A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MODALIDADES DIDÁTICAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MODALIDADES DIDÁTICAS"— Transcrição da apresentação:

1 MODALIDADES DIDÁTICAS

2 ■ MODALIDADES DIDÁTICAS
♦ Do conteúdo. ♦ Dos objetivos selecionados. ♦ Da classe a que se destina. ♦ Do tempo. ♦ Dos recursos disponíveis. ♦ Dos valores e convicções do professor.

3 ■ MODALIDADES DIDÁTICAS
♦ Classificação grandes grupos → aula expositiva, demonstração. pequenos grupos → seminário, trabalho dirigido. trabalhos individuais → projeto. ♦ somente o professor pode decidir qual o tipo de aula mais apropriado para seus alunos em um dado momento do curso.

4 ■ AULAS EXPOSITIVAS ♦ Modalidade didática mais comum no ensino de Biologia → repetição de livros didáticos. → passividade dos estudantes. Permite ao professor transmitir suas idéias, enfatizando os aspectos que considera importante. → introduz um novo assunto, sintetizando um tópico, ou comunicando experiências pessoais do professor.

5 ■ AULAS EXPOSITIVAS ♦ Sua popularidade está ligada a dois fatores:
economia → permite a um só professor atender a um grande número de estudantes. segurança → garantia de domínio da classe (mantida apática e sem oportunidade de manifestar-se. Inconvenientes: → pequena retenção de informações decorrente do decréscimo de atenção durante a aula. → falta de interação professor-aluno. → polimento do assunto que impede o estudante de verificar quais as incongruências, lacunas e omissões do tema abordado.

6 ■ AULAS EXPOSITIVAS ♦ Erros de execução:
a introdução das aulas não é feita de modo a captar a atenção da classe e motivar os estudantes. → criação de situações inesperadas, conflitantes ou muito complexas. exemplificação excessiva (fazendo com que os estudantes percam o fio da exposição) ou deficiente/inadequada (dificultando a compreensão). mal preparo das aulas → os estudantes não percebem seu plano geral e, portanto, não acompanham a exposição do professor.

7 ■ AULAS EXPOSITIVAS ♦ Erros de execução:
ambição pretendida em dar mais conteúdo do que é possível no tempo disponível. → passando-se muito rapidamente por pontos importantes de um determinado assunto o estudante pode não perceber sua seqüência lógica. não estabelecimento de relações causais → apresentação de fatos sem justificá-los ou explicá-los. Quando bem preparada uma aula expositiva pode ser uma experiência informativa, divertida e estimulante.

8 ■ DEMONSTRAÇÕES ♦ Servem, principalmente, para apresentar à classe técnicas, fenômenos e espécimes. → justificada em casos nos quais o professor deseja economizar tempo ou não dispõe de material em quantidade suficiente para toda classe. → garante que todos estudantes vejam o mesmo fenômeno simultaneamente, garantindo um ponto de partida comum para uma discussão ou uma aula expositiva. Cuidados a serem observados: → visibilidade. → simplicidade. → clareza – domínio do assunto.

9 ■ AULAS PRÁTICAS ♦ Funções: manutenção do interesse estudantil.
envolvimento dos estudantes em investigações científicas. desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas. compreensão de conceitos básicos. desenvolvimento de habilidades.

10 ■ AULAS PRÁTICAS ♦ Permitem o contato direto dos estudantes com os fenômenos, materiais e equipamentos utilizados no estudo dos seres vivos. Em aulas práticas os estudantes tem a oportunidade de enfrentar resultados não previstos desafiando, assim, sua capacidade imaginativa e seu raciocínio. # Empecilhos: Tempo hábil para preparação do material. Segurança para controlar a classe. Conhecimento para organizar experiências. Não disposição de equipamentos e instalações adequadas.

11 ■ EXCURSÕES # Uma experiência educacional insubstituível.
Deve ter objetivos específicos que demandem a busca de informações em ambientes naturais sem o artificialismo dos experimentos de laboratório. Estabelecimento de uma relação companheirística entre professor-aluno oriunda de uma experiência comum e uma convivência agradável e produtiva. Deve ser coletado apenas o material estritamente necessário. As alterações no local causadas pela visita devem ser reduzidas ao mínimo indispensável.

12 ■ EXCURSÕES # Empecilhos:
Complicação para obtenção da autorização dos pais e direção da escola. Dos colegas professores em ceder seu tempo de aula. Do medo de possíveis acidentes. Insegurança e temor de não reconhecer os animais e plantas que forem encontrados. Problemas de transporte.

13 ■ EXCURSÕES # Etapas de organização:
Reconhecimento do local escolhido e a identificação dos problemas que serão investigados. Elaboração do roteiro de trabalho contendo as instruções para o procedimento dos alunos e as perguntas que devem responder. Trabalho de campo propriamente dito. Trabalho em classe para organização dos dados e exame do material coletado. Discussão dos dados para elaboração de uma descrição geral do sítio visitado e uma síntese final.

14 ■ SIMULAÇÕES # atividades nas quais os participante envolvem-se numa situação problemática com relação à qual devem tomar decisões e prever suas conseqüências. Atividades → desde dramatizações até o uso de computadores. Jogos → auxiliam na memorização de fatos e conceitos. Ex. palavras cruzadas, jogo da memória, monopólio, entre outros.

15 ■ INSTRUÇÃO INDIVIDUALIZADA
# atividades nas quais o aluno tem liberdade para seguir sua própria velocidade de aprendizagem. Atividades Instrução programada, estudos dirigidos, entre outros. Empecilhos: Introdução simultânea de um alto número de conceitos. Proposição de tarefas para cuja execução há a necessidade de um repertório verbal excessivamente complexo para muitos. Falta de disciplina dos estudantes na manutenção do ritmo de trabalho ao longo do curso.

16 ■ INSTRUÇÃO INDIVIDUALIZADA
# deve ser organizada com o envolvimento de leituras de texto para solução de problemas, execução de experimentos e a busca de bibliografia. Melhora do hábito de estudo dos alunos.

17 ■ PROJETOS # atividades executadas para resolução de um problema que resulte num produto final concreto (relatório, modelo, coleção de organismos). Objetivos educacionais: Desenvolvimento de iniciativas. Capacidade de decidir. Persistência na execução de uma tarefa. Função do professor → orientar, auxiliando os estudantes na resolução das dificuldades que surgirem no decorrer do trabalho (analisando as conclusões finais).

18 ■ PROJETOS Fases de desenvolvimento:
Seleção do problema a ser investigado. Elaboração do plano de trabalho. Execução do plano de trabalho. Obtenção de um produto final.

19 ■ PROJETOS Empecilhos: → despreparo dos professores.
→ insegurança diante da responsabilidade de orientar uma pesquisa. → falta de tempo para trabalhar com indivíduos ou pequenos grupos. → falta de equipamentos e instalações para o atendimento de necessidades diversas.


Carregar ppt "MODALIDADES DIDÁTICAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google