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27/6/2014 1 Ginástica Artística www.luisapwww.luisaparente.com.br.

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1 27/6/ Ginástica Artística

2 27/6/ Programa – Carga horária: 3h  Teórico – 1h30m Perfil do ginasta- Testes de Performance- Princípios Mecânicos da Ginástica- Princípios do Treinamento da Ginástica- Características do Treinamento: menarca, distúrbios, lesões, estratégias - Atualização de Regras – Código 2009 Intervalo – 15m  Prático – 1h15m  3 elementos para a excelência: Parada de mãos, Ponte (arco das costas) e spacat- Trave: Solo em 10 cm- Condicionamento Específico da GA

3 27/6/ Objetivos Reforçar conteúdos da GA Evidenciar curiosidades do treinamento Ressaltar princípios  e elementos  básicos Estimular a atualização dos conhecimentos equipe Família cobranças Técnico lesões motivação Ginasta Inteligências biotipo

4 27/6/ Perfil do Ginasta  Físico  Intelectual  Psicológico  Emocional

5 27/6/ Talento inato ou construído? (Sandra J. Hartley-O´Brien)  Estatura  Largura dos ombros  Peso (absoluto/relativo) (influenciará na mecânica otimizada)  Puberdade e Menarca  Força  Flexibilidade  Resistência  Agilidade  Pressões sociais  Coragem x medo  Grau de desejo (prazer + paixão = MOTIVAÇÃO)  Grau de disciplina  Habilidades pessoais  Vivência pregressa  Superação  Tolerância a dor

6 27/6/2014 6

7 7 Herbert Alexander Simon  A maioria dos indícios psicológicos aponta que a destreza não é inata, mas adquirida.  A regra dos 10 anos afirma que é preciso cerca de uma década de trabalho duro para dominar qualquer campo.  Conclui que a motivação e o treino podem superar a falta de habilidades inatas.

8 27/6/ Curiosidades Qual a idade ideal ? * Existe limite máximo? Os calos somem... Os flertes acontecem... A dor incomoda.

9 27/6/ Lesões  2 fraturas na base do quinto metatarso  Fragmento do talus  “Osgushlater”dor de crescimento  bolhas de sangue e calos nas mãos  Tendinites nos punhos e tornozelos  Trauma na Costelas  Luxação com líquido sinovial - joelho  Luxação de último grau – cotovelo  Esporte (de rendimento) é saúde?

10 27/6/  Início 6 anosTérmino 22

11 27/6/ Sistema da Pirâmide  Elite 3  Esporte de participação500  Competição 15 3

12 27/6/ MITO do Crescimento  Seleção Natural da Modalidade  Fator Genético

13 27/6/ Ginasta Ano Id. Alt. Peso Caslavska Comaneci Shapo Parente Parente Dos Santos Hipólito Barbosa  kg  140 – 158/168 kg

14 27/6/ Doping: Uso de substâncias ou métodos proibidos para alcançar de forma injusta (ilegal) melhor performance em seus resultados  Sanção da FIG  Desqualificação do resultado durante o evento onde tenha ocorrido a violação à regra anti-doping  2 anos de suspensão  glucocorticosteroid  pseudophedrine diuretic 

15 27/6/ Testes de performance Algumas medidas relevantes  > corrida  + rápida  Melhor a performance competitiva 

16 27/6/ Relação de performance: ↑ musc. torax ( top 10 = 25cm)+ ↓ % de gordura (6.4mm) melhor a pontuação

17 27/6/ Sem relação: Força da tomada (hand grip) + Altura do salto vert.

18 27/6/ Testes do Programa de Elite da Equipe Feminina do Canadá - Boris Bajin – 3 Níveis Habilidades Físicas Movimentos padrões = elementos técnicos (v.tb. protocolo Ucraniano)  12 kipes / 10 lançamentos x12s / 20m x 3s x 24,5m / 6 flexões + oitava / subida corda 6,5m x 6,5s etc.

19 27/6/ Bateria de testes – iniciantes fem. Descoberta de “talentos” TesteId. 6 a 89 ou + M. Sup. 10 flexões s/ tempomax. Flexões em 15 seg. Força e potência M. Inf. max. saltos /15 seg.max.saltos / 20 seg. Força e potência 30,5 cm alt.45,7 cm alt Abdominais max. 15 seg.max. 15 seg. Força e potência posição: tradicional inclinadoposição: pendurada de joelhos curvar grupado com mãos atrás da cabeça tronco Quadril flex. Quadril (grup.) em susp. Flex. Q. est.(carp.) em susp. Força e potência max. 15 seg. max. 15 seg. Costais Arco da pos. pronadaArco da pos. pronada Força e potênciaaltura do arcoaltura do arco Resist. Aerob. 400 m corrida800 m corrida endurance

20 27/6/ Bateria de testes – iniciantes fem. Troncomanter flexão em susp.manter flexão em susp. endurance 1 pt a cd 6 seg./1 min 1 pt a cd 6 seg./90 seg M. Inf. e sup.50 Pulos corda Pulos corda coordenação 3 simples 1 duplo 30seg Circundução braços na vertical coordenação rep. suficiente Rítmobater palma no ritmo coordenação valsa e marcha. Ombros e costas ponte Flexibilidade passivaobservar ângulos Quadris Flexibilidade passiva 3 spacats observar

