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VISÃO ITENS ESSENCIAIS ABORDADOS EM UMA COMUNHÃO NA ESTÂNCIA • 1 - O Bookafé não visa lucro: é preciso estar preparado até para tomar prejuízo. Cafeterias.

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2 VISÃO ITENS ESSENCIAIS ABORDADOS EM UMA COMUNHÃO NA ESTÂNCIA • 1 - O Bookafé não visa lucro: é preciso estar preparado até para tomar prejuízo. Cafeterias para serem lucrativas precisam ter alto giro, uma vez que a margem de lucro nos produtos é pequena. • 2 – ANVISA: faz-se necessário conhecer quais as exigências em cada localidade. Os produtos devem estar bem acondicionados, ter registro de procedência, validade e valor nutricional. A estrutura física deve ser projetada conforme as orientações da Vigilância Sanitária. • 3 – Profissionalização: aperfeiçoamento e treinamento do pessoal através de cursos específicos. Monitoramento contínuo. • 4 – Definição de cardápio: produtos que atendam e gerem demanda. Produtos de qualidade servidos em um ambiente especial tem valor agregado. • 5 – Promoção: divulgação criativa com base em uma boa comunicação e planejamento de mídia, com análise de resultados.

3 João monlevade MINAS GERAIS

4 CARACTERÍSTICAS João Monlevade – Cidade polo na região do Médio Piracicaba, com habitantes, localizada a 114 Km da capital, Belo Horizonte. A economia local tem seu ponto forte na indústria (Arcelor Mittal e Vale). O comércio bastante ativo e escolas de ensino superior fomentam o mercado. Localização – estratégica, esquina de uma das principais avenidas da cidade, posicionado no setor do centro comercial com maior número de clínicas e profissionais liberais. Clima: estações do ano bem definidas Investimento: R$65.000,00. Horário de funcionamento: segunda à sexta de 7:00 às 19:00 h, Sábado de 7:00 às 13:00 h. Horário de maior movimento: 16:00 às 19:00 H Atendimento: 3 Funcionárias e 1 gerente. Encargos trabalhistas: 2 irmãs fichadas com salário mínimo comercial e 2 irmãs remuneradas colocadas como sócias no contrato social. Voluntários: designados para divulgação dos livros, contatos, orações e estudos bíblicos. Valor do aluguel: R$1.250,00/mês Venda média diária: R$600,00 Custo fixo: em torno de R$6.000,00 Custo variável: Em torno de R$7.000,00 Meta para os próximos meses: R$800,00/dia Plano de retorno do investimento: 2 a 3 anos

5 ESPAÇO FÍSICO - DIMENSÕES Em fase de acabamento

6 LOJA COM ÁREA EXTERNA ÚTIL Área das mesas

7 PROJETO INTERIOR

8 FASE DE MONTAGEM

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11 DECORAÇÃO INTERNA

12 DECORAÇÃO EXTERNA

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14 ANTES DEPOIS

15 ANTES

16 DEPOISANTES

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28 SUGESTÃO DE PRODUTOS BEBIDAS QUENTES CAFÉZINHO BOOKAFÉ CAFÉ ESPRESSO CURTO CAFÉ ESPRESSO LONGO CAFÉ ESPRESSO AROMATIZADO CAFÉ ESPRESSO COM NUTELA CAFÉ ESPRESSO COM LEITE CONDENSADO CAFÉ ESPRESSO COM DOCE DE LEITE CAFÉ COM LEITE CAPUCCINO CAPUCCINO COM CHANTILY MOCACHOC CHÁ SORVETES YOGUR-LIFE ICE CAFÉ ICE CAPUCCINO ICE CHOCOLATE GELATO PETIT GATEAU SUNDAE PICOLÉS SOBREMESAS SALADA DE FRUTAS MOUSSES TORTA HOLANDESA TORTA HOLANDESA DE LIMÃO TORTA DE NOZES TORTA DE MORANGO BOLO PRESTÍGIO AÇAÍ TRUFA DE CAFÉ PÃO DE MEL BOMBOM CASEIRO PALHA ITALIANA BEBIDAS GELADAS REFRIGERANTES LATA REFRIGERANTES 500 ML SUCOS EM LATA ÁGUA DE CÔCO ISTOTÔNICO CHÁ GELADO ÁGUA MINERAL ÁGUA MINERAL COM GÁS SALGADOS PÃO DE QUEIJO EMPADA DE FRANGO EMPADA DE QUEIJO TORTINHA DE FRANGO TORTINHA DE CAMARÃO TORTINHA DE BACALHAU TORTINHA DE PALMITO TORTINHA DE ALHO PORÓ CESTA DE CAFÉ DA MANHÃ

