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A UNIVERSALIDADE DO GOSTO

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Apresentação em tema: "A UNIVERSALIDADE DO GOSTO"— Transcrição da apresentação:

1 A UNIVERSALIDADE DO GOSTO
Luciano E. Kaminski Folhas 19: p Conteúdo Estruturante: Estética Conteúdo Básico: Categorias Estéticas Conteúdo Específico: A Questão do Gosto 02/04/2017

2 A UNIVERSALIDADE DO GOSTO
“De gustibus et coloribus non est disputandi” “Não se deve discutir sobre os gostos e as cores” 02/04/2017

3 A UNIVERSALIDADE DO GOSTO
Toulouse- Lautrec, Ivette Guilbert que saúda o Público, 1894, Museu Toulouse- Lautrec. Fragonard, O Balanço, 1766, Coleção Wallace, Londres. Afinal, gosto se discute? 02/04/2017

4 A UNIVERSALIDADE DO GOSTO
Como se dá o juízo de gosto na nossa mente? Será possível encontrar um ponto comum, uma concordância, que fosse universal em relação a tanta diferença de gostos? 02/04/2017

5 O MERCADO DO GOSTO OBJETOS ARTÍSTICOS ESTÃO MAIS PROPÍCIOS À AVALIAÇÃO DO GOSTO COMPREENSÃO DA DIVERSIDADE DE GOSTOS E DA POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO DE UM JUÍZO UNIVERSAL AGRAVANTE QUANTO A ESTAS QUESTÕES: OS INTERESSES COMERCIAIS 02/04/2017

6 O MERCADO DO GOSTO COM O ADVENTO DA MÍDIA A ARTE PASSOU A SER ENCARADA DENTRO DE UMA PERSPECTIVA COMERCIAL A ARTE PASSOU A SER COMPREENDIDA AOS MOLDES DO MERCADO 02/04/2017

7 O MERCADO DO GOSTO O MERCADO DETERMINA O QUE É “BOM” OU “RUIM” EM MATÉRIA DE ARTE MERCADO: FORMADOR DE GOSTO 02/04/2017

8 TRÊS SITUAÇÕES DISTINTAS:
O MERCADO DO GOSTO MERCADO TRÊS SITUAÇÕES DISTINTAS: 1. MERCADO QUE VISA O CONSUMO MAIS AMPLO, POPULAR, QUE DITA AS REGRAS DE CONSUMO E DE GOSTO PARA O CONSUMIDOR DE UM MODO GERAL UTILIZA A MÍDIA COMO VEÍCULO DE SEUS PADRÕES 02/04/2017

9 02/04/2017

10 O MERCADO DO GOSTO 2. MERCADO ENQUANTO ESPAÇO DE COMERCIALIZAÇÃO DE OBRAS COM RECONHECIMENTO DE UMA COMUNIDADE ESPECIALIZADA EM ARTE GOSTO MAIS INTELECTUALIZADO RELAÇÃO ENTRE E VALOR DE UMA OBRA NÃO É BEM PRECISA 02/04/2017

11 02/04/2017

12 O MERCADO DO GOSTO PARALELO COM AS OUTRAS FORMAS DE COMÉRCIO
3. MERCADO DAS ILEGALIDADES, DAS CÓPIAS, DAS FRAUDES, DA PIRATARIA E DA FALSIFICAÇÃO PARALELO COM AS OUTRAS FORMAS DE COMÉRCIO DELINEIA NO SUBTERRÂNEO MUNDO DAS NEGOCIAÇÕES O QUE É BOM OU NÃO DE SER COMERCIALIZADO E CONSUMIDO 02/04/2017

13 O MERCADO DO GOSTO RESPONDA AS QUESTÕES 1. UMA FALSIFICAÇÃO FEITA COM QUALIDADE TAMBÉM PODE SER CONSIDERADA ARTE? 02/04/2017

14 O MERCADO DO GOSTO 2. O MERCADO PIRATA NÃO É UMA FORMA DE AJUDAR A DIVULGAR O TRABALHO DO ARTISTA? 02/04/2017

15 3. QUEM DE FATO GANHA COM A PIRATARIA E A FALSIFICAÇÃO?
O MERCADO DO GOSTO 3. QUEM DE FATO GANHA COM A PIRATARIA E A FALSIFICAÇÃO? 02/04/2017