21 27/6/ Bateria de testes – iniciantes fem. Ombros da posição pronada elevar braços arqueando a coluna até o máximo Flexibilidade ativaMedir a distância do punho ao solo Quadris Elevação da perna grupada e depois Flexibilidade ativa estendendo-a sustentar o máximo e mais alto Controle corporal parada de mãosparada de mãos Contração com ajudac/ queda horizontal “Dead man lift”“ horizontalizar”na parada de mãos Decúbitosventral e dorsal

22 27/6/ Aspectos Psicossociais  Primeiras filhas  Autonomia e independência Necessidade de desafio Auto-estima Apoio e suporte familiar Outros Quesitos a serem observados Facilidade na aprendizagem Inteligência e raciocínio Metas pessoais (paixão + noção dos sacrifícios) Trabalho duro: “O treinamento supera o talento”

23 27/6/ Doutora Laurita M. Schiavon Unicamp  Primeira mulher Tatiana  Luisa  Daniele Laís Caroline Molinari  É irmã mais nova  Claudia  Soraya  Daiane

24 27/6/ Princípios Mecânicos

25 27/6/ Princípios Mecânicos  F = m x a  Alavancas: Força ou velocidade do movimento  Segurança (auxílio do treinador)

26 27/6/ Parábola: é o nome que recebe a forma da trajetória do CG da ginasta durante os vôos. Relação da resultante: direção + velocidade (antes da impulsão

27 27/6/ Flic Flac

28 27/6/

29 27/6/ Treinamento : Princípios Força efetiva aplicada x ineficiência da força muscular Controle corporal durante a execução (estabilidade=equilíbrio) Força efetiva de absorção

30 27/6/ Empenho isonômico da força

31 27/6/ Efetiva Força de absorção

32 27/6/ Princípios Estéticos / Harmoniosos

33 27/6/ Treinamento = Preparação  *Artística e coreográfica  **Preparação de condicionamento geral  ***Preparação técnica específica de cada aparelho

34 27/6/ Treinador = Formador

35 27/6/ elementos para excelência  Parada de mãos  Ponte  Spacat

36 27/6/ Parada de Mãos  Fundamento do apoio invertido  Elemento de equilíbrio (ex. parada na trave)  Posição dinâmica (ex. Acrobacia, salto e barras)

37 27/6/ Parada de Mãos - Progressão  Parada grupadinha  Cavalinho (meia parada)  Parada na parede (da lagartixa ao apoio invertido total)

38 27/6/ Ponte  Elemento de flexibilidade  Ombros  Peso do corpo vai se concentrar em cima do apoio das mãos, estendendo as pernas naturalmente

39 27/6/

40 27/6/ Ponte - Progressão  Flexão de ombros (aquecimento e alongamento “L”)  Balanceamento na ponte

41 27/6/  Técnica: pernas estendidas*, **  Quadril “encaixado” ***  Lateral D/E: perna traseira alinhada  Frontal: joelhos apontam pra cima e pra fora (rotação a partir do quadril) Spacat  3 posições: frontal, lateral D, lateral E *  Spacat = 180° ou + hiper spacat  Amplitude e estética  Qualidade variável

42 27/6/ Spacat - Progressão  Lançamentos  Afundo à frente  Afundo Lateral  Spacat  Plano alto

43 27/6/ Princípios Norteadores  Ética: “ A Ética nos faz mais livres, mais fortes e mais humanos” (Casa de Saúde São José)  Carisma: “ Carisma é ser verdadeiro, é saber se doar para grandes causas. Usar o carisma é perseguir o bem e a verdade” (Casa de Saúde São José) Qualidade: “ Qualidade não é trabalhar muito é trabalhar direito” (Casa de Saúde São José) Inovação: “ Inovar é estudar, pesquisar, trabalhar duro, olhar para o passado, buscar o novo, perseverar. Inovar é não desistir nunca” (Casa de Saúde São José)

44 27/6/ Fontes  Coaching the female gymast. O´Brien, Sandra. Charles C Thomas Publisher.  Compreendendo a Ginástica Artística. Vilma Piccolo e Myrian Nunomura  

45 27/6/ Sua opinião é muito importante Avalie o curso ministrado  1. Contato  2. Sobre a apresentação  3. sobre o conteúdo  4. sobre a parte prática  5. comentários  6. Sugestões

46 27/6/ Prática  Aquecimento Articular  Posturas básicas (alinhada + apresentação + aterrissagem + pose + ponta dos pés + meia ponta + alinhada no salto + prancha + “L” )  Flexibilidade (xita + lotus + ½ lotus ½ spacat +peito no chão (passivo) + sapinho +spacat de cima + spacat com contenção (aux. ou colchão/parede) + afastado c/ pernas no p.a + spacat no p.a. + sapacat c/ mãos no joelho (passivo e ativa) + spacat na susp.  Parada de mãos: punhos, bate paradinha, cavalinho, vai e vem, vai junta e vem, vai fica, andar na parada, câmbio...  Ponte: forçar ombros primeiro, cestinha, super homem, subir, descer, na parede, para parede...  Trave: chão, linha, trave  Condicionamento: canivete rolo c/ impulsão, parada de força, parada pendular, pliometria, rondada/rondada


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