A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de Iniciação Científica Almanaque digital: “Nosso céu” Elaboração de CD- ROM - Multiplicando conhecimentos e desenvolvendo saberes Coordenador.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de Iniciação Científica Almanaque digital: “Nosso céu” Elaboração de CD- ROM - Multiplicando conhecimentos e desenvolvendo saberes Coordenador."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Iniciação Científica Almanaque digital: “Nosso céu” Elaboração de CD- ROM - Multiplicando conhecimentos e desenvolvendo saberes Coordenador IEA-SC-USP: Prof. Dr. Sérgio Mascarenhas Vice-Coordenadora IEA-SC-USP: Profa. Dra. Yvonne Primerano Mascarenhas Orientadora: Profa. Dra. Neucideia Aparecida Silva Colnago Bolsista FIPAI: Marina Martinez Massocco Professora de Ciências – E.E Jesuíno de Arruda: Rita C. Bortoletto-Santos Colaboradores : Jonas Felipe Gomes Batista e José Ernani dos Santos Jr.

2 No Ano Internacional da Astronomia em que comemoramos quatrocentos anos da utilização da luneta, por Galileu Galilei, os alunos das 6as. Séries da E.E. Jesuíno de Arruda, na cidade de São Carlos, olharam para o céu de um modo diferente. A escola deve permitir aos estudantes desenvolverem habilidades de leitura, interpretação e escrita de texto, propor atividades criativas e que resultem em aprendizagens reais. Esse trabalho uniu o apaixonante mundo do Ensino de Ciências, que a tanto estimula a curiosidade humana e o conhecimento de ferramentas da Informática. Construímos um registro diferente daquele apresentado em papel e tinta, as imagens e pequenos textos, que falam sobre as coisas do céu, ficaram gravadas num recurso moderno e próprio de nossos dias. Que ao reverem esse CD-Rom, anos mais tarde, lembrem-se de que nunca é perda de tempo querer saber mais. Galileu só conseguiu construir um instrumento tão importante para a Astronomia, porque ousou, quis saber mais sobre o céu, e ele conseguiu, vocês também conseguiram fazer um belo trabalho. Parabéns, Professora Rita C. Bortoletto-Santos São Carlos, setembro/2009

3 E. E. Jesuíno de Arruda 6ªB Instituto de Estudos Avançados ( IEA ) - USP/São Carlos Thalissa Mariana Ana Paula Gustavo Natani Caio Giovanni Cássia Alessandro Rosângela Amanda R. Carla Larissa Luiz Paulo Amanda B. Carol Matheus Luan Tairine Wallacy Wander Kaline Mariane Juliana Patrícia Gustavo Rafaela Fábio R. Fábio Beatriz Rodrigo Guilherme Gabriel João Victor Camila Jefferson Matheus H.

4 Apresenta “ Nosso Céu” Mercúrio Vênus Sol Lua Terra Júpiter Urano Ceres Cometa Halley Xena Plutão Marte Saturno Caronte Via Láctea Titã Netuno Meteorito Bendegó Cinturão de Asteróides Cruzeiro do Sul

5 Eris  Eris está a 413,7 milhões km do Sol.  É o maior planeta-anão do Sistema Solar e quando foi descoberto, ficou desde logo informalmente conhecido como o "décimo planeta", por ser maior que Plutão. Devido a nova categoria introduzida pela União Astronômica Internacional, Eris também passa a ser um plutóide.

6 Eris MITOLOGIA Eris (grego) é a deusa que personifica a discórdia na mitologia grega. Corresponde à deusa romana Discórdia.

7 Lua A Lua é um satélite natural da Terra e está a uma distância de 380 mil km de nosso planeta. O seu tamanho é de um quarto da Terra, com um diâmetro de Km.

8 Lua Estudos do solo lunar levaram os cientistas a concluir que o choque de meteoros, com sua superfície, sem a proteção da atmosfera é a principal causa das crateras.

9 Lua •No início da década de 1960, o presidente John F. Kennedy colocou como meta para os Estados Unidos, o envio de um homem à Lua antes do fim da década. •Este desafio foi concretizado no projeto Apollo. Em 20 de julho de 1969, Neil Armstrong tornou-se o primeiro homem a caminhar na Lua.

