A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é a matrícula web?  A matrícula web é um serviço que está disponível para os alunos com o objetivo de descentralizar a renovação semestral de inscrição.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é a matrícula web?  A matrícula web é um serviço que está disponível para os alunos com o objetivo de descentralizar a renovação semestral de inscrição."— Transcrição da apresentação:

1

2 O que é a matrícula web?  A matrícula web é um serviço que está disponível para os alunos com o objetivo de descentralizar a renovação semestral de inscrição em disciplinas.  O aluno solicita disciplina na qual deseja se matricular.  Posteriormente é efetivada a matrícula.

3 O que é a matrícula web? Aluno faz solicitações 15 a A matrícula é efetivada 21 a Colegiados validam resultado Acertos alocação (Grade, escalona- mento Aluno consulta resultado Aluno faz ajustes no Colegiado (Ver escalonamento)

4 Nós seremos cobaia?  Em – 8 cursos de Graduação.  Em – 20 cursos de Graduação e 14 cursos de Mestrado e Doutorado.  Em – 20 cursos de Graduação e todos os cursos Mestrado e Doutorado.  Em cursos de Graduação e todos os cursos Mestrado e Doutorado.  Em  Salvador - 52 cursos de Graduação e todos os cursos de Mestrado e Doutorado  Vitória da Conquista – Todos os cursos  Em  Salvador e Vitória da Conquista – Todos os cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado

5 E se o aluno não quiser participar?  A pré-matrícula na web é obrigatória.  Quem não participar deve ir ao Colegiado na fase de matrícula presencial e ficará sujeito à sobra de vagas.

6 E se o aluno não tiver computador. Como fazer?  Laboratórios de informática das unidades estarão disponíveis.  Podem também ser utilizados laboratórios das unidades próximas.  No CPD há uma sala com computadores disponíveis.

7 E se o aluno for viajar. Deve deixar procuração?  O acesso à matrícula pode ser feito de qualquer computador com acesso à internet, de qualquer local, dentro ou fora da Universidade, de outra cidade, de outro estado, de outro pais.  Para aquele que precise participar da etapa presencial, caso esteja ausente, será necessário procuração para o representante.

8 O que o aluno precisa para participar?  Para ter acesso deve ter um cadastrado.  É necessário também ter um número de CPF cadastrado.  Cabe ao Colegiado divulgar a relação de alunos que precisam cadastrar e CPF.  Este cadastro deve ser feito no Colegiado. Opcionalmente o aluno pode procurar a SGC.

9 E se o aluno não tem CPF, como fazer?  Você deve fazer o cadastro em algum SAC, agência bancária ou na Receita Federal para obter um número de CPF.

10 E se o aluno não tem . A UFBA vai dar um?  No momento a UFBA não irá fornecer para todos os alunos.  Há diversos provedores de acesso à internet que oferecem serviço gratuito de . Orienta o aluno para cadastrar- se em um deles para obter um .

11 E quem tem anti spam? Não recebe senha?  Habilite no anti spam o seguinte endereço:

12 A pré-matrícula realizada no Colegiado já vai aparecer na internet?  Não. A pré-matrícula feita no colegiado é utilizada para levantamento de demanda.  Alguns colegiados utilizam a informação dos alunos que fizeram pré-matrícula como fator de prioridade no momento da alocação das vagas (efetivação da matrícula).

13 Ao fazer a matrícula é impresso o comprovante?  NÃO. O aluno solicita disciplinas e recebe um recibo daquilo que solicitou.  O comprovante poderá ser emitido na divulgação do resultado.  Quem precisar de comprovante para apresentar em estágio ou trabalho deve obter assinatura no Colegiado.

14 Como o aluno vai saber no que pode matricular?  Ao acessar o sistema o aluno terá uma Sugestão de Matrícula (disciplinas do guia de matrícula que ele pode matricular).

15 E se ainda não tiver nota lançada?  Pré-requisitos sendo cursados e ainda sem nota são considerados como aprovados no momento da solicitação (previsão otimista). Portanto, as disciplinas que dependam da matrícula aparecerão na sugestão para que o aluno possa solicitar.  As disciplinas que o aluno esteja matriculado e sem nota também aparecerão na sugestão (previsão pessimista), caso ele ache que será reprovado.

