A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

USOS DOS TEMPOS VERBAIS PROF. JÚNIOR OLIVEIRA. USO DOS TEMPOS VERBAIS O estudo dos verbos é de suma importância pois, sem eles, a construção do entendimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "USOS DOS TEMPOS VERBAIS PROF. JÚNIOR OLIVEIRA. USO DOS TEMPOS VERBAIS O estudo dos verbos é de suma importância pois, sem eles, a construção do entendimento."— Transcrição da apresentação:

1 USOS DOS TEMPOS VERBAIS PROF. JÚNIOR OLIVEIRA

2 USO DOS TEMPOS VERBAIS O estudo dos verbos é de suma importância pois, sem eles, a construção do entendimento do texto para o leitor quanto à ação dos personagens e, ainda, a ancoragem dos contrastes entre os tempos estaria seriamente comprometido ou, quiçá, impossibilitado.

3 USO DOS TEMPOS VERBAIS Relembrando os tempos e modos verbais: + Indicativo - Pretérito: Perfeito, Mais-Que-Perfeito e Imperfeito - Presente - Futuro: do Presente e do Pretérito

4 USO DOS TEMPOS VERBAIS Relembrando os tempos e modos verbais: + Subjuntivo - Pretérito Imperfeito - Presente - Futuro + Imperativo Afirm. e Neg. + Formas Nominais: - Infinitivo Flexionado - Gerúndio - Particípio

5 USO DOS TEMPOS VERBAIS Tempos do Indicativo: Relembrando: São aqueles que indicam um fato que aconteceu, acontece ou acontecerá, ou seja, fato que tem ocorrência certa.

6 USO DOS TEMPOS VERBAIS Usos do Presente do Indicativo: 1º) Expressar fato do momento presente, que se desenrola. Ex.: Há uma luz no fim do túnel. Os animais brincam sob o olhar atento da mãe.

7 USO DOS TEMPOS VERBAIS Usos do Presente do Indicativo: 2º) Mostrar um fato que ocorre com frequência ou que perdura, que continua. Ex.: Estou na lanterna dos afogados. Penso, logo existo.

8 USO DOS TEMPOS VERBAIS Usos do Presente do Indicativo: 3º) Indicar ação ou estado permanente ou, ainda, verdades inquestionáveis. Ex.: Ele está no além. A terra é redonda.

9 USO DOS TEMPOS VERBAIS Usos do Presente do Indicativo: 4º) Expressar presente histórico (fato histórico do passado), futuro próximo (aquele que se tem certeza de que ocorrerá) ou imperativo eufêmico, um pedido. Ex.: Em 1992 Collor sofre impeachment. Semana que vem entrego a remessa final. Você me compra um salgado? (Compre-me um salgado)

10 USO DOS TEMPOS VERBAIS Usos do Pretérito Imperfeito do Indicativo: 1º) Indicar fatos dos quais não se tem a certeza da conclusão e para indicar fato corriqueiro. Ex.: Ele dançava forró. Ele sempre ia às festas.

11 USO DOS TEMPOS VERBAIS Usos do Pretérito Imperfeito do Indicativo: Obs.: Em histórias, principalmente lendas e fábulas, usa-se o pretérito imperfeito para mostrar a imprecisão do tempo histórico em que ocorre a narrativa. Ex.: Era uma vez...

12 USO DOS TEMPOS VERBAIS Usos do Pretérito Perfeito do Indicativo: 1º) Usa-se para expressar a conclusão de um fato no passado. Ex.: Ele dançou forró Ele sempre foi às festas.

13 USO DOS TEMPOS VERBAIS Usos do Pretérito Perfeito do Indicativo: Cuidado!!! É importante saber a diferença entre os pretéritos perfeito e imperfeito. O imperfeito exprime a ação no passado em sua decorrência sem um limite, enquanto o perfeito exprime uma ação delimitada no tempo: Ex.: Ele corria a maratona inteira. Ele correu a maratona inteira.

