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Carlos Freire 2014 Marketing. •Carlos Freire •São Paulo – Natal – Manaus •ESPM •Marketing/ FGV – Inteligência Competitiva/ UFRN – APG/Amana Key – Educação.

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Apresentação em tema: "Carlos Freire 2014 Marketing. •Carlos Freire •São Paulo – Natal – Manaus •ESPM •Marketing/ FGV – Inteligência Competitiva/ UFRN – APG/Amana Key – Educação."— Transcrição da apresentação:

1 Carlos Freire 2014 Marketing

2 •Carlos Freire •São Paulo – Natal – Manaus •ESPM •Marketing/ FGV – Inteligência Competitiva/ UFRN – APG/Amana Key – Educação Ambiental/ SENAC •Marketing e a conservação de recursos naturais/ Mestrado UFAM •Saga Publicidade – 3 anos •Consultoria Uniodonto Manaus 2011/2012 •Consultoria Hospital Santa Júlia – 2011/2013 •Consultor e Instrutor SEBRAE AM •Campeão Brasileiro 2011, Campeão Libertadores da América 2012,Campeão Mundial de Clubes 2012, Campeão paulista 2013, Campeão Recopa Marketing

3 •Ementa da Disciplina •Os principais conceitos de marketing, análise das oportunidades de mercado, comportamento do consumidor, •Seleção de mercados alvos, segmentação. Desenvolvimento do mix de marketing. Planejamento de Produtose serviços. Marcas e embalagens. Ciclo de Vida do Produto. Preço. Canais de Distribuição (varejo e atacado). Promoção. Estratégia de Comunicação. Marketing

4 •Objetivo Geral •Possibilitar ao aluno a compreensão da importância do marketing nas organizações. •Caracterizar as principais variáveis controláveis e incontroláveis com que opera o Marketing nas organizações. Planejamento de Marketing

5 •Bibliografia •Marketing para o século XXI •Philipe Kotler •Editora Ediouro Planejamento de Marketing

6 •Avaliação 1 e 2 1.Prova Escrita (7,0 pontos) 2.Trabalho em Sala de Aula (1,0 ponto) 3.Apresentação Seminários (2,0 pontos) •Avaliação 3 - Provão Média 7,0 21 pontos aprovado - 21 pontos – Prova Final – 10 – média = Nota necessária Carlos Freire Planejamento de Marketing

7 •Disciplina 80 horas •Máximo de 20 faltas Carlos Freire Planejamento de Marketing

8 FAQ Carlos Freire Planejamento de Marketing

9 FAQ 1.Se eu chegar atrasado posso entrar na aula? Carlos Freire Planejamento de Marketing

10 FAQ 1.Se eu chegar atrasado posso entrar na aula? 2.Como devo manter meu celular durante a aula? Carlos Freire Planejamento de Marketing

11 FAQ 1.Se eu chegar atrasado posso entrar na aula? 2.Como devo manter meu celular durante a aula? 3.E os lap tops? Carlos Freire Planejamento de Marketing

12 FAQ 1.Se eu chegar atrasado posso entrar na aula? 2.Como devo manter meu celular durante a aula? 3.E os lap tops? 4.Você avisa quando eu estiver com muitas faltas? Carlos Freire Planejamento de Marketing

13 FAQ 1.Se eu chegar atrasado posso entrar na aula? 2.Como devo manter meu celular durante a aula? 3.E os lap tops? 4.Você avisa quando eu estiver com muitas faltas? 5.Se eu estourar em faltas o que eu faço? Carlos Freire Planejamento de Marketing

14 Aula Inicial – Cenário de Negócios •BLOG •www.marketingenatureza.com.brwww.marketingenatureza.com.br •Conteúdo Acadêmico •Aulas – Slides das aulas dadas •Textos de Aula – textos a serem utilizados Carlos Freire

15 Carlos Freire 2014 Marketing. Aula Passada. Teorias Newtonianas x Teoria da Complexidade. Física x Biologia. Empresa Mecânica x Empresa Biológica. Capitalismo x Sustentabilidade. Marketing visando lucro não financeiro.