29 CARTAZES DOS PRODUTOS

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34 DEPOISCESTAS

35 CARDÁPIO Fotos dos produtos são exploradas para estimular o consumo, aguçar o apetite e ajudar o cliente a decidir.

36 OBS: CLIMA FRIO

37 DOCES - PARTICIPAÇÃO NA RECEITA

38 SORVETES - PARTICIPAÇÃO NA RECEITA

39 SALGADOS - PARTICIPAÇÃO NA RECEITA

40 BEBIDAS QUENTES - PARTICIPAÇÃO NA RECEITA

41 BEBIDAS FRIAS - PARTICIPAÇÃO NA RECEITA

42 DOCES – PARTICIPAÇAO DOS ITENS NAS VENDAS

43 SORVETES – PARTICIPAÇAO DOS ITENS NAS VENDAS

44 SALGADOS – PARTICIPAÇAO DOS ITENS NAS VENDAS

45 BEBIDAS QUENTES – PARTICIPAÇAO DOS ITENS NAS VENDAS

46 BEBIDAS FRIAS – PARTICIPAÇAO DOS ITENS NAS VENDAS

47 • FREEZER • REFRIGERADOR • ESTUFA • CHAPA GRILL • CAFETEIRA • MÁQUINA DE SORVETE • FORNO ELÉTRICO • MICROONDAS • GELADEIRA • LIQUIDIFICADOR INDUSTRIAL • TV LCD • GAVETA CAIXA • CALCULADORAS • TELEFONE • ALARME EQUIPAMENTOS • BALCÃO • PRATELEIRAS • ESTANTES • BANQUETAS • MESAS • CADEIRAS • POLTRONAS • ARMÁRIOS MOBILIÁRIO

48 PRIMEIRAS ATIVIDADES. LIGAR AS MÁQUINAS. VERIFICAR A LIMPEZA. DESCONGELAR SALGADOS. ASSAR PÃO DE QUEIJO. PREPARAR ASSADOS PARA ESTUFA. ESTENDER OS TAPETES. MONTAR MESAS E CADEIRAS. VERIFICAR ABASTECIMENTO DAS MÁQUINAS. ABRIR DOSADORES E COLOCAR A MÁQUINA EM PRODUÇÃO. PREPARAR CHANTILY. EXPOR TORTAS E DOCES. VERIFICAR ESTOQUE. LIGAR TV E DVD. ABRIR O CAIXA. CONFERIR VASILHAME E ACESSÓRIOS ÚLTIMAS ATIVIDADES. DESLIGAR AS MÁQUINAS. LAVAR VASILHAS. VERIFICAR A LIMPEZA BALCÃO E PISO. LIMPAR A MÁQUINA DE SORVETE. DESLIGAR A PRODUÇÃO DA MÁQUINA DE SORVETE E. COLOCAR EM CONSERVAÇÃO, FECHAR OS DOSADORES. DESLIGAR FREEZER DE BEBIDAS. DESLIGAR A CAFETEIRA. ESVAZIAR E LIMPAR A ESTUFA. RECOLHER OS TAPETES. DESMONTAR MESAS E CADEIRAS. GUARDAR GARRAFA DE CHANTILY NA GELADEIRA. EMBALAR TORTAS E DOCES. VERIFICAR ESTOQUE. DESLIGAR TV E DVD. FECHAR O CAIXA. CONFERIR VASILHAME E ACESSÓRIOS. LIMPAR BANHEIRO. LAVAR PANOS. RECOLHER O LIXO. VEDAR VASILHAS E EMBALAGENS. ACIONAR ALARME MANUAL DE PROCEDIMENTO PARA ATIVIDADES ROTINEIRAS

49 MANUAL DE PROCEDIMENTO Com este manual, todos os que servem no Bookafé tem a mesma orientação. Assim há padronização dos produtos.

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51 EQUIPAMENTOS/MATERIAIS/SERVIÇOSVALOR(R$)FORMA DE PGTOOBS/FORNECEDOR MÁQUINA DE SORVETE ITALIANINHA14.000,0036 X 458,00 - BNDESBOOKAFÉ SP MÁQUINA DE CAFÉ - 8 BEBIDAS- SAECO6.220,005 X 1.244,00BOOKAFÉ SP LOCAÇÃO DO PONTO2.500,002 MESES DE LOCAÇÃOPERÍODO PARA MONTAGEM 8 JOGOS DE MESAS COM 4 CADEIRAS1.920,00MARÇOSITE MESAS E BARES – S. PAULO TOLDO5.800,00ENT ,00+ 4 X 1.000,00CORTILAR – J. MONLEVADE KIT BOOKAFÉ5.780,005 X 1.156,00BOOKAFÉ SP GRAMA SINTÉTICA2.240,00ABRILSÓ PISO – BELO HORIZONTE FRETE MÁQUINA DE SORVETE450,00MARÇO FRETE JOGOS DE MESAS -111,00FEVEREIROETM – J. MONLEVADE ESTUFA320,00MARÇOORMIMÁQUINAS – B. HORIZONTE REFRIGERADOR2.420,00MARÇOORMIMÁQUINAS - B. HORIZONTE FORNO ELÉTRICO725,003 X 241,67ORMIMÁQUINAS - B. HORIZONTE CHAPA GRILL GEORGE FOREMAM - 6 MISTOS249,0012 X 20,75SITE CARREFOUR LIQUIDIFICADOR 4 LITROS ALTA ROTAÇÃO570,00MARÇO/ ABRIL GARRAFA P CHANTILY INOX + 10 CÁPSULAS385,002 X 192,50 2 BANQUETAS330,00ABRILLINEAR – J. MONLEVADE CONTADOR360,00MARÇOBRÁULIO – J. MONLEVADE ALARME COM 2 CONTROLES380,00ABRIL MATERIAL DE PINTURA281,00ABRILULETE - J. MONLEVADE PINTOR250,00ABRILRODRIGO - J. MONLEVADE MATERIAL PARA REVESTIMENTO E BALCÃO2.530,00FEVEREIRO E ABRILMAURÍLIO - J. MONLEVADE MARCENEIRO1.000,00ABRILMAURÍLIO - J. MONLEVADE MATERIAL ELÉTRICO2.400,00ABRIL LOJA ELÉTRICA E PTO ELÉTRICO –JM E BH ELETRICISTA600,00ABRILGERALDO - J. MONLEVADE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO1.038,00ABRILLOJAS J. MONLEVADE PLANILHA DE CUSTOS DE MONTAGEM DO BOOKAFÉ EM JOÃO MONLEVADE continua

