A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SENSORIAMENTO REMOTO MOSAR FARIA BOTELHO. Correção Geométrica •A primeira razão para a realização de correção geométrica de imagens é a existência de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SENSORIAMENTO REMOTO MOSAR FARIA BOTELHO. Correção Geométrica •A primeira razão para a realização de correção geométrica de imagens é a existência de."— Transcrição da apresentação:

1 SENSORIAMENTO REMOTO MOSAR FARIA BOTELHO

2 Correção Geométrica •A primeira razão para a realização de correção geométrica de imagens é a existência de distorções sistemáticas introduzidas durante a aquisição das imagens.

3 Problemas de aquisição •O movimento relativo entre a Terra e o satélite. Na medida em que o satélite desloca-se para o sul, a Terra gira de oeste para leste, fazendo com que seja necessário compensar o posicionamento das varreduras, que devem ser deslocadas para leste. Por isso as imagens corrigidas apresentam aspecto de paralelogramo.

4 Problemas de aquisição •A distorção panorâmica é originada pela variação do IFOV (instantaneous field of view) dentro do campo de visada. Como o IFOV corresponde a um ângulo fixo, ele cobre dimensões diferentes no terreno em função da inclinação. Isto faz com que a dimensão coberta no terreno no nadir seja menor que aquela coberta nas bordas da imagem, fazendo com que os pixels das bordas laterais da imagem tenham dimensões maiores que os pixels situados sob a órbita.IFOV

5 Problemas de aquisição •A curvatura da Terra gera um efeito análogo ao anterior. Na verdade, ela acentua o efeito da distorção panorâmica, fazendo com que haja uma compressão de dados maior nas bordas da imagem. Por isso deve ser tratada como parte integrante da distorção panorâmica.

6 Problemas de aquisição •O arrastamento da imagem durante uma varredura. Este efeito afeta apenas os sensores que operam por varreduras mecânicas, pois o satélite move-se ao longo de sua órbita durante o tempo decorrido para a execução de uma varredura.

7 Problemas de aquisição •Somam-se a esses efeitos aqueles oriundos de variações de efemérides do satélite (posição e velocidade) e a de atitude da plataforma.

8 REGISTRO •A combinação entre imagens de diferentes sensores sobre uma mesma área, ou ainda a justaposição de imagens se faz necessária. Nestes casos, é preciso assegurar que os pixels das imagens a serem trabalhadas sejam referentes às mesmas áreas no terreno. •Mesmo considerando um mesmo sensor, a bordo de um mesmo satélite, dificilmente essa coincidência nos pixels ocorrerá, devido às distorções não sistemáticas causadas pelos movimentos do satélite. Portanto, antes de se combinar/comparar duas imagens de uma mesma área, é necessário que ambas estejam perfeitamente registradas entre si.

9 REGISTRO •Modo Manual – cada pixel equivale a uma coordenada coletada em campo. •Modo Automático – varredura por janelas realizando uma correlação entre as janelas.

10 GEORREFERENCIAMENTO O georreferenciamento de uma imagem compreende uma transformação geométrica que relaciona coordenadas de imagem (linha, coluna) com coordenadas de um sistema de referência, em última instância, o sistema de coordenadas planas de uma certa projeção cartográfica. Como qualquer projeção cartográfica guarda um vínculo bem definido com um sistema de coordenadas geográficas, pode-se dizer então que o registro estabelece uma relação entre coordenadas de imagem e coordenadas geográficas usando assim transformações geométricas simples (usualmente transformações polinomiais de 1º e 2º graus) para estabelecer um mapeamento entre coordenadas de imagem e coordenadas geográficas.projeção cartográfica

11 GEORREFERENCIAMENTO Aplicações •Integração de uma imagem à base de dados existente num SIG;SIG •Aplicação na área de cartografia, •Uso da terra, •Geografia, que exigem alta precisão geométrica ou fidelidade com respeito à cena, •Fusão de imagens adquiridas por sensores diferentes,usão de imagens •Aplicações relacionadas com a combinação de imagens sobre uma grande área (mosaico) emosaico •Na análise de dados multi-temporais (imagens adquiridas em épocas diferentes).

12 GEORREFERENCIAMENTO Processo O processo de georreferenciamento de imagens compreende três grandes etapas. 1.Começa-se com uma transformação geométrica, também denominada mapeamento direto, que estabelece uma relação entre coordenadas de imagem (linha e coluna) e coordenadas geográficas (latitude e longitude).transformação geométrica 2.Em seguida faz-se o mapeamento inverso, que inverte a transformação geométrica usada no mapeamento direto, permitindo que se retorne à imagem original para que se definam os níveis de cinza que comporão a imagem corrigida.mapeamento inverso 3.Esta definição de níveis de cinza ocorre na última etapa, chamada de reamostragem, que nada mais é que uma interpolação sobre os níveis de cinza da imagem original.reamostragem


Carregar ppt "SENSORIAMENTO REMOTO MOSAR FARIA BOTELHO. Correção Geométrica •A primeira razão para a realização de correção geométrica de imagens é a existência de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google