16 Carlos Freire 2014 Marketing Conceituando Marketing - Histórico VendaDistribuiçãoTrocaProdução Mkt massaMkt NichoCustomização Filosofia de Gestão Empresarial Planejamento e Relacionamento Marketing Digital Digital

17 Carlos Freire 2014 Marketing O que NÃO é Marketing.

18 Carlos Freire 2014 Marketing Marketing NÃO É propaganda Marketing NÃO É venda

19 Carlos Freire 2014 Marketing Conceituando Marketing • Conceito Atual de Marketing Marketing é a arte de manter relacionamentos consistentes e verdadeiros, capazes de promover a satisfação e o crescimento de todas as partes envolvidas. O Marketing é desenvolvido exclusivamente sobre VERDADES. Marketing é uma filosofia de gestão empresarial.

20 Carlos Freire 2014 Marketing Marketing nos dias de hoje

21 Marketing para o século XXI • O marketing está por toda parte. Formal ou informalmente, pessoas e organizações se envolvem em inúmeras atividades que podem ser chamadas de marketing. • Nos dias atuais, um bom marketing, no sentido de abrangente e cumpridor do seu papel, pode ser considerado fundamental para o sucesso de qualquer tipo de ação. Carlos Freire 2014

22 Marketing •A importância abrangente do marketing se estende à sociedade como um todo. • Ele inspira aprimoramentos em produtos existentes na medida em que os profissionais de marketing inovam para melhorar a posição desses produtos no mercado. • Um marketing de sucesso gera demanda por produtos, o que, por sua vez, cria postos de trabalho. “Bons profissionais de marketing estão sempre buscando novas maneiras de satisfazer os clientes e superar a concorrência”. Carlos Freire 2014 A importância do marketing

23 Carlos Freire 2014 Marketing O escopo do marketing • Ao se preparar para trabalhar com marketing, você precisa entender o que é marketing, como ele funciona, por quem é feito e a que se aplica.

24 Carlos Freire 2014 Marketing O escopo do marketing • O que é marketing? O marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Uma das mais sucintas e melhores definições de marketing é a de “suprir necessidades gerando lucro”.

25 Carlos Freire 2014 Marketing O escopo do marketing •Esse lucro deve ser obrigatoriamente financeiro?

26 Carlos Freire 2014 Marketing O que se aplica ao marketing? • Os profissionais de marketing se envolvem na gestão da troca de diferentes tipos de produtos: •bens, •serviços, •eventos, •experiências, •pessoas, •lugares, •propriedades, •organizações, •informações e •ideias.

27 Carlos Freire 2014 Marketing O que se aplica ao marketing? • Princípios do Marketing

28 Carlos Freire 2014 Marketing Quem faz o marketing? Princípio 1: O Cliente é o centro de tudo.

29 Carlos Freire 2014 Marketing Quem faz o marketing? Princípio 1: O Cliente é o centro de tudo. É o próprio conceito do marketing. Reconhece que os objetivos de longo prazo da organização, financeiros ou não financeiros, serão mais facilmente atingidos se o cliente estiver extremamente satisfeito. ( Hooley, Graham J, 2001)

30 Carlos Freire 2014 Marketing Quem faz o marketing? Princípio 2: Os Cliente não compram produtos ou serviços:

31 Carlos Freire 2014 Marketing Quem faz o marketing? Princípio 2: Os Cliente não compram produtos ou serviços: Compram o que os produtos ou serviços fazem, os benefícios. Não interessam as características técnicas do produto ou serviço. Interessam os benefícios. •Produtor faz batata frita •O Varejista vende salgadinhos •O consumidor compra refeição/ distração ( Hooley, Graham J, 2001)

32 Carlos Freire 2014 Marketing Quem faz o marketing? Princípio 3: O marketing é importante demais para ficar a cargo de um departamento

33 Carlos Freire 2014 Marketing Quem faz o marketing? Princípio 3: O marketing é importante demais para ficar a cargo de um departamento •Marketing é uma cultura de gestão empresarial. Deve estar disseminado entre todos os departamentos e empregados. Cabe a todos na empresa pensar o marketing. Ao Departamento de Marketing cabe a execução das tarefas de marketing. ( Hooley, Graham J, 2001)

34 Carlos Freire 2014 Marketing Quem faz o marketing? Princípio 4: Os mercados são heterogêneos.

35 Carlos Freire 2014 Marketing Quem faz o marketing? Princípio 4: Os mercados são heterogêneos. Os mercados são formados por pessoas e as pessoas são diferentes entre si. O que às vezes satisfaz um, deixa de satisfazer outro. Nesse sentido que a customização ganhou corpo na estratégia empresarial. ( Hooley, Graham J, 2001)

