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ESTATÍSTICAS SOBRE O USO DAS TIC NO BRASIL: A EXPERIÊNCIA DO IBGE

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Apresentação em tema: "ESTATÍSTICAS SOBRE O USO DAS TIC NO BRASIL: A EXPERIÊNCIA DO IBGE"— Transcrição da apresentação:

1 ESTATÍSTICAS SOBRE O USO DAS TIC NO BRASIL: A EXPERIÊNCIA DO IBGE
Roberto Neves Sant’Anna IBGE – Diretoria de Pesquisas Rio de Janeiro, 25 de agosto de 2006

2 PRESSUPOSTOS 1) As Metas de Desenvolvimento do Milênio, lançadas em 2000 e adotadas por 189 países, contemplam no objetivo 8, que pretende “Fomentar uma associação mundial para o desenvolvimento”, a Meta 18: “Em colaboração com o setor privado, tornar disponíveis os benefícios das novas tecnologias, especialmente as da informação e das comunicações”

3 PRESSUPOSTOS 2) O Plano Plurianual 2004/2007 do governo brasileiro estabeleceu como desafio: “Ampliar o acesso à informação e ao conhecimento por meio das novas tecnologias, promovendo a inclusão digital e garantindo a formação crítica dos usuários”

4 PRIMEIRO PASSO Com o objetivo de:
permitir o acompanhamento do grau de penetração de computadores e de telefones nos domicílios brasileiros, e de responder, ainda que parcialmente, ao crescente interesse em dados sobre a influência das TIC na economia, O IBGE incluiu algumas variáveis em pesquisas domiciliares e de empresas

5 CENSO DEMOGRÁFICO - 2000 Universo: 45.507.516 domicílios
Tamanho da amostra: domicílios Variáveis TIC : existência no domicílio de Radio TV e videocassete Telefone Computador

6 Participação dos domicílios segundo a posse de alguns bens duráveis – Brasil 2000

7 PNAD - PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICÍLIOS 2001 a 2005
Periodicidade: anual Tamanho da amostra: domicílios Variáveis TIC: presença no domicílio de: Radio TV Telefone fixo e celular Computador Com acesso a internet

8 Proporção de domicílios com equipamentos TIC - Brasil

9 Proporção de domicílios com equipamentos TIC por classes de rendimento domiciliar – Brasil 2004

10 POF – PESQUISA DE ORÇAMENTOS FAMILIARES 2002-2003
Tamanho da Amostra – domicílios Variáveis TIC : existência e gasto com: Radio TV Telefone fixo e celular Computador Com acesso a internet

11 Proporção dos gastos com telefone no total do gasto médio mensal familiar Brasil 2002-2003

12 Pesquisa Anual do Comércio - PAC
Universo: empresas Tamanho da amostra: empresas Desde 2000 levanta o sistema de comercialização do comércio varejista: Através de máquinas automáticas Em lojas Fora de loja (quiosque, traillers, etc.) Pela internet Por correio Porta a porta Por televendas

13 SEGUNDO PASSO Com o objetivo de medir o acesso e utilização das TIC nas empresas e domicílios brasileiros, para a construção de indicadores compatíveis com as recomendações internacionais e as demandas nacionais, optou-se por planejar: 1) a realização de uma pesquisa de uso TIC nas empresas; e 2) a introdução de um módulo na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD.

14 NECESSIDADES PRIORITÁRIAS
Durante o processo de planejamento, duas necessidades se destacaram: 1) de ordem técnica 2) de ordem financeira

15 ATIVIDADES TÉCNICAS Conhecer: as orientações internacionais
experiências de outros países No segundo semestre de 2004 o IBGE recebeu duas missões técnicas: 1) OECD – Sr. Martin Schapper; e 2) INE-Espanha – Sr. Fernando Cortina Garcia e Srta. Belém Gonzáles Olmos

16 ATIVIDADES TÉCNICAS Participou:
1) Taller sobre la medición de la Sociedad de la Información en América Latina y el Caribe – CEPAL: 2004 no Chile e 2005 na República Dominicana 2) Cumbre Mundial para la Sociedad de la Información – ONU: 2005 em Genebra e 2006 em Paris

17 DE ORDEM FINANCEIRA Inicialmente, o IBGE pensou em realizar a Pesquisa TIC-Empresa e o módulo TIC-Domicílio na PNAD com os seus recursos. Mas, devido ao quadro de restrição orçamentária, não foi possível a realização das pesquisas Teve início, então um trabalho de busca de parcerias junto à órgãos governamentais responsáveis por executar políticas de informática e softwares

18 ESTÁGIO ATUAL - TIC DOMICÍLIO
Foi estabelecida parceria com o Comitê Gestor da Internet no Brasil que possibilitou a implementação de Suplemento TIC na PNAD no segundo semestre de 2005.