14 USO DOS TEMPOS VERBAIS Usos do Pretérito Perfeito do Indicativo: Cuidado!!! O imperfeito também pode indicar algo que é habitual, enquanto o perfeito vai exprimir algo não habitual: Ex.: Quando me chamavam, jogava. Quando me chamaram, joguei.

15 USO DOS TEMPOS VERBAIS Usos do Pretérito Mais-Que-Perfeito: 1º) Indica um fato no passado que é anterior a outro no tempo. Ex.: Ele correra assim que o alarme soou.

16 USO DOS TEMPOS VERBAIS Usos do Futuro do Presente: 1º) Expressa um fato que executado num tempo posterior ao que se fala, do qual há grande probabilidade ou certeza de que ocorrerá. Ex.: As férias chegarão em breve.

17 USO DOS TEMPOS VERBAIS Usos do Futuro do Presente: 2º) Expressão de um fato presente, mas que é incerto. Ex.: Será que vamos ter que responder pelos erros a mais, eu e você?

18 USO DOS TEMPOS VERBAIS Usos do Futuro do Presente: 3º) Manifestação de desejo ou ordem em um tom imperativo. Ex.: Respeitarás o próximo. Honrarás pai e mãe.

19 USO DOS TEMPOS VERBAIS Usos do Futuro do Pretérito: 1º) Indica um acontecimento executado depois de outro situado no passado. Ex.: Ele me disse que nadaria ontem.

20 USO DOS TEMPOS VERBAIS Usos do Futuro do Pretérito: 2º) Indica um acontecimento que depende de outro para ser confirmado. Ex.: Ele nadaria se tivesse comprado a sunga.

21 USO DOS TEMPOS VERBAIS Usos do Futuro do Pretérito: 3º) Indica um acontecimento duvidoso, que não se tem certeza. Ex.: Ele deveria ter alguns milhões de Reais na conta bancária.

22 USO DOS TEMPOS VERBAIS Tempos do Subjuntivo: Relembrando: São aqueles que expressam um fato que tem uma possibilidade remota ou que se tem desejo que aconteça, ou seja, fatos hipotéticos, incertos.

23 USO DOS TEMPOS VERBAIS Usos do Presente do Subjuntivo: 1º) Indica dúvida, desejo ou hipótese. Ex.: Acredito que ele seja bem-sucedido.

24 USO DOS TEMPOS VERBAIS Usos do Presente do Subjuntivo: 2º) Em orações subordinadas, quando o verbo da oração principal está no presente do indicativo ou no imperativo. Ex.: Acredito que ele seja bem-sucedido.

25 USO DOS TEMPOS VERBAIS Casos em que geralmente se usa o Pretérito Imperfeito do Subjuntivo: 1º) Em orações subordinadas substantivas e adjetivas. Ex.: Minha vontade era que tu encontrasses teu caminho. Os artistas que declarassem seus votos eram expulsos.

26 USO DOS TEMPOS VERBAIS Casos em que geralmente se usa o Pretérito Imperfeito do Subjuntivo: 2º) Em orações subordinadas adverbiais. Ex.: Sentei-me perto do professor a fim de que pudesse ouvir melhor.

27 USO DOS TEMPOS VERBAIS Casos em que geralmente se usa o Pretérito Imperfeito do Subjuntivo: 3º) Em casos que há necessidade de indicar uma ação passada, presente ou futura em relação ao verbo da oração principal. Ex.: Se eu jogasse antes o time teria ganhado. Mesmo que tivesse dinheiro agora, não daria. Ficaria contente se ele me desse chocolate.

28 USO DOS TEMPOS VERBAIS Casos em que geralmente se usa o Futuro: 1º) Em orações subordinadas que indicam algo eventual no futuro. Ex.: Jogaremos se o departamento médico liberar. Ganharão chocolate apenas os que tirarem dez nas VPs ou VGs.


Carregar ppt "USOS DOS TEMPOS VERBAIS PROF. JÚNIOR OLIVEIRA. USO DOS TEMPOS VERBAIS O estudo dos verbos é de suma importância pois, sem eles, a construção do entendimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google