36 Carlos Freire 2014 Marketing Quem faz o marketing? Princípio 5: Os mercados e clientes mudam constantemente

37 Carlos Freire 2014 Marketing Quem faz o marketing? Princípio 5: Os mercados e clientes mudam constantemente A única coisa constante é a mudança. Os mercados são dinâmicos e por isso os produtos tem um tempo de vida limitado. Ciclo de Vida do Produto – lançamento, crescimento, maturidade e declínio. O CVP é cada vez mais rápido em função dos avanços tecnológicos.( Hooley, Graham J, 2001)

38 Carlos Freire 2014 Marketing Quem faz o marketing? • PROFISSIONAIS DE MARKETING E CLIENTES POTENCIAIS •profissional de marketing é alguém que busca uma resposta (atenção, compra, voto, doação) de outra parte, denominada cliente potencial (prospect). •Busca atender a demandas existentes na sociedade, de acordo com os objetivos da organização (empresa, instituição, ONG)

39 Carlos Freire 2014 Marketing Quem faz o marketing? • Para atender tais objetivos, são possíveis oito tipos de demanda: 1. Demanda negativa 2. Demanda inexistente 3. Demanda latente 4. Demanda em declínio 5. Demanda irregular 6. Demanda plena 7. Demanda excessiva 8. Demanda indesejada

40 Carlos Freire 2014 Marketing Sistema simplificado de marketing

41 Carlos Freire 2014 Marketing Tipos de Mercados • Os principais mercados são os seguintes: o Mercado consumidor o Mercado organizacional o Mercado global o Mercados sem fins lucrativos e governamentais

42 Carlos Freire 2014 Marketing Novas realidades do marketing • Principais forças sociais Atualmente, forças sociais importantes, e em alguns casos interligadas, criaram novos comportamentos, oportunidades e desafios de marketing. Apresentamos a seguir as doze principais forças. • Rede de tecnologia da informação. • Globalização. • Desregulamentação. • Privatização.

43 Carlos Freire 2014 Marketing Novas realidades do marketing •Concorrência ampliada. • Convergência setorial. • Transformação no varejo. • Desintermediação. • Maior poder de compra do cliente. • Informação ao consumidor. • Participação do consumidor. • Resistência do consumidor.

44 Carlos Freire 2014 Marketing Novas competências organizacionais • Esses importantes fatores sociais criam desafios complexos para os profissionais de marketing, mas também geram um novo conjunto de competências para ajudar as empresas a lidar com esses desafios e responder adequadamente a eles. • As empresas podem usar a Internet como um poderoso canal de informações e vendas. • As empresas podem coletar informações mais abrangentes sobre mercados, clientes atuais ou potenciais e concorrentes.

45 Carlos Freire 2014 Marketing Novas competências organizacionais • As empresas podem explorar as mídias sociais para amplificar a mensagem de sua marca. • As empresas podem facilitar e acelerar a comunicação externa entre clientes. • As empresas podem enviar material promocional, cupons, amostras e informações a clientes que os requisitaram ou que autorizaram a empresa a enviá-los. • As empresas podem alcançar consumidores em trânsito com o mobile marketing.

46 Carlos Freire 2014 Marketing Novas competências organizacionais • As empresas podem fabricar e vender produtos personalizados. • As empresas podem aperfeiçoar seus processos de compras, recrutamento e treinamento, assim como as comunicações internas e externas. • As empresas podem facilitar e acelerar a comunicação interna entre seus funcionários usando a Internet como uma intranet privada. • As empresas podem melhorar sua eficiência em termos de custos ao fazer bom uso da Internet.

47 Carlos Freire 2014 Marketing Marketing na prática • Na teoria, o processo de planejamento de marketing consiste em analisar oportunidades, selecionar mercados- alvo, conceber estratégias, desenvolver programas e gerenciar o esforço de marketing. • Na prática, porém, nos mercados altamente competitivos que se tornaram a regra, o planejamento de marketing é mais fluido e continuamente atualizado.

