A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Marketing Carlos Freire 2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Marketing Carlos Freire 2014."— Transcrição da apresentação:

1 Marketing Carlos Freire 2014

2 Marketing Carlos Freire São Paulo – Natal – Manaus ESPM
Marketing/ FGV – Inteligência Competitiva/ UFRN – APG/Amana Key – Educação Ambiental/ SENAC Marketing e a conservação de recursos naturais/ Mestrado UFAM Saga Publicidade – 3 anos Consultoria Uniodonto Manaus 2011/2012 Consultoria Hospital Santa Júlia – 2011/2013 Consultor e Instrutor SEBRAE AM Campeão Brasileiro 2011, Campeão Libertadores da América 2012,Campeão Mundial de Clubes 2012, Campeão paulista 2013, Campeão Recopa 2013.

3 Marketing Ementa da Disciplina
Os principais conceitos de marketing, análise das oportunidades de mercado, comportamento do consumidor, Seleção de mercados alvos, segmentação. Desenvolvimento do mix de marketing. Planejamento de Produtose serviços. Marcas e embalagens. Ciclo de Vida do Produto. Preço. Canais de Distribuição (varejo e atacado). Promoção. Estratégia de Comunicação.

4 Planejamento de Marketing
Objetivo Geral Possibilitar ao aluno a compreensão da importância do marketing nas organizações. Caracterizar as principais variáveis controláveis e incontroláveis com que opera o Marketing nas organizações.

5 Planejamento de Marketing
Bibliografia Marketing para o século XXI Philipe Kotler Editora Ediouro

6 Planejamento de Marketing
Avaliação 1 e 2 Prova Escrita (7,0 pontos) Trabalho em Sala de Aula (1,0 ponto) Apresentação Seminários (2,0 pontos) Avaliação 3 - Provão Média 7,0 21 pontos aprovado - 21 pontos – Prova Final – 10 – média = Nota necessária Carlos Freire

7 Planejamento de Marketing
Disciplina 80 horas Máximo de 20 faltas Carlos Freire

8 Planejamento de Marketing
FAQ Carlos Freire

9 Planejamento de Marketing
FAQ Se eu chegar atrasado posso entrar na aula? Carlos Freire

10 Planejamento de Marketing
FAQ Se eu chegar atrasado posso entrar na aula? Como devo manter meu celular durante a aula? Carlos Freire

11 Planejamento de Marketing
FAQ Se eu chegar atrasado posso entrar na aula? Como devo manter meu celular durante a aula? E os lap tops? Carlos Freire

12 Planejamento de Marketing
FAQ Se eu chegar atrasado posso entrar na aula? Como devo manter meu celular durante a aula? E os lap tops? Você avisa quando eu estiver com muitas faltas? Carlos Freire

13 Planejamento de Marketing
FAQ Se eu chegar atrasado posso entrar na aula? Como devo manter meu celular durante a aula? E os lap tops? Você avisa quando eu estiver com muitas faltas? Se eu estourar em faltas o que eu faço? Carlos Freire

14 Aula Inicial – Cenário de Negócios
BLOG Conteúdo Acadêmico Aulas – Slides das aulas dadas Textos de Aula – textos a serem utilizados Carlos Freire

15 Marketing . Aula Passada
. Teorias Newtonianas x Teoria da Complexidade . Física x Biologia . Empresa Mecânica x Empresa Biológica . Capitalismo x Sustentabilidade . Marketing visando lucro não financeiro. Carlos Freire 2014

16 Conceituando Marketing - Histórico
Troca Produção Venda Distribuição Digital Mkt massa Mkt Nicho Customização Filosofia de Gestão Empresarial Planejamento e Relacionamento Marketing Digital Carlos Freire 2014

17 Marketing O que NÃO é Marketing. Carlos Freire 2014

18 Marketing NÃO É propaganda
Marketing NÃO É venda Carlos Freire 2014

19 Marketing Conceituando Marketing • Conceito Atual de Marketing
Marketing é a arte de manter relacionamentos consistentes e verdadeiros, capazes de promover a satisfação e o crescimento de todas as partes envolvidas. O Marketing é desenvolvido exclusivamente sobre VERDADES. Marketing é uma filosofia de gestão empresarial. Carlos Freire 2014

