A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tuberculose. Definição O que é ? Doença grave, infecto contagiosa, transmitida pelo ar, e que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial nos pulmões.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tuberculose. Definição O que é ? Doença grave, infecto contagiosa, transmitida pelo ar, e que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial nos pulmões."— Transcrição da apresentação:

1 Tuberculose

2 Definição O que é ? Doença grave, infecto contagiosa, transmitida pelo ar, e que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial nos pulmões. O microorganismo causador da doença é o bacilo de Koch, cientificamente chamado Mycobacterium tuberculosis.

3 Aspectos Históricos • A identificação do bacilo de Koch, em 1882, como o agente etiológico da tuberculose foi um marco fundamental para o conhecimento da doença. • A partir dos últimos anos do século XVIII, associou-se à tuberculose pelo menos duas representações. A primeira, a definia como uma "doença romântica", idealizada nas obras literárias e artísticas ao estilo do romantismo e identificada como uma doença característica de poetas e intelectuais. • A segunda, gerada em fins do século XIX, qualificava a doença como "mal social" e firmou-se, claramente, no decorrer do século XX, tendo convivido nas primeiras décadas com a visão romântica. • No Brasil, a percepção da tuberculose como doença social firmou-se neste século, estando presente no discurso médico, respaldado pelos dados estatísticos. O inicio ao combate, foi realizado por instituições filantrópicas e estatais.

4 Características individuais associadas a Tuberculose Tuberculose Renda familiar Serviço de saúde Precário Difícil acesso a saúde Infecções associadas Etilismo e Outros vícios Desnutrição Aglomeração Humana Famílias numerosas Habitação ruim Educação precária

5 Mapa mundial

6 .. Epidemiological Status of TB (Region of the Americas, 2004) Regional Program on Tuberculosis

7

8 Estimated Global of TB (2002) World population 6 billion Population infected with M. TB 1.9 billion People ill with TB 16 million New cases annually 8.2 million Deaths per year 1.8 million Yearly deaths from TB/HIV 230,000

9 Números da doença no mundo e no Brasil • 1/3 da população mundial está infectado com o bacilo da tuberculose; • 45 milhões de brasileiros estão infectados; • 5% a 10% dos infectados contraem a doença; • 30 milhões de pessoas no mundo podem morrer da doença nos próximos dez anos; • 6 mil brasileiros morrem de tuberculose por ano.

10 Situation of TB (Region of the Americas, 2002) 75% Total: 223,057 Haiti Dom. Rep. Mexico Honduras Ecuador Peru Bolivia Brazil Nicaragua Peru Brazil 50%

11 Reporting of TB Cases by Gender (Region of the Americas, 2002)

12 Prevalence of HIV Infection among Patients with TB (selected countries of the Americas, 2002) NY % MEX % GUT % ELS % NIC % HON % ARG % URU % Rio de Janeiro - BRA % A tuberculose é responsável por 32% do agravamento das condições de saúde de pacientes HIV-positivo, o triplo de qualquer outra causa patológica (como as neoplasias malignas, septicemia e demais infecções). A AIDS - ao atingir o sistema imunológico do paciente - colocou a tuberculose em alta evidência, como uma das doenças associadas mais citadas, refletindo o acentuado grau de infecção da população pelo bacilo de Koch. English-speaking Caribbean (2001)* BAH 40% BEL 12.8% GUY30.8% JAM30% SUR31.1% TRT52.8% DOR % PER % CR %

13 Tuberculose no Brasil, Bahia e seus municípios • Ranking Mundial > Brasil ocupa o 13º lugar no ranking dos 22 países onde se estima que ocorram 80% dos casos de TB do mundo e 1 lugar nas Américas. • Ranking estadual Brasileiro > Bahia em terceiro lugar representando um total de 10% dos casos no país. • Ranking das cidades e municípios Baianos > Salvador detendo 40% dos casos e 50 % dos óbitos no estado. Obs > sub-notificação. No país todo, cerca de casos de tuberculose são notificados por ano, mas o governo estima que cerca de 50 a 60 mil doentes estejam perambulando pelo país sem notificação nem tratamento.