52 PEDREIRO550,00ABRILWARLEI - J. MONLEVADE BOMBEIRO420,00MARÇOCLÁUDIO - J. MONLEVADE GRANITO P/ BALCÕES E PIA INOX1.630,00ABRILPEDRA FORTE - J. MONLEVADE GESSO360,00ALVARINO - J. MONLEVADE CHAVEIRO60,00ABRIL EMBALAGENS E VASILHAME603,00ABRILEMBOL - B. HORIZONTE ADESIVOS APLICADOS, PLAQUETAS EM PVC, CARDÁPIO800,002 X 400,00AGÊNCIA CARTAZ - J. MONLEVADE PLACA DE FACHADA1.500,003 X 500,00AGÊNCIA CARTAZ - J. MONLEVADE PUBLICIDADE P/ INAUGURAÇÃO (RÁDIO, FLY, OUTDOOR OU ÔNIBUS)2.500,00MAIOAGÊNCIA CARTAZ - J. MONLEVADE TV LCD 32 POL1.200,00OFERTA ,00 SUPORTE P/ TV LCD65,00TV SAT - J. MONLEVADE MICROONDAS300,00OFERTA - 320,00 SOFÁS 2 E 3 LUGARESOFERTA – 600,00 FREEZEROFERTA – 250,00 TOTAL61.347, ,00 PRIMEIRAS COMPRAS3.600,00

53 QUANTITEMVALOR REFERÊNCIA(UNID)CARACTERÍSTICA/APLICAÇÃO 24PRATOS DE SOBREMESA - BOOKAFÉPARA SERVIR TODOS OS ASSADOS 24XÍCARAS DE CHÁ - BOOKAFÉCAPUCCINO, MOCACHOC, CAFÉ C LEITE E CHÁ 48XÍCARA DE CAFÉ - BOOKAFÉCAFÉ ESPRESSO 24TIGELAS - BOOKAFÉYOGUR-LIFE E TOPPINGS (FRUTAS E GULOSEIMAS) 12TAÇAS DE VIDRO11,00SHAKES (GELATO, MOCA, ETC.) 1LIXEIRA DE BANHEIRO COM TAMPAR$11,00PLÁSTICO 1LIXEIRA DE BALCÃO COM TAMPAR$29,00USO INTERNO - BALDE GDE PLÁSTICO - (SACO DE LIXO 50 LITROS) 1LIXEIRA DE COZINHA COM TAMPAR$29,00USO INTERNO - BALDE GDE PLÁSTICO - (SACO DE LIXO 50 LITROS) 1LIXEIRA P/ ÁREA DAS MESAS COM TAMPAR$50,00INOX COM PEDAL 3BANDEIJASR$12,0040 X 30 CM - DE MADEIRA 2TABULEIROS MÉDIOSFORNO ELÉTRICO - ASSADOS -----VASILHAS PLÁSTICAS COM TAMPA----TAMANHOS VARIADOS (FREEZER, GELADEIRA, ESTOQUE) 5FLANELASR$2,00PARA LIMPEZA 10PANOS DE PRATOR$6,00SECAR VASILHAS (A ANVISA INDICA O USO DE PERFEX) 1ESCORREDOR DE PRATOSR$130,00INOX 8PORTA SACHÉS COM DIVISÓRIAR$9,001 POR MESA (AÇÚCAR, ADOÇANTE, CATCHUP, MAIONESE, MOSTARDA) 1GARRAFA P/ CHANTILYR$385,00INOX 1CANECO DE ALUMÍNIOR$16,00ABASTECER MÁQUINA DE SORVETE 1PORTA ALCOOL GELR$24,00HIGIENE 1PORTA SABONETE LÍQUIDOR$24,00HIGIENE 1PORTA TOALHA DE PÁPELR$28,00HIGIENE 12COPINHOS DE VIDRO ( APERITIVO)R$2,00P ÁGUA MINERAL C/ GÁS (ACOMPANHA O CAFÉ ESPRESSO) 24GARFOS E FACASR$1,89 e R$3,50INOX - ACOMPANHA O PRATO COM O ASSADO 1JARRA MEDIDORAR$7,10dosagem 8PORTA GUARDANAPOR$3,141 PARA CADA MESA 1POTE DE VIDROR$12,00BISCOITOS QUE ACOMPANHAM O ESPRESSO VASILHAME E ACESSÓRIOS

