A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues Banco de Dados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues Banco de Dados."— Transcrição da apresentação:

1 Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues Banco de Dados

2 Generalização/Especialização  Através deste conceito é possível atribuir propriedades particulares a um subconjunto das ocorrências (especializadas) de uma entidade genérica

3  O símbolo para representar generalização/especialização é um triângulo isósceles (possui pelo menos dois lados de mesma medida e dois ângulos congruentes)

4 Herança de Propriedades.  Cada ocorrência da entidade especializada possui, além de suas próprias propriedades, também as propriedades da ocorrência da entidade genérica correspondente

5 Exemplo  Entidade: Pessoa – Pessoa Física – Pessoa Jurídica

6 Generalização Total  Para cada ocorrência da entidade genérica existe sempre uma ocorrência em uma das entidades especializadas.

7

8 Generalização Parcial  Nem toda ocorrência da entidade genérica possui uma ocorrência correspondente em uma entidade especializada.

9

10 Herança Múltipla  Uma mesma entidade seja especialização de diversas entidades genéricas

11

12 Especialização Exclusiva  Uma ocorrência de entidade genérica aparece, para cada hierarquia generalização/especialização, no máximo uma vez, nas folhas da árvore de generalização/especialização.

13 Especialização não exclusiva  Uma entidade pode aparecer em múltiplas especializações

14 Exemplo

15  O principal problema que este tipo de generalização/especialização apresenta é que neste caso as entidades especializadas não podem herdar o identificador da entidade genérica.

16  Ao invés do conceito de generalização / especialização. O modelo deveria conter três relacionamentos, associando a entidade PESSOA com as entidades correspondentes a cada um dos papéis de PESSOA (PROFESSOR, FUNCIONÁRIO e ALUNO).

17 Entidade Associativa  Na modelagem ER não foi prevista a possibilidade de associar uma entidade com um relacionamento ou então de associar dois relacionamentos entre si.

18 Como Exemplo  Suponha que seja necessário modificar este diagrama com a adição da informação de que, em cada consulta, um ou mais medicamentos podem ser prescritos ao paciente.

19  Um entidade associativa é a redefinição de um relacionamento, que passa a ser tratado como se fosse também uma entidade.

20 O Caso Médico e Paciente

21 Ou substituindo o relacionamento por entidade

22 Fonte Retirada do livro:  Projeto de Banco de Dados de Carlos Alberto Heuser


Carregar ppt "Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues Banco de Dados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google