14 Formas Clínicas Fonte: Hospital Santa Lúcia SHLS Quadra 716, conj.C Brasília-DF – Brasil

15

16 Distribuição da Tuberculose no Brasil, segundo idade e formas clínicas Doentes Maiores de 15 anos Formas Pulmonares Baciloscopia positiva Sem confirmação baciloscopica Formas extra- pulmonares Menores de 15 anos Formas pulmonares Baciloscopia positiva Sem confirmação baciloscopica Formas extra- pulmonares 85% 15% 90% 10% 70% 30% 75% 25% 20% 80%

17

18

19 Proporção por sexo e faixa etária no Brasil 2001

20

21

22 Tuberculose na Bahia - Salvador Taxa de incidência: casos por habitantes As taxa de incidência de Salvador diminuíram entre os anos de 1990 e 2003.

23 Tuberculose na Bahia Dados epidemiológicos • O Principal foco da doença no estado, situa-se na cidade de Salvador. • Existem casos significativos no sul do estado e nas proximidades do centro do estado. • No estado, somam-se um total de casos por ano. • A quantidade de óbitos encontra-se na ordem de 400 por ano. • No principal foco da doença, na cidade de Salvador, ocorre o surgimento de casos e 150 óbitos por ano.

24 Transmissão – precauções para evitar contaminações •A tuberculose é um problema de saúde prioritário no Brasil; •22 países em desenvolvimento, albergam 80% dos casos mundiais; •No Brasil estima-se casos por ano; • São notificados casos/ano; • Em 1998 o coeficiente de mortalidade foi de 3,5 por habitantes.

25 Ações para o controle da Tuberculose •Diagnosticar 90% dos casos esperados •Curar 85% dos casos diagnosticados; • Expansão das ações de controle para 100% dos municípios; • Estimular a notificação pelo Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN). Para conseguir o controle da Tuberculose, o primeiro passo é descobrir os casos. E, aí, o ditado “mais vale prevenir do que curar” funciona ao contrário: é curando que se previne.

26 Atribuições das Unidades Básicas de Saúde para o Controle da Tuberculose • Identificar os sintomáticos respiratórios; • Fazer o diagnóstico da tuberculose; • Tratar e acompanhar os doentes até a alta; • Identificar crianças com suspeita de tuberculose e encaminhar para a unidade de Referência para investigação e confirmação do diagnóstico; • Acompanhar e tratar os casos de Tuberculose; • Medicamentos para os doentes em tratamento.

27 Transmissão A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, causada pelo Mycobacterium tuberculosis. A transmissão ocorre através do ar, por meio de gotículas contendo os bacilos expelidos por um doente ao tossir, espirrar, ou falar. Quando essas gotículas são inaladas por pessoas sadias, provocam a infecção tuberculosa e o risco de desenvolver a doença.

28 A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa pelo ar.

29 Quando uma pessoa inala as gotículas contendo os bacilos de Koch, muitas delas ficam no trato respiratório superior (garganta e nariz), onde a infecção é improvável de acontecer. Contudo, quando os bacilos atingem os alveólos a infecção pode se iniciar.

30 O sistema imune através dos macrófagos fagocitam os bacilos e formam uma “barreira”, o granuloma, que mantém os bacilos sobre controle.

31 Órgãos mais frequentemente acometidos pela Tuberculose.

32 A propagação está ligada às condições de vida da população; ao caso índice (doente bacilífero; ao tipo de ambiente e ao tempo de exposição; Sua prevalência é maior nas periferias das grandes cidades; A infecção pode ocorrer em qualquer idade; Nem todas as pessoas expostas ao bacilo se tornam infectadas. Transmissão

33

34

35

36 O confinamento dos animais é um fator de fácil instalação da doença. Ferver o leite e cozinhar os derivados da carne antes do consumo é uma das formas de não adquirir a tuberculose, uma doença milenar conhecida como tísica consuptiva e peste branca. O M.bovis “bacilo bovino” é altamente patogênico no homem e está classificado dentro do Complexo M.tuberculosis “bacilo humano”, que está resistindo a mais de três antibióticos.

37

38 Tuberculose cutânea


Carregar ppt "Tuberculose. Definição O que é ? Doença grave, infecto contagiosa, transmitida pelo ar, e que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial nos pulmões."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google