A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO DE TRANSPORTES AÇÕES PARA REDUÇÃO DE CUSTOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO DE TRANSPORTES AÇÕES PARA REDUÇÃO DE CUSTOS."— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DE TRANSPORTES AÇÕES PARA REDUÇÃO DE CUSTOS

2 SUMÁRIO  Introdução  Ações para Redução de Custo  Indicadores da Frota de FURNAS

3 MANUTENÇÃO Processo estratégico da Gestão de Transportes que visa melhorar o resultado econômico e o desempenho da frota. Por que é Estratégico : • Equipamentos de custo elevado; • Geram despesas, quando mal utilizado; • Transporta pessoas e materiais de valor elevado; e • Retorno do investimento.

4 PLANO DE MANUTENÇÃO Instrumento de gerenciamento da frota, seguindo os padrões preestabelecidos pelas montadoras, evitando maiores gastos com serviços por desgaste excessivo do equipamento.

5 TIPOS DE MANUTENÇÃO Preventiva – Ação programada de manutenção, que resulta em economia de tempo e redução de gastos. O gerenciamento eficiente da frota busca realizar 85% de serviços com revisões preventivas. Corretiva – Ação de reparo, devido às condições de uso e ambiente de tráfego. Resulta em custo mais alto para a administração.

6 PLANEJAMENTO, CONTROLE E TREINAMENTO PARA REDUÇÃO DE CUSTO Planejamento – Determinação de metas, através de premissas técnicas e administrativas, determinantes à operação do veículo, evitando desperdícios com peças e serviços não programados.

7 Controle - Ações que visam assegurar os objetivos alinhados com as metas. Treinamento – Capacitação dos condutores e equipe mecânica, que influenciará diretamente no custo operacional.

8 ALGUMAS AÇÕES DE FURNAS PARA REDUÇÃO DE CUSTOS CARTÃO COMBUSTÍVEL Ferramenta eletrônica que controla e monitora o abastecimento de combustível por meio de cartão magnético (sistema on line). VANTAGENS: • Automatiza os processos de abastecimento e pagamento; • Dificulta possíveis desvios; e • Substitui o processo manual de adiantamentos financeiros, cujo custo administrativo operacional é significativo.

9 RODÍZIO DE PNEUS Prática adotada após a equipe mecânica observar que os pneus traseiros dos veículos Palio Weekend, modelo predominante na frota do Escritório Central de FURNAS, sofriam maior desgaste interno que os pneus dianteiros. A diferença de desgaste chegava a 30%. VANTAGENS:  Redução do tempo de indisponibilidade; e • Redução do custo com serviços Alinhamento e Balanceamento.

10 CONTROLE DE ÓLEO A troca de óleo é realizada conforme manual do veículo. Evita-se a prática de completar o óleo, pois isso acarreta acúmulo de resíduos. Verifica-se constantemente possíveis vazamentos. VANTAGENS:  Prolongar a vida útil do motor.

11 PADRONIZAÇÃO E RENOVAÇÃO DA FROTA Renovar e padronizar a frota de veículos é uma das estratégia de redução de custo. FURNAS vem integrando na sua frota Veículos Elétricos (VE). VANTAGENS:  Substituir veículos mais envelhecidos, contribui significativamente para a redução de gastos com manutenção;  A padronização resultou em ganho de escala, na compra de veículos, peças e serviços, pelo maior poder de barganha juntos aos fornecedores; Quanto ao Veículo Elétrico:  Baixo custo de abastecimento (R$ 0,08/km);  Autonomia de 100 quilômetros (Recarga em 8h); e  Alinhamento com a política de Sustentabilidade (emissão de CO2 0%).

12 ESPECIALIZAÇÃO DE MOTORISTAS E EQUIPE MECÂNICA FURNAS promove cursos e outras ações para o aprimoramento de competências, tais como:  Direção Estratégica de Veículos;  Especialização para Mecânicos; e  Guia de Instruções para Motoristas, incluído procedimentos de ordem econômica.

13 MONITORAMENTO E RASTREAMENTO DE VÉÍCULOS (EM ANDAMENTO) Ferramenta eletrônica instalada nos veículos cujas funcionalidades são:  Monitorar o modo como o motorista conduz o veículo, apontando abusos de velocidade ou vícios de direção;  Bloquear e rastrear o funcionamento em caso de roubo; e  Rastrear em casos de desvios de rota.

14 INDICADORES DA FROTA DE FURNAS – 2012 TIPO DE VEÍCULOQTDE KM RODADOCUSTO MANUTCUSTO P/ KM IDADE MÉDIA Automóvel ,750,417 Caminhão ,921,2513 Caminhonete ,260,627 Furgão ,640,476 Micro-ônibus ,710,898 Moto ,730,288 Ônibus ,701,5824 Pick-up ,460,6512 Trator ,9410,9812 Utilitário ,630,5011 Total ,740,699,61

15 Renato Sardenberg GERÊNCIA DE SERVIÇOS GERAIS – GSG.A (21) (21)


Carregar ppt "GESTÃO DE TRANSPORTES AÇÕES PARA REDUÇÃO DE CUSTOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google