A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPÍTULO 4 – COMÉRCIO DESIGUAL E REGIONALIZAÇÃO NA ECONOMIA GLOBAL Disciplina - Geografia 3 a Série – Ensino Médio Professor: Gelson Alves Pereira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPÍTULO 4 – COMÉRCIO DESIGUAL E REGIONALIZAÇÃO NA ECONOMIA GLOBAL Disciplina - Geografia 3 a Série – Ensino Médio Professor: Gelson Alves Pereira."— Transcrição da apresentação:

1 CAPÍTULO 4 – COMÉRCIO DESIGUAL E REGIONALIZAÇÃO NA ECONOMIA GLOBAL Disciplina - Geografia 3 a Série – Ensino Médio Professor: Gelson Alves Pereira

2 1- I NSERÇÃO DESIGUAL DOS PAÍSES NA ECONOMIA MUNDIAL Comércio Aumento das transações comerciais entre países. Motivos O comércio mundial é monopolizado pelos países ricos. Motivos Os países mais desenvolvidos contam com 19% da população mundial, participam com 71% do comércio de bens e serviços e 58% de investimento direto estrangeiro. Países como a Índia, a China e o Brasil são chamados mercados emergentes, por serem muito populosos e com enorme potencial de mercado.

3 1.1– G RANDES CONJUNTOS DE PAÍSES Países desenvolvidos, países subdesenvolvidos e países em desenvolvimento. Países do Norte e países do Sul. Países centrais, mercados emergentes (ou semiperiféricos) e países periféricos.

4 2- M UDANÇAS NOS PADRÕES DE DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO Velha DIT Nova DIT Países industrializados centrais – indústria de ponta Países industrializados semiperiféricos – um grupo exporta produtos de baixa e média tecnologia (Brasil e Argentina). Outro grupo exporta produtos de baixa, média e alta tecnologia (China, Coreia do Sul, Malásia, Cingapura, Taiwan, México e Índia). Países periféricos – exportadores de produtos primários.

5 3- I NTERESSES ECONÔMICOS E COMÉRCIO INTERNACIONAL Conferência de Bretton Woods Novo padrão monetário (padrão dólar-ouro) Fim do padrão dólar-ouro (em 1973, na Jamaica) Sinais de crise da economia norte-americana (final da década de 1960) Objetivos do FMI Finalidade do BIRD GATT (1947) Rodada Uruguai (1986) Criação da OMC (1995)

6 Rodada do Milênio (1999) Rodada de Doha (2001) Em 1964 foi criada a UNCTAD (Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e o Desenvolvimento) Objetivo

7 4- P OLÍTICAS QUE AJUDAM O DESENVOLVIMENTO OU REFORÇAM O SUBDESENVOLVIMENTO O que tem ocorrido, de fato, é a manutenção de políticas protecionistas. Os financiamentos concedidos por esses organismos têm contribuído para o endividamento crescente dos países subdesenvolvidos.

8 5- M UDANÇAS NA ATIVIDADE COMERCIAL PROVOCADAS PELA GLOBALIZAÇÃO Intensificação das trocas comerciais, de serviços e de capitais entre as nações. Fortalecimento das grandes corporações transnacionais. Formação e fortalecimento de megablocos comerciais supranacionais. Uso intensivo de tecnologia. Necessidade de mão de obra qualificada.

9 6- O COMÉRCIO NA ERA DAS REDES Características da economia cibernética o Aumentou a exclusão dos mais pobres no consumo em rede. o Fortaleceu o Inglês como língua internacional e instrumento de dominação. o Divulga os padrões de vida e consumo da cultura ocidental. o Beneficia o empresariado, por meio da internet, divulgando e comercializando serviços e produtos.

10 7- O S BLOCOS ECONÔMICOS INTERNACIONAIS E REGIONAIS Formas da integração econômica Área de livre-comércio União aduaneira Mercado comum União monetária

11 7.1- O NAFTA O acordo foi assinado em 1988 e entrou em vigor Países membros População PIB

12 7.2- U NIÃO E UROPEIA Formação do Benelux Formação da CECA MCE Tratado de Maastrich Euro Países membros População PIB

13 7.3- APEC – C OOPERAÇÃO E CONÔMICA DA Á SIA E DO P ACÍFICO Foi criada em 1989 na Austrália como ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático). Em 1994 adquiriu características de um bloco econômico. Países membros Objetivo Área de livre-comércio – prevê-se a instalação plena até População PIB

14 7.4- M ERCOSUL – M ERCADO C OMUM DO S UL Foi criado em 26 de março de Em 1994, com a assinatura do Protocolo de Ouro Preto, tornou-se uma união aduaneira. Países membros Membros associados: Bolívia, Chile, Peru, Colômbia e Equador. População PIB


Carregar ppt "CAPÍTULO 4 – COMÉRCIO DESIGUAL E REGIONALIZAÇÃO NA ECONOMIA GLOBAL Disciplina - Geografia 3 a Série – Ensino Médio Professor: Gelson Alves Pereira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google