19 SUPLEMENTO TIC NA PNAD 2005 Tamanho da amostra: 141.471 domicílios
Respondentes: pessoas Abrangência: Todo Território Nacional tipo de Coleta: entrevista pessoal Período de Coleta: outubro à dezembro de 2005 1ª divulgação: setembro de 2006 2ª divulgação - Volume especial: segundo semestre de 2007

20 INDICADORES TIC NA PNAD 2005
Questionário Básico Anual Questionário Suplementar TIC Todos os indicadores Core estão contemplados, exceto HH-6 Indivíduos que usaram um computador

21 INDICADORES TIC NA PNAD 2005
1) Questionário Básico Indicadores básicos HH-1 domicílios com radio HH-2 domicílios com TV HH-3 domicílios com linha de telefone fixo HH-4 domicílios com telefone celular HH-5 domicílios com computador HH-6 domicílios com acesso à Internet Indicador de referência HH-R1 domicílios com energia elétrica

22 INDICADORES TIC NA PNAD 2005
2) Questionário Suplementar TIC 21 quesitos específicos pessoas de 10 anos ou mais Período de referência: últimos 3 meses

23 INDICADORES TIC NA PNAD 2005
2) Questionário Suplementar TIC Indicadores básicos e extensos HH-8 indivíduos que usaram a Internet em algum local (domicílio, escola, trabalho, etc.) nos últimos 3 meses

24 INDICADORES TIC NA PNAD 2005
2) Questionário Suplementar TIC HH-9 local de acesso à Internet nos últimos 3 meses: no trabalho na escola em em casa centro público de acesso gratuito em centro de acesso público pago no domicílio de parentes, amigos ou em outro locais

25 INDICADORES TIC NA PNAD 2005
2) Questionário Suplementar TIC HH-10 motivo de acesso á internet: comunicação com outras pessoas compra ou encomenda de bens e serviços transações bancárias ou financeiras interagir com autoridades públicas ou órgãos do governo jornais ou revistas atividades de lazer buscar informações educação ou aprendizado leitura de ou outros serviços

26 INDICADORES TIC NA PNAD 2005
2) Questionário Suplementar TIC HH-11 telefone móvel celular para uso pessoal HH-12 tipo de conexão Acesso discado Banda larga

27 INDICADORES TIC NA PNAD 2005
2) Questionário Suplementar TIC HH-13 freqüência de acesso nos últimos 3 meses (independente do local de acesso) Pelo menos uma vez por dia Pelo menos uma vez por semana, ma não todo dia Pelo menos uma vez ao mês, mas não toda semana Menos de uma vez por mês Não sabe

28 INDICADORES TIC NA PNAD 2005
2) Questionário Suplementar TIC Principal motivo para não ter utilizado a Internet nos últimos 3 meses Não acha necessário ou não quer Não tem acesso a microcomputador para fazê-lo Não sabe utilizar a internet O computador existente no domicílio não está conectado à Internet O custo do microcomputador é alto O custo de utilização da internet é alto outro motivo

29 INDICADORES TIC NA PNAD 2005
Vantagens de uma Pesquisa Suplementar TIC na PNAD A PNAD permite formar perfil detalhado dos moradores por sexo, idade, escolaridade, situação de trabalho, rendimento, etc., assim como analisar o contexto familiar e as características do domicílio o tamanho da amostra: domicílios

30 INDICADORES TIC NA PNAD 2005
Vantagens de uma Pesquisa Suplementar TIC na PNAD A garantia de que a investigação TIC foi feita com todas as pessoas com 10 ou mais anos moradores dos domicílios onde foi realizada a pesquisa o custo da pesquisa suplementar versus o custo de uma pesquisa específica