16 O MERCADO DO GOSTO 4. MESMO COM TODA FORÇA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO QUE CONDICIONAM, ATUALMENTE, A PRODUÇÃO E O CONSUMO DE ARTE - ALÉM DE OUTROS BENS – DETERMINANDO, DE CERTA FORMA OS GOSTOS DA MAIORIA DAS PESSOAS. 02/04/2017

17 O MERCADO DO GOSTO É POSSÍVEL ACHAR QUEM NÃO SE SINTA BEM EM CONSUMIR AQUILO QUE A MAIORIA CONSOME. ATÉ QUE PONTO TEMOS LIBERDADE DE ESCOLHA? 02/04/2017

18 O GOSTO COMO UM FATO SOCIAL
FATOS SOCIAIS SÃO IMPOSIÇÕES QUE A SOCIEDADE FAZ AOS INDIVÍDUOS E QUE OS OBRIGAM A SEGUIR FORNECEM O OBJETO DE ESTUDO ESPECÍFICO DA SOCIOLOGIA E SÃO CARACRETIZADOS PELA: GENERALIDADE, EXTERIORIDADE E COERCITIVIDADE 02/04/2017

19 O GOSTO COMO UM FATO SOCIAL
O GOSTO É UM EXEMPLO DE FATO SOCIAL A CRIAÇÃO DO GOSTO OCORRE PARTIR DE HÁBITOS, DE VALORES E ATITUDES QUE SÃO COMUMENTE ACEITOS PASSAM A VIGORAR COMO CORRETOS E DEVEM SER SEGUIDOS POR TODOS 02/04/2017

20 O GOSTO COMO UM FATO SOCIAL
OS PADRÕES DE GOSTO SÃO CONSTRUÍDOS SOCIAL E CULTURALMENTE 02/04/2017

21 O GOSTO COMO UM FATO SOCIAL
O GOSTO MUDA CONFORME A ÉPOCA A MODA PODE VOLTAR DE TEMPOS EM TEMPOS DETERMINADOS PADRÕES DE UMA CULTURA PODEM SER RESGATADOS EM OUTRAS ÉPOCAS 02/04/2017

22 Mulheres - Girafa, Padong Hill Tribe , Tailandia
Mulheres - Girafa, Padong Hill Tribe , Tailandia. Carregam oito kilos no pescoço, fora as argolas nas pernas. Fonte: 02/04/2017

23 RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR.
ATIVIDADE RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR. 1. O QUE DETERMINA AS MUDANÇAS DE GOSTO? 2. OS PADRÕES DE BELEZA, ALÉM DE ESTAREM RELACIONADOS AOS INTERESSES ECONÔMICOS, ESTÃO IGUALMENTE RELACIONADOS AOS INTERESSES POLÍTICOS? DE QUE FORMA? 02/04/2017

24 O JUÍZO DE GOSTO NA FILOSOFIA
ALGUNS FILÓSOFOS DISCUTIRAM A POSSIBILIDADE DA UNIVERSALIZAÇÃO DO GOSTO NÃO NO SENTIDO DE IMPOR UM PADRÃO DE GOSTO PARA AS SOCIEDADES DE QUE FAZIAM PARTE 02/04/2017

25 O JUÍZO DE GOSTO NA FILOSOFIA
ESTAVAM INTERESSADOS EM UMA REFLEXÃO SOBRE A BELEZA QUE SE PODE CONTEMPLAR NAS ARTES OU NA NATUREZA E DOS JUÍZOS DE GOSTO QUE DAÍ SE PODEM INFERIR 02/04/2017

26 HUME: GOSTO É COISA DA SUA CABEÇA
HUME: QUESTIONAMENTO DA POSSIBILIDADE DA UNIVERSALIDADE DO GOSTO TEXTO: DO PADRÃO DO GOSTO SEGUNDO HUME GOSTO NÃO SE DISCUTE 02/04/2017

27 HUME: GOSTO É COISA DA SUA CABEÇA
O CONHECIMENTO NÃO SE ORIGINA PURA E SIMPLESMENTE NA MENTE HUMANA ADQUIRIMOS O SABER NA EXPERIÊNCIA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA É QUE COLHEMOS NOSSAS IMPRESSÕES SOBRE A REALIDADE 02/04/2017

