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EDUCAÇÃO FÍSICA Conteúdo de prova – 5ª etapa 5º ano Fundamental.

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1 EDUCAÇÃO FÍSICA Conteúdo de prova – 5ª etapa 5º ano Fundamental

2 Vôlei A dinâmica do Voleibol caracteriza- se principalmente pela alternância entre ataque e defesa. E, como não existe contato físico entre os atletas das equipes oponentes durante a disputa, a única maneira de perturbar a ordem do sistema concorrente é, justamente, através da troca de bolas.

3 Adaptações nas regras do vôlei Esporte escolar x Esporte oficial Adaptações nas regras do vôlei Esporte escolar x Esporte oficial

4 Algumas Regras do vôlei •A equipe é composta por 12 jogadores. Apenas 6 ocupam a quadra durante a partida. •O voleibol é jogado por pontos, e não por tempo. •É permitido a cada equipe a trocar três passes, sendo que a bola apenas pode ser batida ou tocada brevemente. •Cada jogador é identificado em sua posição, sendo esta de 1 a 6. Este controle é fundamental para a realização do rodízio no sentido horário.

5 Handebol O Handebol é um esporte disputado em situações de oposição entre duas equipes. As mesmas se revezam à todo o momento nas funções de ataque ou de defesa, vencendo a disputa a equipe que possuir o maior número de gols.

6 Marcações da Quadra de Handebol

7 Dados importantes do Handebol Observe a imagem da quadra no slide anterior •A quadra de jogo é um retângulo. •Os lados maiores são chamados de linhas laterais e os lados menores são chamados de linhas de gol (entre os postes da baliza) ou linhas de fundo (em ambos os lados da baliza). •Em frente de cada baliza (gol), há uma área de gol que é definida por uma linha de área de gol. •A linha de tiro livre é uma linha tracejada a 3 metros de distancia da linha da área de gol. •A marca de 7 metros é semelhante ao pênalti do futebol. É marcado quando a defesa faz falta no jogador no momento do arremesso, prejudicando o possível gol. Na cobrança o jogador deve permanecer com pé no chão, podendo somente movimentá-lo após o arremesso. Os outros jogadores devem ficar atrás da linha de 9 metros.

8 Basquete O basquete foi criado em 1891 por James Naismith, um professor de Educação Física na Associação Cristã de Moços de Springfield, Massachusetts, nos Estados Unidos. O objetivo era criar um jogo sem violência e que podia ser praticado em áreas livres

9 Algumas Regras Básicas do Basquete •O time é formado por 5 jogadores; •A pontuação é o lançamento convertido e marca 2 pontos. Se foi realizado antes da linha, fora do garrafão, marca 3 pontos. Quando o lançamento é de lance livre cada cesta convertida vale 1 ponto. Nos casos de rebote, após o 2º lance livre, soma-se 2 pontos. Será 1 ou 2 lance livre dependendo da infração sofrida. •O jogo inicia com um lançamento de bola ao ar no círculo central. •Quando uma cesta é convertida o jogo recomeça através da reposição da bola pela linha de fundo.

10 Algumas Regras Básicas do Basquete •O jogo inicia com um lançamento de bola ao ar no círculo central, entre dois jogadores adversários. A bola só pode ser tocada depois de ter atingido o ponto mais alto. Nenhum dos jogadores saltadores pode agarrar a bola ou tocar nela mais de duas vezes. Os restantes jogadores devem estar fora do círculo. •No decorrer da partida não é permitido colocar o pé na bola propositalmente. •O jogador que cobra o lateral coloca-se fora da quadra pela linha lateral mais próxima e, sem pisar na quadra. Parado, o jogador deve repor a bola em jogo batendo-a, passando-a ou rolando-a para um companheiro dentro da quadra.