54 QUANTITEMVALOR REFERÊNCIA(UNID)CARACTERÍSTICA/APLICAÇÃO 1000COPOS ICE-CAFÉ - BOOKAFÉPLÁSTICO PERSONALIZADO 1000TIGELAS P/ YOGUR-LIFE - BOOKAFÉISOPOR PERSONALIZADO 1000COPOS P/ REFRIGERANTE (PTE COM 50)3,30PLÁSTICO 1000GUARDANAPOS - BOOKAFÉPERSONALIZADOS - ACOMPANHA OS PRATOS DE SOBREMESA 1000COLHERZINHA P/ CAFÉ (PTE COM 500)3,85PLÁSTICO 1000COLHER DE SOBREMESA (PTE COM 50)1,50PLÁSTICO 300LUVAS ( PTE COM 100)1,48PLÁSTICO FINO - MANUSEIO DE ALIMENTOS 2000GUARDANAPOS (PTE COM 4000)4,96P/ OS PORTA GUARDANAPOS DAS MESAS 100TOUCASP/MANUSEIO DE ALIMENTOS 1000COPINHOS DE CAFÉP/ DEGUSTAÇÃO DE YOGUR-LIFE 500CATCHUP EM SACHÉ4,56P/ MESAS 500MAIONESE EM SACHÉ4,35P/ MESAS 500MOSTARDA EM SACHÉ4,57P/ MESAS 50TAÇAS DE ACRÍLICO MÉDIA3,50P/ MOUSSES 50TAÇAS DE ACRÍLICO GDE3,99P/ SALADA DE FRUTAS 3GARRAFAS DE CALDA DE CHOCOLATE6,75P/ SHAKES, YOGUR-LIFE E PETIT GATEAU 1GARRAFAS DE CALDA DE CARAMELO5,30P/ SHAKES E YOGUR-LIFE 1GARRAFAS DE CALDA DE MORANGO5,30P/ SHAKES E YOGUR-LIFE 1GARRAFAS DE CALDA DE LEITE CONDENSADO5,30P/ SHAKES E YOGUR-LIFE 1 ESSENCIAS(MACADAMIA, FRAMBOESA, COCO, CHOCOLATE)- 1 GARRAFA DE CADA P/ CAFÉS AROMATIZADOS, MOCA E SHAKES 1000CANUDOS COMUNS2,30P/ REFRIGERANTE E SUCOS 1000CANUDOS LARGOSP/ SHAKES 1CONCHA PARA SORVETE11,53ALUMÍNIO – BOLAS PARA GELATO E PETIT GATEAU 2PÁ PARA BOLO6,00ACRÍLICO – CORTE DAS TORTAS 1PTE DE PRESENTE- MÉDIO27,00METÁLICO – EMBALAR LIVROS PARA PRESENTE 1PTS DE PRESENTE – PEQUENO13,00METÁLICO – EMBALAR LIVRETES PARA PRESENTE 2PAPEL TOALHA6,60ABASTECER PORTA PAPEL TOALHA 1SACO DE PAPEL (100)2,70PAPEL BRANCO – 0,5 KG 1SACO DE PAPEL (100)6,00PAPEL BRANCO – 2,0 KG EMBALAGENS, DESCARTÁVEIS E PRODUTOS DE SORVETERIA

55 QUANTITEMVALOR REFERÊNCIA(UNID)CARACTERÍSTICA/APLICAÇÃO 2NUTELA (COPO)R$6,45P/ VARIAÇÃO DO CAFÉ ESPRESSO 3LEITE CONDENSADOR$2,15P/ VARIAÇÃO DO CAFÉ ESPRESSO 2DOCE DE LEITE (500 GR)R$6,25P/ VARIAÇÃO DO CAFÉ ESPRESSO 2VASILINAR$5,00P/ LUBRIFICAR PEÇAS DA MAQ. DE SORVETE E GARRAFA DE CHANTILY 1MANTEIGA – 500 GRR$2,89P/ MISTO E PÃO QUENTE PÃO DE FORMAR$2,10P/ MISTO E PÃO QUENTE MUSSARELAP/ MISTO E PÃO QUENTE PRESUNTOP/ MISTO E PÃO QUENTE FRUTAS DE ÉPOCAP/ SALADAS DE FRUTAS E TOPPINGS DO YOGUR-LIFE 1BISCOITINHOS (KG)R$11,00ACOMPANHA O CAPUCCINO E O ESPRESSO (NO PIRES) 24LEITE DESNATADO MOLICOR$3,20P/ MISTURA DO YOGUR-LIFE 12LEITE INTEGRAL COTOCHÉSR$2,09P/ PREPARA DO CHANTILY 1NESCAFÉ – VIDRO GDER$13,10PARA PREPARO DO ICE CAFÉ CHÁS VARIADOS(PTE)R$2,50PRETO,VERDE,MAÇA,CIDREIRA,BOLDO,MORANGO 1FILME PVCR$2,60VEDAÇÃO DE ALIMENTO 1SACO PLÁSTICOR$2,60ROLO PARA EMBALAGEM MATERIAL DE LIMPEZA 2PAPEL HIGIÊNICO (4 ROLOS)R$1,6930 M 3PTES DE SACO DE LIXOR$15,30PRETO, 50 LITROS - ROLO 1GALÃO DE SABONETE LÍQUIDOR$16,00PORTA SABONETE 2ROLOS DE TOALHA DE PAPEL (2)R$3,15COZINHA 2ALCOOL GELR$2,69HIGIENIZAÇÃO/ PORTA ALCOOL GEL 2ÁGUA SANITÁRIAR$1,09LIMPEZA 3VEJAR$2,70LIMPEZA 1DESINFETANTER$1,00LIMPEZA 1CIFLIMPEZA 5DETERGENTER$1,00LIMPEZA 1ESCOVA SANITÁRIA9,00LIMPEZA DO VASO SANITÁRIO (COM SUPORTE) 1PÁ4,70METÁLICA COMPRAS EM SUPERMERCADO

