A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Platão e a alegoria da caverna

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Platão e a alegoria da caverna"— Transcrição da apresentação:

1 Platão e a alegoria da caverna
filosofia

2 PLAtão

3 PLAtão Platão nasceu em Atenas em 427 a.C, era filho de Artíston e Perictioné. Seu pai era um homem rico cuja dinastia remontava aos primórdios de Atenas. Deu ao filho uma excelente educação, a quem deu o nome de Aristocles.

4 Atenas

5 PLAtão Platão era um apelido adquirido quando já moço, designando alguém que tenha um porte atlético, com ombros largos. Platão não teve esposa nem deixou filhos.

6 platão No início se dedicou a poesia e depois à filosofia. Conheceu Sócrates com dezoito anos e o acompanhou por dez anos, até em 399 a.C., quando Sócrates morreu.

7 Platão e Sócrates

8 platão Em 387 a.C. fundou sua escola nos jardins de Academus, dedicando-se ao ensino e composição de suas obras. Platão afirma que as ideias são vivas e não inertes, como a muitos poderia parecer.

9 Ruínas do jardim de academus

10 platão Para ele a ideia mais importante é a do Bem, porque constitui a natureza de Deus criador soberano do Cosmo. Não pode o Bem ser causa do Mal. Todavia, a existência do Mal não pode ser negada, é o inverso, que se opõe ao Bem.

11 platão O que importa é que todas as ideias se inclinam para aquela ideia superior a todas elas, que é a ideia do Bem. Ele quer que o Estado se ajuste à ideia do Bem, dai por que coloca sua filosofia, sua metafísica e sua ontologia a serviço da teoria política do Estado.

12 platão Crê que se a ideia do Bem é a suprem a ideia, aquela que rege e manda em todas as outras ideias, do mesmo modo, entre tudo o que existe no mundo sensível, o que deve e tem que coincidir com a ideia do Bem é o Estado.

13 platão Então, Platão estuda profundamente a formação do Estado ideal em seus livros: A República, e As Leis, e chega à conclusão de que o Estado ideal seria aquele em que os mandantes fossem filósofos.

14 A educação Platão previu um sistema de ensino que mobilizava a sociedade para formar sábios e encontrar a virtude. Defendia a instrução igual tanto para meninos quanto para meninas.

15 A educação Duração total de 50 anos. Dividida em cinco períodos:
Dos 3 anos aos 6 anos; Dos 7 anos aos 12 anos; Dos 13 anos aos 16 anos; Dos 17 anos aos 20 anos; Dos 21 anos em diante.

16 Academia

17 Academia A Academus foi criada com o intuito de ser muito parecida como uma irmandade, onde todos poderiam expressar suas idéias. “Não entre quem não saiba geometria.” É o que estava escrito no portal do sitio, mostrando uma nítida influência pitagórica.

18 CORPO X ALMA Alma: Imortal; 3 Tipos – Mito do cocheiro: Racional;
Emocional; Sensual.

19 A alegoria da caverna

20 Alegoria da caverna A alegoria da caverna, foi escrito pelo filósofo grego Platão e encontra-se na obra intitulada A República (livro VII). Trata-se da exemplificação de como podemos nos libertar da condição de escuridão que nos aprisiona através da luz da verdade.

21 A alegoria da caverna O que é a caverna? O mundo em que vivemos. Que são as sombras ? As coisas materiais e sensoriais que percebemos. Quem é o prisioneiro que se liberta e sai da caverna? O filósofo. O que é a luz exterior do sol? A luz da verdade. O que é o mundo exterior? O mundo das idéias verdadeiras ou da verdadeira realidade. Qual o instrumento que liberta o filósofo e com o qual ele deseja libertar os outros prisioneiros? A interrogação. O que é a visão do mundo real iluminado? A filosofia. Por que é que os prisioneiros ridicularizam, espancam e matam o filósofo (Platão está a referir-se à condenação de Sócrates à morte pela assembléia ateniense?)? Porque imaginam que o mundo sensível é o mundo real e o único verdadeiro.

22 A alegoria da caverna Platão não buscava as verdadeiras essências na simplesmente Phýsis, como buscavam Demócrito e seus seguidores. Sob a influência de Sócrates, ele buscava a essência das coisas para além do mundo sensível. 

23 A alegoria da caverna Platão nos convida a imaginar que as coisas se passassem, na existência humana, comparavelmente à situação da caverna: ilusoriamente, com os homens acorrentados a falsas crenças, preconceitos, idéias enganosas e, por isso tudo, inertes em suas poucas possibilidades.

24 A alegoria da caverna

25

26

27

28

29

30 Matrix x Alegoria da Caverna

31 Platão e a alegoria da caverna
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curso Técnico Integrado em Informática TI42 – 4ºAno – Filosofia Discentes: Gabriela Pedroso, Lucas Bispo, Ricardo Saugo, Thiago Auler.


Carregar ppt "Platão e a alegoria da caverna"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google