28 HUME: GOSTO É COISA DA SUA CABEÇA
O CONHECIMENTO ADVÉM DOS FATOS EXPERIENCIADOS A PARTIR DAS IMPRESSÕES E DAS IDÉIAS QUE ASSOCIAMOS EM NOSSA MENTE 02/04/2017

29 HUME: GOSTO É COISA DA SUA CABEÇA
HUME É CONTRA QUALQUER IDÉIA ARBITRARIAMENTE IMPOSTA SEM UM CONSENSO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NÃO SÃO POSSÍVEIS NORMAS MORAIS ABSOLUTAS, METAFÍSICAS FUNDAMENTADAS PURAMENTE NA RAZÃO 02/04/2017

30 HUME: GOSTO É COISA DA SUA CABEÇA
APENAS UMA CONCORDÂNCIA ENTRE OS CIDADÃOS SOBRE AS QUALIDADES MORAIS, BASEADAS NA UTILIDADE E NO PRAZER QUE PROPORCIONAM, É QUE GARANTE A VALIDADE DAS REGRAS ESTE JULGAMENTO É LEVADO AOS JUÍZOS DE GOSTO 02/04/2017

31 HUME: GOSTO É COISA DA SUA CABEÇA
JUÍZOS DE GOSTO – IDÉIA DE CONSENSO EXISTEM MUITAS DIFICULDADES DE SE CHEGAR A UMA IDÉIA COMUM E PRECARIEDADE EM CONCLUIR ALGUMA IDÉIA DEFINITIVA E ABSOLUTA SOBRE O BELO 02/04/2017

32 HUME: GOSTO É COISA DA SUA CABEÇA
EXISTE UMA GRANDE VARIEDADE E DIFERENÇA DE GOSTOS E OPINIÕES, MESMO ENTRE INDIVÍDUOS DA MESMA CULTURA E QUE TIVERAM A MESMA EDUCAÇÃO NÃO SE PODE CONSIDERAR BELO APENAS AS PREFERÊNCIAS DE DETERMINADAS PESSOAS OU CULTURAS 02/04/2017

33 HUME: GOSTO É COISA DA SUA CABEÇA
A DIVERSIDADE DE GOSTOS É MAIS EVIDENTE NO PLANO INDIVIDUAL E PARTICULAR DO QUE NO PLANO DAS APARÊNCIAS, DOS DISCURSOS SOBRE ASSUNTOS MAIS AMPLOS NO CAMPO DA MORAL DIFICILMENTE ALGUÉM DISCORDARIA QUE A JUSTIÇA NÃO FOSSE DIGNA DE APLAUSO 02/04/2017

34 HUME: GOSTO É COISA DA SUA CABEÇA
ESSA UNANIMIDADE SERIA FRUTO DA RAZÃO, QUE FUNDAMENTA A MORAL, OU DOS SENTIMENTOS QUE MOVEM AS AÇÕES HUMANAS? ESSE ACORDO É FRUTO DA LINGUAGEM OS TERMOS SÃO USADOS DE MANEIRAS DIFERENTES, EM IDIOMAS DIFERENTES 02/04/2017

35 HUME: GOSTO É COISA DA SUA CABEÇA
NO JUÍZO DE GOSTO ALGUMAS OBRAS DE ARTE SÃO RECONHECIDAS COMO BELAS APENAS POR UMA QUESTÃO DE COSTUME, DE VALOR CULTURALMENTE ATRIBUÍDOS, MAS QUE NÃO GARANTEM A SUA REAL BELEZA, UMA UNANIMIDADE DE JUÍZOS ESTÉTICOS 02/04/2017

36 HUME: GOSTO É COISA DA SUA CABEÇA
NATURAL A PROCURA POR UM PADRÃO, “[...] UMA REGRA CAPAZ DE CONCILIAR AS DIVERSAS OPINIÕES DOS HOMENS [...]” ESTE PADRÃO NÃO É POSSÍVEL PARA HUME 02/04/2017