56 MATÉRIA PRIMA QUANTITEM VALOR REFERÊNCIA (UNID) CARACTERÍSTICA/APLICAÇÃORENDIMENTO 30 MISTURA P/ YOGUR-LIFE.( PACOTE ) 34,00 ABASTECER A MÁQUINA DE SORVETE 1 PCTE 650 gr – 30 YOGURLIFES 40BAUNILHA -( PACOTE )4,00 ABASTECER A MÁQUINA DE SORVETE 1 LITRO – 8 COPOS DE ICE 10CAPUCCINO - 1 kG28,00ABASTECER A CAFETEIRA1 kg – 40 XÍCARAS 8CHOCOLATE- 1 kG28,00ABASTECER A CAFETEIRA1 kg – 40 XÍCARAS 8LEITE EM PÓ- 1 kG28,00ABASTECER A CAFETEIRA1 kg – 40 XÍCARAS 6CAFÉ EM GRÃOSABASTECER A CAFETEIRA1 kg – 110 a 120 ESPRESSOS 8CAFÉ EM PÓ15,00CAFÉZINHO BOOKAFÉ 4PÓ P/ BAUNILHA- 2 kG35,65 PREPARO P/ ABASTECER A GARRAFA DE CHANTILY 2 KG – 5 RECEITAS 10 CAIXAS DE CÁPSULAS DE GÁS 27,00 P/ GARRAFA DE CHANTILY - 10 UNIDADES POR CAIXA 1 CÁPSULA A CADA ABASTECIMENTO DA GARRAFA

57 QUANTPRODUTOQUANT. / CAIXAPREÇO DE CUST (UNID)PREÇO DE VENDA 1LAKA300,801,20 1DIAMANTE NEGRO300,801,20 1TALENTO PEQ E GDE12 E 150,92 E 2,751,20 E 3,50 1AZEDINHO210,351,50 1CHICLE ADAMS0,130,25 1TRIDENT210,801,50 1HALLS210,471,50 2BALAS: MACIA DE FRUTAS, ICE KISS1400,020,05 1PAÇOQUINHA560,140,25 2BALA DE CAFÉ1200,050,10 GULOSEIMAS

58 ESTOQUE A forma organizada de estocagem facilita o monitoramento e controle. Através do levantamento diário dos itens vendidos, calculamos a média de produtos que tiveram saída em um determinado período. Desta forma podemos planejar a reposição do estoque.

59 COMANDA O uso rigoroso da comanda permite um controle mais preciso, o que facilita o gerenciamento diário das vendas. Uma forma de melhor analisar as vendas é separar as comandas por faixa de horário (Ex. 7:00 às 11:00,11:00 às 15:00, 15:00 às 19:00) assim é possível considerar quais as características das vendas em cada horário (quais produtos tiveram saída e em que quantidade).

60 CONTROLE DIÁRIO DE VENDA DE PRODUTOS. Neste controle são registradas as quantidades e observações que influenciaram diretamente a venda naquele dia, como por exemplo: produtos em falta, eventos, atendimento a grandes grupos, alterações no clima, etc Alterações no clima tem grande influencia nas vendas. É preciso explorar os produtos mais adequados para cada estação e promovê-los.

61 DIAVALORCOMANDAS 1 2DOMINGO FERIADO DOMINGO DOMINGO DOMINGO 31 LANÇAMENTO DIÁRIO DO TOTAL DAS VENDAS E NÚMERO DE COMANDAS (CLIENTES PAGANTES ) Com este levantamento é feito o cálculo da venda média diária e frequencia de clientes naquele mês.

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63 BANDEIRINHA Feitas de papel, com haste de palito e estocadas de forma higiênica. Colocadas nos produtos como item decorativo ao servi-los. Com a bandeirinha, o cliente tem contato com a palavra. Os versículos são sugestivos e impactantes.

