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VIGILÂNCIA EM SAÚDE Prof. Esp. JULYENE PENA. OBJETIVOS... • Reconhecer os principais campos de atuação do enfermeiro na Vigilância Sanitária • Demonstrar.

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1 VIGILÂNCIA EM SAÚDE Prof. Esp. JULYENE PENA

2 OBJETIVOS... • Reconhecer os principais campos de atuação do enfermeiro na Vigilância Sanitária • Demonstrar a importância do enfermeiro na formação das equipes multiprofissionais de Vigilância em Saúde

3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO • 1 Apresentação do plano de ensino da disciplina, Bibliografia, Avaliação. Conceito, organização,funcionamento, instrumentos e finalidades das Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Ambiental no SUS,com ênfase na vigilância sanitária. • 2 História da saúde pública e da vigilância sanitária no Brasil • 3 Desenvolvimento das políticas de vigilância sanitária no Brasil. A Vigilância Sanitária na concepção do SUS: principais aspectos presentes na Constituição Federal, nas Leis Orgânicas da Saúde (Lei8.080/90 e 8.142/90) e nas normas operacionais do SUS (NOBs e NOAS). • 4 Desenvolvimento das políticas de vigilância sanitária no Brasil. A Vigilância Sanitária na concepção doSUS: principais aspectos presentes na Constituição Federal, nas Leis Orgânicas da Saúde (Lei8.080/90 e 8.142/90) e nas normas operacionais do SUS (NOBs e NOAS).

4 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO • 5 Desenvolvimento das políticas de vigilância sanitária no Brasil. A Vigilância Sanitária na concepção do SUS: principais aspectos presentes na Constituição Federal, nas Leis Orgânicas da Saúde (Lei8.080/90 e 8.142/90) e nas normas operacionais do SUS (NOBs e NOAS). • 6 A regulação sanitária de produtos e serviços sob o enfoque do risco sanitário. • 7 Desafio da VISA: Controle do Risco Sanitário • 8 Desafio da VISA: Controle do Risco Sanitário

5 • 9 Desafio da VISA: Controle do Risco Sanitário • 10 Avaliação • 11 Sistema Nacional de Vigilância Sanitária: componentes e características • 12 Sistema Nacional de Vigilância Sanitária: componentes e características • 13 Sistema Nacional de Vigilância Sanitária: componentes e características • 14 vigilância sanitária nas três esferas de governo, com ênfase na esfera municipal

6 • 15 vigilância sanitária nas três esferas de governo, com ênfase na esfera municipal • 16 vigilância sanitária nas três esferas de governo, com ênfase na esfera municipal • 17 vigilância sanitária nas três esferas de governo, com ênfase na esfera municipal • 18 Avaliação Escrita Oficial • 19 Vistas a Avaliação Oficial e Revisão • 20 Avaliação Substitutiva

7 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS • Aula expositiva, • Dinâmicas de grupo, • ATPS, • Debates, • Exercício em classe,

8 Sistema de Avaliação 1ª Avaliação – PESO 4,0 05/10 2ª Avaliação – PESO 6,0 30/11 ATPS: – 2,0ATPS: - 3,0 Teóricas: 8,0Prova Escrita Oficial: 7,0 Total: 10,0

9 BIBLIOGRAFIA • MARQUES, Maria C. da C. et al. Vigilância Sanitária : teoria e prática. 1ª ed. São Paulo: RIMA, 2006. BIBLIOGRAFIA BÁSICA UNIDADE: FAA • FIGUEIREDO, Nebia N. A. de. Ensinando a Cuidar em Saúde Pública : Série Práticas de Enfermagem. 1ª ed. São Caetano • do Sul: Yendis, 2008. • 2) SILVEIRA, Mário Magalhaes. Política Nacional de Saúde Públicaa trindade desvelada: economia, saúde, população.. 2ª • ed. Rio de Janeiro: REVAN, 2008. • 3) ESCOREL, Sarah. Saúde Pública: utopia de Brasil. 1ª ed. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.

10 SEJAM BEM VINDOS!!!!!

11 ATPS – 10-08 • Favorecer a aprendizagem. • Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo. • Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado. • Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas • relativos à profissão. • Direcionar o estudante para a emancipação intelectual.

