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PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES Sejam bem vindos.

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Apresentação em tema: "PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES Sejam bem vindos."— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES Sejam bem vindos

2 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES ApresentaçõesApresentações Facilitador:  Breve identificação do apresentador (nome, cargo, ligação com o projeto, etc) e das pessoas que fazem parte da instituição e que estiverem presentes.

3 ContratoContrato Informações gerais:  Horários;  Uso de celulares.  Funcionamento do programa  Etc. DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES

4 IntegraçãoIntegração

5 “Em crise não há liderança partilhada, quando o barco está afundando o capitão não pode convocar uma reunião para ouvir as pessoas, tem de dar ordens. Esse é o segredo da liderança: saber em que situações deve agir como chefe e em que situações atuar como parceiro”. Peter Drucker DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES

6 A liderança atual tem um novo perfil e o líder que almeja o sucesso precisa estar atualizado com as tendências de mercado Por que falar em liderança: DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES

7 objetivos, orientação para a ação, auto- confiança, relacionamento humano, criatividade e inovação, flexibilidade, tomada de decisões e padrões de desempenho. Focos do líder: DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES

8 ANTIGO PARADIGMA (de) PARADIGMA ATUAL (para) GerenteLíder imposiçãopersuasão carreiramissão objetivosvisão compartilhada medoconfiança individualidadeespírito de equipe Fixoadaptáveis Rígidoflexíveis

9 Visão compartilhadaInteligência emocionalConhecimento profundoInteligência espiritual PILARES DA NOVA LIDERANÇA Todos devem se sentir parte da visão de futuro da organização Capacidade que o líder tem em lidar com suas próprias emoções. Conhecimento do seu negócio, como também de todas as forças que possam influenciar seus resultados. Os colaboradores seguirão líderes confiáveis, transparentes e que acima de tudo são justos e que possuem fé.

10 LIDERANÇA PELO EXEMPLO LIDERANÇA

11 “Você alcançou excelência como líder quando as pessoas o seguem aonde for, mesmo que por mera curiosidade” (Colin Powell) (Colin Powell) EXEMPLO

12 •O que é liderança para você? DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES

13 A liderança pode ser definida como uma influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos. Conceito: DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES

14 Liderar é... Como comandar uma orquestra. É preciso facilitar, incentivar, inovar, harmonizar, conhecer e assim, apresentar resultados fabulosos vindos de pessoas normais. É despertar o orgulho de fazer parte de um grupo. Conceito: DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES

15 Apresentar resultados fabulosos Liderar é: DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES

16 Apresentar resultados fabulosos Liderar é: DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES THE VOCA PEOPLE Grupo músico-teatral israelense que canta e faz percussões vocais. O som deles vai desde Bach até Madonna.

17 Orquestra Popular da B. do Hemetério e Maestro Forró Liderar é: DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES

18 Facilita? Incentiva? Inova?Harmoniza? Conhece? Resultadosfabulosos? Despertaorgulho? Serve de exemplo? Maestro Forró

19 Facilita? Incentiva? Inova?Harmoniza? Conhece? Resultadosfabulosos? Despertaorgulho? Serve de exemplo? VOCÊ

20 Como é você enquanto líder? Reflexão: DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES

21 EXEMPLO DE LÍDER Sua personalidade: •Confiante, •Portadora de uma vontade de ferro, •Determinada, •Decidida. Margaret Thatcher Ex-primeira-ministra

22 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES EXEMPLO DE LÍDER Seu comportamento: Luta,Ética,Ousadia,Determinação,Confiança. João Carlos Paes Mendonça Empresário

23 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES EXEMPLO DE LÍDER Seu comportamento: DedicaçãoPerseverança Vontade de atingir os objetivos Ayrton Senna da Silva Piloto de F-1

24 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES Este paraibano ilustre é um líder? Ariano Suassuna

25 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES EXEMPLO DE LÍDER Um exemplo de líder é... Seu exemplo de líder

26 Se você tivesse que definir, em apenas uma palavra, o que torna essa pessoa um grande líder, qual palavra seria essa? Reflexão: DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES

27 Para mim, para que eu possa servir de exemplo é necessário ter um grande potencial de ……………. E o meu nível está …………... Para melhorar ou aperfeiçoar essa característica preciso fazer …………. Reflexão: DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES

28 Escreva cinco características, atributos, comportamentos ou hábitos que fazem dessa pessoa um modelo de liderança para você. Para servir de exemplo: DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES

29 O líder deve: Agir com senso de urgência; Estabelecer grande expectativa de performance e dar suporte para que todos atinjam aos resultados esperados; Considerar clientes externos e/ou internos nas decisões e ações; Encorajar a colaboração entre as pessoas e tomar as decisões que são melhores para o projeto. Para servir de exemplo: DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES

30 O líder deve: Criar idéias e processos e apoiar outros a tentar novos caminhos; Ser pró-ativo em prover oportunidades de desenvolvimento para outros; Dar constante feedback. Para servir de exemplo: DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES

31 O líder deve: Compartilhar seu ponto de vista e opiniões, mesmo quando possam ser negativas e impopulares; Encorajar a livre troca de informações e opiniões; Estar sempre pronto a solicitar ajuda e a ajudar os outros. Para servir de exemplo: DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES

32 O líder deve: Respeitar opiniões e demonstrar sensibilidade às diferenças culturais; Concentrar energia no que pode pessoalmente fazer; Assumir responsabilidade pelas falhas; Não agir como vítima; Conhecer as contribuições que outros dão e as reconhecer. Para servir de exemplo: DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES

33 O líder deve: Dar créditos a pessoas específicas ou a times; Possuir atitude de vencedor e despertar a paixão por vencer; Demonstrar consistência entre princípios, valores e comportamentos; Criar um ambiente de confiança e aprendizado. Para servir de exemplo: DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES

34 O líder deve: Pensar grande; Ter uma missão importante; Possuir elevado senso ético; Dominar as mudanças; Ser sensível; Assumir riscos. Para servir de exemplo: DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES

35 O líder deve: Saber tomar decisões; Saber usar sabiamente seu poder; Comunicar-se com efetividade; Ser um criador de equipes; Ser corajoso; Envolver-se. Para servir de exemplo: DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES

36 Na sua opinião, o que é mais importante para que um líder possa servir de exemplo? Para servir de exemplo: DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES

37 Plano de ação Para servir de exemplo: DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES

38 FASES DA LIDERANÇA PERSONALIDADE DESENVOLVIMENTO PRODUÇÃO PERMISSÃO POSIÇÃO Imposição. vontade Colheta união Personalidade – O líder é respeitado e seguido por todos devido o que representa. É a maior e mais madura de todas as fases, bem como a fase de maior responsabilidade. representatividade Desenvolvimento – O líder está mais seguro e começa a se dedicar a formar a formação de novos líderes, cooperando, dessa forma, para o desenvolvimento de cada integrante da equipe. Produção- É a fase de colher os frutos do trabalho. Logo se perceberá que, com pouco esforço a união resolverá facilmente os problemas do cotidiano, sobrando mais espaço para a produtividade. Permissão- os liderados lhe dão permissão para que você seja o líder da equipe, devido ao seu carisma. As pessoas o seguem porque querem. Um grande exercício para testar essa fase da liderança, é sair do seu ambiente de trabalho e perceber se ainda assim você será visto como um líder. Posição- Liderança por imposição, ou seja, os liderados o respeitam apenas por uma circunstância hierárquica. Assim, as pessoas acabam o seguido por uma mera obrigação.

39 ESTILOS DE LIDERANÇAS Estilo Autocrático •Apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo. Estilo Democrático •As diretrizes são debatidas pelo grupo, que é estimulado e assistido pelo líder. Estilo Livre (Laissez-faire) Há liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder.

40 ESTILO DE LIDERANÇAS Qual o seu estilo? Quais os pontos positivos? Quais os pontos passivos de melhoria?

41 FUNÇÕES DO LÍDER DE ACORDO COM O ESTILO Estilo Autocrático •Dá ordens •Verifica o cumprimento das ordens dadas

42 FUNÇÕES DO LÍDER DE ACORDO COM O ESTILO Estilo Democrático •Coordena o trabalho das pessoas •Inspira o grupo para decisões inteligentes •Esclarece e explora os valores de cada um •Procura tornar produtivo o trabalho

43 FUNÇÕES DO LÍDER DE ACORDO COM O ESTILO Estilo Livre •Distribuir tarefas •Fornecer informações quando solicitadas

44 ATUAÇÃO DO LÍDER DE ACORDO COM O ESTILO DO LIDERADO Estilo Autocrático Para pessoas que não gostam de colaborar. Só trabalham quando existe a autoridade do líder. Precisam ser mobilizadas com frequencia.