11 Corridas ATLETISMO - Corridas Corridas de 100m – Capacidade física: VELOCIDADE Maratona km – Capacidade Física: Resistência Corrida com barreiras – Capacidade Física: Flexibilidade As corridas são uma prática que envolve basicamente o bom condicionamento físico do atleta. Para cada prova é necessária uma capacidade física mais específica. Capacidades físicas, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento, classificadas como: Resistência, Força, Velocidade, Agilidade, Equilíbrio, Flexibilidade e Coordenação motora.

12 Saltos ATLETISMO - Saltos As provas podem ser divididas em salto vertical e de salto horizontal. Dentre as provas de salto vertical, temos o salto em altura e o salto com vara. As provas de salto horizontal envolvem o salto em distância e o salto triplo. CURIOSIDADE: A diferença do salto em distância e salto triplo, é que o atleta, no salto triplo pode dar três pulos seguidos para ir mais longe.

13 FUTSAL ALGUMAS REGRAS •As equipes são formadas por 4 jogadores de linha e um goleiro. •Os goleiros têm apenas quatro segundos para recolocar a bola em jogo, seja com os pés ou com as mãos, e não estão autorizados a recebê-la de volta, a menos que um adversário tenha tocado nela. •No lateral ou no escanteio se um atleta arremessar a bola contra a sua própria meta e a bola penetrar na mesma, tocando ou não no goleiro, o gol não será válido. •No lateral se um atleta arremessar a bola contra a meta adversária e a bola penetrar na mesma antes tocando em algum jogador, inclusive o goleiro, o gol será válido. •No escanteio se um atleta arremessar a bola contra a meta adversária e a bola penetrar na mesma, tocando ou não no goleiro o gol será válido. • A partir da 6ª falta coletiva de uma equipe adversária, as cobranças de faltas são executadas sem barreira a favor da outra equipe.

14 Fundamentos do Futsal Condução: Conduzir a bola é locomover – se com ela através de toques de toques sucessivos, por todos os possíveis espaços de jogo. Pode ser em linha reta, sinuosa (ziguezague) e executada com a parte interna, externa ou sola dos pés. Domínio: Interceptação de uma bola passada ou arremessada. Pode ser realizado com a parte interna, externa ou sola dos pés, além da coxa, peito e outras partes do corpo.

15 Fundamentos do Futsal Passe: Ato de enviar a bola a um companheiro ou a um setor de jogo. Em relação a distância são classificados como curtos, médios e longos. Podem ser realizados com a parte interna, externa, dorso e outras partes do pé e do corpo. Drible: Manobras com a bola no intuito de ultrapassar o adversário. São realizados com a parte interna, externa e sola dos pés e outras partes do corpo. Elástico, chapéu e “drible da vaca” são os mais conhecidos.

16 Fundamentos do Futsal •Chute: Contato com a bola em direção a meta adversária ou para afastar o perigo de um ataque adversário. São executados com a parte interna, externa, dorso e várias partes do pé.

17 DANÇAS FOLCLÓRICAS •O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de uma determinada região. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras. As danças folclóricas brasileiras caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares) e figurinos e cenários representativos. Estas danças são realizadas, geralmente, em espaços públicos: praças, ruas e escolas. •Alguns exemplos são: Quadrilha, Baião, Frevo, Dança do coco, Boi Bumbá, Xote, etc.

18 DANÇAS CONTEPORÂNEAS •As danças contemporâneas exige uma técnica especializada e depende da performance do dançarino e muitas horas de ensaio. Também conhecida como dança moderna, permite assim que os dançarinos expressassem suas emoções. Usam músicas de vários estilos e o figurino é específico á coreografia.

19 CRÉDITOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: Bruna Carla, Bruno Volney, Daniela Abreu, Felipe Cerqueira, Filipe Camilo, Izabela Cristina, Maria Julia, Rafael Silva. SUPERVISÃO DE ESPORTES: Cintia Rodrigues • Links para consulta •www.brasilescola.comwww.brasilescola.com •www.fmfutsal.org.brwww.fmfutsal.org.br •http://www.cbb.com.brhttp://www.cbb.com.br •http://www.cbat.org.br/regras/http://www.cbat.org.br/regras/


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