A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grupo Gestor de Brotas Aspectos Sociais Aspectos Sociais Acesso à educação – 100% Empregos gerados pelo turismo- 13% Política de enfrentamento e prevenção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grupo Gestor de Brotas Aspectos Sociais Aspectos Sociais Acesso à educação – 100% Empregos gerados pelo turismo- 13% Política de enfrentamento e prevenção."— Transcrição da apresentação:

1 Grupo Gestor de Brotas Aspectos Sociais Aspectos Sociais Acesso à educação – 100% Empregos gerados pelo turismo- 13% Política de enfrentamento e prevenção à exploração infanto-juvenil Uso de atrativos e equipamentos turísticos pela população – Dia do Turismo Cidadania, sensibilização e participação na atividade turística – IDH > q capital;palestras ONG,Dia do Turismo

2 Grupo Gestor de Brotas Aspectos Sociais ( + ) Investimento em educação acima do obrigatório; Políticas de combate a exploração sexual; Aplicação de programas de incentivo ao uso do equipamento turístico pela população local; Envolvimento da população no orçamento participativo; Destino consulta população sobre projetos turísticos; Comunidade local participa das decisões em relação aos projetos por meio do Comtur; ( + ) Investimento em educação acima do obrigatório; Políticas de combate a exploração sexual; Aplicação de programas de incentivo ao uso do equipamento turístico pela população local; Envolvimento da população no orçamento participativo; Destino consulta população sobre projetos turísticos; Comunidade local participa das decisões em relação aos projetos por meio do Comtur; ( - ) Utilização de mão-de-obra informal na alta temporada pelo receptivo, hotéis e restaurantes; Formação de pessoal local deficiente; Parte da comunidade local não apóia o desenvolvimento da atividade turística no destino; Inexistência de orçamento participativo no destino; População não se envolve na elaboração do orçamento; Não aplicação de políticas formais de sensibilização da comunidade sobre importância da atividade turística para o destino. Inexistência de ações de conscientização do turista sobre o respeito a comunidade local; ( - ) Utilização de mão-de-obra informal na alta temporada pelo receptivo, hotéis e restaurantes; Formação de pessoal local deficiente; Parte da comunidade local não apóia o desenvolvimento da atividade turística no destino; Inexistência de orçamento participativo no destino; População não se envolve na elaboração do orçamento; Não aplicação de políticas formais de sensibilização da comunidade sobre importância da atividade turística para o destino. Inexistência de ações de conscientização do turista sobre o respeito a comunidade local;

3 Grupo Gestor de Brotas Acesso à educação  investimentos abaixo ou acima de 25% - acima 25,78  origem dos investimentos -FUNDEB – Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação Básica -Convênio Transporte de Alunos -Convênio Merenda Escolar -FNDE – Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação -Recursos próprios do município  porcentagem da população com acesso ao ensino -100%  taxa de freqüência à escola – 92,10%  taxa de alfabetização -91,60%  IDH Municipal – Educação -0,817  IDEB Municipal x país – 6,00 x 4,20  média de anos de escolaridade -  cursos de idiomas - inglês  cursos relacionados ao Turismo (níveis)- não tem

4 Grupo Gestor de Brotas EMPREGOS GERADOS PELO TURISMO  taxa de mão-de-obra empregada na atividade- 13%  informalidade – 19%  mão-de-obra temporária – 876 pessoas  deficiências na formação de mão-de-obra - inglês, empreendedorismo e atendimento ao cliente

5 Grupo Gestor de Brotas POLITICA DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO A EXPLORAÇÃO SEXUAL  política e atividades de combate -inexistente  participantes da política de combate  existência de denúncias -não  restrição quanto à comunicação publicitária-inexistente  Município apóia programas (de que forma)  conhecimento do Disque 100- presente no material institucional de Brotas.  participação do Conselho de Turismo

6 Grupo Gestor de Brotas USO DE ATRATIVOS E EQUIPAMENTOS TURÍSTICOS PELA POPULAÇÃO LOCAL  atrativos naturais- Parque dos saltos, Areia que canta e sítios turísticos  atrativos culturais- museu do calhambeque, cinema e feira de artesanato  atrativos artificiais- Eco Parque e Aventurah  atrativos técnico-científicos –CEU  ingresso pago ou gratuito – pago com exceção do Parque dos saltos e feira de artesanato  incentivo ao uso da população- Dia do Turismo em Brotas -15 de Setembro

7 Grupo Gestor de Brotas CIDADANIA, SENSIBILIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA ATIVIDADE TURÍSTICA  IDH Brotas x Capital – 0,817 x 0,814  índice de GINI – não encontrado  renda per capita- Brotas x Capital - 2,29x 2,92  política formal sensibilização comunidade/temas abordados / veiculação  ONG Movimento Rio Vivo realiza palestras/ temas:Nascimento do Turismo, Desenvolvimento da Cidade, Oportunidade de Trabalho e Preservação do Meio Ambiente / veiculação municipal  política formal sensibilização turistas / temas abordados / veiculação -inexistente  pesquisa com comunidade: atividades, projetos turísticos – PROERD / Parque dos saltos  decisões envolvem comunidade local- COMTUR  envolvimento da sociedade civil organizada - COMTUR


Carregar ppt "Grupo Gestor de Brotas Aspectos Sociais Aspectos Sociais Acesso à educação – 100% Empregos gerados pelo turismo- 13% Política de enfrentamento e prevenção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google