12 COMPETÊNCIAS • Adquirir conhecimento científico por meio de levantamento bibliográfico acerca da vigilância em saúde, com enfoque na vigilância sanitária no Brasil. • Conhecer a regulamentação da vigilância sanitária de produtos e serviços em território nacional. • Levantar os riscos sanitários implicados na utilização de serviços e na aquisição de produtos pela população em geral. • Aprimorar a capacidade de observar e criticar o sistema de saúde coletiva do país,com ênfase na vigilância sanitária.

13 DESAFIO • Confecção de um folder instrutivo,referente aos seguintes serviços/produtos: • Consultório odontológico, • Salão de beleza, • Produtos de limpeza e higiene de fabricação caseira, • Açougue, • Padaria • lanchonete escolar.

14 Descrição do que será produzido: • Material por escrito, a ser entregue ao professor no mesmo dia da entrega do folder instrutivo, de acordo com as normas descritas no item Padronização desta ATPS, sobre vigilância sanitária, com enfoque nas medidas de segurança na aquisição e utilização do serviço/produto a ser explorado pelo seu grupo de trabalho. • Confecção e impressão do folder instrutivo, especificamente, sobre o tema escolhido pelo seu grupo de trabalho. • Apresentação em sala de aula do conteúdo do folder instrutivo.

15 TEMA CENTRAL: Vigilância sanitária, com enfoque nas medidas de segurança na aquisição e utilização do serviço/produto a ser explorado pelo seu grupo de trabalho.

16 Participação • Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, Pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão: • Organizar-se, previamente, em equipes de cinco a seis participantes, que serão mantidas durante todas as etapas; • Entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina; • Observar, no decorrer das etapas, as indicações: aluno e equipe.

17 Padronização – ABNT • Papel branco, formato A4; • Margens esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm; • Fonte times new roman tamanho 12, cor preta; • Espaçamento de 1,5 entre linhas; • Se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4 cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas; • Capa, contendo: • Nome de sua unidade de ensino, curso e disciplina; • Nome e RA de cada participante; • Título da atividade; • Nome do professor da disciplina; • Cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

18 1 ETAPA - Aula-tema: Planejamento estratégico das atividades.10-08 • Passo 1 • Escolha seu grupo e entregue ao professor os nomes, RAs e e-mails dos integrantes. Agendar uma data com o professor para a entrega da atividade. • Passo 2 • Reúna-se com o grupo e monte um cronograma das atividades a serem desenvolvidas. • Estipule prazos e determine tarefas, que podem ser individuais, em duplas ou do grupo todo. Lembre-se de que as atividades devem ser distribuídas uniformemente entre os membros da equipe de trabalho.

19 • Consulte o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: •.

20 2 ETAPA 2 ETAPA Sistema Nacional de vigilância sanitária 24-08 • Esta atividade é importante para que você compreenda que, em decorrência da descentralização da saúde, as ações de vigilância sanitária também passaram a ser de responsabilidade dos municípios. • A vigilância sanitária está diretamente relacionada à qualidade de vida dos cidadãos e o enfermeiro deve estar envolvido com as informações, os conceitos e as leis relacionadas ao SUS e à vigilância sanitária, e, dessa maneira, assumir seu papel no processo de proteção e promoção da saúde dos cidadãos. • "Quando a sociedade é devidamente informada, ela sabe o que fiscalizar ou exigir dos gestores públicos." (Gastão Wagner )

21 Passo 1 e 2 • Leia, antes da aula-tema, a bibliografia indicada abaixo:  Cartilha de Vigilância Sanitária.  Mostra cultural "Vigilância Sanitária e Cidadania".  { "@context": "http://schema.org", "@type": "ImageObject", "contentUrl": "http://images.slideplayer.com.br/1865923/7/slides/slide_20.jpg", "name": "Passo 1 e 2 • Leia, antes da aula-tema, a bibliografia indicada abaixo:  Cartilha de Vigilância Sanitária.", "description": " Mostra cultural Vigilância Sanitária e Cidadania . 

22 Passo 3 • Discuta com os colegas do seu grupo, anote e resuma os pontos altos da discussão acerca da bibliografia. • Lembre-se de utilizar as normas ABNT ao redigir o texto baseado na leitura de normas, leis, artigos, entre outros. • Cite o autor e o respectivo ano de publicação no final de cada parágrafo.