10 Vênus Vênus é o planeta do Sistema Solar, ocupa a segunda órbita, depois de Mercúrio.

11 Vênus  Vênus é a deusa do panteão (ou panteon) romano, equivalente a Afrodite no panteão grego. É a deusa do Amor e da Beleza.  Vênus está a 108,2 milhões km de distância do Sol. Tem o diâmetro médio de km.  Sua rotação é de 243 dias e a translação é de 225 dias.

12 Vênus • O movimento de Vênus ao redor do seu eixo de rotação é no sentido contrário ao de rotação da Terra; isso se chama movimento retrógrado. • A alta densidade da atmosfera de Vênus é responsável pela enorme pressão na superfície no planeta, cerca de 90 vezes a terrestre, impossibilitando vida normal para qualquer ser humano.

13 Plutão Plutão, em Roma, era o nome do deus grego Hades, deus do submundo. O diâmetro de Plutão é de 2351 Km. Está tão distante do Sol, que seu período de translação é de 248 anos. É tão pequeno, que chega a ser menor, do que nossa Lua.

14 Plutão Plutão está muito longe do Sol, por isso que a temperatura é muito baixa, cerca de -233°C.

15 Urano O Urano é o sétimo planeta do Sistema Solar. Seu diâmetro é de Km. Urano tem a superfície mais uniforme de todos os planetas por sua característica cor azul-esverdeada, produzida pela combinação de gases em sua atmosfera, e tem anéis que não podem ser vistos a olho nu; além disso, tem um anel azul, que é uma peculiaridade planetária

16 Urano A distância dele até Sol é de 2,9 bilhões Km. Urano leva 84 anos para dar uma volta em torno do Sol.

17 Júpiter Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar. É considerado um planeta gasoso.

18 Júpiter Muitas luas A gigantescas dimensões do planeta e as luas que giram ao seu redor lembram um Sistema Solar em miniatura.

19 Meteorito Bendegó  Os meteoritos são fragmentos de corpos sólidos naturais, como asteróides, planetas ou cometas, que se incandescem pelo atrito com o ar e são capazes de chegar à superfície terrestre.

20 Meteorito Bendegó O meteorito de Bendegó é o maior meteorito já encontrado no Brasil, pesando 5360 Kg. O nome Bendegó veio do lugar onde foi encontrado. Este meteorito foi encontrado por um menino chamado Bernardino da Mota Botelho em 1784 no riacho do Bendegó na cidade de Monte Santo, no Estado da Bahia.

21 Meteorito Bendegó O meteorito de Bendegó está exposto no Museu Nacional do Rio de Janeiro desde Bendegó : significa vindo do céu !

22 Cinturão de Asteróides

23 Cinturão de Asteróides Os asteróides são corpos celestes rochosos e metálicos que orbitam o Sol e podem ser encontrados em várias regiões do Sistema Solar, mas a maioria se encontra entre a órbita de Marte e de Júpiter na região conhecida como Cinturão de Asteróides.

24 Planeta Terra

25 Terra O diâmetro da Terra é de Km. A rotação da Terra é o movimento giratório que o planeta realiza ao redor do seu eixo. O tempo para a Terra completar esse movimento é de 23 horas e 56 minutos.

26 Terra A translação é o movimento que a Terra realiza ao redor do Sol, esse movimento, junto com o eixo inclinado do planeta, é responsável pelas estações do ano. Ele demora 365 dias e 6 horas. A Terra apresenta também relevo bem variado, e em constante transformação, por apresentar atmosfera bem dinâmica: vulcões em atividade e placas tectônicas em movimento.

27 Via Láctea A Via Láctea é uma galáxia. O Sol é uma de suas estrelas e encontre-se em um de seus braços espirais.

28 Via Láctea Em noites de céu limpo e sem Lua, longe das luzes artificiais das cidades, pode-se ver no céu uma faixa nebulosa, atravessando o hemisfério celeste de um horizonte a outro. Chamamos a essa faixa Via Láctea, por sua aparência, que lembrava aos povos antigos um caminho esbranquiçado como leite.

29 Mercúrio Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol A única sonda a tirar fotos de Mercúrio foi a Mariner 10, em 3 de novembro de 1973.

30 Mercúrio Mercúrio possui uma grande quantidade de crateras e ausência de atmosfera (exceto por uma rarefeita camada de hélio, provavelmente aprisionado do Sol). Isso pode ser explicado pelo fato de Mercúrio ser um planeta pequeno em relação aos outros planetas. Com tamanho reduzido, a força de gravidade também é menor e com isso seus gases escapam facilmente, não retendo portanto uma atmosfera. Sua translação é de 88 dias.