37 HUME: GOSTO É COISA DA SUA CABEÇA
O PADRÃO DE BELEZA NÃO É POSSÍVEL PELO FATO DE QUE O SENTIMENTO QUE TEMOS EM RELAÇÃO A UMA OBRA É DIFERENTE DO JULGAMENTO QUE PROFERIMOS DELA O SENTIMENTO É SEMPRE DO INDIVÍDUO, NÃO TEM REFERÊNCIA A NADA DIFERENTE DELE 02/04/2017

38 HUME: GOSTO É COISA DA SUA CABEÇA
QUANDO DIGO QUE GOSTO DISSO OU DAQUILO, O GOSTO É MEU, NÃO POSSO TOMAR COMO REFERÊNCIA O SENTIMENTO OU A IDÉIA DE OUTRA PESSOA PARA DEMONSTRÁ- LO 02/04/2017

39 HUME: GOSTO É COISA DA SUA CABEÇA
O ENTENDIMENTO, AO CONTRÁRIO, SEMPRE PRECISA DE UMA REFERÊNCIA, DE ALGO PARTICULAR, CONCRETO, A QUE ELE SE DESTINE PODEMOS TER OPINIÕES DIFERENTES SOBRE UM MESMO OBJETO, MAS UMA APENAS SERÁ A VERDADEIRA 02/04/2017

40 HUME: GOSTO É COISA DA SUA CABEÇA
O SENTIMENTO ASSINALA APENAS UMA CONFORMIDADE ENTRE O OBJETO E AS FACULDADES DO ESPÍRITO, E ESSAS ESTÃO NO INDIVÍDUO A BELEZA “[...] NÃO É UMA QUALIDADE DAS PRÓPRIAS COISAS, EXISTE APENAS NO ESPÍRITO QUE AS CONTEMPLA, E CADA ESPÍRITO PERCEBE UMA BELEZA DIFERENTE” 02/04/2017

41 ATIVIDADE 1. COMO EXPLICAR UM POSSÍVEL CONSENSO DE QUE CERTAS OBRAS DE ARTE COMO A PIETÁ, DE MICHELÂNGELO, SÃO BELAS? 02/04/2017

42 "La Pietà", de Michelangelo, que está na Basílica de São Pedro, na Cidade do Vaticano. Fonte: 02/04/2017

43 ATIVIDADE 2. É POSSÍVEL ESTABELECER UMA RELAÇÃO ENTRE JUÍZOS MORAIS E JUÍZOS DE GOSTO? O BELO TEM A VER COM O BOM? 02/04/2017

44 O JUÍZO DE GOSTO NA ARTE HUME – POSSIBILIDADE DE ENCONTRAR UMA PADRONIZAÇÃO DO GOSTO NAS OBRAS DE ARTE PADRONIZAÇÃO NO SENTIDO DA POSSIBILIDADE DE JULGARMOS DA MESMA MANEIRA, A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS INDIVIDUAIS 02/04/2017

45 O JUÍZO DE GOSTO NA ARTE AS ARTES EM SUAS CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS E PRÓPRIAS APONTAM PARA SENTIMENTOS COMUNS DA NATUREZA HUMANA EXISTEM OBRAS QUE AGRADAM QUASE UNIVERSALMENTE 02/04/2017

46 O JUÍZO DE GOSTO NA ARTE DETERMINADAS OBRAS SÃO CONSIDERADAS BELAS EM DIFERENTES NAÇÕES AGRADO GERAL – FRUTO DE UM CONSENSO O GOSTO POR DETERMINADA OBRA SE PRENDE AO AGRADO E À SATISFAÇÃO QUE PRODUZEM NO PÚBLICO 02/04/2017

47 O JUÍZO DE GOSTO NA ARTE OS GOSTOS PODEM SER APRIMORADOS, REFINADOS
O EXERCÍCIO DE COMPARAÇÃO ENTRE OS GRAUS DE EXCELÊNCIA DE UMA OBRA, O FIM DOS PRECONCEITOS E O BOM SENSO PODEM CONTRIBUIR NO APRIMORAMENTO DA PERCEPÇÃO DA BELEZA 02/04/2017

48 O JUÍZO DE GOSTO NA ARTE PORÉM AINDA QUE SE AJUSTEM OS DISCURSOS E GENERALIZAÇÕES SOBRE DETERMINADAS OBRAS ESTAREMOS SEMPRE DISTANTES DE QUALQUER PADRONIZAÇÃO DO GOSTO 02/04/2017

