A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MOSTRE SEU AMOR PROTEJA SEU FILHO PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA Dr Rodrigo Mantovani Ortopedia e Traumatologia Pediátrica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MOSTRE SEU AMOR PROTEJA SEU FILHO PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA Dr Rodrigo Mantovani Ortopedia e Traumatologia Pediátrica."— Transcrição da apresentação:

1 MOSTRE SEU AMOR PROTEJA SEU FILHO PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA Dr Rodrigo Mantovani Ortopedia e Traumatologia Pediátrica

2 QUEIMADURS ATÉ 6 MESES Previna Queimaduras: Verifique a água do banho com o seu cotovelo. Não beba líquidos quentes com seu filho no colo e os mantenha for a do alcance dele

3 QUEDAS ATÉ 6 MESES O Berço e o Cercadinho são os únicos locais seguros para o bebê ficar “só”. Assegure-se de que os espaços entre as barras estejam adequados. Evite deixar dentro dos berços, objetos que causem asfixia ou sufocação. Os Cercadinhos de malha são os mais segu- ros. Nunca deixe a criança sem assistência sobre uma mesa de troca de roupas. Tenha fraldas á mão previamente.

4 BRINQUEDOS ATÉ 6 MESES Devem ser grandes o bastante para não serem engolidos. resistentes para não quebrarem. Não devem ter pontas nem arestas agudas. Os brinquedos arredondados de madeira lisa ou plástico são mais seguros. Observe SEMPRE as especifi- cações das faixas de idade na hora de comprar ou ganhar brin- quedos. VERIFIQUE SEMPRE O SELO DO IMETRO.

5 OBJETOS PEQUENOS ATÉ 6 MESES Mantenha alfinetes, botões, contas e outros objetos pequenos e cortantes fora do alcance das crianças. Use alfinetes de se- gurança de fralda com bainha plástica

6 SUFOCANTES ATÉ 6 MESES Sacos Plásticos, fios de telefones longos, arreios e travesseiros fofos podem asfixiar ou estrangular. Estrado e colchão firmes são o que há de mais seguro para o sono da criança. Não permita que a criança mastigue ou chupe uma bexiga.

7 VIÁGENS ATÉ OS 6 MESES NÃO transporte seu filho em seu colo no assento dianteiro. Use cadeirinhas apropriadas seguindo as especificações do fa- bricante. Caso você não tenha carro e ande esporádicamente em outros carros, no mínimo ande com a criança no banco de trás.

8 DOS 7 aos 12 MESES Os lactentes agora engatinham, ficam em pé e podem começar a caminhar. Eles põem tudo na boca. Necessitam de proteção para Explorar em um meio mais seguro AFOGAMENTO NÃO deixe seu filho nem um segundo sozinho na banheirinha ( por nenhuma razão ). Apenas alguns segundos são necessários para que um Afogamento ocorra.

9 BRINQUEDOS MESES Devem ser grandes o bastante para não serem engolidos. resistentes para não quebrarem. Não devem ter pontas ou arestas agudas. Os brinquedos arredondados de madeira lisa ou de plástico são mais seguros. Observe SEMPRE as especificações das faixas de idade na hora da compra ou de ganhar um brinquedo e verifique o selo do IMETRO.

10 ATENÇÃO!!!!! COZINHA - AREA DE ALTO RISCO !!!!!! É o local mais perigoso da casa. Coloque um bloqueio para a cozinha líquidos quentes, alimentos quentes, fios elétricos, torradeiras, bules, garrafas térmicas, devem ser mantidas FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. Use de preferência as bocas de trás do fogão para a fervura, e SEMPRE coloque os cabos também para trás. EVITE o uso de tábuas de passar roupas que possam ser puxadas para baixo.

11 MEDICAMENTOS MESES Remédios e Venenos devem ser mantidos fora da visão e do alcance. Mantenha todos os produtos perigosos em suas embalágens originais. Se a criança tomar medicamentos ou produtos tóxicos, faça contato Imediato com seu médico ou com o CENTRO de INTOXICAÇÕES ( TENHA SEMPRE O TELEFONE Á MÃO )

12 ESTRANGULAMENTO MESES NÃO ponha gravatas de pescoço ou cordões de chupetas em torno do pescoço da criança. NÃO permita que ela brinque com objetos pequenos que possam ser engolidos. Não dê ao lactente pedaços grandes alimentos que possam causar sufocação.

13 QUEDAS MESES USE portas ou portões nas escadarias. Abaixe o estrado do bercinho quando a criança começar a mostrar movimentos de sentar ou ficar em pé.

14 QUEIMADURAS 7 – 12 MESES Previna Escalduras: Verifique a água do banho com o seu cotovelo não beba líquidos quentes com seu filho no colo e os mantenha fora do alcance dele.

15 OBJETOS PERIGOSOS MESES USE protetores nos soquetes ( tomadas elétricas ). Mantenha tesouras, facas, objetos quebrábeis fora do seu alcance. Remova móveis de bordas cortantes e pontiagudos, toalhas e móveis não fixos da área de brinquedos das crianças.

16 VIÁGENS DE AUTOMÓVEIS MESES NUNCA transporte seu filho em seu colo no assento dianteiro USE cadeirinha apropriada seguindo as especificações do fabri- cante. Caso você não tenha carro e ande esporádicamente em outros carros, no mínimo ande com a criança no banco de trás.

17 PROTEJA SEU FILHO ANOS As crianças desta idade são muito ativas e tem necessidade de investigar. Elas escalam, abrem portas e gavetas adoram retiram coisas, brincar com água. Elas estão interessadas no que estão fazendo não tendo consciência dos perigos que possam estar presentes. OBSERVE SUA CRIANÇA.