31 Caronte O diâmetro de Caronte é de aproximadamente 1207 Km, um pouco mais da metade do diâmetro de Plutão. Caronte foi descoberto em 1978, por J. Christy.

32 Caronte Com a alteração do status de Plutão, que não é mais considerado planeta, e sim um planeta anão, Caronte também deixou de ser um satélite, sendo agora também um planeta-anão que anda á volta de Plutão.

33 Caronte A sua composição e dimensões são ainda muito incertas, devido à distância a que o par Plutão-Caronte se encontra da Terra.

34 Além dos planetas e suas luas, os Cometas são os objetos mais importantes do Sistema Solar. Cometas são rochas, formadas principalmente por gelo, que orbitam o Sol normalmente a distâncias enormes, em órbitas localizadas além de Plutão. O mais famoso dos cometas é o de Halley (…, 1910, 1986, …), nome em homenagem ao astrônomo Edmund Halley que baseado na recém teoria da gravitação de Newton identificou e previu quando e onde esse cometa retornaria. Cometa Halley

35 Infelizmente, Halley morreu em 1742, não chegando a viver o suficiente para conseguir ver a sua previsão tornar-se realidade, quando o cometa regressou na véspera de Natal de 1758.

36 Saturno Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar, com uma órbita localizada entre as órbitas de Júpiter e Urano. Saturno: Na mitologia romana, Saturno é o deus da agricultura. O deus grego associado, Kronos, era filho de Uranus e Gaia e o pai de Zeus (Júpiter).

37 Saturno Saturno tem um diâmetro de Km. A temperatura é de - 180°C. Translação de 29,5 anos. Rotação de 10h13min. Acredita-se que o planeta tenha um núcleo sólido, porém pequeno, envolto por uma camada líquida de hidrogênio.

38 Sol O Sol é a estrela central de nosso Sistema Solar

39 Sol O Sol é personificado em várias mitologias, os gregos o chamavam de Hélios, e os romanos de Sol.

40 Netuno Seu diâmetro equatorial é de Km. Seu período de rotação é de 16h03min, e o de translação é de 164,8 anos. Os ventos em Netuno são os mais rápidos do Sistema Solar, cerca de 2400 Km/h.

41 Netuno A composição de Netuno provavelmente é semelhante a de Urano. Algumas curiosidades sobre netuno : O frio em sua superfície é intenso, isto é devido a sua distância do Sol, cerca de 4,5 bilhões de Km.

42 Titã Foi considerado que Titã é uma das maiores luas de Saturno.

43 Titã Pensava-se, há muito tempo, que Titã fosse o maior satélite do Sistema Solar; observações mostraram que a atmosfera de Titã é tão densa que sua superfície sólida é ligeiramente menor que a de Ganimede (lua de Júpiter).

44 Titã •Titã é aproximadamente metade de gelo de água e de material rochoso. •Na mitologia grega, os titãs eram uma família de gigantes, filhos de Urano e Gaia, que queriam se apoderar do céu, mas foram derrotados pela família de Zeus.

45 Ceres Uma das doze divindade gregas do Olimpo, a equivalente deusa C eres dos romanos, foi a deusa cretense da fertilidade e da agricultura e irmã de Zeus, era também conhecida como a deusa mãe e considerada como deusa da lei, da ordem e do casamento.

46 Ceres é um planeta anão que se encontra no Cinturão de Asteróides entre Marte e Júpiter. Seu diâmetro é de aproximadamente 952 Km.

47 M a r t e

48 Marte •A coloração avermelhada, sempre despertou a atenção dos observadores. •Marte é o quarto planeta partindo do Sol e é normalmente referido como o Planeta Vermelho. •Marte é um grande deserto, e a única coisa que encontramos lá, além de rocha e areia, é gelo. •O seu diâmetro é de Km. •Sua rotação é de 24h37min, e a translação de 686,98 dias.

49 Referências Bibliográficas Pereira, M. S. & Colnago, N. A. S. (2008). Roteiro para elaboração Powerpoint. IEA,SC,USP


Carregar ppt "Projeto de Iniciação Científica Almanaque digital: “Nosso céu” Elaboração de CD- ROM - Multiplicando conhecimentos e desenvolvendo saberes Coordenador."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google