49 O JUÍZO DE GOSTO NA ARTE “PROCURAR ESTABELECER UMA BELEZA REAL, OU UMA DEFORMIDADE REAL, É UMA INVESTIGAÇÃO TÃO INFRUTÍFERA COMO PROCURAR DETERMINAR UMA DOÇURA REAL OU AMARGOR REAL” (HUME, 1997, p. 58) 02/04/2017

50 ATIVIDADE IDENTIFIQUE OS CONCEITOS QUE HUME USA PARA JUSTIFICAR SUA OPINIÃO SOBRE OS JUÍZOS DE GOSTO E COMPARE-OS AOS CONCEITOS DE BELEZA TRABALHADOS ANTERIORMENTE. PRODUZA UM TEXTO APRESENTANDO SUA CONCEPÇÃO PESSOAL DE BELEZA. ATÉ ONDE ELA PODERIA VALER PARA TODOS? 02/04/2017

51 KANT E O SENTIMENTO DO BELO
NA CRÍTICA DA FACULDADE DO JUÍZO KANT INVESTIGA O SENTIMENTO ESTÉTICO 02/04/2017

52 KANT E O SENTIMENTO DO BELO
SENTIMENTO ESTÉTICO: SENTIMENTO DE PRAZER E DESPRAZER QUE SE TEM A PARTIR DE UM TIPO ESPECÍFICO DE OBJETOS REPRESENTADOS 02/04/2017

53 KANT E O SENTIMENTO DO BELO
KANT FAZ MENÇÃO A SENTIMENTOS E NÃO EM SENSAÇÃO DE AGRADÁVEL OU DESAGRADÁVEL SENSAÇÃO DE GOSTAR OU NÃO DE ALGO (SUBJETIVA) IMPOSSIBILIDADE DE UNIVERSALIDADE 02/04/2017

54 KANT E O SENTIMENTO DO BELO
O JUÍZO DE GOSTO NÃO É JUÍZO DE CONHECIMENTO, NÃO É LÓGICO E SIM ESTÉTICO NO JUÍZO DE GOSTO NÃO SE FAZ REFERÊNCIA AO OBJETO E SIM AO MODO COMO O SUJEITO É AFETADO PELA REPRESENTAÇÃO PURA DESTE OBJETO 02/04/2017

55 KANT E O SENTIMENTO DO BELO
JUÍZOS DE GOSTO OU JUÍZOS ESTÉTICOS POSSUEM TRÊS ALCANCES: BELO AGRADÁVEL ÚTIL 02/04/2017

56 KANT E O SENTIMENTO DO BELO
AGRADÁVEL E ÚTIL: SENTIMENTOS DESPERTADOS EM VISTA DE FINS E INTERESSES PARTICULARES BELO: DESPROVIDO DE QUALQUER INTERESSE OU FINALIDADE QUE NÃO SEJA ELE PRÓPRIO 02/04/2017

57 DEBATE 1 – COMO KANT APRESENTA A IDÉIA DE PRAZER DESINTERESSADO?
2 – COMPARE A IDÉIA DE PRAZER DESINTERESSADO, COM A IDÉIA DE SÓCRATES, DE QUE O ÚTIL É BELO. 02/04/2017

58 A UNIVERSALIZAÇÃO DO GOSTO
JULGAMENTO DESINTERESSADO – POSSIBILIDADE DE UNIVERSALIZAÇÃO SOBRE O JULGAMENTO DO BELO O SENTIMENTO ESTÉTICO É COMUM A TODOS, PODE SER COMPARTILHADO E COMUNGADO COM A HUMANIDADE DEVE SER ORIUNDO DE UM PRAZER SENSÍVEL, DESINTERESSADO E SEM CONCEITO RACIONAL QUE LHE SIRVA DE EXPLICAÇÃO 02/04/2017

59 DEBATE DISCUTA, EM DUPLAS, A REAL POSSIBILIDADE DA COMUNICAÇÃO, PROPOSTA POR KANT, DE JUÍZOS DE GOSTO, OU SEJA, A POSSIBILIDADE DE QUE, UNIVERSALMENTE, SE POSSA TER O MESMO JULGAMENTO DIANTE DE UMA OBRA. 02/04/2017