16 O primeiro a fazer a solicitação vai conseguir tudo?  Não necessariamente.  A garantia da vaga não ocorre no momento da solicitação (15 a 20-07) e sim na fase de alocação (21 a 23-07).

17 Quem tem prioridade na etapa de alocação?  A alocação é feita obedecendo a ordem de escalonamento definida pelo Colegiado.  O escalonamento busca respeitar o critério utilizado pelo Colegiado quando é feita a matrícula presencial.  Cabe ao Colegiado divulgar, entre os alunos, o critério a ser adotado.

18 Se o aluno quiser alterar o pedido, é possível?  Sim, durante o período de solicitação o aluno pode refazer a solicitação quantas vezes quiser.

19 Um aluno foi prejudicado pois teve gente com CR menor que passou na frente dele, é possível?  Certamente o critério de alocação do Colegiado não era apenas CR.  Um exemplo: Ano de ingresso crescente e CR decrescente.  1. João, ingressou em , CR = 3,4  2. Pedro, ingressou em , CR = 5,2  3. Maria, Ingressou em , CR = 8,7  4. Márcio, ingressou em , CR = 8,4

20 Exemplo de Escalonamento

21 Ao fazer a solicitação o aluno está matriculado?  Não. A matrícula só estará garantida após o processamento da alocação que ocorrerá no período de 21 a

22 Como fazer a solicitação?  O aluno pode fazer até três tipos de solicitação: Uma lista com prioridades Duas opções com quadro de horário

23 1ª opção de solicitação com horário

24 2ª opção de solicitação com horário

25 Lista complementar com prioridade

26 Como é feita a alocação das matrículas?  Disciplinas de 1ª opção. Para turmas não atendidas por falta de vagas busca-se outras turmas com o mesmo horário. Caso seja atendido integralmente a alocação finaliza.  A 2ª opção será considerada se a 1ª opção não for atendida integralmente. Para turmas não atendidas por falta de vagas busca-se outras turmas com o mesmo horário. Caso seja atendido integralmente a alocação finaliza e a opção válida será a que resultou em maior carga horária.  Se a 1ª ou a 2ª opção não foram atendidas integralmente, a lista complementar será adicionada, seguindo a prioridade indicada, na opção de maior carga horária entre a 1ª e a 2ª opções.

27 Como o aluno irá saber se conseguiu tudo o que pediu?  No dia será divulgado o resultado da alocação.

28 Se o aluno estiver satisfeito com o resultado, o que fazer?  A matrícula estará concluída. Não precisa comparecer ao colegiado para matricula presencial.  Pode emitir o seu comprovante.

29 E se o aluno não gostar do que conseguiu o que fazer?  Procure o seu Colegiado a partir de , nos dias estabelecidos pelo seu Colegiado.

30 Se o aluno quiser reclamar a quem deve procurar?  O colegiado do seu curso.  Críticas, sugestões, elogios, por •

31 AtividadeResponsávelData Reunião de convocação para a matrícula SUPAC18/6/2008 Registro de informações para o escalonamento Concluintes ( e ) e orientação acadêmica Colegiados30/6/2008 Complementar informações cadastrais dos alunos CPF e Colegiados14/7/2008 Guia de matrícula na webSUPAC14/7/2008 Último dia de aulas Departamentos28/6/2008 Período de solicitaçõesEstudantes15 a 20/7/2008 Processamento (alocação das matrículas)CPD21 e 23/07/2008 Validação dos resultadosColegiados24/7/2008 Ajustes na alocaçãoCPD25/7/2008 Divulgação dos resultados na webCPD26/7/2008 Matrícula presencialColegiados28/07 a 01/08/2008 Renegociação de vagasColegiados04 e 05/8/2008 Ajustes de MatrículaColegiados06 e 07/08/2008 Início das aulas Departamentos11/8/2008 Calendário


Carregar ppt "O que é a matrícula web?  A matrícula web é um serviço que está disponível para os alunos com o objetivo de descentralizar a renovação semestral de inscrição."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google