45 Estilo Democrático ATUAÇÃO DO LÍDER DE ACORDO COM O ESTILO DO LIDERADO Para pessoas que facilmente colaboram. Cumprem com seus deveres sem que precisem de cobranças. Estão ajustadas ao trabalho e a equipe

46 Estilo Livre ATUAÇÃO DO LÍDER DE ACORDO COM O ESTILO DO LIDERADO Para pessoas que podem trabalhar com o mínimo de orientação, que são inteligentes e competentes e gostam de trabalhar individualmente

47 CARACTERÍSTICAS DO LÍDER MODERNO Quais são elas? (Escreva três)

48 CARACTERÍSTICAS DO LÍDER MODERNO Visão de Mundo Atitude Positiva Visão do Todo Ousadia, capacidade de assumir riscos Capacidade de negociar diplomaticamente Abertura para as possibilidade das novas tecnologias “ Cabeça Estratégica” Integridade, autenticidade Competência em Fazer Acontecer Habilidades Humanas Refinadas Capacidade de Gerenciar Mudanças Velocidade em aprender Postura Cidadã Coerência Bom Senso Holístico

49 CARACTERÍSTICAS DO LÍDER MODERNO Ecológico: -É bom para a empresa? - É bom para a equipe? - É bom para o mundo? - É bom para mim?

50 LIDERCHEFE inovaadministra desenvolvemantém criaimita questionaaceita/não aceita confia nas pessoasdepende de controles. focaliza as pessoasfocaliza o sistema e a estrutura. é seu próprio comandante é o clássico bom soldado. educatenta condicionar DIFERENÇAS ENTRE LÍDER E CHEFE Liderar não é chefiar. Liderar é influenciar pessoas, chefiar é manter sistemas e processos

51 ATRIBUTOS DO LÍDER Disposição para tentar o que não foi tentado antes; Auto motivação; Percepção aguçada do que é justo; Planos definidos; Perseverança nas decisões; O hábito de fazer mais do que aquilo pelo qual se é pago.

52 ATRIBUTOS DO LÍDER Personalidade positiva; Empatia; Domínio de detalhes; Disposição para assumir plena responsabilidades; Socialização; Profunda crença em seus princípios.

53 FERRAMENTAS DO LÍDER -Persuasão; -Paciência; -Sensibilidade.

54 FERRAMENTAS DO LÍDER - Aprendizado; - Aceitação; - Gentileza.

55 FERRAMENTAS DO LÍDER - Abertura; - Sinceridade; - Consciência; - Idoneidade.

56 Dicas: MOTIVAÇÃO DE EQUIPE -Incentive o trabalho em equipe; -Acompanhe cada projeto pessoalmente; -Analise os sentimentos dos seus liderados; -Celebre os resultados positivos; -Reconheça as vitórias (profissional ou pessoal); -Escute sempre.

57 Dicas: MOTIVAÇÃO DE EQUIPE -Delegue e confie responsabilidades à equipe. -Reúna-se com o seu pessoal. -Avalie o desempenho e competência e nunca a pessoa; -Conheça cada um dos seus liderados (aspirações, gostos, etc); -Lembre-se que o papel do líder e seu estilo de liderança são fatores primordiais para desenvolver a satisfação, elevar a auto-estima e contribuir para a motivação da equipe.

58 Dicas: MOTIVAÇÃO DE EQUIPE - Dê feedback continuamente; - Nunca transfira a sua responsabilidade; - sirva de exemplo.

59 Visão do lider: ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS Conflitos são processos de evolução, necessários ao crescimento e desenvolvimento de pessoas dentro das organizações

60 Causas: ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS •Interdependência de funções •Indefinição das regras de funcionamento •Interdependência de recursos •Sistema de recompensas competitivas •Mudança

61 Análise do conflito: ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS •Natureza do Conflito •Fatores Subjacentes •Informação •Percepção •Status •Personalidade •Estágio de Evolução

62 Efeitos positivos do conflito: ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS • Clarifica os assuntos; • Facilita a inovação, a mudança e a adaptação; • Liberta tensões; • Aprendizagem através do confronto de idéias.

