A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gabarito 2ª etapa Capítulo6 Europa - Aspectos físicos e regionalização.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gabarito 2ª etapa Capítulo6 Europa - Aspectos físicos e regionalização."— Transcrição da apresentação:

1 Gabarito 2ª etapa Capítulo6 Europa - Aspectos físicos e regionalização

2 Capítulo6 Testando seus conhecimentos 01. Pelo fato de serem vias de integração entre povos como os rios Reno e Danúbio e, consequentemente, rotas de navegação que beneficiam a atividade comercial na região. Essas rotas, por sua vez, favorecem o surgimento de cidades que, como no caso europeu, serviram até de embrião para alguns países. Trata-se de Moscou que, situada às margens de um afluente do Rio Volga (Moscou) veio a ser, posteriormente, a Federação Russa.

3 Capítulo6 Testando seus conhecimentos 02. O clima europeu divide-se em três grandes domínios: temperado oceânico (úmido), que recebe influência da Corrente do Golfo e torna o inverno da Europa Ocidental pouco rigoroso; temperado continental (também úmido), presente na porção central e oriental, com verões quentes e invernos muito frios e o subtropical ou mediterrâneo, marcado pela ação da massa tropical saariana que, provoca poucas chuvas. No aproveitamento econômico, o maior destaque deve ser dado à região das estepes, Ucrânia e Rússia, principalmente, com um dos solos mais férteis do planeta e é, em sua maioria, ocupada por vastas plantações de trigo.

4 Capítulo6 Testando seus conhecimentos 03. a) Como sugere o nome, essa regionalização divide os países de acordo com seu posicionamento geográfico. Desse modo, temos: a Europa Ocidental, Setentrional, Central, Meridional e Oriental. b) Esse critério ultrapassava as barreiras físicas e é assim denominado por conta da disputa ideológica surgida no pós-guerra. Tínhamos então uma Europa capitalista (Europa Ocidental) sob influência norte- -americana e uma Europa socialista (Europa Oriental ou Leste Europeu) que tinha como referência política e econômica a então URSS.

5 Capítulo6 Testando seus conhecimentos 03. c) Após o fim da bipolarização mundial e com o surgimento da União Europeia, no início da década de 1990, o critério passou a ser a participação ou não na UE. Assim, tínhamos: a Europa dos 27, a dos países que integram a União Europeia; a dos países que não entraram no bloco, a exemplo de Islândia, Noruega, Suíça, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Montenegro, Macedônia, Albânia e a Turquia; e a Europa cujos países pertencem à CEI, no caso, Rússia, Bielorrússia, Ucrânia, Moldávia, Geórgia, Armênia e Azerbaijão. Critérios para participar da UE: países que têm uma semelhança quanto aos aspectos socioeconômicos e tradições políticos-culturais.

6 Capítulo6 Testando seus conhecimentos 04. a) A tundra é constituída por musgos e liquens, plantas de pequeno porte (herbáceas) que ficam a maior parte do ano sob o gelo, surgindo apenas na época do degelo. Já a taiga, também chamada de floresta de coníferas ou boreal é um tipo de vegetação homogênea com espécies perenifólias (as folhas não caem durante uma época do ano) e aciculifoliadas (folhas finas e pontiagudas).

7 Capítulo6 Testando seus conhecimentos 04. b) Na tundra, podemos observar a poluição costeira que ruma para o Polo Norte, contaminando esse ecossistema, além da produção de petróleo, que provoca derramamento, gerando grande impacto ambiental. A taiga sofre com o processo de desmatamento em grande escala, além da redução das espécies (fauna e flora).

8 Capítulo6 Atividades propostas 01. Pré-requisitos para entrada na União Europeia. • Ser localizado na Europa; • Todo candidato tem que estar de acordo com os critérios firmados em Copenhague, em 1993; • Estabilidade das instituições, de forma a garantir a democracia, o Estado de direito, os direitos humanos e o respeito e a defesa das minorias; • Existência de uma economia de mercado funcional e capacidade de responder às pressões competitivas e às forças de mercado dentro da comunidade; • Capacidade de cumprir as metas de uma união política, econômica e monetária.

9 Capítulo6 Atividades propostas 02. I. Vegetação mediterrânea. II. Floresta temperada. III. Estepes. IV. Taiga. V. Tundra. 03. Na Península Escandinava localiza-se a Suécia, na Ibérica, Portugal, e na Balcânica, a Grécia. 04. Essa região está sujeita a intensa atividade sísmica relacionada à instabilidade geológica por se tratar de um encontro de placas tectônicas. 06. F, F, V, F, F

10 Capítulo6 Mergulhando Fundo 01. Secas e incêndios nos países do sul e chuvas torrenciais nos Alpes e na bacia do Rio Danúbio. 02. Para a WWF, a primeira tarefa deve ser a troca do modelo energético e a substituição dos processos produtivos baseados em combustíveis fósseis - carvão, petróleo ou gás natural - por fontes mais limpas e tecnologias mais eficientes. 03. Porque a maior parte da emissão de gases poluentes que agravam o efeito estufa é dos países desenvolvidos mais industrializados, e a Europa possui quantidade significativa de países nessa condição, por exemplo, a França, a Alemanha e o Reino Unido.

11 Capítulo6 Mergulhando Fundo 04. Espera-se que o aluno relacione o meio ambiente com a economia, por exemplo: O aumento ou escassez de chuva em uma determinada região refletem na rotina das pessoas. No supermercado, por exemplo, é cada vez mais comum não encontrar algum tipo de fruta ou legume, ou então encontrá-los por um preço muito mais alto do que o habitual. Os fenômenos climáticos considerados extremos, como enchentes, furacões e alagamentos, ficarão cada vez mais intensos e frequentes. Isso pode fazer com que os seguros de casa e de carro fiquem ainda mais caros.


Carregar ppt "Gabarito 2ª etapa Capítulo6 Europa - Aspectos físicos e regionalização."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google