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Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica

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Apresentação em tema: "Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica"— Transcrição da apresentação:

1 Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica
Estratégias para o Reconhecimento de Propagandas Enganosas de Medicamentos Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica

2 Introdução A publicidade de medicamentos define padrões de mercado e de comportamento das pessoas, exercendo impacto concreto sobre as práticas terapêuticas.(Fagundes, M. J. D. et al, 2007); preocupação com a qualidade da informação ALTERA A PRESCRIÇÃO DOS MEDICOS Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica

3 Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica
Introdução Apelo ao consumo e bens de serviços e a estratégia de ligar este consumo ao desfrute (real ou fictício) de bem-estar, saúde e felicidade é uma das características da sociedade moderna.(Fagundes, M. J. D. et al, 2007); “mercadoria medicamento” “valor de uso” Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica

4 Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica
Introdução os seres humanos são vistos apenas como potenciais compradores de produtos e serviços e, por isso mesmo... por uma nova embalagem, cores ou letras muito vistosas nos cartazes de divulgação e até mesmo “pelas doces palavras dos seus artistas preferidos que depõem a favor de determinada droga”. Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica

5 Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica
INTRODUÇÃO Considerações importantes: A propaganda é uma etapa essencial, considerada uma extensão do processo de pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos; (BLUMENTHAL, 2004; LEXCHIN, 2002; REINHARDT, 2004) Investimentos são duas vezes maiores do que em pesquisa e desenvolvimento. (BLUMENTHAL, 2004; LEXCHIN, 2002; REINHARDT, 2004); Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica

6 Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica
INTRODUÇÃO Considerações importantes: Propagandas são empregadas como fonte de informação pelos prescritores, sendo consideradas determinantes da prescrição(CHREN & LANDEFELD, 1994; HERXHEIMER & COLLIER, 1990;LEXCHIN, 2002;MASTROIANNI; GALDURÓZ; CARLINI, 2003; MINTZES et al., 2002). Principais fontes para a escolha de uma nova terapia são os representantes das empresas farmacêuticas, literatura de menor qualidade (sem revisão), a mídia e, em menor extensão, os colegas. Literatura científica ou fontes independentes de informação foram citadas por apenas 1% dos entrevistados. Prosser, Almond e Walley (2003) Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica

7 Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica
INTRODUÇÃO Considerações importantes: Dados da última CPI de Medicamentos demonstram que cerca de 30% dos recursos do setor são gastos com publicidade a cada ano, o que demonstra que o setor do qual estamos tratando movimentou algo em torno de R$ 4,5 bilhões em 2002 no Brasil. (BRASIL. Congresso. Senado. Relatório Final da CPI de Medicamentos. Brasília: Senado Federal, 2000). Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica

8 Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica
INTRODUÇÃO Considerações importantes: Interfere na prescrição levando, freqüentemente, à utilização de medicamentos mais modernos e, geralmente, mais caros, mas não necessariamente mais eficazes.(Estudo comparado : regulamentação da propaganda de medicamentos - ANVISA - MS ); Visão e aceitação por parte de médicos residentes de presentes ofertados por representantes: 61% acham que a oferta e a aceitação de presentes não influencia na prescrição. No entanto, a maioria acredita que outros médicos são influenciados (STEINMAN; SHLIPAK;McPHEE, 2001 e HEMMINKI et al, 2004; STEINMAN; SHLIPAK; McPHEE, 2001) Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica

9 Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica
INTRODUÇÃO Considerações importantes: Empresas não dão presentes, elas fazem investimentos e, portanto, esperam um retorno, sendo que, nos Estados Unidos da América, este investimento em educação continuada para médicos é da ordem de U$ 700 milhões/ ano.(Wazana, 2000 e Moynihan, 2003). Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica

10 Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica
Introdução Informações disponíveis no Dicionário de Especialidade Farmacêutica (DEF) para os produtos campeões de venda: discrepâncias significativas particularmente no que diz respeito às reações adversas, contra-indicações e interações com relação aos compêndios americanos. 50% dos produtos avaliados não divulgavam efeitos adversos e mecanismos de ação (Barros, JAC., 2000). Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica

11 Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica
Introdução Avaliaram a qualidade de 649 peças publicitárias em 3 revistas médicas(Jornal de Pediatria, Revista Brasileira de Medicina e Jornal Brasileiro de Medicina, edições de 2000/2001). somente 20% dos anúncios havia referências a reações adversas, contra-indicações e interações e cerca de 9% apresentavam o efeito farmacológico (Barros e Joany,2002) Critérios Éticos para a Promoção de Medicamentos da OMS Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica

12 Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica
Introdução Um estudo foram analisadas 199 propagandas de medicamentos em 188 exemplares da Revista Brasileira de Psiquiatria antes e depois da implantação de três regulamentações: 1- Export act, publicado em 1986 nos EUA; 2- Critérios Éticos para a Promoção de Medicamentos da OMS(1988) e 3- RDC 102/Anvisa/2000. pouca influência das normas internacionais sobre a qualidade dos anúncios no Brasil. Porem, após a publicação da RDC 102 houve de cerca de 50% no número de propagandas veiculadas e um aumento na quantidade das informações presentes. (Mastroianni et al, 2003) Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica

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Introdução Porcentagem de propagandas com irregularidades permaneceu alta (62%). (Mastroianni et al, 2003) Menor freqüência de informações que restringiam o uso dos medicamentos e com tamanho de letra menor em relação àquelas informações que favorecem o uso. (Mastroianni et al, 2003) Maior parte das propagandas analisadas não possuía referências bibliográficas ou eram de baixa qualidade quando presentes. (Mastroianni et al, 2003) Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica

14 Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica
Legislação RDC 102/ANVISA de 30/11/2000: aprova o regulamento sobre propagandas, mensagens publicitárias e promocionais e outras práticas cujo objeto seja a divulgação, promoção ou comercialização de medicamentos de produção nacional ou importado (BRASIL, 2000); Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica

15 Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica
Projeto de Monitoração de Propaganda de Produtos Sujeitos a Vigilância Sanitária Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica

16 INSTITUIÇÕES PARCEIRAS
CESUPA UFPI UFMA UFAM UFRN UFPB UFBA UNIUBE UCB UFMG UFG UFJF USP UEL UFF UFPR UFRGS UFSC Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica

17 ANTES E DEPOIS DA RDC 102/2000 medicamentos de venda sem exigência de prescrição Queda de 33% (2003) para 10% (2004) de propagandas de produto sem registro. Queda de 15% (2003) para 11% (2004) de peças que sugerem ausência de efeitos colaterais. Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica

18 medicamentos de venda sob prescrição
ANTES E DEPOIS DA RDC 102/2000 medicamentos de venda sob prescrição A presença de informações como contra-indicações, indicações, precauções, cuidados e advertências aumentou de 28% para 79% nas peças após a publicação da RDC 102. (Fagundes, 2003). Eu, Milena, estudante de Farmácia da UFBA – Universidade Federal da Bahia, bolsista e representante da equipe de monitoração de propaganda de medicamentos do estado da Bahia. O objetivo dessa nossa apresentação é fazer um panorama das propagandas captadas e avaliadas nos diversos veículos de comunicação, desde o início do projeto, em novembro do ano passado (2002) até o mês julho. E através desse panorama observar qual o veículo com maior ocorrência de não conformidade, quais os tipos de infrações mais cometidas, segundo as normas estabelecidas pela RDC 102 e também pelas outras leis e decretos que regulamentam a propaganda e publicidade de medicamentos no país. No decorrer da apresentação serão mostrados alguns exemplos de peças mais expressivos, que se destacaram ou pelo tipo não conformidade ou nº elevado de não conformidades encontradas, como também pela criatividade publicitária utilizada e eventualidade que foi criada. No final do mês passado, no Congresso Nacional de Saúde Pública, dois trabalhos nosso de monitoração de propaganda de medicamentos foram apresentados na forma de painéis, onde, um relatava a realidade observada nas propagadas veiculadas no mais diversos meios de comunicação, como TV, rádios, jornais, revistas, folders, out-doors e trans-doors, na cidade de Salvador. E o outro estava relacionado com as propagandas coletadas nos consultórios, clínicas e hospitais da cidade. Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica

19 Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica
Convencidos da existência das estratégias de marketing das industrias farmacêuticas e agências de publicidade? Vamos conhece-las? Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica

20 Quais são as estratégias?
Publica informações sem comprovação cientifica; Realizam comparações de forma indireta com outros medicamentos; Não divulgam informações que para as industrias desvalorizam o produto que estão vendendo: Cuidados e advertências e contra-indicações; Publicam as expressões: “sem contra-indicação”, aprovado pela ANVISA”, “ Produto natural”, “não tem contra-indicação”, “amoxicilina original recomendada pela OMS”. Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica

21 Quais são as estratégias?
Publicam em letras diminutas ou quase invisíveis as referencias das informações veiculadas por elas e as informações obrigatórias pela legislação sanitária; Publicam informações onde seus produtos são sempre melhores que os outros: “ 40% mais eficaz”, “ o melhor no mercado”, “ o único dentre a categoria”; Associam a utilização do medicamento a idéia de bem-estar, tranqüilidade, beleza, magreza através de imagens ou expressões; Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica

22 Quais são as estratégias?
Utilizam cores em suas propagandas remetendo á indicação terapêutica ou ao estado patológico do paciente; Bonificam prescritores, dispensadores ou estudantes com brindes: canetas, porta retrato, caixas de lenços, sacolas, guarda-sol, classificadores, blocos de anotações, réguas, porta-comprimido, marcadores de texto, etc.; Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica

23 Quais são as estratégias?
Oferecem prêmios ou presentes: viagens para congressos ou descanso, patrocínio de eventos(claro com exposição os seus produtos), carros, maquinas fotográficas. Em TV contratam artistas famosos para divulgar seus produtos, pois representam a imagem do sucesso, beleza e credibilidade( o que eles dizem sempre é verdadeiro), ou apresentadores populares( que através dos seus programas “prometem resolver todos os males das pessoas” . Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica

24 Quais são as estratégias?
Superestimam o medicamento veiculando informações e características diferentes daquelas que ele possui; Inclui mensagens que sugerem diminuição de risco: “o antidepressivo eficaz e bem tolerado”, “um ansiolítico sem risco de dependência”, “o antidepressivo eficaz e bem tolerado” (Fagundes, M. J. D. et al, 2007); Inclui expressões “chaves”: Enaltecendo os produtos: “emagrecer com segurança”, “aprovado pelo FDA”, “reduz o LDL-colesterol de maneira eficaz, segura e com menor custo para o paciente”, “saboroso – inigualável sabor de tutti-fruti”(Fagundes, M. J. D. et al, 2007); Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica

25 Quais são as estratégias?
Promoção encobrindo a publicidade: Propagandas dentro de um conteúdo editorial. Ex.: medicamento contra impotência sexual : “ super X” a nova apresentação do medicamento com dosagem dobrada.(Fagundes, M. J. D. et al, 2007); Propaganda divulgada em um jornal de Brasília: MATÉRIA: “[...] se a mulher não tiver acesso à pílula do dia seguinte, ela pode lançar mão do anticoncepcional normal, ingerindo todos os dias [...]”(Fagundes, M. J. D. et al, 2007); Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica

26 Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica
Vamos analisar as propagandas? Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica

27 Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica
induzir ao uso recreativo do medicamento, por pessoas que não necessitem do tratamento. anunciado indiretamente Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica

28 Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica
Referências: FAGUNDES,Maria José Delgado et al. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p , jan./mar. 2007; CUSTODIO, B. B.; VARGAS, S. L. Z. Propaganda de Medicamentos: Medicamento e lucro: uma associação pouco saudável. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Rio de Janeiro, maio Estudo comparado : regulamentação da propaganda de medicamentos / Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Gerência de Monitoramento e Fiscalização de Propaganda, Publicidade, Promoção e Informação de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária. – Brasília: Ministério da Saúde, 2005; GOMES, M. L. Vendendo saúde! Revisitando os antigos almanaques de farmácia. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 13, n. 4, p , out.- dez Nascimento, Álvaro César; Dissertação de mestrado: A persistirem os sintomas o médico deverá se consultado: isto é regulação? / Álvaro César Nascimento. – 2003; BUENO, E., TAITELBAUM, P.; Vendendo Saúde, A Historia da Propaganda de Medicamentos no Brasil, 2008, ANVISA. Por Rosemilia Cunha - Farmacêutica Bioquimica


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