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Marketing & Pricing Seu negócio crescendo... Rápido, com Inteligência Analítica.

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Apresentação em tema: "Marketing & Pricing Seu negócio crescendo... Rápido, com Inteligência Analítica."— Transcrição da apresentação:

1 Marketing & Pricing Seu negócio crescendo... Rápido, com Inteligência Analítica.

2 29/6/20142 Agenda •Perguntas 1 •Dados => Levantamento 2 •Informações => Análise 3 •Inteligência => Modelagem 4 •Tendências 5 •Estratégia 6 •Proposta 7

3 29/6/20143 •Perguntas 1 Qual o preço de venda dos meus concorrentes? Qual o padrão de compra durante o mês por produto (ciclo)? Quais produtos estão crescendo em vendas mensalmente? Qual o market share dos produtos (atacado)? Qual o mix de produtos dos meus concorrentes? Quais produtos dos meus concorrentes que vendem muito? Por quantos centavos tenho perdido as cotações? Qual # de produtos que os varejistas compram frequentemente? Produtos solicitados e que não foram atendidos pelos concorrentes? Produtos que meus vendedores não tem informado o preço? Qtde itens por embalagem que os concorrentes trabalham? Produtos que tenho ganho/perdido cotações? xTempo xGeo Desistência de compra de mercadorias xDW Ticket Médio por produto Em quais produtos sou líder? Em quais produtos gostaria de ser líder?

4 29/6/20144 •Perguntas 1 Qual o pedido mínimo de cada um dos concorrentes? Quais alteraram o valor do pedido mínimo? Quais concorrentes oscilam seus preços ao longo do tempo? Qual prazo de entrega que os varejistas tem desejado? O cliente sempre compra do fornecedor mais barato? Quais concorrentes são mais agressivos em preço? O tempo de entrega é levado em consideração na hora da compra? Quantos concorrentes tenho enfrentado em média por cliente? Para quais concorrentes mais tenho perdido cotações? Prazo de entrega dos concorrentes? Qtde de pedidos perdidos pelo pedido mínimo? Share nas cotações? Quais concorrentes faturam de fora do estado e de onde? Quais concorrentes cobram entrega a parte? Ticket Médio de venda de cada concorrente? xTempo xGeo # Clientes atendidos $ perdido em clientes atendidos só por concorrentes com preços maiores xDW

5 29/6/20145 •Perguntas 1 Share of Wallet: % dentro do cliente Evolução da participação no cliente Market Share Cliente Quantidade de fornecedores por cliente Modelo de propensão de compra baseado no tempo e no preço? Tendência de volume de compras (organização e concorrentes)? Ticket Médio (mensal, semanal, concorrentes)? Geoprocessamento (visão geográfica por qualquer métrica ou categoria) Tempo de entrega de mercadorias desejado Preferências de faturamento (UF)? Segmentação pelo volume de compras (mensal, semanal) Quando o cliente compra? xTempo xGeo xDW

6 29/6/20146 •Perguntas 1 Perfil dos bons vendedores dos concorrentes Atividade dos vendedores durante o mês x concorrentes Há variação grande de preço entre vendedores de um mesmo concorrente? Comparativo do volume de vendas médio vendedor x concorrente? Abrangência de atendimento de vendedores (organização x concorrentes)? Quais atacados tem os melhores vendedores (# clientes, maior receita)? Meus vendedores estão em todas cotações? Vendedores que conseguem vender tendo preços mais altos? Dias de atividade em cotações dos vendedores? Vendedores com alta/baixa participação nos clientes Mix demandado e disponível que o vendedor não tem ofertado? Oportunidades perdidas (cliente comprou + caro de outros)? xTempo xGeo xDW

7 29/6/20147 •Dados => Levantamento 2 Banco de Transações Base Analítica Base Analítica Sistema de Compras Online

8 29/6/20148 •Informações => Análise 3 Demonstração

9 29/6/20149 •Inteligência => Modelagem 4 Dados Elasticidade Preço X Demanda Elasticidade Preço X Demanda Estratégia Cenários Checkout Execução Mensuração de Resultados Dados Externos (concorrentes, clientes, preços, etc) Dados Internos (margem, custo, categorias, etc) Dados de Ações (ROI, efetividade, abrangência, etc) DM Pricing DM Pricing

