A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A conquista da unidade política

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A conquista da unidade política"— Transcrição da apresentação:

1 A conquista da unidade política
UNIFICAÇÃO ITALIANA A conquista da unidade política

2 A conquista da unidade política
UNIFICAÇÃO ITALIANA A conquista da unidade política Desde a Idade Média, a Itália era uma região dividida em várias unidades políticas independentes entre si. Após o Congresso de Viena (1815), passou a ser dominada por austríacos e franceses e pela Igreja católica. Os reinos e os ducados estavam assim distribuídos: • Lombardia - Veneza, Toscana, Parma Moderna e Romana, submetidos ao domínio do império austríaco; • Reino das Duas Sicílias, pertencentes dinastia francesa dos Bourbon; • Estados da igreja, pertencentes ao Papa; • Reino do Piemonte-Sardenha, autônomo, governado por um monarca liberal.

3 Tentativa frustrada em 1848
Em 1848, o rei Carlos Alberto, do reino do Piemonte-Sardenha, fizera a primeira tentativa de unificação, declarando guerra contra a Áustria.

4 Unificação Somente o reino sardo-piemontês, sob o governo de Vítor Emanuel II, possuía uma Constituição liberal. Ali, as forças da burguesia incentivaram o movimento a favor da unificação da Itália, liderado pelo primeiro-ministro Camilio Benso, conde de Cavour ( ).

5

6 Questão Romana A Igreja católica, através do papa Pio IX, opunha-se à perda dos seus territórios. Quando Roma foi anexada à Itália, em 1870, o papa permaneceu no palácio do Vaticano, considerando-se prisioneiro. Surgiu, então, a chamada Questão Romana, que foi resolvida somente 60 anos depois, em 1929, com a assinatura do Tratado de Latrão, negociado entre o papa Pio XI e o Estado italiano.

7 Surge uma nova potência econômica
UNIFICAÇÃO ALEMÃ Surge uma nova potência econômica

8 UNIFICAÇÃO ALEMÃ Surge uma nova potência econômica Até a primeira metade do século XIX, não existia na Europa um país chamado Alemanha. O que havia era um conjunto de 39 Estados independentes, uns pobres e outros ricos, uns agrícolas e outros iniciando o desenvolvimento industrial.

9 Zollverein: o início da unificação
Em 1834 foi dado um dos primeiros passos no sentido de promover a unidade dos Estados alemães. Sob a influência da burguesia industrial, sobretudo da Prússia, estabeleceu-se o Zollverein, uma união aduaneira* com o objetivo de eliminar os impostos alfandegários entre os diferentes Estados da Confederação Germânica.

10 Unificação: obra de Bismarck
Cresciam pelos diferentes Estados da Confederação Germânica idéias de caráter nacionalista, elaboradas por intelectuais que desejavam a união étnica e cultural do povo germânico sob a tutela de um só Estado.

11

12 Primeira tentativa de criação de um Estada socialista
COMUNA DE PARIS Primeira tentativa de criação de um Estada socialista Em 1870, após a derrota na guerra contra a Prússia, instalou-se na França um governo de caráter conservador, comandado por Thiers.

13 Propostas da Comuna O governo da Comuna era constituído por socialistas, anarquistas* e liberais radicais que concordavam em não obedecer ao governo francês conservador, instalado no palácio de Versalhes.

14 Fim da Comuna Apoiado pelos alemães e pela burguesia tradicional, o governo de Thiers conseguiu reunir um exército de 100 mil homens para destruir a Comuna de Paris.

15


Carregar ppt "A conquista da unidade política"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google