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CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE 1 a SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL Dados oficiais de rendimento escolar e escolar e importância da importância daalfabetização.

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1 CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE 1 a SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL Dados oficiais de rendimento escolar e escolar e importância da importância daalfabetização

2 Dependência Administrativa Total 1 a a 4 a 5 a a 8 a 1a1a 2a2a 3a3a 4a4a 5a5a 6a6a 7a7a 8a8a Estadual 16,512,619,619,710,99,59,622,922,118,713,8 Federal 8,76,3 8,93,87,1 6,77,4 5,613,0 8,8 7,9 Municipal 13,111,814,817,110,98,49,717,516,914,07,8 Particular 3,62,94,24,02,62,12,63,64,54,24,7 Total 13,911,516,517,210,38,49,119,218,715,810,9 Taxa de Reprovação por dependência administrativa, segundo a série Ensino Fundamental – RS – 2003 Fonte: DINF/DEPLAN/SE/RS – Dados Finais Censo Escolar 2004 – SIED/MEC

3 Dependência Administrativa Total 1 a a 4 a 5 a a 8 a 1a1a 2a2a 3a3a 4a4a 5a5a 6a6a 7a7a 8a8a Estadual 3,91,85,72,81,3 1,64,65,76,36,2 Federal 0,0 6,00,0 Municipal 3,82,26,02,61,52,22,67,05,56,15,2 Particular 0,3 0,20,70,20,10,2 0,3 Total 3,61,95,32,51,31,72,05,35,25,75,2 Taxa de Abandono por dependência administrativa, segundo a série Ensino Fundamental – RS – 2003 Fonte: DINF/DEPLAN/SE/RS – Dados Finais Censo Escolar 2004 – SIED/MEC

4 Ano Brasil Região SulRio Grande do Sul Estadual MunicipalEstadualMunicipalEstadualMunicipal ,717,9 14,021,018, ,117,9 12,920,919, ,417,717,412,319,316, ,717,1 Taxa de Reprovação – 1 a série do Ensino Fundamental Brasil, Sul e RS – Dependência administrativa: estadual e municipal 2000 a 2003 Fonte: DINF/DEPLAN/SE/RS – Dados Finais Censo Escolar 2004 – SIED/MEC

5 Ano Brasil Região SulRio Grande do Sul ,010,913, ,910,212, ,110,012, ,7 9,611,6 Taxa de Distorção Idade-série – 1 a série do Ensino Fundamental Brasil, Sul e RS – Dependência administrativa: estadual 2000 a 2003 Fonte: DINF/DEPLAN/SE/RS – Dados Finais Censo Escolar 2004 – SIED/MEC

6 Aperfeiçoar todos os aspectos da qualidade da educação e assegurar a excelência de todos eles, de modo a que resultados de aprendizagem reconhecidos e mensuráveis sejam atingidos por todos, especialmente em termos de alfabetização, conhecimentos matemáticos e habilidades essenciais para a vida. (6° objetivo) EDUCAÇÃO PARA TODOS – Objetivos de Dacar/2000

7  PROFESSORES  HORAS LETIVAS  MATÉRIAS BÁSICAS  PEDAGOGIA (métodos)  LÍNGUA  MATERIAIS DIDÁTICOS  PRÉDIOS ESCOLARES  LIDERANÇA MELHOR APRENDIZADO – o que deve ser enfocado Relatório EPT 2005

8 A alfabetização é a ferramenta fundamental para o domínio de outras disciplinas, sendo, também, uma das melhores formas de prever o sucesso da aprendizagem a longo prazo. A leitura deve ser área prioritária nos esforços para melhorar a qualidade do ensino básico, principalmente para os alunos de ambientes mais carentes. MELHOR APRENDIZADO – o que deve ser priorizado Relatório EPT 2005

9 MELHOR APRENDIZADO Outras evidências apontadas em pesquisas  Ambiente educativo  Formas de avaliação  Participação da família e da comunidade  Trabalho coletivo  Acesso, permanência e sucesso na escola  Incremento à sociabilidade e à construção do sentido de pertencimento

10 PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – PNE (Lei /01) Ensino Fundamental Regularizar o fluxo escolar reduzindo em 50%, em cinco anos, as taxas de repetência e evasão, por meio de programas de aceleração da aprendizagem e de recuperação paralela ao longo do curso, garantindo efetiva aprendizagem. Meta 3

11 •É pedagógica: baseia-se em premissas equivocadas (o aluno aprenderá se tomar o mesmo caminho pela 2 a vez) •É social: reforça o círculo vicioso das baixas expectativas •É administrativa e financeira: significa enorme desperdício de recursos Rosa Maria Torres REPROVAÇÃO

12  O aluno aprende pela repetição  Controle e contenção da conduta dos alunos como preocupação central  Expectativa dos professores quanto ao aluno ideal  Relação entre a escola e a família pouco cooperativa  Professores consideram o aluno como o principal responsável pelo seu fracasso Mecanismos seletivos da escola

13 FALHA DO ALUNO OU DO SISTEMA? REPROVAÇÃO

14 A causa do fracasso não está exclusivamente em um único dos fatores possíveis: nem só no professor, nem nos métodos, nem nos recursos, nem na escola e nem no sistema. Está no sistema e nos métodos e nos recursos e na avaliação e... Beatriz Vargas Dorneles – FACED/UFRGS

15 FRACASSO NA 1 a SÉRIE • Principais causas apontadas  As salas de aula continuam divididas entre os “que vão” e os “que não vão”  Os professores necessitam de oportunidades de formação  As escolas não têm condições de oferecer reforço e atendimento especial aos alunos que não aprendem  Os professores não assumem compromisso com a alfabetização ao longo dos anos iniciais do EF  As turmas são muito numerosas e faltam recursos didáticos  As escolas não conseguem atrair os pais para o trabalho conjunto  Adotou-se a prática da promoção automática...

16 Para problemas complexos, históricos, multifacetados e crônicos, não existem saídas simples. Esse é o desafio a ser enfrentado em um projeto político e pedagógico coletivo e transformador: a construção de uma escola verdadeiramente democrática e acessível a todos. Beatriz Vargas Dorneles – FACED/UFRGS Qual é a solução?

17 Na escola para todos é permitido ter dificuldades, só não é permitido que se renuncie à busca de uma solução, de uma convivência ou de uma gestão dessas dificuldades. Lino de Macedo - USP Escola Pública


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