18 QUEDAS E CORTES ANOS PORTAS ou caminhos para ESCADAS, DEPÓSITOS, RUAS ou outras áreas perigosas devem ser rigorosamente trancadas ou bloqueados. Use tapetes não derrapantes, no banheiro. Instale gra- des, em todas as janelas acima do primeiro andar.

19 QUEIMADURAS 1 – 2 ANOS A COZINHA é PERIGOSA!!!!!!! NUNCA deixe uma criança só na cozinha. Não deixe os cabos de panelas ao alcance das mãos remova os botões do fogão quando não em uso. Mantenha os fós- foros guardados. Cubra as saidas elétricas com tomada de segurança fios elétricos acoplados a bule de café ou outros equipamentos devem ser mantidos for a do alcance.

20 AFOGAMENTO ANOS NUNCA deixe seu filho só na banheira. Mesmo água rasa é peri- gosa. As crianças devem ser acompanhadas sempre por um adulto quando em piscinas, praias, lagos ou lagoas.

21 SUFOCANTES ANOS Brinquedos devem ser inquebráveis e não ter partes pequenas. Não dê a criança nesta idade: castanhas, pipocas, balões ou goma de mascar.

22 AUTO – SEGURANÇA ANOS NÃO permita que a criança brinque na rua. Ponha travas de segurança nas portas dos carros. Quando cruzando estradas ou ruas, as crianças devem ser SEGURAS PELAS MÃOS. USE cadeira apropriada para transporte no carro.

23 MANTENHA SUA CRIANÇA de 2 a 3 ANOS SEGURA As crianças nesta idade são rápidas e imprevisíveis Elas podem arremessar e chutar bola, correr, pular, e pedalar um velocípede. Elas começam a entender, mas ainda não sabem o que é perigoso. Elas necessitam de proteção supervisão e disciplina firme.

24 ACIDENTES 2 – 3 ANOS Comece ensinando a segurança de tráfego. Velocípedes e brinquedos de corrida devem ser usados em calçada. Use cadeira apropriada para transporte no carro. Segure SEMPRE a MÃO da criança quando esti- ver em via pública. ( na calçada ou ao atravessar ).

25 ACIDENTES EM JOGOS ANOS Supervisione os jogos. Verifique antecipadamente os equipamentos do “playground” ( parque infantil ), com relação á lâminas afiadas, partes pequenas, objetos que possam ser deglutidos, brinquedos, e jo- gos aconselháveis para crianças mais velhas podem ser danosos nesta faixa etária.

26 AFOGAMENTO ANOS NUNCA deixe uma criança sozinha em uma banheira. Passeios aquáticos ou na piscina, as crianças SEMPRE devem estar acompanhadas por um adulto e utilizando coletes salva-vidas (bóias).

27 QUEIMADURAS ANOS Mantenha fósforos e acendedores de cigarro distante de crianças Se possível instale detectores de fumaça. Gire os cabos das panelas Para trás. Mantenha o ALCOOL FOR A DO ALCANCE DAS CRIANÇAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!

28 QUEDAS, CORTES, OBJETOS PERIGOSOS ANOS Guarde facas e tesouras longe do alcance das crianças. Tranque Instrumentos perigosos e equipamentos de jardim. Instale grades grandes ou redes de proteção nas janelas do 1* andar em diante.

29 PREVINA ENVENENAMENTOS 2 - ANOS A faixa de maior risco é a compreendida entre 1 e 5 anos. Crianças nessa idade podem por qualquer coisa em suas bocas ( isso faz parte de sua aprendizagem ). Muitos produtos co- mumente encontrados em casa podem ser venenosos se usados não apropriadamente.

30 TODO ACIDENTE É EVITÁVEL -ATENÇÃO ao locais em que a criança fica, Creches, Escolinhas, Casa de Parentes, Vizinhos. RECOMENDAÇÕES -ATENÇÃO também, á quem Cuida da criança, parentes, professores, babá, vizinhos, etc… -OLHE para dentro de sua casa, casas e locais em que a criança fica, procure locais em que sua criança possa se acidentar. - MANTENHA a casa bonita para criança e Não para as visitas

31 TODO ACIDENTE É EVITÁVEL RECOMENDAÇÕES OLHE para o sorriso da criança, quanto mais espaço seguro e saudável ela tiver, mais vai se desenvolver e você precisará dizer menos NÃO!!! -Visite a creche, escola da sua criança, clube ou área de lazer e pergunte sobre normas de prevenção de acidentes e observe possíveis locais onde eles possam ocorrer. EXISTE um programa chamado ESCOLA SEGURA E SAUDÁVEL converse com as pessoas que ajudam a cuidar da sua criança. FISCALIZE, REIVINDIQUE !!!!!

32 TODO ACIDENTE É EVITÁVEL RECOMENDAÇÕES -Mantenha produtos perigosos for a da visão e alcance da criança - CUIDADO EXTRA com medicamentos -NUNCA diga que Remédio é DOCE !!!!!!!!!! -BEBIDAS ALCOÓLICAS fora do alcance da criança -Mantenha os produtos dentro dos recipientes originais ATENÇÃO: Crianças tendem a imitar os adultos, NÃO tome remédios na presença de crianças pequenas -PROCURE AJUDA MÉDICA SE O SEU FILHO DEGLUTIR ALGUMA SUBSTÂNCIA NÃO ALIMENTAR

33 TODO ACIDENTE É EVITÁVEL PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR


Carregar ppt "MOSTRE SEU AMOR PROTEJA SEU FILHO PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INFÂNCIA Dr Rodrigo Mantovani Ortopedia e Traumatologia Pediátrica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google