48 Carlos Freire 2014 Marketing O novo executivo de marketing • O ambiente de marketing em acelerada transformação tem imposto demandas ainda maiores aos executivos de marketing. • Uma pesquisa perguntou a 200 executivos de marketing de nível sênior quais qualidades inatas e aprendidas eram as mais importantes; eis as respostas:

49 Carlos Freire 2014 Marketing O novo executivo de marketing •Qualidades inatas • Predisposição ao risco • Prontidão para tomar decisões • Capacidade de solução de problemas • Agente de mudanças • Orientação a resultados

50 Carlos Freire 2014 Marketing O novo executivo de marketing •Qualidades aprendidas •Experiência global •Expertise multicanal •Experiência em diversos setores •Foco digital •Conhecimento operacional

51 Carlos Freire 2014 Marketing Orientações da empresa em relação ao mercado • A orientação para produção • A orientação para produto • A orientação para vendas • A orientação para marketing • A orientação para marketing holístico

52 Carlos Freire 2014 Marketing Marketing Holístico • Marketing de relacionamento • Marketing integrado • Marketing interno • Marketing de desempenho

53 Carlos Freire 2014 Marketing Marketing Holístico

54 Carlos Freire 2014 Marketing A Teoria dos 4 Ps • McCarthy classificou várias atividades de marketing em ferramentas de mix de marketing de quatro tipos amplos, os quais denominou os quatro Ps do marketing: produto, preço, praça (ou ponto de venda) e promoção (do inglês, product, price, place e promotion). • As variáveis de marketing sob cada P são mostradas na figura a seguir.

55 Carlos Freire 2014 Marketing A Teoria dos 4 Ps

56 Carlos Freire 2014 Marketing Mais 4 Ps • No entanto, em virtude da abrangência, complexidade e riqueza do marketing — como exemplifica o marketing holístico — claramente esses quatro Ps não representam mais todo o cenário. • Se os atualizarmos para que reflitam o conceito de marketing holístico, deveremos acrescentar outros 4 Ps que traduzirão melhor as realidades do marketing moderno: pessoas, processos, programas e performance, como ilustra a figura a seguir.

57 Carlos Freire 2014 Marketing Mais 4 Ps +

58 Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing • Tendo a filosofia do marketing holístico como pano de fundo, podemos identificar um conjunto específico de tarefas que compõem uma administração e uma liderança de marketing eficazes. o Desenvolvimento de estratégias e planos de marketing o Captação de oportunidades de marketing o Conexão com os clientes +

59 Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing o Construção de marcas fortes o Desenvolvimento das ofertas de mercado o Entrega de valor o Comunicação do valor o Sucesso de longo prazo

60 Carlos Freire 2014 Marketing Resumo 1. O marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos destinados a criar, comunicar e entregar valor para os clientes e administrar as relações com eles de forma que beneficie a organização e seus stakeholders. 2. Profissionais de marketing são hábeis em administrar a demanda. Também operam em quatro mercados diferentes: consumidor, organizacional, global e sem fins lucrativos. 3. O marketing não é feito somente pelo departamento de marketing.

61 Carlos Freire 2014 Marketing Resumo 4. O mercado atual é fundamentalmente diferente do que era há algumas décadas e daquilo que era ONTEM. 5. Há cinco orientações concorrentes sob as quais as empresas podem fazer negócios: a orientação de produção, a orientação de produto, a orientação de vendas, a orientação de marketing e a orientação de marketing holístico. 6. A orientação de marketing holístico baseia-se em desenvolvimento, concepção e implementação de programas, processos e atividades de marketing que reconheçam sua amplitude e interdependências.

62 Carlos Freire 2014 Marketing Resumo 7. Entre as tarefas necessárias para uma administração de marketing eficaz estão o desenvolvimento de estratégias e planos de marketing, a captura de novas oportunidades de marketing, a conexão com os clientes, a construção de marcas fortes, o desenvolvimento das ofertas ao mercado, a entrega e a comunicação de valor e a obtenção de um crescimento de longo prazo.

63 Carlos Freire 2014 Marketing Resumo •Próxima aula •Texto: Ethos Economia Inclusiva e A Era da Biologia •Conteúdo Acadêmico •Abas: Aulas e Textos de Aulas

64 Carlos Freire 2012 Marketing Para discussão: Nesse contexto e com o crescimento da economia verde, como se insere o Marketing Digital?


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