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PROPOSTA DE TRABALHO CHAPA Cláudia – Both Gestão IBA (2012/2014)

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Apresentação em tema: "PROPOSTA DE TRABALHO CHAPA Cláudia – Both Gestão IBA (2012/2014)"— Transcrição da apresentação:

1 PROPOSTA DE TRABALHO CHAPA Cláudia – Both Gestão IBA (2012/2014)

2 INTRODUÇÃO Apresentamos nossos objetivos que consideramos fundamentais para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do IBA e da ciência atuarial, bem como o fortalecimento da profissão.

3 Currículo Cláudia Campestrini Pinto (MIBA 887) •Graduada em Ciências Atuariais pela PUC-SP •MBA em Finanças pela FGV e especialização na Universidade de Chicago •MBA em Gestão de Pessoas pela FGV •Atualmente é Sócia da JCMB ATUARIAL e Vice- Presidente do IBA •Subcoordenadora da Comissão de Fomento da ABRAPP, representando a Associação na SPPC •Foi responsável pela área atuarial e Diretora de Benefícios do HSBC

4 Currículo Luiz Ernesto Both (MIBA 425) •Graduado em Ciências Atuariais pela UFRGS •Especialização em Finanças PUC-RS •Foi professor (34 anos) da PUC-RS em matemática financeira e atuarial •Foi Presidente do IBA nas gestões 1998/2000, 2000/2002 e 2010/2012 e Vice-Presidente na gestão 2006/2008 •Sócio Diretor da Atuária Brasil – Assessoria, Consultoria e Auditoria Atuarial •Indicado para ACADÊMICO da ANSP, cuja posse será dia 25/10/12, no Mosteiro São Bento

5 Ações Realizadas Gestão 2010/2012 Relacionamento com órgãos Governamentais  PREVIC No início da gestão fizemos reuniões com os órgãos governamentais para estreitar a participação do IBA com a PREVIC, SUSEP e ANS. Tivemos sucesso em todos órgãos com participações e realizações de trabalhos pelas Comissões Técnicas do IBA.

6 Ações Realizadas Gestão 2010/2012  Comissão de Saúde Acompanhamento de todas as edições de normativos das ANS, em especial as RN - Resoluções Normativas e as IN - Instruções Normativas (estas detalham aspectos indicados nas RN). A ANS criou duas Câmaras Técnicas que o IBA / Comissão de Saúde participa de forma permanente: a)POOL para contratos coletivos empresariais com até 30 beneficiários, e b)Solvência e PLA, c)Em decorrência do contato realizado pela Diretoria do IBA, agendou reunião com a ANS, e temos mantido diversos contatos telefônicos com os atuários / atuárias da Agência. d)Reunião na sede do IBA, com o objetivo de discutir os assuntos da câmara técnica, sobre margem de solvência e patrimônio líquido ajustado.

7 Ações Realizadas Gestão 2010/2012  Comissão Atuarial da Susep •O Diretor Técnico da Susep Sr. Danilo, solicitou ao IBA a indicação de dois representantes para comporem a Comissão Atuarial da SUSEP. Na comissão da Susep foi comentada a importância de se criar um CPA – Comitê de Pronunciamento Técnico Atuarial de Seguros pelo IBA. •A criação do CPA, tem como objetivo discutir, divulgar e emitir pronunciamentos e ou normas técnicas tendo a participação de MIBA´s indicados pelos seguintes órgãos do mercado: CNSeg; Fenaber; Fenacap; Fenaprevi e Fenseg. •Participação do IBA, no sub-grupo “Provisões” da CAS – Comissão Atuarial da SUSEP

8 Ações Realizadas Gestão 2010/2012  Comissão de Fechadas •Elaboração de palestra que foi apresentada no Congresso de Atuária em SP “Os Riscos “Invisíveis” que Influenciam os Resultados na Avaliação Atuarial”; •Análise para apresentação de comentários / sugestões sobre assuntos que foram tema de debate na CNA (Comissão Nacional de Atuária): alteração da Res 18/06; •Consolidação das sugestões encaminhadas pelo IBA à SPPC para a minuta de retirada de patrocínio (audiência pública); •Criação de cadastro dos atuários que atuam no segmento de EFPC; •Realização de Pesquisa de Opinião junto aos atuários que atuam no segmento de EFPC envio dos resultados a todos os atuários cadastrados; •Elaboração de quadro comparativo com a descrição das hipóteses atuariais constantes das Demonstrações Atuariais – trabalho ainda em andamento, que tem por objetivo elaborar correspondência para a PREVIC sobre o tema, que será submetida à Diretoria; •Pronunciamento sobre “Testes de Aderência de Hipóteses” – ainda sob análise da Diretoria; •Elaboração do “Modelo de Relatório de Avaliação Atuarial” •Elaboração e disponibilização de questionário para pesquisa junto aos atuários sobre testes de aderência; •Desenvolvimento para a Previc do Guia de Melhores Práticas Atuariais; •Apresentação na CNA do tema de Melhores Práticas em Atuária

