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Projeto das Sacolinhas

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Apresentação em tema: "Projeto das Sacolinhas"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto das Sacolinhas
Anabelle urbano Betina sejtman Breno fortuna Bruna fernandes Caio torres Grupo 2

2 Escopo do projeto O que: Proibir o uso de sacolinhas plásticas em
Quando: A partir de Janeiro de 2012 Onde: Cidade de São Paulo

3 A lei das sacolinhas LEI n° Sancionada pelo prefeito Kassab, a lei proíbe o uso de sacolas plásticas na cidade de São Paulo a partir de janeiro 2012. A questão é polêmica, já que muitos defendem a proibição como consolidação da consciência ambiental, e outros discordam, pelo efeito econômico negativo da medida.

4 O projeto Original Grupo 2 Erros e acertos Condução do projeto
Venda da sacolinha O acordo A substituição poderia ter sido feita por etapas. Assinar o TAC às 19h para cumprir nas lojas na manhã seguinte. Dar mais tempo à transição e para o consumidor se adaptar foi o principal aprendizado. Vender a sacola biodegradável a R$ 0,19 para o consumidor foi um erro, reparado no acordo, não tem sentido ter uma sacola retornável custar R$ 2 e a descartável R$ 0,19. Foram acrescentadas importantes regras de transição, como a de não deixar o consumidor na mão e fornecer alternativas gratuitas para o transporte de produtos, como caixas de papelão, sacolas reutilizáveis, biodegradáveis ou até mesmo de plástico. Impactos Próximos passos Economia Acredita-se que se houvesse o risco de queda nas vendas, a substituição não teria seguido em frente em cidades como Jundiaí, por mais de um ano . A tendência é de outros Estados seguirem nessa direção. Não há como ser contra retirar lixo das ruas, diminuir riscos de enchentes e evitar a morte de animais. As redes devem repassar aos preços o que economizarão com o gasto. Para cada R$ 500 mil vendidos, o supermercado gasta R$ 600. Prova de que os supermercados investem em preço é que a prévia da inflação do setor em janeiro foi de 0,43%, abaixo da medida pelo IPCA, de 0,56% no mês. Grupo 2

5 Análise dos staleholders

6 (se não atender às expectativas)
Stakeholders Interesse no projeto Estimativa ++/+/0/-/-- Impacto (se não atender às expectativas) Papel (do ator no projeto) Fabricantes de sacolinhas plásticas Diminuição dos lucros -- -- Continuar com a venda Mostrar as vantagens de seu produto Fabricantes de sacos de lixo Aumentar suas vendas ++ Redução de seus lucros Apoiar e fornecer produtos Fabricantes de sacolas reutilizáveis Diminuição de vendas Consumidores favoráveis Diminuir a quantidade de lixo produzido/ buscar a sustentabilidade Protestos Apoiar o projeto Consumidores desfavoráveis Custos extas/perda da comodidade _ Protestar contra o projeto Mídia Ter mais audiência + Mudar de lado Incentivar Ambientalistas Preservar o meio-ambiente Danos ao meio-ambiente Apoiar APAS (Associação Paulista de Supermercados) Maior lucratividade Disponibilizar as sacolinhas

7 Matriz Poder X Interesse
Baixo Alto Mantenha Satisfeito Governo Indústria Petroquímica Gerencie de perto Fabricantes Mídia Plastivida APAS Alto PODER Monitore Partidos Oposicionistas Mantenha informado Ambientalistas Consumidores Baixo

8 Disseminaçao das Informações
O Desabafo da Sacolinha Plástica Sobre o projeto As informações sobre o projeto foram divulgadas através da mídia, porém, como houve má administração da forma como as informações foram divulgadas e falta de transparência, gerou muita polemica. A favor do projeto, a prefeitura e Associação Paulista de Supermercados (Apas), criaram o projeto “vamos tirar o planeja do sufoco” para promover o projeto A Plastivida (instituto sócio-ambienta dos plásticos) se posiciona contra o projeto, e afirma que a proibição do uso desse tipo de sacolinhas não é a solução mais inteligente para o problema. Eles criaram a campanha “recicle suas ideias”, que diz que devem ser produzidas sacolas mais resistentes, diminuindo a quantidade usada, e deve ser ensinado o modo correto de descarte dessas sacolas. Grupo 2

9 Informações Importantes
STAKEHOLDERS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS ONDE ENCONTAR INFORMAÇÕES COMO COLETAR INFORMAÇÕES Governo Saber se a lei está sendo cumprida Saber se a lei trouxe benefícios reais *Supermercados *Consumidores *Centros de pesquisas *Fiscalizações periódicas *Consulta a consumidores *Consulta a relatórios sobre resultados ambientais APAS Como a nova lei afetará as vendas *Pesquisa de mercado *Estudar fluxos de caixa de supermercados Fabricantes de sacolinhas *Como afetará a demanda de sacolinhas * Como migrar para a produção de sacolas de lixo específicas *Fabricas de sacolas biodegradáveis e de papelão *Consulta a supermercados e a consumidores *Consulta a fabricas de materiais biodegradáveis especializados Mídia *Atitude do consumidor *Atenção ao cumprimento da lei e ao comprometimento das partes *Governo *Entrevistas a consumidores *Pesquisas rotineiras em supermercados Consumidores *O que usar no lugar das sacolinhas *Vantagens ambientais Repassagem do fim do custo das sacolinhas nos preços de supermercados *Internet *Mídia *Relatórios governamentais *Pesquisa de preços em diferentes supermercados *Acessar relatórios da mídia e do governo sobre a nova lei Ambientalistas *Vantagens Ambientais * Índice de aprovação Pesquisas de mercado Acessar estudos de benefícios e vantagens da lei

10 Emissor - receptor Informações Emissor Receptor
Relatório de impactos ambientais Agências e secretarias do meio ambiente Consumidor Estudo de viabilidade da extinção do uso de sacolas plásticas nos supermercados paulistas Grupo de Trabalho da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo APAS (associação paulista de supermercados) Relatórios de pesquisas sobre satisfação dos consumidores Órgãos de pesquisa Supermercados Relatórios de status do andamento do projeto Equipe responsável pelo projeto Gerente de projetos Relatório de agenda Equipe responsável pelo projeto e APAS Relatório de problemas Gerente de projetos e APAS Solicitações de mudanças aprovadas APAS Supervisão das atividades Equipe Lista de fornecedores de sacolas reutilizáveis

11 Melhorias feitas e comparação
O novo plano de comunicação terá mais chances de ser bem sucedido, porque tem ênfase na transparência e co-criação, o que melhora a aceitação, credibilidade e eficiência do projeto Projeto Original Falta de transparência Descaso com a opinião pública Implantação demasiada rápida ABAS colocada à frente dos demais interessados Novo Projeto Êfase na transparência Tenta conciliar os interesses dos stakeholders Tempo para a discussão do projeto e implementação tranquila Busca a co-criação de soluções Comparação

12 Bibliografia supermercados-admitem-erro-com-sacolinhas-em- sao-paulo.shtml agina=1849&categoria Acesso em 01 de maio de 2012 GRAY, CLIFFORD, LARSON. Gerenciamento de Projetos - O Processo Gerencial . McGraw-Hill Interamericana sacolas/#.T59n3auJdIE

13 muito obrigado


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