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Arte Cristã-Primitiva Catacumba (lugar onde se enterravam os mortos): na fase que antecede a oficialização do Cristianismo, os cultos eram escondidos.

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1 Arte Cristã-Primitiva Catacumba (lugar onde se enterravam os mortos): na fase que antecede a oficialização do Cristianismo, os cultos eram escondidos. Não havia arquitetura ou escultura desenvolvidas. As produções artísticas se restringiam a crucifixos e símbolos como o peixe

2 Arte Cristã-Primitiva Basílica de Santa Sabina– A produção artística se concentrava no interior, onde aconteciam os cultos. Influência da arte clássica (greco-romana) – coluna com capitel coríntio e arco romano; E arte Pagã: as pinturas no teto, vitrais, etc.

3 Arte Cristã-Primitiva Representação de Cristo como o Bom Pastor, com influências pagãs: loiro, jovem e angelical.

4 Arte Bizantina

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22 Arte Islâmica (Muçulmana) Traços estilísticos de povos conquistados Omeíades ( ) – arco em ferradura, minarete, mosaico Abássidas ( )- arcos trabalhados, Iwan, mausoléis, muqarnas e cerâmica.

23 Arte Islâmica Pérsia e Índia (Mongóis) Iwan Monumental Dinastia Persa dos Safávidas – miniatura, tapeçaria Império Otomano – usou todas experiências arquitetônicas Artes maiores (pintura e escultura pouco desenvolvidas

24 Arte Islâmica - Cerâmica Azulejos vidrados Tamerlão (Ásia Cnetral e Afeganistão) Calígrafo, geométrico, floral e arabesco em mosaico Colorido brilhante Decoração de igrejas Cristãs na Idade Média Pisanello e Gentile Bellini

25 Arte Islâmica - Arquitetura Técnicas Sassândidas Ligado ao solo Turcos e mongóis Caráter pictório Ornamentos nas superfícies Discreto Friso contínuo

26 Arquitetura Colunas esguias, arcos em ferradura, cúpulas decoradas por mosaicos e arabescos Conquista de Constantinopla (1453) sistema de cúpulas Geômetra/ Arquiteto Geometria/Misticismo

27 Mosaicos Desenhos multicoloridos Simbologia numérica Paredes recobertas Bizâncio e Pérsia Antiga Representação figurativa/ folhas, flores, letras Arabesco

28 Arte Islâmica - Tapetes Nômades Forrar lugares sagrados, decoração, sinal de riqueza, bom gosto, material para exportação Irã, Sul da Ásia, Turquia, Cáucaso, e Ásia Central Mulheres tecem/ homens cuidam do rebanho Tintas (plantas e insetos) Turcos – oração Caucasianos – geometria

29 Arte Islâmica - Caligrafia Unidade, beleza e poder Instrumentos: penas de junco, pincéis, tesoura, faca, tinteiro e apontador Cores: preto e marrom (+), amarelo, vermelho, azul, branco, prata e ouro Escrita transmite a mensagem de Alá Ornamental Calígrafos estimados por soberanos

30 Arte Islâmica – Pintura e Gráfica Poucas se conservaram Afrescos e miniaturas Decorar paredes de palácios e edifícios públicos Cenas de caça e vida cotidiana da corte Influência indiana, bizantina e chinesa

31 Arte Celta

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36 Arte Normanda - Bracelete

37 Broche feminino de prata

38 Ornamento – denmark museum

39 Runestone

40 Broches

41 Ship de embarcação

42 Sino

43 Helmet

44 Embarcação - Norway

45 Guerreiro

46 Utensílios

47 Pintura – séc. XVIII

48 Casa vinking

49 Pedra

50 Ao mar

51 Taça

52 Erik, o desbravador

53 Trajetória

54 Broche de serpente

55 Fadas

56 Castelo Normando

57 Casa cortada

58 Knorrs

59 Mote Blay

60 Drakkar

61 Forte

62 Castelo na Escócia

63 Navio Viking

64 Estátua de Odin

65 Vila

66 Pedra

67 Palácio em Palermo

68 Tapete

69 Tapete 2

70 Sapatos normandos

71 Guerreiro

72 Aduelas

73 Sol da meia-noite

74 Arte Carolíngia A figura política mais poderosa da Alta Idade Média foi Carlos Magno. De 760 a 814 seus exércitos assumiram o controle de extensos territórios no norte da Europa. Embora mal soubesse escrever era fluente em latim e compreendia grego. Queria que os artistas ao seu serviço expressassem não só a mensagem cristã mas também o esplendor e a importância do império Carolíngio.

75 Arte Carolíngia Encomendou diversos exemplares dos Evangelhos em latim, com gloriosas iluminuras. Parte desses trabalhos são de proporções grandiosas. Enviou artistas a Ravena, onde podiam estudar os murais e mosaicos cristãos primitivos e bizantinos, que demonstravam um desenvolvimento mais apropriado ao desenvolvimento religioso do novo império do que a arte greco-romana.

76 Arte Carolíngia Carlos talvez tenha contratado artistas gregos para trabalharem nas iluminuras de alguns de seus Evangelhos. Nelas, pode-se ver a influencia bizantina, junto com elementos da arte cristã primitiva, anglo- saxônica e germânica.

77 Arte Carolíngia – Evangelhos dourados Harley Foi produzido no reinado de Carlos e deve seu nome a um colecionador, lorde Harley. São Mateus escreve seu evangelho num cenário emocionalmente equilibrado. Um anjo paira sobre ele com igual aprumo, expressando a mesma felicidade serena do Santo.

78 Arte Carolíngia

79 Arte Otomana

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81 Arte Otomana – Caligrafia I

82 Arte Otomana – Caligrafia II

83 Arte Otomana - Arquitetura


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