64 APROVEITAMENTO DE ESPAÇO O padrão que só precisa ser visto uma vez por mês pelo leitor da CEMIG, teve seu espaço utilizado para um expositor de livros. O expositor tem dobradiças que o permitem ser aberto.

65 PLAQUETAS INFORMATIVAS Em formato de display estas plaquetas são feitas de PVC dobrado e adesivadas com a programação visual adotada. Tem como objetivo informar e são colocadas junto ao produto ou serviço.

66 ACESSÓRIOS PERSONALIZADOS COM ADESIVOS QUE TRAZEM A MARCA BOOKAFÉ

67 INTERIOR DO BALCÃO A disposição dos itens de balcão foi planejada para que, de forma organizada, estejam sempre à mão. O objetivo é agilizar o atendimento.

68 ADESIVOS PARA IDENTICAÇÃO E INFORMAÇÃO

69 ADESIVO DA MÁQUINA DE SORVETE

70 BACKBUS

71 OUTDOOR

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73 CARTAZ

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77 IMAGENS NA TV O espaço na TV pode ser comercializado e assim gerar receita. Patrocinadores podem ser contatados entre fornecedores, comerciantes e profissionais liberais. Divulgação de eventos, lançamento de produtos, promoções, etc.

78 IMAGENS NA TV

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80 TREINAMENTO DE GARÇONS Dicas Procure utilizar o uniforme somente no ambiente de trabalho, pois em caso de uso na rua pode-se contrair agentes patol ó gicos que, em contato com o alimento, poderão deix á -los contaminados. Evite usar perfumes ativos durante o expediente. Podem incomodar o cliente e perturbar o ambiente do restaurante que é um lugar cheio de odores caracter í sticos. Mandamentos do gar ç om Apresenta ç ão pessoal impec á vel; Higiene absoluta tanto pessoal quanto no trato com produtos, utens í lios e pe ç as de trabalho; Simpatia, educa ç ão, diplomacia, discri ç ão e poder de comunica ç ão na convivência com clientes e colegas; Disposi ç ão e bom preparo f í sico para suportar longas jornadas de trabalho; Inteligência e habilidade mental; Honestidade, fidelidade e seriedade no trato com colegas e clientes; Senso de organiza ç ão, iniciativa e criatividade no desempenho das atividades di á rias; Interesse pelo trabalho, pontualidade e profissionalismo; O segredo do atendimento diferenciado. Muitos gar ç ons experientes acreditam que o atendimento tem que ser com uma bela roupa: precisa ter a medida certa ou a cara do cliente. Em caso de erro, o gar ç om iniciante não deve se esconder do cliente e nem repetir a mesma falha. Em caso de d ú vida deve pedir ajuda na cozinha e apoio gerencial. No dia-a-dia de trabalho, o bom profissional deve exercitar a identifica ç ão de perfis diferentes entre os freq ü entadores do restaurante. O gar ç om pode adotar uma esp é cie de receita b á sica para seus clientes, estabelecendo uma linha de trabalho personalizada para cada um deles. Veja:. Um cliente sozinho: Não o faça esperar muito entre um prato e outro; Se possível, acomode-o em uma mesa que não esteja no centro do salão;. Cliente em lazer: Sirva a refei ç ão no ritmo do cliente, com calma; Ofere ç a todos os servi ç os de alimentos e bebidas;

81 . Executivos: Não interrompa; Sirva sem incomodar a conversa; Evite interrup ç ões durante as refei ç ões; Mantenha uma postura s é ria; Tenha a conta pronta;. Apressados Seja eficiente; Recomende pratos r á pidos; Notifique a cozinha; Tenha a conta pronta;. Lentos: Não os apresse; Ofere ç a o servi ç o completo;. Problem á ticos: Seja simp á tico; Preveja poss í veis problemas; Certifique que os pratos estejam corretos antes de servir; Mantenha-se atencioso durante a refei ç ão; Reveja a nota antes de apresent á -la;.Com crian ç as: Seja r á pida. A paciência da crian ç a em ambientes fechados é curta e habitualmente os pais não estão dispostos a esperar por servi ç os demorados; Ofere ç a algo para as crian ç as brincarem, dentro do poss í vel; Traga a comida das crian ç as junto com a entrada dos pais; Ofere ç a cadeira especial para as crian ç as; Retire de perto das crian ç as objetos ou utens í lios que ofere ç a perigo; Tenha a nota pronta;. S é rios: Fa ç a seu trabalho com eficiência; Seja cortês;. Mesas grandes: Identifique quem é o respons á vel; Muita aten ç ão na hora de tirar a comanda; Saiba quem pediu o que; Solicite ajuda na hora de servir;

