A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Artigos 934 a 940 CPC.  Tem como finalidade impedir o prosseguimento de obra, que ainda esteja em andamento. O fundamento da paralisação da obra é a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Artigos 934 a 940 CPC.  Tem como finalidade impedir o prosseguimento de obra, que ainda esteja em andamento. O fundamento da paralisação da obra é a."— Transcrição da apresentação:

1 artigos 934 a 940 CPC

2  Tem como finalidade impedir o prosseguimento de obra, que ainda esteja em andamento. O fundamento da paralisação da obra é a desobediência às norma do direito de vizinhança, ou ofensiva às normas e posturas e respeito das construções.  Artigo CC/02. “O proprietário pode levantar em seu terreno as construções que lhe aprouver, salvo o direito dos vizinhos e os regulamentos administrativos.”

3  Obra  Obra nova – é aquela que não foi concluída. Como regra, a fase de acabamento como pintura, arremates, acabamentos decorativos, é considerada como obra concluída para o efeito da nunciação.  Será verificada se a obra é nova no momento da propositura da ação.  Se no momento da propositura da ação a obra for considerada concluída, então o juiz extinguirá o processo sem resolução do mérito.

4  Obra nova em imóvel vizinho;  Alteração de coisa comum;  Construção em desrespeito às normas.  O dano deve ser injusto, logo meras inconveniências, ou alterações mínimas não levam ao reconhecimento da tutela.  “O proprietário ou o possuidor de um prédio tem o direito de fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança, ao sossego e à saúde dos que o habitam, provocadas pela utilização de propriedade vizinha”. (art CC/02)

5  Para autorizar a nunciação o dano deve ofender a norma legal, ou o exercício regular ou abusivo de direito.  O imóvel vizinho tem um significado abrangente, portanto abrange não só os prédios confinantes como os mais afastados, desde que sujeitos às consequências do uso nocivo das propriedades que o rodeiam.  É indispensável que o reflexo da oba de um imóvel sobre o outro seja consequência da proximidade entre eles.

6  Caberá a nunciação quando se tratar de construção parcialmente realizada no terreno vizinho. Entretanto, se a construção for realizada integralmente no terreno vizinho, o caso será de ação possessória ou de reivindicatória.  OBS: Art CC/02

7  LEGITIMADOS ATIVOS ◦ Proprietário ou possuidor, a fim de impedir que a edificação de obra nova em imóvel vizinho lhe prejudique o prédio, suas servidões ou fins a que é destinado; ◦ Condômino, para impedir que o coproprietário execute alguma obra com prejuízo ou alteração da coisa comum. ◦ Município, a fim de impedir eu o particular construa em contravenção da lei, do regulamento ou de posturas. (a União, os Estados e o DF)  LEGITIMADO PASSIVO ◦ Será sempre o dono da obra, a pessoa que determinou a sua construção. Pode ser o possuidor direto ou indireto. Pode ser pessoa natural ou jurídica. Se houver vários donos, todos serão citados e o caso será de litisconsórcio passivo necessário.

8  Embargo extrajudicial – art. 935 CPC.  Petição inicial – art. 282 c/c art. 936 CPC. ◦ 5 requerimentos:  Que a obra seja paralisada, (qualifica a ação)  Que seja restaurado o status quo ante, reconstituindo- se, modificando-se ou demolindo-se aquilo que estiver feito em seu detrimento,  Que seja fixada multa para a inobservância do determinado na sentença,  Que se condene o réu em perdas e danos.

9  Pode ser requerida a concessão de liminar obrigando o réu a paralisar a obra. Essa medida não é indispensável ao prosseguimento da ação.  A questão da concessão do embargo liminar é divergente.  A concessão da liminar não deve ser entendida como uma condição indispensável para o prosseguimento da ação. Assim o seu indeferimento não tem o efeito de extinguir o processo sem o julgamento do mérito.

10  Resposta do requerido ◦ Prazo – 5 dias após a juntada do mandado de citação aos autos. ◦ Poderá defender-se através da contestação, exceções de incompetência, impedimento e suspensão e da reconvenção.  Havendo equívoco quanto ao legitimado passivo, e sendo citado o dono do imóvel onde a construção é realizada, este poderá nomear a autoria o dono da obra.

11  O processo após a resposta do requerido prosseguirá pelo rito do art. 803 CPC, ou seja, como as ações cautelares.

12  Artigos 946 a 981 CPC.  Ação de demarcação – cabe ao proprietário, que tem assegurado o direito de exigir de seus confinantes a estremar os respectivos prédios, fixando-se novos limites entre eles ou aviventando-se os já apagados. (art CC/02)  Ação de divisão – cabe ao condômino para obrigar os demais consortes a partilhar a oisa comum. (art CC/02)

13  Essas ações tem natureza dúplice, logo não é admitida a reconvenção.  A natureza jurídica dessas ações tem sido entendida como real imobiliária.  Trata-se de ações declaratórias, porque não criam a propriedade que já existia.  O procedimento tem duas fases: Uma contenciosa e outra executiva.

14  Competência – foro da situação da coisa. Art. 95 CPC.  Legitimidade ativa – o proprietário, o possuidor,... Trata-se de ação de demarcação da posse e não do domínio. Se houver vários sujeitos ativos o caso será de litisconsórcio ativo necessário.  Legitimidade passiva – será os confinantes na demarcação e os demais condôminos na divisão.

15  Pode ocorrer a cumulação da ação de demarcação com a ação de divisão, sendo esta processada inicialmente e posteriormente aquela.  Os requeridos no caso de cumulação não serão os mesmos na demarcação e na divisão.

16  Ação de demarcação – Petição inicial. Art. 282 c/c art. 950 CPC.  Requisitos ◦ Informação sobre os imóveis a serem demarcados ◦ Descrição dos imóveis, ◦ Limites que devem ser constituídos ou aviventados., ◦ Deve ser indicada pelo requerente qual a linha que entende ser a correta.  Documentos – certidão do CRI em nome do postulante, certidão registrária do imóvel vizinho. A falta desses documentos leva à extinção do processo sem o julgamento do mérito.

17  Citação ◦ Todos os confinantes na ação de demarcação e todos os condôminos na ação de divisão deverão ser citados. ◦ Aqueles que residirem fora da comarca serão citados por edital.  Resposta do requerido ◦ Prazo – 20 dias. Não haverá a dobra do prazo em caso de advogados diferentes.  O processo seguirá pelo procedimento ordinário.  A sentença demarcatória tem natureza declaratória. O recurso cabível é a Apelação.


Carregar ppt "Artigos 934 a 940 CPC.  Tem como finalidade impedir o prosseguimento de obra, que ainda esteja em andamento. O fundamento da paralisação da obra é a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google