20 Marketing nos dias de hoje
Carlos Freire 2014

21 Marketing para o século XXI
O marketing está por toda parte. Formal ou informalmente, pessoas e organizações se envolvem em inúmeras atividades que podem ser chamadas de marketing. Nos dias atuais, um bom marketing, no sentido de abrangente e cumpridor do seu papel, pode ser considerado fundamental para o sucesso de qualquer tipo de ação. Carlos Freire 2014

22 A importância do marketing Marketing
A importância abrangente do marketing se estende à sociedade como um todo. Ele inspira aprimoramentos em produtos existentes na medida em que os profissionais de marketing inovam para melhorar a posição desses produtos no mercado. Um marketing de sucesso gera demanda por produtos, o que, por sua vez, cria postos de trabalho. “Bons profissionais de marketing estão sempre buscando novas maneiras de satisfazer os clientes e superar a concorrência”. Carlos Freire 2014

23 Marketing O escopo do marketing
Ao se preparar para trabalhar com marketing, você precisa entender o que é marketing, como ele funciona, por quem é feito e a que se aplica. Carlos Freire 2014

24 Marketing O escopo do marketing O que é marketing?
O marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Uma das mais sucintas e melhores definições de marketing é a de “suprir necessidades gerando lucro”. Carlos Freire 2014

25 Esse lucro deve ser obrigatoriamente financeiro?
Marketing O escopo do marketing Esse lucro deve ser obrigatoriamente financeiro? Carlos Freire 2014

26 Marketing O que se aplica ao marketing?
Os profissionais de marketing se envolvem na gestão da troca de diferentes tipos de produtos: bens, serviços, eventos, experiências, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e ideias. Carlos Freire 2014

27 Princípios do Marketing
O que se aplica ao marketing? Princípios do Marketing Carlos Freire 2014

28 Marketing Quem faz o marketing?
Princípio 1: O Cliente é o centro de tudo. Carlos Freire 2014

29 Marketing Quem faz o marketing?
Princípio 1: O Cliente é o centro de tudo. É o próprio conceito do marketing. Reconhece que os objetivos de longo prazo da organização, financeiros ou não financeiros, serão mais facilmente atingidos se o cliente estiver extremamente satisfeito. ( Hooley, Graham J, 2001) Carlos Freire 2014

30 Marketing Quem faz o marketing?
Princípio 2: Os Cliente não compram produtos ou serviços: Carlos Freire 2014

31 Marketing Quem faz o marketing?
Princípio 2: Os Cliente não compram produtos ou serviços: Compram o que os produtos ou serviços fazem, os benefícios. Não interessam as características técnicas do produto ou serviço. Interessam os benefícios. Produtor faz batata frita O Varejista vende salgadinhos O consumidor compra refeição/ distração ( Hooley, Graham J, 2001) Carlos Freire 2014

32 Marketing Quem faz o marketing?
Princípio 3: O marketing é importante demais para ficar a cargo de um departamento Carlos Freire 2014

33 Marketing Quem faz o marketing?
Princípio 3: O marketing é importante demais para ficar a cargo de um departamento Marketing é uma cultura de gestão empresarial. Deve estar disseminado entre todos os departamentos e empregados. Cabe a todos na empresa pensar o marketing. Ao Departamento de Marketing cabe a execução das tarefas de marketing. ( Hooley, Graham J, 2001) Carlos Freire 2014

34 Marketing Quem faz o marketing?
Princípio 4: Os mercados são heterogêneos. Carlos Freire 2014

35 Marketing Quem faz o marketing?
Princípio 4: Os mercados são heterogêneos. Os mercados são formados por pessoas e as pessoas são diferentes entre si. O que às vezes satisfaz um, deixa de satisfazer outro. Nesse sentido que a customização ganhou corpo na estratégia empresarial. ( Hooley, Graham J, 2001) Carlos Freire 2014