82 ANÁLISE DO PONTO COMERCIAL Cada segmento de neg ó cio no varejo possui peculiaridades que influenciam a sua melhor localiza ç ão. Para contribuir nessa an á lise, seguem alguns aspectos que podem colaborar para o sucesso ou insucesso da escolha do seu ponto comercial para esse segmento: • Posicionamento do sol: evitar que o empreendimento seja localizado com a frente da loja para o poente. • Trânsito: averiguar fluxo de carros e ônibus quanto à velocidade praticada; congestionamento; origem e destino de ônibus e carros; localiza ç ão de ponto de ônibus e de taxi; á reas permitidas para estacionamento. • Vizinhan ç a: pontos comerciais e residências existentes. • Infraestrutura predial: instala ç ões el é tricas e hidr á ulicas, al é m do estado de conserva ç ão da á rea de alvenaria. • Legisla ç ão municipal: regras de utiliza ç ão para ponto comercial, manuten ç ão de á rea verde, estacionamento. • Projeto governamental: analisar a existência de algum projeto de interven ç ão na á rea, de curto ou de longo prazo, tais como, mudan ç a de transito constru ç ão de viadutos, metrô e outras interven ç ões que venham a interferir na rotina do local. • Pessoas: o perfil de quem mora, de quem circula e frequenta a localidade. • Identificar e qualificar barreiras de acesso ao ponto comercial, como degraus, estado de conserva ç ão da cal ç ada, quiosques, á rvores ou postes que dificultem a visibilidade do ponto comercial. • Relevo predominante na localidade: plano e/ou acidentado. Esses aspectos citados e tantos outros poderão interferir, com maior ou menor investimento, para instala ç ão de sua empresa. Quanto ao posicionamento do sol no poente, pode interferir no fluxo de pessoas e na visualiza ç ão da empresa durante o per í odo da tarde, quando os clientes podem preferir caminhar no outro lado da cal ç ada e você ter á que colocar algum suporte para proteger a empresa da incidência do sol. A realidade do trânsito possui v á rios aspectos: • Uma parada de ônibus e/ou de t á xi impediria a possibilidade de estacionamento de carros. Se o potencial cliente utiliza ônibus, com frequência, ó timo. Caso não utilize, fuja. Reavalie a sua escolha. • De acordo com o fluxo desse trânsito, precisar á de um bom estacionamento, al é m de placa e fachada que permita boa visibilidade da empresa. • O sentido do tr á fego dos carros poder á ajudar ou dificultar o acesso, de acordo com a conveniência de seus clientes. Quando a vizinhan ç a for composta, principalmente, por pontos comerciais, observar qual a á rea que possui maior concentra ç ão de pessoas circulando, pois alguns centros comerciais possuem ruas com muita movimenta ç ão e, outras, não. Isso significa ser arriscado; escolher ruas com pouco circulantes.

83 Al é m de analisar se as empresas vizinhas terão algum tipo rela ç ão com o mix de produto que ser á comercializado, pois, a vizinhan ç a de empreendimentos poder á contribuir para atrair mais clientes. O perfil das pessoas presentes no ambiente é muito importante para ser observado. Essas pessoas poderão representar a chave do seu sucesso. Analisar quantidade, dire ç ão, hor á rio e perfil socioeconômico. Deve-se, ainda, averiguar a Lei Municipal e projetos de interven ç ão na localidade. A partir dessas informa ç ões se ter á conhecimento de oportunidades ou amea ç as para o bom funcionamento do seu neg ó cio. As barreiras de acesso à sua empresa, por incr í vel que pare ç a, existem. E, muitas vezes, passa despercebida na hora de definir sobre o ponto comercial. Cal ç adas, ilumina ç ão p ú blica, ruas com ladeira (quando isso não fizer parte de toda á rea comercial), muro lateral do empreendimento vizinho, obstru ç ões na rua, posicionamento de placas e á rvores – tudo isso poder á facilitar ou prejudicar a visualiza ç ão ou o acesso à sua empresa. Todos esses pontos citados devem ser observados. Um empreendimento no varejo precisa ter uma localidade de f á cil acesso aos clientes, al é m de gerar atratividade e conveniência para seus potenciais clientes. Muitas vezes, as boas negocia ç ões estão na “ venda por impulso ” e, poucas, nas planejadas. Isso significa facilidade de localizar e entrar na sua empresa. O uso da calçada para colocação de mesas e toldos pode ampliar a loja e deixá-la mais convidativa, mas para explorar esta possibilidade é necessário autorização da Prefeitura.

84 •.A que tipo de cliente eu atendo hoje ? •A que tipo de cliente eu pretendo atender ? •Quais clientes ainda não explorei ? •O que o consumidor quer/espera /exige ? •O que motiva o consumidor ? •Qual é o poder aquisitivo dos meus clientes e clientes potenciais ? •Quais são as minhas dívidas ? •Como posso pagá-las ? •O que tenho ou posso fazer para ter uma capitalização imediata ? •Quais são meus pontos negativos ? •Quais são meus pontos positivos ? •O que meus principais concorrentes tem que eu não tenho ? •Como o meu concorrente argumenta, atende ? •Como é a divulgação dele ? •De que produtos preciso ? •De que produtos eu não preciso ? •Onde ou com o que gasto mais ? •O que falta aos atendentes ? •O que falta em meus produtos ? •Quais estratégias de vendas que ainda não coloquei em prática ? •Dessas quais parecem mais interessantes ? •Que parcerias preciso ? •No que posso melhorar ? •Quais produtos devo necessariamente ter em estoque ? •Como driblar os modismos ? •Quais vantagens posso oferecer ? •Quais são minhas principais dificuldades no dia a dia ? •O que ofereço e como divulgo as formas de pagamento ? •O que falta em meu espaço físico ? •O que eu poderia ter feito e não fiz ? •O que preciso observar com relação a sazonalidade? •que pesquisas de mercado preciso fazer? •Qual é a minha meta de venda diária para: manutenção, crescimento do negócio e retorno do investimento? •Que veículos de publicidade poderão me dar retorno? •Que avaliação o cliente tem de meus produtos, atendimento e espaço físico? AVALIAÇÃO DO NEGÓCIO