60 EXIGÊNCIAS PARA O BOM GOSTO
PARA QUE O SENTIMENTO PRAZEROSO, LIVRE, DESINTERESSADO, SEM CONCEITOS E UNIVERSALMENTE COMPARTILHÁVEL POSSA SE PRODUZIR É PRECISO UM CERTO PREPARO 02/04/2017

61 EXIGÊNCIAS PARA O BOM GOSTO
CONDIÇÕES PARA O BOM GOSTO: CONHECIMENTO, SUTILEZA, SENSIBILIDADE ESSE PREPARO OCORRE NA SOCIEDADE, CULTURA NA QUAL O INDIVÍDUO FAZ PARTE É NA DIMENSÃO HUMANA, NO CONVÍVIO SOCIAL, QUE OS JUÍZOS DE GOSTO FAZEM SENTIDO 02/04/2017

62 ATIVIDADE FORME PEQUENOS GRUPOS E RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO; A) ANALISE A OBRA DE HENRI MATISSE ( ), PINTOR FRANCÊS INICIADOR DO MOVIMENTO ARTÍSTICO DENOMINADO FAUVISMO, QUE UTILIZA A COR COMO FORMA DE EXPRESSÃO DAS EMOÇÕES 02/04/2017

63 Henri Matisse, Music (Sketch). 1907
Henri Matisse, Music (Sketch) Museu de Arte Moderna de Nova York, USA. 02/04/2017

64 ATIVIDADE B) BUSQUE COMPREENDER O QUE ELA PODE NOS TRANSMITIR, NÃO APENAS PELA VIA DO INTELECTO OU DA RAZÃO, MAS PELA VIA DO SENTIMENTO LIVRE DE QUALQUER INTERESSE, DESPERTADO NO ENCONTRO COM A PURA IMAGEM 02/04/2017

65 ATIVIDADE C) O QUE ESSE SENTIMENTO PODE TER DE UNIVERSAL? AS OBSERVAÇÕES COMPARADAS COM OUTROS COLEGAS PODE AJUDAR NESSA TAREFA. 02/04/2017

66 ATIVIDADE D) PRODUZA UM TEXTO, A PARTIR DAS IDÉIAS DE KANT, SOBRE ESSE COMPARTILHAMENTO DE SENTIMENTOS EM RELAÇÃO AO BELO. ISSO É POSSÍVEL DE FATO? 02/04/2017

67 ATIVIDADE 2) QUAL A DEFINIÇÃO DE BELO PARA KANT?
3) O QUE KANT ENTENDE POR UNIVERSALIZAÇÃO DOS JUÍZOS DE GOSTO? 02/04/2017

68 ATIVIDADE 4) A PROPOSTA DE KANT SOBRE ACORDO ESTÉTICO NÃO EXCLUI UMA GRANDE QUANTIDADE DE PESSOAS POR NÃO PARTICIPAREM DO MESMO GOSTO? 02/04/2017

69 ATIVIDADE 5) O CONTEXTO DE DIVERSIDADE DE GOSTOS E DIFERENÇAS CULTURAIS OU SOCIAIS NÃO SERIA UM EMPECILHO PARA ESSA PERCEPÇÃO ESTÉTICA PROPOSTA POR KANT? 6) O QUE HÁ DE COMUM NAS IDÉIAS DE HUME, BAUMGARTEN E KANT? 02/04/2017

70 ATIVIDADE 7) IDENTIFIQUE OS PRINCIPAIS CONCEITOS ELENCADOS NESSE TEXTO E RECONSTRUA-OS NUM TEXTO PRÓPRIO 02/04/2017

71 O MATERIALISMO HISTÓRICO E A ARTE INTERESSADA
MATERIALISMO HISTÓRICO FUNDADO POR KARL MARX ( ) E FRIEDRICH ENGELS ( ) O SER HUMANO É DETERMINADO SOCIAL E HISTORICAMENTE 02/04/2017

72 O MATERIALISMO HISTÓRICO E A ARTE INTERESSADA
ARTE – MEIO PARA A SUPERAÇÃO DAS DIFERENÇAS SOCIAIS E DO SISTEMA CAPITALISTA DEFESA DA ARTE MILITANTE, FORMA DE CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA, FORMA DE LUTA SOCIAL 02/04/2017

