Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Arte Cristã-Primitiva
Catacumba (lugar onde se enterravam os mortos): na fase que antecede a oficialização do Cristianismo, os cultos eram escondidos. Não havia arquitetura ou escultura desenvolvidas. As produções artísticas se restringiam a crucifixos e símbolos como o peixe
2
Arte Cristã-Primitiva
Basílica de Santa Sabina– A produção artística se concentrava no interior, onde aconteciam os cultos. Influência da arte clássica (greco-romana) – coluna com capitel coríntio e arco romano; E arte Pagã: as pinturas no teto, vitrais, etc.
3
Arte Cristã-Primitiva
Representação de Cristo como o Bom Pastor, com influências pagãs: loiro, jovem e angelical.
4
Arte Bizantina
5
Arte Bizantina
6
Arte Bizantina
7
Arte Bizantina
8
Arte Bizantina
9
Arte Bizantina
10
Arte Bizantina
11
Arte Bizantina
12
Arte Bizantina
13
Arte Bizantina
14
Arte Bizantina
15
Arte Bizantina
16
Arte Bizantina
17
Arte Bizantina
18
Arte Bizantina
19
Arte Bizantina
20
Arte Bizantina
21
Arte Bizantina
22
Arte Islâmica (Muçulmana)
Traços estilísticos de povos conquistados Omeíades ( ) – arco em ferradura, minarete, mosaico Abássidas ( )- arcos trabalhados, Iwan, mausoléis, muqarnas e cerâmica.
23
Arte Islâmica Pérsia e Índia (Mongóis) Iwan Monumental
Dinastia Persa dos Safávidas – miniatura, tapeçaria Império Otomano – usou todas experiências arquitetônicas Artes maiores (pintura e escultura pouco desenvolvidas
24
Arte Islâmica - Cerâmica
Azulejos vidrados Tamerlão (Ásia Cnetral e Afeganistão) Calígrafo, geométrico, floral e arabesco em mosaico Colorido brilhante Decoração de igrejas Cristãs na Idade Média Pisanello e Gentile Bellini
25
Arte Islâmica - Arquitetura
Técnicas Sassândidas Ligado ao solo Turcos e mongóis Caráter pictório Ornamentos nas superfícies Discreto Friso contínuo
26
Arquitetura Colunas esguias, arcos em ferradura, cúpulas decoradas por mosaicos e arabescos Conquista de Constantinopla (1453) sistema de cúpulas Geômetra/ Arquiteto Geometria/Misticismo
27
Mosaicos Desenhos multicoloridos Simbologia numérica
Paredes recobertas Bizâncio e Pérsia Antiga Representação figurativa/ folhas, flores, letras Arabesco
28
Arte Islâmica - Tapetes
Nômades Forrar lugares sagrados, decoração, sinal de riqueza, bom gosto, material para exportação Irã, Sul da Ásia, Turquia, Cáucaso, e Ásia Central Mulheres tecem/ homens cuidam do rebanho Tintas (plantas e insetos) Turcos – oração Caucasianos – geometria
29
Arte Islâmica - Caligrafia
Unidade, beleza e poder Instrumentos: penas de junco, pincéis, tesoura, faca, tinteiro e apontador Cores: preto e marrom (+), amarelo, vermelho, azul, branco, prata e ouro Escrita transmite a mensagem de Alá Ornamental Calígrafos estimados por soberanos
30
Arte Islâmica – Pintura e Gráfica
Poucas se conservaram Afrescos e miniaturas Decorar paredes de palácios e edifícios públicos Cenas de caça e vida cotidiana da corte Influência indiana, bizantina e chinesa
31
Arte Celta
32
Arte Celta
33
Arte Celta
34
Arte Celta
35
Arte Celta
36
Arte Normanda - Bracelete
37
Broche feminino de prata
38
Ornamento – denmark museum
39
Runestone
40
Broches
41
Ship de embarcação
42
Sino
43
Helmet
44
Embarcação - Norway
45
Guerreiro
46
Utensílios
47
Pintura – séc. XVIII
48
Casa vinking
49
Pedra
50
Ao mar
51
Taça
52
Erik, o desbravador
53
Trajetória
54
Broche de serpente
55
Fadas
56
Castelo Normando
57
Casa cortada
58
Knorrs
59
Mote Blay
60
Drakkar
61
Forte
62
Castelo na Escócia
63
Navio Viking
64
Estátua de Odin
65
Vila
66
Pedra
67
Palácio em Palermo
68
Tapete
69
Tapete 2
70
Sapatos normandos
71
Guerreiro
72
Aduelas
73
Sol da meia-noite
74
Arte Carolíngia A figura política mais poderosa da Alta Idade Média foi Carlos Magno. De 760 a 814 seus exércitos assumiram o controle de extensos territórios no norte da Europa. Embora mal soubesse escrever era fluente em latim e compreendia grego. Queria que os artistas ao seu serviço expressassem não só a mensagem cristã mas também o esplendor e a importância do império Carolíngio.
75
Arte Carolíngia Encomendou diversos exemplares dos Evangelhos em latim, com gloriosas iluminuras. Parte desses trabalhos são de proporções grandiosas. Enviou artistas a Ravena, onde podiam estudar os murais e mosaicos cristãos primitivos e bizantinos, que demonstravam um desenvolvimento mais apropriado ao desenvolvimento religioso do novo império do que a arte greco-romana.
76
Arte Carolíngia Carlos talvez tenha contratado artistas gregos para trabalharem nas iluminuras de alguns de seus Evangelhos. Nelas, pode-se ver a influencia bizantina, junto com elementos da arte cristã primitiva, anglo-saxônica e germânica.
77
Arte Carolíngia – Evangelhos dourados Harley
Foi produzido no reinado de Carlos e deve seu nome a um colecionador, lorde Harley. São Mateus escreve seu evangelho num cenário emocionalmente equilibrado. Um anjo paira sobre ele com igual aprumo, expressando a mesma felicidade serena do Santo.
78
Arte Carolíngia
79
Arte Otomana
80
Arte Otomana
81
Arte Otomana – Caligrafia I
82
Arte Otomana – Caligrafia II
83
Arte Otomana - Arquitetura
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.