31 INDICADORES TIC NA PNAD 2005
Desvantagens de uma Pesquisa Suplementar TIC na PNAD A Pesquisa Suplementar não pode ser muito extensa nem causar perturbação à Pesquisa Básica (à pesquisa principal) Ela deve seguir a metodologia da Pesquisa Básica, já definida Há uma grande demanda para inclusão de temas suplementares na PNAD. Isto dificulta a investigação contínua de um mesmo tema

32 ESTÁGIO ATUAL - TIC EMPRESA
o IBGE já elaborou uma proposta básica de pesquisa sobre Acesso e Uso das TIC nas Empresas, cujas variáveis contemplam os indicadores core para TIC Empresa continua em busca de parceria junto a organismos governamentais e não governamentais para sua realização

33 PROPOSTA - TIC EMPRESA PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Nº de informantes: empresas Forma de captação: CATI e entrevistas pessoais (para as maiores empresas)  Abrangência geográfica Todo Território Nacional Nível de divulgação: Brasil Tempo de realização: 16 meses Formas de divulgação: publicação em papel, CD-ROM, na Internet e através de tabulações especiais

34 Captura das informações
Como as informações da pesquisa são complexas e altamente especializadas é de fundamental importância a identificação do informante em cada empresa selecionada, ou seja, com domínio dos conceitos da pesquisa e detentor das informações requeridas Para assegurar a uniformidade no entendimento conceitual da pesquisa e na sua aplicação propõe-se entrevistas diretas com todas as empresas da amostra: presenciais para as empresas de grande porte por telefone para as demais empresas, através de sistema de entrevistas telefônicas assistidas por computador (Computer Assisted Telephone Interview - CATI)

35 PROPOSTA - PESQUISA TIC EMPRESA
Principais variáveis investigadas: Infraestrutura TIC número de computadores de linhas telefônicas tipo de acesso a Internet redes utilizadas pela empresa existência de página web.

36 PROPOSTA - PESQUISA TIC EMPRESA
Principais variáveis investigadas: 2) Acesso às TIC percentagem de empregados que utilizam computadores, percentagem de empregados que acessam a Internet, percentagem de empregados que desenvolvem software para uso interno da empresa tipos de sistemas de informática utilizados

37 PROPOSTA - PESQUISA TIC EMPRESA
Principais variáveis investigadas: 3) uso da Internet finalidade serviços disponíveis na pagina web serviços de segurança comércio eletrônico (compras, vendas, obstáculos) através da Internet ou mediante EDI ou de outras redes telemáticas distintas da Internet.

38 Estrutura da Oferta TIC Setor TIC
OUTROS TRABALHOS Estrutura da Oferta TIC Setor TIC Definição e identificação – CNAE 2.0 Mensuração – CEMPRE e Pesquisas Econômicas: Indústria (produtor) Comércio Serviços

39 Estrutura da Oferta TIC Produtos TIC
OUTROS TRABALHOS Estrutura da Oferta TIC Produtos TIC Definição e identificação – ProdList e PAS Especial Mensuração – Pesquisas Econômicas

40 Vantagens de se Pesquisar TIC no IBGE
Avanço nos estudos metodológicos e das recomendações e experiências internacionais Infraestrutura: cadastro de empresas permanentemente atualizado, rede de 533 Agências em todo País Relação permanente com as empresas de elevada credibilidade  Como pesquisa satélite do Sistema de Estatísticas Econômicas e portanto articulada com as pesquisas econômicas serão ampliadas as possibilidades analíticas da pesquisa Usar a experiência do Instituto no levantamento de informações estatísticas afins Inserção do Tema no programa regular de pesquisas da Instituição

41 Amostras anuais das Pesquisas Econômicas
Número de empresas Número de empresas Pesquisas Econômicas Pesquisas Econômicas Estrato Estrato Amostra Amostra certo certo Pesquisa Industrial Anual – Empresa Pesquisa Industrial Anual – Empresa 42.371 29.119 29.119 Pesquisa Anual da Indústria da Construção Pesquisa Anual da Indústria da Construção 11.741 4.521 4.521 Pesquisa Anual de Comércio Pesquisa Anual de Comércio 54.951 31.445 31.445 76.357 36.148 Pesquisa Anual de Serviços Pesquisa Anual de Serviços

42 O B R I G A D O P E L A A T E N Ç Ã O


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