63 Efeitos negativos do conflito: ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS • Destrói a moral das organizações; • Decresce o nível de satisfação; • Provoca impasse e atraso no processo decisório; • Gera clima paranóico; • Arruína a carreira a algumas pessoas.

64 Importante: ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS • O conflito é uma realidade da vida organizacional. • A negociação é o processo através da qual as partes em conflito alcançam uma decisão em conjunto; • A Negociação e o Conflito ocorrem nos mais diversos planos da vida privada, social, econômica e organizacional a todo o momento.

65 Diversidade: QUESTÕES ATUAIS Conceito: O que é diversidade para você?

66 Diversidade: QUESTÕES ATUAIS O que é diversidade para o seu grupo? Conceito:

67 Diversidade: QUESTÕES ATUAIS Conceito: São os diversos conjuntos heterogêneos formados por pessoas que se distinguem de outras, por algum fator, mais visível ou menos visível, e que formam a sociedade humana.

68 DIMENSÃO PRIMÁRIA DIMENSÃO SECUNDÁRIA Gênero Raça Atributosfísicos Idade Experiência Formação Estadocivil Localidade Educação Renda ExperiênciaMilitar Crençaspolíticas DIMENSÕES DA DIVERSIDADE

69 Diversidade: QUESTÕES ATUAIS Por que falar de diversidade: Existem diferenças marcantes, além do “choque de gerações”. Surgimento da internet. A globalização. Mudança no perfil demográfico da população.

70 Diversidade: QUESTÕES ATUAIS Por que falar de diversidade: Mudanças na força de trabalho; Crescimento das forças de trabalho das minorias; Organizações atuando em mercados globais; Alteração comportamental da sociedade; Organizações com foco na diversidade obtém impacto em outras áreas.

71 Diversidade: QUESTÕES ATUAIS Vantagem competitiva: “O Brasil é reconhecidamente uma nação multiétnica que consolidou em sua formação a curiosa mistura de elementos europeus, índios e africanos, e que culturalmente soube integrá-los como talvez nenhuma outra nação fez”.

72 Diversidade e vantagem competitiva: QUESTÕES ATUAIS Fonte: IBGE

73 Diversidade e vantagem competitiva: QUESTÕES ATUAIS Fonte: IBGE

74 Diversidade e vantagem competitiva: QUESTÕES ATUAIS Fonte: IBGE

75 Cenário atual: QUESTÕES ATUAIS Fonte: “Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas do Brasil e Suas Ações Afirmativas” (Instituto Ethos e Ibope).

76 Cenário atual: QUESTÕES ATUAIS Fonte: “Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas do Brasil e Suas Ações Afirmativas” (Instituto Ethos e Ibope).

77 Diversidade: QUESTÕES ATUAIS Cenário atual: • Quanto mais alto o nível hierárquico, menor a representatividade da mulher; • Situação idêntica para o negro; • 14,5% da população ativa declara algum tipo de deficiência; • São poucas as empresas voltadas à diversidade.

78 Diversidade: QUESTÕES ATUAIS Atuação do líder: • Realizar acompanhamento da demografia organizacional; • Adotar a diversidade como um parâmetro orientador de todas as políticas de RH; • Tornar ou sugerir que desempenho da diversidade faça da avaliação periódica de todos os gestores e colaboradores.

79 Diversidade: QUESTÕES ATUAIS Atuação do líder: • Promover ações de treinamento e comunicação regulares, sobre o assunto; • Dimensionar a necessidade de apoio externo e contratar especialistas para implementar políticas de diversidade; •Reforçar as relações comunitárias da empresa.

80 Diversidade: QUESTÕES ATUAIS Atuação do líder: • Buscar promover a cultura da diversidade entre as empresas do setor de atuação; • Comprometer-se a contratar e promover pessoas com experiências e perspectivas diferentes; • Disseminar a política de diversidade entre os stakeholders. • Assegurar que os princípios da diversidade orientam as campanhas de publicidade e marketing.

