cursos na modalidade a distância, a saber: questões que dizem respeito aos ambientes virtuais de aprendizagem, aos aspectos teóricos relativos aos processos de ensino-aprendizagem, às mídias de comunicação utilizadas, aos processos de interação e às avaliações. Planejamento, Implementação e Gestão em EAD (PIGEAD)

23 Módulo 1 – Ambiente Virtual Moodle – Mídias de Comunicação e Fundamentos de EAD Módulo 2 – Desenvolvimento de Cursos a Distância com Foco no Aluno Módulo 3 – Produção de Material Didático Impresso e Virtual Módulo 4 – Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação Módulo 5 – Sistema de Tutoria em Cursos a Distância Curso de Especialização PIGEAD

24 Módulo 6 – Metodologia do Trabalho Científico Módulo 7 – Gestão de Cursos a Distância Módulo 8 – Avaliação de Aprendizagem e Institucional Módulo 9 – Gestão de Pólos Regionais Trabalho Final de Curso Curso de Especialização PIGEAD

25  Capacitar docentes, técnicos, tutores e gestores que irão participar dos cursos de graduação e de especialização a distância.  Discutir os conteúdos básicos que embasam o planejamento, a implantação, a gestão, a tutoria e a elaboração de material didático para cursos a distância: fundamentos da EAD, mídias e ambientes virtuais de aprendizagem. Módulo 1 – Objetivos

26 Coordenador Módulo Coordenador Tutoria Tutor Módulo 1 - Equipe

27  Fundamentos de EAD Educação a Distância Teorias de aprendizagens aplicadas à EAD Referenciais de qualidade em EAD  Mídias e Plataformas de EAD Mídias para EAD Plataformas de EAD Educação a Distância Baseada na Web Aprendizagem colaborativa  Projetos de EAD  Produção de material didático para EAD Módulo I - Discute os conteúdos básicos que embasam os Módulos posteriores.

28 Módulo II – Metas e Objetivos Metas: Discutir os elementos do paradigma do ensino presencial e do ensino a distância Objetivos: Apresentar os elementos importantes na construção de um projeto pedagógico com foco no aluno.

29  Prova Presencial ou Trabalho (N1)  Atividades Eletrônicas (fóruns, chats) (N2) NF Média ponderada de N1 e N2 cujos pesos são variáveis. Critério de Aprovação NTEM/PIGEAD NF deve ser igual ou superior a 6,0

30 Média Geral mínima para a obtenção do título de especialista

31 Plataforma LANTE/MOODLE Ambiente virtual de aprendizagem customizado a partir do Moodle

32 Para começar a utilizar a plataforma LANTE/MOODLE Login: CPF (sem pontos ou traço) Senha: lante123

33

34

35

36

37

38 Tutoriais Básicos do Moodle Tutoriais em Vídeo

39 Dúvidas ou problemas com a Plataforma Moodle?

40 Secretarias dos Cursos Telefone (21)


Carregar ppt "1.Universidade Aberta do Brasil (UAB) 2.LANTE – UFF 3.O aluno na EAD 4.Apresentação dos Cursos NTEM e PIGEAD 5.Disciplinas / Módulos 6.Critérios de Aprovação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google