36 Marketing Quem faz o marketing?
Princípio 5: Os mercados e clientes mudam constantemente Carlos Freire 2014

37 Marketing Quem faz o marketing?
Princípio 5: Os mercados e clientes mudam constantemente A única coisa constante é a mudança. Os mercados são dinâmicos e por isso os produtos tem um tempo de vida limitado. Ciclo de Vida do Produto – lançamento, crescimento, maturidade e declínio. O CVP é cada vez mais rápido em função dos avanços tecnológicos. ( Hooley, Graham J, 2001) Carlos Freire 2014

38 Marketing Quem faz o marketing?
PROFISSIONAIS DE MARKETING E CLIENTES POTENCIAIS profissional de marketing é alguém que busca uma resposta (atenção, compra, voto, doação) de outra parte, denominada cliente potencial (prospect). Busca atender a demandas existentes na sociedade, de acordo com os objetivos da organização (empresa, instituição, ONG) Carlos Freire 2014

39 Marketing Quem faz o marketing?
Para atender tais objetivos, são possíveis oito tipos de demanda: Demanda negativa Demanda inexistente Demanda latente Demanda em declínio Demanda irregular Demanda plena Demanda excessiva Demanda indesejada Carlos Freire 2014

40 Marketing Sistema simplificado de marketing Carlos Freire 2014

41 Marketing Tipos de Mercados Os principais mercados são os seguintes:
Mercado consumidor Mercado organizacional Mercado global Mercados sem fins lucrativos e governamentais Carlos Freire 2014

42 Marketing Rede de tecnologia da informação.
Novas realidades do marketing Principais forças sociais Atualmente, forças sociais importantes, e em alguns casos interligadas, criaram novos comportamentos, oportunidades e desafios de marketing. Apresentamos a seguir as doze principais forças. Rede de tecnologia da informação. Globalização. Desregulamentação. Privatização. Carlos Freire 2014

43 Marketing Novas realidades do marketing Concorrência ampliada.
Convergência setorial. Transformação no varejo. Desintermediação. Maior poder de compra do cliente. Informação ao consumidor. Participação do consumidor. Resistência do consumidor. Carlos Freire 2014

44 Marketing Novas competências organizacionais
Esses importantes fatores sociais criam desafios complexos para os profissionais de marketing, mas também geram um novo conjunto de competências para ajudar as empresas a lidar com esses desafios e responder adequadamente a eles. As empresas podem usar a Internet como um poderoso canal de informações e vendas. As empresas podem coletar informações mais abrangentes sobre mercados, clientes atuais ou potenciais e concorrentes. Carlos Freire 2014

45 Marketing Novas competências organizacionais
As empresas podem explorar as mídias sociais para amplificar a mensagem de sua marca. As empresas podem facilitar e acelerar a comunicação externa entre clientes. As empresas podem enviar material promocional, cupons, amostras e informações a clientes que os requisitaram ou que autorizaram a empresa a enviá-los. As empresas podem alcançar consumidores em trânsito com o mobile marketing. Carlos Freire 2014

46 Marketing Novas competências organizacionais
As empresas podem fabricar e vender produtos personalizados. As empresas podem aperfeiçoar seus processos de compras, recrutamento e treinamento, assim como as comunicações internas e externas. As empresas podem facilitar e acelerar a comunicação interna entre seus funcionários usando a Internet como uma intranet privada. As empresas podem melhorar sua eficiência em termos de custos ao fazer bom uso da Internet. Carlos Freire 2014

47 Marketing Marketing na prática
Na teoria, o processo de planejamento de marketing consiste em analisar oportunidades, selecionar mercados-alvo, conceber estratégias, desenvolver programas e gerenciar o esforço de marketing. Na prática, porém, nos mercados altamente competitivos que se tornaram a regra, o planejamento de marketing é mais fluido e continuamente atualizado. Carlos Freire 2014

48 Marketing O novo executivo de marketing
O ambiente de marketing em acelerada transformação tem imposto demandas ainda maiores aos executivos de marketing. Uma pesquisa perguntou a 200 executivos de marketing de nível sênior quais qualidades inatas e aprendidas eram as mais importantes; eis as respostas: Carlos Freire 2014