81 Diversidade: QUESTÕES ATUAIS Dicas para implantação de programa: •Abandonar a idéia de filantropia e ligar a questão ao planejamento estratégico; • Contar com apoio de toda a companhia, sobretudo, da alta liderança,inclusive com recursos ; • Ter um mapeamento quantitativo da diversidade na empresa.

82 Diversidade: QUESTÕES ATUAIS Dicas para implantação de programa: • Definir metas de diversidade a serem alcançadas e o que é possível fazer em curto, médio e longo prazos. • Incorporar a diversidade como um valor essencial adotado pela empresa.

83 Diversidade: QUESTÕES ATUAIS Dicas para implantação de programa: • Recrutar o pessoal de formas e fontes diversas; • Proporcionar treinamento sobre a diversidade; • Recompense as gerências por promover a diversidade.

84 Diversidade: QUESTÕES ATUAIS Exercício: Somos consultores e fomos contratados pela filial de Campina Grande de uma empresa com sede no sudeste do país, mas com atuação em várias capitais, para implantarmos um programa de gestão da diversidade, moderno, atraente e abrangente.

85 Diversidade: QUESTÕES ATUAIS Exercício: O programa deve contemplar ações voltadas às mulheres, diversas etnias e religiões, faixa etária (boa idade/aposentados e estagiários/aprendizes), orientação sexual e deficientes físicos, etc. e ser aplicado a realidade dos participantes.

86 Recente interesse de estudo. Retorno do interesse pela ética. Exemplos na história: Martin Luther King, John F. Kennedy e Franklin D. Roosevelt Liderança e moral: QUESTÕES ATUAIS

87 •Líderes sem ética e o poder; •Líderes éticos e o servir ao outro; •Liderança e integridade. Liderança e moral: QUESTÕES ATUAIS

88 •O conteúdo das metas do líder: •As estratégias propostas são moralmente aceitáveis? •Um líder deve ser considerado eficaz se conseguir o sucesso da empresa através da comercialização de produtos que ameaçam a saúde de seus consumidores? •Um líder militar pode ser considerado bem-sucedido ao vencer uma guerra que nem devia ter sido declarada?. Liderança e moral: QUESTÕES ATUAIS

89 •Auto-convivencialidade Convivencialidade: QUESTÕES ATUAIS

90 Convivencialidade: •É a qualidade da convivência. •É um padrão de atitude em relação ao outro e a si mesmo. •É fazer-se presente ao outro. •Enfim, ser convivencial para com o outro é reconhecê-lo como “legítimo outro”. (Maturana)

91 Convivencialidade: QUESTÕES ATUAIS • Muda o foco. • Incentiva a confiança, transparência, propósito e valores compartilhados  qualidade nos relacionamentos pessoais. Estimula a prática do “dividir para multiplicar”.

92 Convivencialidade e liderança: QUESTÕES ATUAIS O LÍDER DEVE: Reconhecer e aceitar o outro. Tratar o outro como gostaria de ser tratado. Desenvolver a abertura, ouvindo, percebendo e não julgando. Respeitar o outro. Sair da verticalidade. Desenvolver a auto-segurança.

93 Convivencialidade e liderança: QUESTÕES ATUAIS O LÍDER DEVE GERAR NA EQUIPE: Bom nível de desapego; Clima democrático; Entusiasmo; Complementariedade; Visão dos objetivos.

94 Convivencialidade e liderança: QUESTÕES ATUAIS ATENÇÃO: Ser convivencial X “bonzinho”.

95 Responsabilidade Social e sustentabilidade: QUESTÕES ATUAIS Premissas: A imagem da empresa tem papel importante; Os consumidores estão mais exigentes; Os acionistas exigem mais informações do que os habituais relatórios financeiros; A competitividade baseada no conhecimento obriga à retenção/atração de pessoal qualificado.

96 Responsabilidade Social e sustentabilidade: QUESTÕES ATUAIS Os líderes precisam saber que: • A empresa competitiva é a empresa sustentável; • As empresas vencedoras de hoje são as que sabem que são impactadas pelos stakeholders; • As que sabem empregar recursos cognitivos; • As que adotam valores éticos como identidade.

