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Pensamento Social da Igreja Questões Sociais e Magistério da Igreja ACGD – Associação Cristã de Gestores e Dirigentes Luanda, 31 Julho 2010.

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1 Pensamento Social da Igreja Questões Sociais e Magistério da Igreja ACGD – Associação Cristã de Gestores e Dirigentes Luanda, 31 Julho 2010

2 • Introdução • Perspectiva histórica • As questões sociais no século XIX • O magistério social da Igreja desde 1891 Plano da apresentação

3 • Agradecimento • Questão de terminologia: • “Pensamento Social” ou “Doutrina Social” • O perigo de uma “doutrina” se converter em “ideologia” • Partidos Democrata Cristãos Introdução

4 • Pensamento Social no AT • Pensamento Social no NT • Pensamento Social nas “comunidades cristãs primitivas” • Pensamento Social nos Padres da Igreja • Pensamento Social na Idade Média • Pensamento Social na Idade Moderna Perspectiva histórica

5 • Ouvi isto, vós que esmagais o indigente e quereis eliminar os pobres da terra, vós que dizeis: “quando passará a lua nova, para que possamos vender o grão, e o sábado, para que possamos vender o trigo, para diminuirmos a medida, aumentarmos o peso e falsificarmos as balanças, para comprarmos o fraco com prata e o indigente por um par de sandálias e para vendermos o resto do trigo?” (Am 8,4-6) Pensamento Social no AT

6 • Não podeis servir a Deus e ao dinheiro (Mt 6,24) • Não há judeu nem grego, escravo nem livre, não há homem nem mulher… (Gal 3,28) Pensamento Social no NT

7 • Distribuía-se a cada um segundo a sua necessidade (Act 4,35) • Se um irmão ou uma irmã não tiver o que vestir ou lhe faltar o necessário para a subsistência de cada dia e alguém dentre vós lhe disser: “ide em paz, aquecei-vos e saciai-vos” e não lhes der o necessário, que proveito haverá nisso? (Tg 2,15-16) Pensamento Social nas Comunidades Cristãs Primitivas

8 • E tu, e quanto procuras abarcar tudo nos insaciáveis ventres da avareza, julgas não fazer injustiça a ninguém, privando tanta gente do necessário? Quem é o avarento? Aquele que não se contenta com aquilo que lhe é suficiente. Quem é o ladrão? Quem tira aquilo que é de outro. Quem espolia alguém que está vestido é tido como ladrão; e quem, podendo fazê-lo, não reveste quem está nu merecerá outro nome? Pensamento Social dos Padres da Igreja

9 • O pão que tu reténs pertence ao faminto, o manto que guardas no armário é de quem está nu; os sapatos que apodrecem em tua casa pertencem ao descalço; o dinheiro que tens enterrado é do necessitado. Porque tantos são aqueles aos quais fazes injustiças, quantos aqueles que poderias socorrer. S. Basílio Magno (sec IV) Pensamento Social dos Padres da Igreja

10 • A lei propriamente, primeiro e principalmente, visa à ordenação ao bem comum. Tomás de Aquino S. Th. I-II, 90,3. Pensamento Social da Igreja na Idade Média

11 • Francisco de Vitória • Ius Gentium – Direito dos Povos • “Os europeus não tinham qualquer motivo, nem causa, nem justiça, para invadir os indígenas das Canárias com violência e com guerras cruéis, matá-los, subjugá-los e prendê-los, simplesmente por serem infiéis. Isto é contra a fé e contra qualquer lei razoável ou natural, contra a justiça e contra a caridade. Assim se cometiam grandes pecados mortais que obrigavam à restituição, quer o fizessem os franceses, ou portugueses ou castelhanos”. Bartolomeu de las Casas ( 1484 – 1566) Pensamento Social da Igreja na Idade Moderna

12 • Revolução francesa • Emergência do poder da burguesia • Revoluções Liberais • Confisco e expulsão das Ordens religiosas • Nacionalismos e Unificações: • Napoleão ( ) • Unificação Alemã (1871) • Unificação Italiana • Conferência de Berlim ( ) Contexto Político do século XIX europeu