49 Marketing O novo executivo de marketing Qualidades inatas
• Predisposição ao risco • Prontidão para tomar decisões • Capacidade de solução de problemas • Agente de mudanças • Orientação a resultados Carlos Freire 2014

50 Marketing O novo executivo de marketing Qualidades aprendidas
Experiência global Expertise multicanal Experiência em diversos setores Foco digital Conhecimento operacional Carlos Freire 2014

51 Marketing Orientações da empresa em relação ao mercado
A orientação para produção A orientação para produto A orientação para vendas A orientação para marketing A orientação para marketing holístico Carlos Freire 2014

52 Marketing Marketing Holístico Marketing de relacionamento
Marketing integrado Marketing interno Marketing de desempenho Carlos Freire 2014

53 Marketing Holístico Marketing Carlos Freire 2014

54 Marketing A Teoria dos 4 Ps
McCarthy classificou várias atividades de marketing em ferramentas de mix de marketing de quatro tipos amplos, os quais denominou os quatro Ps do marketing: produto, preço, praça (ou ponto de venda) e promoção (do inglês, product, price, place e promotion). As variáveis de marketing sob cada P são mostradas na figura a seguir. Carlos Freire 2014

55 A Teoria dos 4 Ps Marketing Carlos Freire 2014

56 Mais 4 Ps Marketing No entanto, em virtude da abrangência, complexidade e riqueza do marketing — como exemplifica o marketing holístico — claramente esses quatro Ps não representam mais todo o cenário. Se os atualizarmos para que reflitam o conceito de marketing holístico, deveremos acrescentar outros 4 Ps que traduzirão melhor as realidades do marketing moderno: pessoas, processos, programas e performance, como ilustra a figura a seguir. Carlos Freire 2014

57 Mais 4 Ps Marketing + Carlos Freire 2014

58 + Marketing Administração de Marketing
Tendo a filosofia do marketing holístico como pano de fundo, podemos identificar um conjunto específico de tarefas que compõem uma administração e uma liderança de marketing eficazes. Desenvolvimento de estratégias e planos de marketing Captação de oportunidades de marketing Conexão com os clientes + Carlos Freire 2014

59 Marketing Administração de Marketing Construção de marcas fortes
Desenvolvimento das ofertas de mercado Entrega de valor Comunicação do valor Sucesso de longo prazo Carlos Freire 2014

60 Resumo Marketing O marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos destinados a criar, comunicar e entregar valor para os clientes e administrar as relações com eles de forma que beneficie a organização e seus stakeholders. Profissionais de marketing são hábeis em administrar a demanda. Também operam em quatro mercados diferentes: consumidor, organizacional, global e sem fins lucrativos. O marketing não é feito somente pelo departamento de marketing. Carlos Freire 2014

61 Resumo Marketing O mercado atual é fundamentalmente diferente do que era há algumas décadas e daquilo que era ONTEM. Há cinco orientações concorrentes sob as quais as empresas podem fazer negócios: a orientação de produção, a orientação de produto, a orientação de vendas, a orientação de marketing e a orientação de marketing holístico. A orientação de marketing holístico baseia-se em desenvolvimento, concepção e implementação de programas, processos e atividades de marketing que reconheçam sua amplitude e interdependências. Carlos Freire 2014

62 Resumo Marketing Entre as tarefas necessárias para uma administração de marketing eficaz estão o desenvolvimento de estratégias e planos de marketing, a captura de novas oportunidades de marketing, a conexão com os clientes, a construção de marcas fortes, o desenvolvimento das ofertas ao mercado, a entrega e a comunicação de valor e a obtenção de um crescimento de longo prazo. Carlos Freire 2014

63 Marketing Próxima aula Resumo
Texto: Ethos Economia Inclusiva e A Era da Biologia Conteúdo Acadêmico Abas: Aulas e Textos de Aulas Carlos Freire 2014

64 Nesse contexto e com o crescimento da economia verde, como se insere o
Marketing Para discussão: Nesse contexto e com o crescimento da economia verde, como se insere o Marketing Digital? Carlos Freire 2012


Carregar ppt "Marketing Carlos Freire 2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google