A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRÉ-VESTIBULAR QUILOMBO ILHA Professora: Vilma Paixão Disciplina: Língua Portuguesa Aula 2 e 3 – 17/05/2012 e 24/05/2012 - Tairu. Aula 1 e 2 – 14/05/2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRÉ-VESTIBULAR QUILOMBO ILHA Professora: Vilma Paixão Disciplina: Língua Portuguesa Aula 2 e 3 – 17/05/2012 e 24/05/2012 - Tairu. Aula 1 e 2 – 14/05/2012."— Transcrição da apresentação:

1 PRÉ-VESTIBULAR QUILOMBO ILHA Professora: Vilma Paixão Disciplina: Língua Portuguesa Aula 2 e 3 – 17/05/2012 e 24/05/ Tairu. Aula 1 e 2 – 14/05/2012 e 21/05/2012- Mar Grande.

2 PREDICADO Constitui a parte da oração que contém a declaração ou a informação sobre o sujeito. Nele encontra-se a ação e/ou estado referente ao sujeito.

3 PREDICADO Antes de estudar os tipos de predicado, é importante conhecer os tipos de predicação dos verbos. Predicação verbal é a forma como o verbo se relaciona com o sujeito.

4 PREDICADO Verbos de ação ou significativos. Há verbos que expressam ação, relativa quer a uma atividade, quer a uma passividade, quer a atividade e passividade simultaneamente. São os verbos significativos ou nocionais.

5 PREDICADO Exemplos: a) Eu o ameaço com uma barra de sabão. b) A matéria foi lida em voz alta. c) Manuela cortou-se com uma faca.

6 PREDICADO Verbos de ligação ou estado Verbos que ligam o sujeito às suas qualidades, às suas características ou ao seu estado. Exemplo: O Zé Sujinho é o membro mais malvado do bando de Hagar.

7 PREDICADO Conceituação Dependendo do núcleo do predicado, ele pode ser: nominal - o núcleo é um nome. verbal – o núcleo é um verbo -, ou verbo-nominal – há dois núcleos um verbo e um nome.

8 PREDICADO - CLASSIFICAÇÃO Predicado Nominal Ex. Você é divertida. O verbo ser constitui um verbo de ligação que une a qualidade – divertida – ao sujeito – você. O verbo não transmite informações sobre o sujeito. Somente o termo que qualifica o sujeito – predicativo do sujeito – contém as informações sobre ele.

9 PREDICADO - CLASSIFICAÇÃO Como o núcleo desse predicado é um nome – adjetivo -, logo o predicado é nominal. Outros exemplos:  Durante a entrevista, ela pareceu-me nervosa.  O conteúdo da carta ainda continuava um mistério.

10 PREDICADO - CLASSIFICAÇÃO Agora é com vocês.  Seu comportamento estava meio estranho.  Várias pessoas andam pelo parque.  Os investidores continuam confiantes na política.  Carol não está comigo.  Seu humor está alterado hoje.  Alguns blocos carnavalescos continuavam na avenida.

11 PREDICADO - CLASSIFICAÇÃO Predicado Verbal Na oração: Estas coisas ainda vão acontecer em sua vida. O núcleo está representado por uma locução verbal; logo o verbo é significativo. É nele que se encontra a informação principal sobre o sujeito. Temos, então, um predicado verbal.

12 PREDICADO - CLASSIFICAÇÃO Exemplos:  Os índios perderam grande parte da sua cultura.  Grande número de empresários participa do seminário.  Nos últimos anos cresceu o número de mulheres no mercado de trabalho.

13 TRANSITIVIDADE VERBAL I) A criança comia doce de leite com queijo. II) Assisti, na casa de meu amigo, ao filme. III) O atleta desce do pódio. IV) Eu lhe aconselho calma.

14 TRANSITIVIDADE VERBAL  Em I, o verbo comer exige complemento – a criança come o quê? – O verbo que precisa de complemento é considerado verbo transitivo. Quando o complemento vier sem preposição, temos um verbo transitivo direto.  Em II, também se vê um verbo que necessita de complemento, mas nesse caso aparece a preposição ‘a’. Trata-se de um verbo transitivo indireto.

15 TRANSITIVIDADE VERBAL Em III, a ação está inteiramente contida na forma verbal – desce -, a expressão do pódio não é um complemento do verbo, mas uma circunstância de lugar. Logo, o verbo é intransitivo. Em IV. O verbo – aconselho -, exige dois complementos, um sem preposição e outro com preposição. Quando isso acontece o verbo é chamado de transitivo direto e indireto.

16 PREDICADO - CLASSIFICAÇÃO Predicado verbo-nominal Você me deixou muito aborrecida. Qual é o predicado e o seu núcleo? O núcleo verbal transmite informações sobre o sujeito, e o núcleo nominal caracteriza o objeto. Tal predicado é chamado de predicado verbo-nominal.

17 PREDICADO - CLASSIFICAÇÃO  A diretoria da empresa considerou o relatório incompleto.  Sua dedicação aos estudos tornou-o um excelente profissional  O motorista chegou vitorioso na reta final.

18 APLICAÇÃO 1. Leia os versos de Vinícius de Moraes: São demais os perigos dessa vida Pra quem tem paixão principalmente Quando uma lua chega de repente E se deixa no céu, como esquecida E se o luar que atua desvairado Em se unir a uma música qualquer Ai então é preciso ter cuidado Porque deve andar perto uma mulher MORAES, Vinícius de. Soneto de Fidelidade e outros poemas.

19 APLICAÇÃO  Para os escritores românticos, a lua representou quase sempre uma confidente entre os amantes. Que simbologia a lua expressa nesse texto?  Que tipo de sujeito e de predicado ocorre no primeiro verso?  Identifique os predicados nos seguintes versos e classifique-os.

20 APLICAÇÃO  Quando uma lua chega de repente ...que atua desvairado 2. Identifique a opção em que a classificação do predicado está incorreta.

21  Às cinco horas, um táxi os levará ao aeroporto de Guarulhos.( verbal)  Ouviam-se os gritos alegres das crianças durante o intervalo de aula. (verbo-nominal)  O júri estava inseguro diante da reação popular. (nominal)  Viajou tranquilo para Nova York, durante as férias.(verbo-nominal)  Minha família ficou em Canoa Quebrada no verão. (verbal)

22  REFERÊNCIAS  SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. 2. ed. Ver, São Paulo: Moderna  BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37. ed. Rio de janeiro: Nova Fronteira, 2009.


Carregar ppt "PRÉ-VESTIBULAR QUILOMBO ILHA Professora: Vilma Paixão Disciplina: Língua Portuguesa Aula 2 e 3 – 17/05/2012 e 24/05/2012 - Tairu. Aula 1 e 2 – 14/05/2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google