9 Ações Realizadas Gestão 2010/2012 Reunião com FMI na Susep •Reunião na SUSEP, no dia 13 de março de 2012 com o Sr. Rodolfo Wehrhahn do Fundo Monetário Internacional – FMI, sendo responsável pelas análises do mercado segurador, solicitou uma reunião com os representantes do IBA para entender os objetivos/finalidades do IBA, bem como sobre a profissão do atuário no Brasil. •Foi explicado a ele como é o processo de formação do atuário no Brasil, como se dá o registro no Ministério do Trabalho, bem como a filiação ao IBA. •Outro assunto abordado, na reunião, foi a criação do Conselho Federal de Atuária, o que tornaria nossa classe profissional e o IBA mais forte. O Sr. Rodolfo, após tomar conhecimento e das informações trazidas pelo IBA, demonstrou muito interesse na necessidade de se ter um fortalecimento da classe e da necessidade imediata de um Conselho Federal. Ao encerrar o encontro solicitou o envio de cópia do Decreto nº ; Decreto-Lei nº 806 e do Código de Ética do Atuário.

10 Ações Realizadas Gestão 2010/2012 IAA - Atividades do IBA em 2011/ Participação do diretor Ricardo Frischtak às reuniões do Conselho do IAA em Sydney, Austrália em abril de 2011 e em Zagreb, em outubro de O IBA foi defendido pelo delegado Ricardo Frischtak no processo de auto-avaliação do Comitê de Credenciamento do IAA, com vistas a se manter membro pleno do IAA. As condições propostas pelo IBA para inclusão no Estatuto e no Código de Ética foram aceitas pelo Comitê, sob a condição de implantação pela Assembleia Geral do IBA. 3. O IBA foi representado pelo MIBA Marcos Barretto em reuniões em Edinburgh, na Escócia e em Bogotá, Colombia. 4. Apoiamos a candidatura mexicana de Juan Carlos Padilha à presidência do IAA. 5. O Diretor Ricardo Frischtak foi nomeado membro do Comitê de Credenciamento. 6. Uma iniciativa muito importante no âmbito do IAA é o estabelecimento de padrões de prática atuarial para todas as organizações membros do IAA.

11 Ações Realizadas Gestão 2010/2012 Nova Carteirinha do IBA •Novo layout e emissão da carteira, em PVC, com foto digitalizada; • Compra de impressora moderna para a emissão no próprio IBA; • Cobrança de taxa de R$ 10,00 para a emissão da nova carteira.

12 Ações Realizadas Gestão 2010/2012 Reforma da sede do IBA - troca de aparelhos telefones - reforma, reestruturação e ampliação da capacidade elétrica - reestruturação da rede de dados do IBA - reparos na rede telefônica interna do IBA - pintura da sala e armários - instalação de porteiro eletrônico para melhoria da segurança da sede - troca do quadro branco por lousa de vidro - troca de monitores de tubo por LED - troca do projetor digital (queimado) por televisão 60” - impressora para emissão do novo modelo de carteirinha (cartão) - troca das cadeiras da sala de reunião - troca do contador - realização do congresso em SP - revisão das rotinas financeiras do IBA para obter ainda mais transparência das atividades e atendimento das solicitações do conselho fiscal

13 Nossas Propostas Gestão 2012/2014  Entrega do projeto do Conselho Federal de Atuária, na Casa Civil  Abrir comissões técnicas regionais, a exemplo da Comissão de Fechadas de SP e RJ  Plano de ação para alteração do Estatuto do IBA para viabilizar o voto a distância  Promover reuniões abertas com atuários e órgãos do Governo, conforme reunião no IBA (30/08) com José Edson Secretário- Adjunto da SPPC e Elaine Castro da Previc, tema: Reorganização Societária  Dar continuidade a proposta feita pela Diretoria do IBA para elaboração de planejamento estratégico e orçamento financeiro  Ponderação das disciplinas mais importantes no campo atuarial, no exame de admissão ao IBA  Viabilizar Plano de Saúde para os atuários, como o IBAPREV

14 Nossas Propostas Gestão 2012/2014  Desenvolvimento de cursos de especialização, sendo presencial e a distância  Convênio com universidade para cursos internacionais  Convênio com Anbima para realização de cursos e treinamentos (já temos uma proposta a ser estudada)  Elaboração de projeto para alteração do site, para maior funcionalidade do IBA  Continuar com a publicação das atas das comissões, diretorias e trabalhos realizados pelo IBA  Continuar a incentivar a participação de NOVOS atuários nas comissões técnicas

15 Contamos com seu apoio Muito Obrigada Cláudia e Both


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