73 O MATERIALISMO HISTÓRICO E A ARTE INTERESSADA
O HOMEM ESTÁ DETERMINADO PELAS CONDIÇÕES SOCIAIS EM QUE VIVE É A PARTIR DAS SUAS NECESSIDADES MATERIAIS QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ACONTECEM 02/04/2017

74 O MATERIALISMO HISTÓRICO E A ARTE INTERESSADA
NÃO É A CONSCIÊNCIA, NEM OS IDEAIS OU AS TEORIAS QUE DETERMINAM ESSAS TRANSFORMAÇÕES AS NECESSIDADES MATERIAIS DA VIDA, DE SUBSISTÊNCIA, É QUE DETERMINAM AS MUDANÇAS SOCIAIS E HISTÓRICAS 02/04/2017

75 O MATERIALISMO HISTÓRICO E A ARTE INTERESSADA
COM O SURGIMENTO DA PROPRIEDADE PRIVADA, DA DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO, DA INDUSTRIALIZAÇÃO E DAS RIQUEZAS ACUMULADAS NAS MÃOS DE POUCOS PELA EXPLORAÇÃO DO TRABALHADOR OCORREU O SURGIMENTO DA ALIENAÇÃO 02/04/2017

76 O MATERIALISMO HISTÓRICO E A ARTE INTERESSADA
ALIENADO – NÃO AUTÔNOMO EM SUAS DECISÕES E NÃO PROPRIETÁRIO DOS MEIOS DE PRODUÇÃO A ALIENAÇÃO DEIXA O TRABALHADOR AMARRADO AOS INTERESSES DAS ELITES QUE DETÉM O PODER ECONÔMICO 02/04/2017

77 O MATERIALISMO HISTÓRICO E A ARTE INTERESSADA
EM UMA SOCIEDADE DIVIDIDA EM CLASSES É INEVITÁVEL OS CONFLITOS A CLASSE DOMINANTE UTILIZA DIFERENTES RECURSOS PARA SE MANTER NO PODER UM DESTES RECURSOS É O QUE O MATERIALISMO HISTÓRICO DENOMINA IDEOLOGIA 02/04/2017

78 O MATERIALISMO HISTÓRICO E A ARTE INTERESSADA
O OBJETIVO CENTRAL DA IDEOLOGIA É O DE CAMUFLAR, ESCONDER E JUSTIFICAR TODA A EXPLORAÇÃO E DESIGUALDADES SOCIAIS INERENTES AO PROCESSO PRODUTIVO CAPITALISTA 02/04/2017

79 O MATERIALISMO HISTÓRICO E A ARTE INTERESSADA
A ARTE NÃO ESCAPA DESSE JOGO DE INTERESSES, DE VÍNCULOS IDEOLÓGICOS MUITAS VEZES A ARTE É IDEOLÓGICA – INVERTE, CAMUFLA E DISTORCE A REALIDADE A BURGUESIA ACABA POR DETERMINAR O QUE VEM A SER ARTE 02/04/2017

80 O MATERIALISMO HISTÓRICO E A ARTE INTERESSADA
A ARTE TAMBÉM PODE SER O CAMINHO PARA A AQUISIÇÃO DA AUTONOMIA, DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA E DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL PODE REFLETIR, CRITICAR E DENUNCIAR AS DESIGUALDADES E OS ABUSOS DO CAPITAL 02/04/2017

81 RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR
ATIVIDADE RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR 1) A ARTE PODE SER UM VEÍCULO OU UM MEIO DE ALIENAÇÃO? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA COM EXEMPLOS DE OBRAS DE ARTE QUE VOCÊ JULGUE ALIENANTES. 02/04/2017

82 ATIVIDADE 2) ESTABELEÇA AS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS QUE A PROPOSTA DO MATERIALISMO HISTÓRICO POSSUI TANTO COM HUME, QUANTO COM KANT. 02/04/2017

83 ATIVIDADE 3) A ARTE E BELEZA ESTÃO COMPLETAMENTE CONDICIONADAS PELO TEMPO (HISTÓRIA) E PELA CULTURA (CONTEXTO) DA QUAL FAZEM PARTE? HÁ A POSSIBILIDADE DE EXISTIR UMA BELEZA IDEAL, COMO NA PROPOSTA DE PLATÃO, POR EXEMPLO? 02/04/2017


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