A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tabagismo – o vício do século XX Estas são imagens reais, agrupadas por seu valor educativo. Observe-as com cuidado e, se puder, continue a fumar e a se.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tabagismo – o vício do século XX Estas são imagens reais, agrupadas por seu valor educativo. Observe-as com cuidado e, se puder, continue a fumar e a se."— Transcrição da apresentação:

1 Tabagismo – o vício do século XX Estas são imagens reais, agrupadas por seu valor educativo. Observe-as com cuidado e, se puder, continue a fumar e a se suicidar. Preparado por Luiz R. Fontes, para uso livre em campanhas anti-tabagistas São Paulo, SP - BRASIL

2 O pulmão normal é róseo. Se a pessoa vive em local poluido, há manchas escuras dispersas. O pulmão do fumante é cinza. Quase não há cor rósea. É um pulmão poluido, de aspecto sujo.

3 Pulmões de fumante. Note a cor cinza e as manchas pretas (antracose), resultado do acúmulo de fuligem. Também há aderências pleurais. O aspecto é viscoso devido ao espessamento pleural e sujo de fuligem.

4 Pulmão de fumante. Detalhe do ápice. Note as manchas de cor cinza a preta e o aspecto sujo.

5 Pulmão de fumante. Cortes do pulmão, mostrando o parênquima acinzentado e com aspecto sujo.

6 Pulmão de fumante. Cortes histológicos do pulmão, mostrando acúmulos de fuligem. O aspecto é sujo.

7 Enfisema pulmonar. A fumaça destrói a parede dos alvéolos, que coalescem em bolhas (setas), pouco eficazes nas trocas gasosas. Na imagem à direita, uma bolha gigante. Note também o aspecto sujo, com manchas acinzentadas a pretas (antracose).

8 Pulmão de fumante, com câncer fatal. Note as manchas de cor cinza escuro, o aspecto sujo, e as áreas retraídas, que não mais se expandem.

9 Artéria aorta de fumante, aberta longitudinalmente. A superfície deveria ser lisa e homogênea. Neste caso, é irregular devido à grande quantidade de placas de ateroma, cuja formação é potencializada pelo vício do tabagismo.

10 Câncer da cabeça em fumante. À esquerda: carcinoma epidermóide ulcerado do lábio, sendo a figura inferior uma fase mais avançada, com retração. Acima: carcinoma epidermóide ulcerado da língua. O prognóstico é sombrio.

11 Câncer da cabeça em fumante: carcinoma epidermóide da cavidade oral, invasivo em pescoço e com múltiplas ulcerações. Prognóstico sombrio. Câncer da cabeça em fumante: carcinoma epidermóide da cavidade oral (pálato = céu da boca). Prognóstico sombrio.

12 Câncer da cabeça em fumante: carcinoma epidermóide da cavidade oral, invasivo em pescoço e com múltiplas ulcerações. Tratamento: cirurgia radical (remoção total de mandíbula, língua, laringe e outras estruturas do pescoço). Evolução: tétano grave no pós-operatório, permaneceu em UTI e recuperou-se. Após a alta, alimentação por sonda, comunicava-se escrevendo, convívio social nulo. Morte por insuficiência respiratória.

13 Lembre-se: fumar causa câncer do pulmão, e também do esôfago, da cavidade oral, da laringe, do estômago, da bexiga urinária etc. Estraga os dentes e causa hipertensão arterial, enfisema pulmonar, arteriosclerose, derrame cerebral, infarto do miocárdio, doença vascular que leva a necroses e amputação de membros, aborto, parto prematuro e baixo peso do recém-nascido. E “o pior”: envelhece precocemente a péle (nas mulheres, as rugas são bem perceptíveis, principalmente no rosto) e, no homem, causa impotência sexual irreversível.

14 RESUMINDO: à esquerda, neoplasias (tipos de câncer) causadas pelo hábito de fumar; à direita, doenças não neoplásicas. Esquema do livro Rubin’s Pathology - Clinicopathologic Foundations of Medicine, 4 a edição.

15 Sabendo que você mata o seu filho ainda no útero, indefeso, você vai continuar fumando?

16 A nicotina (e outras substâncias) permanece na circulação sangüínea por horas.

17

18

19

20

21

22 Lembra-se ?

23

24

25 Parece tão agradável...

26 … mas o resultado final é trágico. Isso ninguém comenta.

27 Sabendo o que você está causando ao seu organismo, será que você vai continuar fumando?

28 Sabendo que você influencia seus filhos e seus amigos, oferece um péssimo exemplo, abre a porta para o uso de drogas ilícitas, será que você vai continuar fumando? Que moral você, viciado do tabaco, tem para repreender um drogado, um alcoólatra, um viciado em jogos? A evolução de uma drogada, da juventude ao decaimento total

29 Ou simplesmente beba água, o que é muito saudável

30


Carregar ppt "Tabagismo – o vício do século XX Estas são imagens reais, agrupadas por seu valor educativo. Observe-as com cuidado e, se puder, continue a fumar e a se."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google