85 • O custo de montagem de um Bookafé depende de uma série de fatores como: o tamanho do projeto, a disposição do investimento, definição de localização, mobiliário, decoração, equipamentos, estrutura organizacional entre outros. O certo é que com poucos recursos também se pode montar um Bookafé, apoiados nas experiências dos santos, com criatividade e bastante trabalho. O Senhor honra os que o servem e é Deus de toda provisão. • A estrutura da cafeteria deve ser enxuta e bem planejada para que tenha um custo mais baixo. Já o espaço para os livros e lugar de oração devem ser mais amplos e valorizados. • A origem dos recursos: 1 – Capital próprio de um ou mais irmãos 2 – Capital da Igreja. Neste caso, com um plano de retorno do investimento para repor a Igreja • È necessária a criação de uma empresa com um nome para razão social e o nome fantasia Bookafé. • O papel do gerente é essencial. Alguém com perfil de liderança, bom observador, que se relacione bem, tenha visão administrativa e saiba motivar. • A decoração deve ser bem trabalhada para deixar o ambiente mais aconchegante e receptivo. Precisamos atrair as pessoas e atende-las com bastante presteza, cheios do espírito. CONSIDERAÇÕES QUANTO AO NEGÓCIO

86 • Uma linha telefônica é necessária para contatos e instalação de maquinetas de cartão de crédito. • Dedetização que seja apropriada para ambientes em que se manuseia alimentos. • A aplicação do manual de identidade visual que está sendo desenvolvido por profissionais a pedido do Bookafé em São Paulo precisa ser rigorosamente aplicado para que haja padronização visual. • Fornecedores de grande porte como Coca Cola e Nestlé, podem conceder freezers e acessórios como: cestos de lixo, porta canudos, etc. Para tanto o Bookafé precisa ter seu cadastro aprovado. Este processo em empresas como estas pode demorar até 30 dias. • Nos itens de lanchonete, quando a produção é própria, a margem de lucro é maior. Um serviço de cozinha pode ser montado no Bookafé ou no local de reuniões. Se na cafeteria o leque de produtos pode ser maior com a possibilidade de se servir até pequena refeições, o que já é usual, para atender o público que quer passar horas se aplicando à leitura. Neste caso são pratos simplificados quanto à variedade e forma de servir, sem deixar no entanto de ter um toque de requinte próprio das cafeterias. • Quanto à produção é necessário manter um padrão. Definir bem o produto considerando a mesma matéria prima e a forma de produção. O cliente satisfeito quer repetir o prazer da degustação.

87 • No Bookafé é necessário dar ênfase ao alimento espiritual, para tanto formas estratégicas e criativas de apresentação dos livros tem que ser constantemente consideradas. Este deve ser um dos pontos fortes. • Enquanto o cliente espera um pedido, sugerir um livro para ser degustado é uma ótima idéia. Livros podem estar também já disponíveis nas mesas, neste caso é preciso observar se a sugestão do atendente é necessária. • A caixinha de pedidos de oração deve ser colocada de forma a estar bem acessível e deve compor a decoração. Os pedidos devem ser entregues aos voluntários. • Os voluntários precisam ser bem instruídos e treinados, com uma ampla visão sobre os objetivos do Bookafé, conhecer bem os produtos e toda sua forma de funcionamento. Devem ser promotores da palavra abordando com sabedoria os clientes e se dispondo a períodos de oração na cafeteria. • Algumas frases impactantes podem ser estampadas nas dependências do Bookafé. Com este recurso as pessoas podem ser despertadas, fazer perguntas e assim dar início a um contato. • Com o Bookafé instalado em local estratégico, é oportuno que os santos o utilizem como ponto de encontro para comunhão e oração e convidem pessoas que estão contatando para fazer estudo bíblico ali. CONSIDERAÇÕES QUANTO AO ENCARGO ESPIRITUAL

88 • Os irmãos podem marcar encontros de negócios com seus clientes no Bookafé. Ambientes de cafeteria são um ótimo espaço para negócios e novos cliente são gerados para o Bookafé. • Um jogo americano com trechos de livros e curiosidades bíblicas com ilustrações interessantes pode ser um meio de divulgação da literatura. No cardápio também pode ser aberto um espaço para versículos.

89 JESUS É O NOSSO SENHOR, PROVEDOR E REI


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