A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENCOMEX João Pessoa O Comércio Justo como alternativa para Internacionalização Márcio Augusto Scherma 17/11/2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENCOMEX João Pessoa O Comércio Justo como alternativa para Internacionalização Márcio Augusto Scherma 17/11/2009."— Transcrição da apresentação:

1 ENCOMEX João Pessoa O Comércio Justo como alternativa para Internacionalização Márcio Augusto Scherma 17/11/2009

2 Evolução do Comércio Internacional De 1948 até 2008 as exportações mundiais cresceram mais de 28mil por cento US$ bilhões Dados: UNCTAD / International Trade Centre

3 Maiores exportadores Mundiais Dados: The World Factbook #PaísesUS$ Bilhões 1Alemanha China EUA Japão746 5França602 6Itália547 7Holanda532 8Rússia472 9Reino Unido466 10Canadá459 23Brasil198

4 Maiores Importadores Mundiais Dados: The World Factbook e ITC #PaísesU$ bilhões 1EUA Alemanha China Japão708 5França692 6Reino Unido639 7Itália547 8Holanda475 9Coréia do Sul427 10Espanha415 26Brasil173

5 Brasil: participação nas exportações e importações mundiais Dados: MDIC

6 Maiores exportações mundiais (por produto) Descrição SH Part%Part. % Acum.Var% ÓLEOS BRUTOS DE PETRÓLEO1.043, ,228,8 30,7 OUTRAS COMMODITIES493,52548,263,512,311,1 ÓLEOS REFINADOS DE PETRÓLEO321,82497,563,215,554,6 MEDICAMENTOS222,14244,731,617,010,2 AUTOMÓVEIS > 1500 CC ATÉ 3000 CC219,51220,691,418,50,5 COMBUSTÍVEL DE AVIAÇÃO217,27203,401,319,8-6,4 GÁS NATURAL128,48176,501,120,937,4 PARTES E ACESSÓRIOS DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS 141,31143,610,921,81,6 AUTOMÓVEIS > 3000 CC137,29132,920,922,7-3,2 AUTOMÓVEIS MOVIDOS À DIESIL 1500 cc to 2500 cc 126,68124,930,823,5-1,4 OUTROS10.771, ,2376, ,6 TOTAL (TODOS OS PRODUTOS)13.824, , ,7 Dados: UNCTAD / International Trade Centre

7 Características do Comércio Internacional

8 Transformações do Comércio Internacional

9 Globalização e Comércio Internacional Globalização  Novas tecnologias de informação e comunicação  Supressão do espaço e do tempo  Fenômeno iniciado na esfera econômica  Aumento intenso nos fluxos comerciais e financeiros  Interdependência

10 Globalização e Comércio Internacional Globalização  Interdependência;  Competitividade global;  Estratégias para diminuição de custos;  Inovação – tecnologia e automação;  Baixa regulação e problemas morais no comércio internacional.

11 O Acesso à Informação e o Comércio Internacional

12 O Acesso à Informação e o Comércio Internacional

13 O Acesso à Informação e o Comércio Internacional

14 - Valoriza e divulga empresas que procuram ser socialmente responsáveis. - Se preocupa com o impacto da produção e do consumo sobre o meio ambiente. - Busca a melhor relação entre preço, qualidade e atitude social em produtos e serviços oferecidos no mercado. - Atua de forma construtiva junto às empresas para que elas aprimorem seus processos e suas relações com a sociedade. - Mobiliza outros consumidores para a prática do consumo consciente. - Demanda por produtos de qualidade e que respeitem as relações de trabalho e a natureza O Consumidor Consciente

15 O NOVO Consumidor

16 O Comércio Justo (Fair Trade) Conceito: O Comércio Justo é uma abordagem alternativa ao comércio convencional e é baseada numa parceria entre produtores e consumidores. O Comércio Justo oferece aos produtores melhores negócios e melhores condições de venda. Iddo lhes dá a oportunidade de melhorar suas vidas e planejar seu futuro. O Comércio Justo dá aos consumidores uma oportunidade poderosa de reduzir a pobreza pelas suas compras diárias (FLO) Comércio Justo é uma parceria comercial baseada em diálogo, transparência e respeito, que procura maior equidade no comércio internacional. Contribui para o desenvolvimento sustentável oferecendo melhores condições de venda e assegurando os direitos de produtores e trabalhadores tradicionalmente marginalidados – especialmente do sul. (WFTO)

17 Princípios do Fair Trade  Preocupação e o respeito pelas pessoas e pelo ambiente, colocando as pessoas acima do comerciante;  A criação de meios e oportunidades para os produtores melhorarem as suas condições de vida e de trabalho, incluindo o pagamento de um preço justo (um preço que cubra os custos de um rendimento aceitável, da proteção ambiental e de segurança econômica);  Abertura e transparência quanto à estrutura das organizações e todos os aspectos da sua atividade, e informação mútua, entre todos os intervenientes na cadeia comercial, sobre os seus produtos e métodos de comercialização;

18 •Envolvimento dos produtores, voluntários e empregados nas tomadas de decisão que os afetam; • A proteção dos direitos humanos, nomeadamente os das mulheres, das crianças e dos povos indígenas; • A promoção da sustentabilidade através do estabelecimento de relações comerciais estáveis de longo prazo; • A educação e a participação em campanhas de sensibilização; • A produção tão completa quanto possível dos produtos comercializados no país de origem. Princípios do Fair Trade (cont.)

19 O Surgimento do Fair Trade

20 Do conceito para o Mercado

21 Comércio Justo: Países Consumidores e Países Produtores

22 Comércio Justo: Evolução da Produção Dados: FairTrade Labelling Organization (FLO)

23 Comércio Justo: Número de Licenças no mundo Dados: FairTrade Labelling Organization (FLO)

24 Comércio Justo: Valor do varejo (em bilhões de Euros) Dados: FairTrade Labelling Organization (FLO) Var. % 1.132,41.609,042%

25 Comércio Justo: Produtos

26

27 Comércio Justo: Lojas

28 Comércio Justo: principais mercados e produtos Dados: FLO

29 Comércio Justo: Crescimento do mercado

30 Comércio Justo: Benefícios

31 Comércio Justo: Perspectivas

32 Comércio Justo: Instituições de apoio e Links importantes  FairTrade Labelling Organization (FLO):  World Fair Trade Organization (WFTO):  European Fair Trade Association (EFTA):  FACES do Brasil:  SEBRAE:

33 Muito obrigado! Márcio Augusto Scherma


Carregar ppt "ENCOMEX João Pessoa O Comércio Justo como alternativa para Internacionalização Márcio Augusto Scherma 17/11/2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google