13 • Revolução Industrial • Capital intensivo • Novo tipo de trabalho - exploração • Êxodo rural • Acesso às matérias primas • Carvão • Algodão • Meios de Transporte • Máquina a vapor • Caminhos de ferro Contexto Económico do século XIX europeu

14 • Augusto Comte ( ) • Ludwig Feuerbach ( ) • Karl Marx ( ) • Manifesto do partido comunista (1848) • O Capital (1867) • Émile Durkheim ( ) Algumas doutrinas do século XIX

15 • Pio IX - Encíclica “Quanta Cura” com Syllabus (1864) – os 80 “principais erros do nosso tempo” • Um dos "erros" era "o Pontífice Romano reconciliar-se com o progresso, liberalismo, e civilização moderna". Esta encíclica criticava abertamente a liberdade de religião, liberdade de pensamento, separação da Igreja do Estado. • Charles Montalembert ( ) • Jornal L’Avenir • Congresso de Malines (1863) Antecedentes eclesiais da Encíclica Rerum Novarum

16 • Leão XIII > • Encíclica “Rerum Novarum” (1891) • Pio X > • Bento XV > • Pio XI > • Encíclica “Quadragesimo anno” (1931) • Pio XII > • Radiomensagem “La sollenità della Pentecoste” (1941) • Radiomensagem “Benignitas et humanitas” (1944) • João XXIII > • Encíclica “Mater et Magistra” (1961) • Pacem in Terris (1963) Pontificados do século XX

17 • Paulo VI > 1963 – 1978 • Constituição pastoral “Gaudium et Spes” (1965) • Encíclica “Populorum progressio” (1967) • Mensagem para o Dia Mundial da Paz ( …) • Carta Apostólica “Octagesima Adveniens” (1971) • Sínodo dos Bispos “Convenientes ex Universo” sobre a Justiça no Mundo (1971) • João Paulo I > (1978) Pontificados do século XX

18 • João Paulo II > (1978 – 2005) • Encíclica “Laborem Exercens” (1981) • Encíclica “Sollicitudo Rei Socialis” (1987) • Encíclica “Centesimus Annus” (1991) • Bento XVI > 2005 – … • Encíclica “Caritas in Veritate” (2009) Pontificados do século XX-XXI

19 • Conferência Nacional dos Bispos do Brasil • Fraternidade, sim! Violência, não! (1983) • As exigências éticas da ordem democrática (1989) • Comissão Social do Episcopado francês • A coragem da esperança (1991) • Justiça e Solidariedade (1992) • Conferência Episcopal dos Estados Unidos • O fruto da justiça é semeado na paz (1993) •…•… Magistério Social de Conferências Episcopais

20 • Sínodo Africano 2009 • A Igreja ao serviço da Reconciliação, da Justiça e da Paz • Conferências da CELAM • Documento de Medelin (1968) • Documento de Puebla (1979) • Documento de Santo Domingo (1992) • Documento de Aparecida (2007) Magistério Social de Sínodos /Conferências Episcopais

21 • Firmes na esperança (1986) • Sobre a Paz (1988) • Em defesa da Vida (1991) • Felizes os Obreiros da Paz (1991) • Políticos, Democracia e Justiça (1992) • O Sangue do teu irmão clama da Terra até Mim (1993) • Por uma justiça económica (2006) • O nosso viver e agir em Cristo - Dimensão Social (2009) •…•… Magistério Social da CEAST

22 • Mundo do trabalho • Sistemas económicos e políticos • A finalidade dos poderes públicos nacionais e internacionais • A construção da paz • O desenvolvimento das pessoas e dos povos • Direitos Humanos • A ecologia Concluindo: Algumas Temáticas

23 • Dignidade da Pessoa Humana • A sociabilidade: relação entre a Pessoa e a Sociedade • Primado do Bem Comum • Princípio da Solidariedade • Princípio da Subsidiariedade • Propriedade Privada e Destino Universal dos Bens •…•… Concluindo: Alguns Princípios


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