97 Responsabilidade Social e sustentabilidade: QUESTÕES ATUAIS Os líderes precisam saber que: A integração voluntária de preocupações sociais e ambientais nas suas operações e na sua interação com as partes interessadas deve fazer parte da sua rotina. Cumprir as determinações legais não é um modelo da responsabilidade social.

98 Responsabilidade Social e sustentabilidade: QUESTÕES ATUAIS Os líderes precisam saber que: A responsabilidade pode ser adotada por três razões: * Coerção, quando a organização é pressionada * Conveniência, quando a org. apenas apresenta ações isoladas * Convicção, implica adoção de política de RS que inclua todas as áreas e pessoas da organização. Nota: Se os colaboradores não souberem o que é a RS da empresa onde trabalham, é sinal de que ela não é socialmente responsável, pois a Responsabilidade Social começa internamente

99 Responsabilidade Social e sustentabilidade: QUESTÕES ATUAIS Os líderes precisam saber que: A organização sustentável pressupõe uma atuação eficaz em duas dimensões: – a gestão de responsabilidade interna (endomarketing) – e a gestão de responsabilidade externa (marketing social).

100 Responsabilidade Social e sustentabilidade: QUESTÕES ATUAIS Os líderes precisam saber que: • A Responsabilidade Social exige uma identificação dos múltiplos stakeholders, o que implica uma gestão participada; • Responsabilidade Social não significa apenas retorno para o acionista, mas valor para todas as partes interessadas; E que os objetivos são econômicos, ambientais e sociais.

101 Responsabilidade Social e sustentabilidade: QUESTÕES ATUAIS Ganhos potenciais: • Opinião Pública; • Posição no Mercado; • Motivação dos colaboradores; • Conformidade Legal; • Sustentabilidade.

102 Responsabilidade Social e sustentabilidade: QUESTÕES ATUAIS Ganhos potenciais: • > produtividade, > empenho, > criatividade e

103 Responsabilidade Social e sustentabilidade: QUESTÕES ATUAIS Ganhos potenciais: • Reforço da imagem junto de clientes; • < custos judiciais; • Retenção de melhores talentos; • >acesso ao crédito, etc.

104 Responsabilidade Social e sustentabilidade: QUESTÕES ATUAIS Exercício: • Qual o balanço que você faz do trabalho de responsabilidade social da sua empresa? O que você pode fazer para otimizar esse resultado?

105 Assédio moral: QUESTÕES ATUAIS

106 Assédio moral: QUESTÕES ATUAIS Conceito: • Exposição do trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.

107 Assédio moral e comportamento do líder: QUESTÕES ATUAIS Atos: • Praticam ações humilhantes; • Ridicularizam publicamente seus liderados; • Denigrem a imagem; • Conseguem aliados; • Passam de perseguidores a vítimas; • Algumas vezes forçam o profissional a desistir do emprego.

108 Assédio moral e comportamento do líder: QUESTÕES ATUAIS Atos: • Tem o desejo de humilhar; • Sente prazer em sentir a sensação de poder sobre o outro. • Chegam a criar adeptos; • Uso de uma pseudo força.

109 Perfil do agressor: QUESTÕES ATUAIS Superiores hierárquicos e pares Autoritários Inseguros Narcisistas

110 Assédio moral: exemplos QUESTÕES ATUAIS Gestos, condutas abusivas e constrangedoras; humilhar, inferiorizar, amedrontar, menosprezar ou desprezar, ironizar, difamar, ridicularizar, contar piadas relacionadas ao sexo; ser indiferente à presença do outro, estigmatizar os adoecidos pelo e para o trabalho, colocar em situações vexatórias; falar baixinho acerca da pessoa.

111 Assédio moral: exemplos QUESTÕES ATUAIS rir daquele que apresenta dificuldades, não cumprimentar, sugerir que peçam demissão; dar tarefas sem sentido ou que jamais serão utilizadas ou mesmo que irão para o lixo, dar tarefas através de terceiros ou colocar em sua mesa sem avisar; controlar o tempo de idas ao sanitário, tornar público algo íntimo do subordinado, não explicar a causa da perseguição, difamar, ridicularizar.