23 Passo 4 • Reúna as informações coletadas em um documento Word, formatado de acordo com o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos da Unianhanguera e disponibilize o material trabalhado nesta etapa, por e-mail, para todos os integrantes do grupo, para as correções que se façam necessárias.

24 ETAPA 3-Programas de vigilância sanitária 14-09 • Esta atividade é importante para que você entenda que a vigilância sanitária disponibiliza em seus programas um embasamento legal e científico que preza pelas ações de saúde com objetivos nobres, referentes à proteção e promoção da saúde. O enfermeiro que atua no processo de conscientização dos cidadãos pode ser considerado um forte aliado no exercício da cidadania plena. Dentre os diversos programas da vigilância sanitária, nesta etapa, trataremos dos fatores de risco associados aos produtos e serviços que representam a proposta desta ATPS.

25 Passo 1 • Leia, antes da aula-tema, a bibliografia indicada abaixo: • FORTES, P. A. de C. Vigilância sanitária, ética e construção da cidadania. In: DE SETA M.H.; PEPE, V.L.E.; OLIVEIRA, G.O.D. (organizadoras). Gestão e vigilância sanitária: modos atuais do pensar e fazer. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006, pp. 61-69. • LEROY, P. L. A. O cuidado em enfermagem no serviço de vigilância sanitária. Revista Eletrônica de enfermagem/ Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, v. 11, n. 1,Goiânia, 2009. • SOUZA, D. B.; DALL'AGNOL, C. M. Representações sociais sobre vigilância sanitária entre trabalhadores. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 16, n. 3, jun. 2008.

26 Passo 2 • Complemente a bibliografia indicada com busca e seleção de material na Biblioteca Virtual de Saúde, disponível em ou no acervo da biblioteca da sua instituição de ensino.

27 Passo 3 • Discuta com os colegas do seu grupo, anote e resuma os pontos altos da discussão acerca da bibliografia. Lembre-se de utilizar as normas ABNT ao redigir o texto baseado na leitura de normas, leis, artigos, entre outros. Citem o autor e o respectivo ano de publicação no final de cada parágrafo.

28 Passo 4 • Reúna as informações coletadas em um documento Word, formatado de acordo com o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos da Unianhanguera e disponibilize o material trabalhado nesta etapa, por e-mail, para todos os integrantes do grupo, para as correções que se façam necessárias.

29  28-09 • Trazer trabalho por escrito • Dentro das normas da ABNT, como solicitado no manual da anhanguera educacional; • Encadernado

30 ETAPA 4 ETAPA 4 - CONSTRUÇÃO DO FOLDER 12-10 • Deve estar baseado, em sua totalidade, no referencial teórico levantado, lido, discutido e resumido pelo seu grupo. • O folder instrutivo deve ser composto em linguagem clara e ter por objetivo principal conscientizar o público-alvo (cidadãos comuns). • Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.

31 Passo 1 – 26-10 • Escreva com sua equipe o texto a ser incluído no folder em Word e selecione algumas imagens que possam ser utilizadas. • Caso opte pela inclusão de imagem, lembre-se de seguir as normas disponíveis no Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos da Unianhanguera.

32 Passo 2- 09-11 • Agora que o texto e as imagens estão prontos, utilize os diversos recursos disponíveis online, para que o folder seja construído com um padrão estético de excelência na divulgação dos direitos dos usuários de serviços e produtos que possam implicar risco para a saúde.

33 • Passo 3 • Imprima o folder instrutivo em quantidade suficiente para oferecer uma cópia para o professor e para cada um de seus colegas de sala de aula no dia da apresentação

34 ETAPA 5 ETAPA 5 - Aula-tema: Apresentação final do folder instrutivo 23-11 • Esta etapa é importante para você expor o resultado do seu trabalho. Falar em público e expor suas opiniões faz parte da sua futura profissão. Aproveite a oportunidade, enquanto é discente, e apresente o seu folder para o professor e os colegas.

35 • Passo 1 • Construa com sua equipe uma apresentação curta (de até 10 minutos), para expor em sala de aula o folder instrutivo confeccionado pelo grupo. • Passo 2 • Distribua para os colegas da sala de aula e para o professor um exemplar do folder instrutivo.

36 Passo 3 • Entregue ao professor o material digitado, de acordo com as normas disponíveis no Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos da Unianhanguera.


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