A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Paróquia São Pedro e São Paulo – Telêmaco Borba TERMO DE COMPROMISSOS PARA MATRÍCULA e APROVAÇÃO DE CRISMANDOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Paróquia São Pedro e São Paulo – Telêmaco Borba TERMO DE COMPROMISSOS PARA MATRÍCULA e APROVAÇÃO DE CRISMANDOS."— Transcrição da apresentação:

1 Paróquia São Pedro e São Paulo – Telêmaco Borba TERMO DE COMPROMISSOS PARA MATRÍCULA e APROVAÇÃO DE CRISMANDOS

2 Motivação doutrinal: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para anunciar a Boa Nova...e a libertação aos oprimidos” Lc. 4,18

3 Ser crismado é ser como Jesus, ungido pelo Espírito Santo e enviado para anunciar a Boa Nova da Salvação. Ser Crismado é querer ser discípulo e amigo de Jesus, dignificado pela missão de ser apóstolo. “Como o Pai me enviou, Eu também vos envio: ide por todo o mundo e fazei discípulos meus todos os povos, ensinando-lhes tudo quanto vos ensinei. Quem crer será salvo, quem não crer será condenado”. (Jo. 20,21; Mt. 28,19; Mc ).

4 Para continuar sua obra e missão Jesus fundou a Igreja. A Igreja é o “sacramento universal da Salvação” (L.G.1). Pelo batismo entramos na Igreja e nos tornamos participantes da tríplice missão de Jesus (sacerdote, profeta e pastor).

5 Só pode ser discípulo e apóstolo de Jesus quem quer ser membro atuante da Igreja e fiel à missão recebida. Ninguém é obrigado ser discípulo de Jesus, mas se quero ser discípulo de Jesus devo ser como Ele quer e não como eu quero, penso ou imagino.

6 A catequese da crisma pretende preparar o crismando para assumir essa missão 1) através do conhecimento e prática da Palavra de Jesus, 2) através da vida em comunidade na Igreja fundada por Jesus, e 3) através da exercício do apostolado proposto na catequese.

7 Para que a catequese prepare bem os crismandos para serem cristãos adultos, verdadeiros apóstolos de Jesus e membros da Igreja, ungidos pelo Espírito Santo, apresentamos as condições para alguém poder ser matriculado na catequese e poder ser aprovado para receber o sacramento da Confirmação.

8 A razão destas condições é que alguns, ao serem crismados, não assumem a missão de evangelizadores e até abandonam a fé e a Igreja. Quem não quer assumir o compromisso de ser discípulo e apóstolo de Jesus, não pode ser crismado.

9 Ungir com o Espírito Santo pessoas que vão ser infiéis à Igreja, à missão apostólica e ao Evangelho é um sacrilégio, é abusar do Espírito Santo.

10 Ninguém é obrigado ser cristão, mas se quiser salvar-se, precisa respeitar a Deus sendo fiel às condições exigidas pelo próprio Jesus e não pelo padre ou pela catequista. A catequese crismal quer educar para uma liberdade responsável porque a crisma é o sacramento da maturidade e responsabilidade na fé.

11 Termo de compromissos para matrícula e aprovação na catequese crismal: 1 = Matrícula feita pelo próprio crismando (para respeitar sua liberdade). 2 = Freqüentar regularmente aos encontros e atividades da catequese. 3 = Ser membro vivo da Igreja observando os mandamentos (ex.: missa dominical). 4 = Participar em alguma pastoral, movimento, associação ou grupo. 5 = Toda semana fazer o apostolado decidido na catequese.

12 6 = Ser dizimista: mandamento bíblico Ml.3,7-12; Mt. 23,23; Hb. 7,5; 2Cor. 9, = Escolher para padrinho um cristão que preencha as condições exigidas pelo CDC (Cn 892, 893 e 874) e que o padrinho traga atestado de ser membro ativo de sua paróquia.

13 Porque estou de acordo com este Termo de Compromissos assino-o livremente e aceito também a avaliação que a Coordenação de catequese fizer a respeito do meu cumprimento de todos estes compromissos. Telêmaco Borba, 28 de fevereiro de 2009 Crismando___________________ Pais_________________________


Carregar ppt "Paróquia São Pedro e São Paulo – Telêmaco Borba TERMO DE COMPROMISSOS PARA MATRÍCULA e APROVAÇÃO DE CRISMANDOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google