112 Atualizando a liderança: UM NOVO OLHAR Novo paradigma de gerenciamento. preço = custo+margemvalor = clientes + capital intelectual De: Para:

113 Novas competências exigidas dos líderes UM NOVO OLHAR  Equilíbrio da vida pessoal e profissional;  Compromisso com a sustentabilidade;  Ser generalista e líder;  Sem acomodação;  Ser visionário;  honestidade;  Busca de novos e amplos conhecimentos.

114 Novas competências exigidas dos líderes UM NOVO OLHAR  Saber lidar com o poder;  Ter capacidade de adaptação;  Incentivar a diversidade;  Delegar;  Saber gerir pessoas.

115 Outras competências exigidas dos líderes UM NOVO OLHAR COMPETENCIAS% Liderança67 Pensamento estratégico53 Comunicação53 Estímulo ao trabalho e equipe47 Visão47 Capacidade de motivar46 Fonte: Revista Época Negócios

116 COMPETÊNCIAS% Capacidade de comprometer42 Capacidade de gerenciar38 Determinação33 Habilidades interpessoais32 Criatividade24 Gestão das próprias expectativas18 Outras competências exigidas dos líderes UM NOVO OLHAR Fonte: Revista Época Negócios

117 Comportamentos a serem eliminados: UM NOVO OLHAR  Obsessão por resultados.  Liderança carismática.

118 As quatro dimensões do auto-aperfeiçoamento: UM NOVO OLHAR  Aprenda pela experiência, tratando os outros de modo construtivo e mantendo-se calmo sob pressão;  Procure experimentar coisas novas;  Aperfeiçoamento da confiança;  Praticar a isenção.

119 Desenvolvendo habilidades: UM NOVO OLHAR  Identifique os desafios que a empresa enfrenta e as capacitações necessárias;  Crie uma estratégia de liderança;  Desenvolva metas específicas;  Avalie rotineiramente os resultados.

120 AS RESPONSABILIDADES DO LÍDER Transformar fraquezas aparentes em forças poderosas. Proporcionar mudanças no pensamento e no comportamento próprio e dos membros da sua equipe.

121 POLÊMICAPOLÊMICA OS HOMENS SÃO LÍDERES MELHORES DO QUE AS MULHERES •Atualmente, a flexibilidade, o trabalho em equipe, a confiança e o compartilhamento de informações substituíram as estruturas rígidas, o individualismo competitivo e o controle. Os melhores líderes são aqueles que escutam, motivam e oferecem seu apoio. •Quem faz isso melhor?

122 AUTO-AVALIAÇÃOAUTO-AVALIAÇÃO

123 ATITUDESPALAVRAS-CHAVES Crença na própria capacidade de liderançaAuto-estima Crescimento pessoal permanenteAutodesenvolvimento Quebra de resistência, de preconceitos. Abertura ao novo. Ousadia e flexibilidade. Inovação/ criatividade Ausência de falsidade, esperteza, cinismo, politicagem. Respeito ao ser humano e a todas as formas de vida. Ética

124 ATITUDESPALAVRAS-CHAVES Interesse pelo bem comum e pelo desenvolimento da comunidade. Iniciativa de organização social Participação cidadã Trabalho em equipe, ajuda mútua, parcerias. Crença no potencial de construção de grupo Cooperação e empreendedorismo

125 ATITUDESPALAVRAS-CHAVES Aceitação e respeito às diferentes crenças, opiniões, raças e posições políticas. Tolerância Aceitação dos diversos pontos de vista, com tomada de decisões levando em conta várias formas de perceber a situação. Modificação da postura de ter que “vencer a discussão” e “ter razão sempre” Diálogo

126 ATITUDESPALAVRAS-CHAVES Capacidade de compartilhar os sentimentos e as necessidades das outras pessoas, como se estivesse na situação e nas circunstâncias experimentadas por elas Empatia Visão ampliada. Compreensão de que tudo está inter-relacionado Visão sistêmica

127 ATITUDESPALAVRAS-CHAVES É preciso que o líder se empolgue com uma idéia, demonstre que acredita em seu potencial e no de seus seguidores. Cabe a ele instaurar um clima de entusiasmo e a confiança entre os liderados Entusiasmo e confiança Não basta que o líder faça um discurso vibrante. Ele tem que liderar pelo exemplo e demonstrar sério comprometimento com o que faz e diz. Coerência

128 Somos gratos por sua participação! PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LIDERES


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