A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estilos educativos e comunicação Mónica Nóbrega Rita Lessa Soares Abril de 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estilos educativos e comunicação Mónica Nóbrega Rita Lessa Soares Abril de 2012."— Transcrição da apresentação:

1 Estilos educativos e comunicação Mónica Nóbrega Rita Lessa Soares Abril de 2012

2 Questões de debate  Hoje, como pais e mães, como é que educam os vossos filhos?  Como é que vos educaram?

3 Estilos educativos  “Deixa fazer tudo…”  “Quero, posso e mando!!!”  “O Democrata”

4 Situação exemplo “O seu filho quer ver o Filme/Programa que vai dar na TV hoje à noite. Porém, ainda não acabou os trabalhos de casa. Quais são as reacções possíveis que pode ter como pai/mãe?”

5 Estilos educativos – “Deixa fazer tudo” - Tem dificuldade em dizer não e em ser firme, permitindo que a criança lhe faça/imponha exigências; - É permissivo e não impõe limites; - Tem por objectivo evitar o conflito.

6 Estilos educativos – “Quero, posso e mando!!!” - Impõe muitas regras, sem respeitar as necessidades e opiniões da criança; - Não permite liberdade de expressão; - É caracterizado por uma postura agressiva (verbal e não-verbal).

7 Estilos educativos – “O Democrata” - Aceita a criança tal como ela é; - É capaz de negociar situações de conflito, por forma a que as duas partes fiquem satisfeitas; - Está associado a pessoas que exprimem as suas ideias e opiniões, respeitando as dos outros.

8 Actividade  “Deixa fazer tudo; quero, posso e mando; ou o democrata?”

9 Situação exemplo  “Então hoje queres ver o jogo de futebol que vai dar na televisão? Com certeza que até à hora do jogo consegues acabar os deveres, não te parece?”;  Postura calma, tom de voz e expressão facial revelam segurança, serenidade e confiança;  O pai/mãe tenta chegar a um acordo com a criança, que satisfaça ambas as partes.

10 Consequências do “Deixa fazer tudo”  A criança não sente a existência de regras, nem de suporte afectivo, podendo sentir-se pouco confiante em si própria;  Poderá ter dificuldade em encontrar os impulsos e, consequentemente, na relação com os outros.????

11 Consequências do “Quero, posso e mando!!!”  A criança torna-se passiva ou demasiado revoltada;  Não sente suporte afectivo nem confiança em si própria;  Pode sentir medo do pai/mãe;  Não aprende a tomar decisões;  Pode desenvolver problemas de comportamento.

12 Consequências de “O Democrata”  A criança sente que existem regras e suporte afectivo;  Sente que as suas opiniões são importantes, tornando-se auto-confiante e segura;  Aprende a ser independente e responsável;  Sabe relacionar-se com os outros.

13 Questão de debate  Será que só se educa recorrendo a apenas um estilo educativo?

14 Questão de debate  E quando pai e mãe têm estilos educativos pessoais diferentes?

15 Concluindo Pretende-se:  Progressiva estabilização no sentido do estilo “Democrata” (assertivo).

16 Concluindo  Incongruência de estilos educativos entre o pai e a mãe tem implicações ao nível das práticas educativas;  É importante que o pai e a mãe comuniquem entre si, procurando alcançar acordo entre eles, relativamente às práticas educativas.

17 Até para a semana!


Carregar ppt "Estilos educativos e comunicação Mónica Nóbrega Rita Lessa Soares Abril de 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google