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Profª Denise Ferreira1 Importância do Feedback nas Relações Interpessoais  Feedback- Processo de ajuda para mudanças de comportamento. É comunicação a.

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1 Profª Denise Ferreira1 Importância do Feedback nas Relações Interpessoais  Feedback- Processo de ajuda para mudanças de comportamento. É comunicação a uma pessoa ou grupo, fornecendo informações sobre como suas atitudes podem afetar outras pessoas.

2 Profª Denise Ferreira2 Para ser útil o Feedback precisa ser: Descritivo ao invés de avaliativo – quando não há julgamento, apenas um relato de um evento, reduz-se a necessidade de reagir defensivamente e assim o indivíduo pode ouvir e sentir- se à vontade para utilizar aquele dado como julgar conveniente.

3 Profª Denise Ferreira3  Específico ao invés de geral – quando se diz a alguém que ele é “dominador”, isto tem menos significado do que indicar seu comportamento numa determinada ocasião: “nesta reunião você fez o que está acostumado a fazer outras vezes, quando…”

4 Profª Denise Ferreira4  Compatível com as necessidades de ambos, comunicador e receptor – pode ser altamente destrutivo quando satisfaz somente às necessidades do comunicador sem levar em conta as necessidades do receptor.

5 Profª Denise Ferreira5  Dirigido para comportamentos que o receptor possa mudar – pois em caso contrário, a frustração será apenas incrementada se o receptor reconhecer falhas naquilo que não está no seu controle mudar.

6 Profª Denise Ferreira6  Solicitado ao invés de imposto – será mais útil quando o receptor tiver formulado perguntas que os que observam possam responder.  Oportuno e mais próximo possível do comportamento em questão – dependendo naturalmente da prontidão da pessoa para ouví-lo, apoio dos outros, clima emocional, etc…

7 Profª Denise Ferreira7  Esclarecido para assegurar comunicação precisa – um modelo de proceder é fazer com que o receptor repita o feedback recebido para ver se corresponde ao que o comunicador quis dizer.

8 Profª Denise Ferreira8  Estes requisitos embora aceitos intelectualmente, não são fáceis de serem seguidos, tanto no processo de dar como de receber feedback.

9 Profª Denise Ferreira9 Requisitos Não Aceitos Requisitos Não Aceitos  É difícil aceitar nossas ineficiências, admití- las para os outros publicamente. Confiar em outra pessoa, especialmente no trabalho é complicado, pois pode afetar nosso status ou imagem.  A resolução de um problema pode significar descobrir e reconhecer algumas facetas da personalidade que desejamos evitar de pensar.

10 Profª Denise Ferreira10 Despreparo para o Feedback…  Muitas vezes as pessoas não estão preparadas psicologicamente para receber feedback, ou não desejam, nem sentem sua necessidade. Se insistirmos, a pessoa poderá duvidar dos nossos motivos para tal, negar a validade dos dados, racionalizar procurando justificar-se.

11 Profª Denise Ferreira11 COMO SUPERAR AS DIFICULDADES 1. Estabelecendo uma relação de confiança recíproca para diminuir as barreiras entre o comunicador e o receptor. 2. Reconhecendo que o feedback é um processo de exame conjunto. 3. Aprendendo a ouvir, a receber feedback sem reações emocionais defensivas intensas. 4. Aprendendo a dar feedback de forma habilidosa, sem conotações emocionais.


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