A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ECOLOGIA Prof.: Natacha P. Gama Capítulo:2. DEFINIÇÃO DE ECOLOGIA  É O RAMO DA BIOLOGIA QUE ESTUDA OS SERES VIVOS E SUAS RELAÇÕES SER VIVO MEIO AMBIENTE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ECOLOGIA Prof.: Natacha P. Gama Capítulo:2. DEFINIÇÃO DE ECOLOGIA  É O RAMO DA BIOLOGIA QUE ESTUDA OS SERES VIVOS E SUAS RELAÇÕES SER VIVO MEIO AMBIENTE."— Transcrição da apresentação:

1 ECOLOGIA Prof.: Natacha P. Gama Capítulo:2

2 DEFINIÇÃO DE ECOLOGIA  É O RAMO DA BIOLOGIA QUE ESTUDA OS SERES VIVOS E SUAS RELAÇÕES SER VIVO MEIO AMBIENTE

3

4 NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO CÉLULA CITOLOGIA TECIDO HISTOLOGIA ÓRGÃO/SIST. ANATOMIA INDIVÍDUO POPULAÇÃO CONJUNTO DE INDIVÍDUOS DE UMA MESMA ESPÉCIE ÁREA/VOLUME BIOSFERA CONJUNTO DE ECOSSISTEMAS DO PLANETA TERRA ECOSSISTEMA BIOCENOSE (COMUNIDADE) + BIÓTOPO COMUNIDADE CONJUNTO DE POPULAÇÕES QUE HABITAM UM MESMA ÁREA/VOLUME

5  Biocenose ( bio = vida; topos = lugar) – Constitui os aspectos físicos e geoquímicos do meio. Ex. Solo (água, minerais); atmosfera (gases, umidade, temperatura, luminosidade).  A BIOSFERA é utilizado para designar camadas ou esferas relacionadas aos componentes abióticos da terra. (Atmosfera, hidrosfera, litosfera).  A palavra ecologia foi usada pela primeira vez pelo biólogo alemão Ernest Haeckel (1870).

6

7 A DISTRIBUIÇÃO DOS SERES VIVOS

8 A ATMOSFERA E O EFEITO ESTUFA  Apresenta 4 camadas ( troposfera, estratosfera, mesosfera e a termosfera).  A troposfera é a camada mais próxima e a que apresenta a maior parte de moléculas de gases.  O gás ozônio localiza-se na troposfera e o responsável pelo aumento da temperatura nessa camada.

9 EFEITO ESTUFA

10 OS GRANDES PADRÕES CLIMÁTICOS  Os grandes padrões climáticos estão relacionados a dois fatore:  Variação de energia solar recebida pela terra em função da latitude  Movimento de rotação e de circunvolução da terra.

11 Fatores climáticos  A radiação solar  A luminosidade do sol se distribuir por uma área menor próximo ao equador do que nos polo.  Nessa região a concentração de energia luminosa é maior e também mais aquecida.  Equador > temperatura  No polos < Temperatura

12  OBS: Nem sempre o equador irá receber os raios solares perpendicularmente. Esse fato esta relacionado com o movimento de rotação e de circunvolução da terra.  Esses movimentos determinam a localização das principais zonas climáticas: Polar, temperada e tropical.  IMAGEM DO LIVRO PAG. 38

13 Latitude  O aquecimento diferencial da terra em relação a latitude esta associado ao movimento de rotação  Modelo celular de circulação atmosférica.  A Célula de Hadley é um modelo de circulação fechada da atmosfera terrestre predominante nas latitudes equatoriais e tropicais.  As células de Hadley estendem-se desde o equador até latitudes de aproximadamente 30º, em ambos os hemisférios. Este calor é transportado em um movimento celulares.

14

15  A célula de ferrél é formada a partir dos 30º a 60ª região que apresenta muita chuva.  Entre 60º e 90º ocorre a formação das células polares.  Além de permitirem a formação das regiões polares também impede o superaquecimento da regiões tropicais nos meses mais quente e o excessivo resfriamento das regiões polares.

16 O efeito da Altitude no clima  Quanto mais alto o local menor a temperatura, isso ocorre porque o ar é rarefeito e o calor se dissipa mais rápido.  Outro motivo é que a superfície irradia calor para a atmosfera e quanto mais alto, menos intensa será essa irradiação

17 A influência dos oceanos no clima  É o oceano, muito mais que a terra, o armazém inicial da energia solar, libertada posteriormente para a base da atmosfera.  a movimentação de águas quentes à superfície atua diretamente sobre a temperatura.


Carregar ppt "ECOLOGIA Prof.: Natacha P. Gama Capítulo:2. DEFINIÇÃO DE ECOLOGIA  É O RAMO DA BIOLOGIA QUE ESTUDA OS SERES VIVOS E SUAS RELAÇÕES SER VIVO MEIO AMBIENTE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google