10 29/6/ •Inteligência => Modelagem 4 Dados Elasticidade Preço X Demanda Elasticidade Preço X Demanda Estratégia Cenários Checkout Execução Mensuração de Resultados Preço X Volume X Ticket X Concorrente X Período X Venda Total

11 29/6/ •Inteligência => Modelagem 4 Dados Elasticidade Preço X Demanda Elasticidade Preço X Demanda Estratégia Cenários Checkout Execução Mensuração de Resultados Opt Profit Max Revenue 2nd Best Price 2nd Higher Price 1st Higher Price

12 29/6/ Considerando: • Semana da ação • Estratégia • Elasticidade Torna-se possível construir regras nos cenários, automatizando decisões (o problema é a margem ótima, que especifica o preço) Considerando: • Semana da ação • Estratégia • Elasticidade Torna-se possível construir regras nos cenários, automatizando decisões (o problema é a margem ótima, que especifica o preço) •Inteligência => Modelagem 4 Dados Elasticidade Preço X Demanda Elasticidade Preço X Demanda Estratégia Cenários Checkout Execução Mensuração de Resultados

13 29/6/ •Inteligência => Modelagem 4 Dados Elasticidade Preço X Demanda Elasticidade Preço X Demanda Estratégia Cenários Checkout Execução Mensuração de Resultados 1 •Visão agregada das decisões tomadas para a semana 2 •Aprovação da estratégia pela Gestão

14 29/6/ •Inteligência => Modelagem 4 Dados Elasticidade Preço X Demanda Elasticidade Preço X Demanda Estratégia Cenários Checkout Execução Mensuração de Resultados Execução em Batch por TI das alterações de preço

15 29/6/ •Inteligência => Modelagem 4 Dados Elasticidade Preço X Demanda Elasticidade Preço X Demanda Estratégia Cenários Checkout Execução Mensuração de Resultados Esperado RealizadoROI Insights

16 29/6/ •Inteligência => Modelagem 4 Campanhas Ações mercadológicas com base em informações de mercado (oportunidades) Ex. Ser + competitivos em SC nos produtos de Higiene nessa quinzena Execução semi-automática Mensuração automática 1234 O resultado da ação mercadológica não foi bom, por quê?  Por que o vendedor não ofereceu (comunicação)  Por que o preço não estava competitivo  O momento da oferta não coincidiu com o da demanda

17 29/6/ •Tendências 5 Faz sentido pensar o futuro sem Internet e Computadores? Por que não ser inovador nesse futuro inevitável?

18 29/6/ •Tendências 5 Forçando os comerciantes a legalizar e informatizar Reduzindo a sonegação Softwares Open Source/Free, e-commerce Computadores mais baratos Acesso à Internet mais barato, mais rápido e mais acessível através de diferentes tecnologias (Cable, DSL, 3G)

19 29/6/ •Estratégia 6 Diferenciação Preço competitivo Rentabilidade

20 29/6/ •Estratégia 6 31 ANOS DE GRA Ç A NOS FINAIS DE SEMANA ! 31 ANOS DE GRA Ç A NOS FINAIS DE SEMANA ! Te ajudar a encontrar o menor preço? Isso é jogar no seu time. Inovação está no DNA

21 29/6/ •Estratégia 6 Varejista 1. Economizar até de 11%2. Reduzir até 80% do tempo comprando3. Visualizar o histórico de preços4. Performance de compras X concorrentes5. Reduzir ruptura: cotação instantânea6. Gratuito por um ano RCA 1. Reduzir tempo de espera no cliente2. Reduzir despesas com transporte3. Reduzir despesas com alimentação4. Aumentar as vendas (rapidez)5. Vender mais produtos por cliente6. Aumentar a carteira de clientes7. Prêmio por cliente no sistema: R$100,008. Premiação para vendedores que usarem Vantagens para Stakeholders

22 29/6/ •Proposta 7 O que a Lince oferece Informações únicas do setor Alta Tecnologia de coleta e análise Expertise em análises avançadas Resultados Agora

23 29/6/ •Proposta 7 Implementação

24 29/6/ Muito obrigado Eder Lindsay


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