A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto Jovem Samaritano Ações de Responsabilidade Social, Cidadania e Sustentabilidade 03 de Junho de 2009 O objetivo é ser humano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto Jovem Samaritano Ações de Responsabilidade Social, Cidadania e Sustentabilidade 03 de Junho de 2009 O objetivo é ser humano."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Jovem Samaritano Ações de Responsabilidade Social, Cidadania e Sustentabilidade
03 de Junho de 2009 O objetivo é ser humano

2 ÍNDICE Cenário Atual; Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social Empresarial; O Projeto Jovem Samaritano; Depoimentos: Responsabilidade Social, Cidadania e Sustentabilidade.

3 I – Cenário Atual A sociedade atualmente compartilha um mundo onde existem contradições entre o progresso econômico e os problemas da divisão social (1). Diariamente, algumas questões são vivenciadas sem perspectivas de soluções, tais como: Pobreza, Desemprego, Riscos financeiros, Riscos ecológicos, entre outros, em alguns paises, elas são discutidas a fim de identificar possibilidades para amenizar as conseqüências dos problemas que afetam o mundo no novo milênio. (1) O exercício da RS: Um dos três pilares do desenvolvimento sustentável – Rosângela Maria Mendonça Heinski

4 I – Cenário Atual Mundialmente iniciativas estão sendo adotadas para manter a paz e a segurança no mundo, fomentar relações cordiais entre as nações, promover progresso social, melhores padrões de vida e direitos humanos (2). (2) Objetivos da ONU -

5 I – Cenário Atual Novos valores culturais estão sendo absorvidos para ajudar a reduzir os déficits e desigualdades existentes no mundo. “Juntos nós podemos mudar a nossa rua, a nossa comunidade, a nossa cidade, o nosso país” (3). (3)

6 I – Cenário Atual Neste sentido, é necessário existir também o envolvimento constante, nas ações de promoção do desenvolvimento sustentável, das organizações e empresas, junto com as comunidades. “Desenvolvimento sustentável é aquele que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades” (4); Os negócios devem ser conduzidos de forma que as empresas se tornem co-responsáveis pelo desenvolvimento social da comunidade. Um mecanismo para esta ação é prática da Responsabilidade Social Empresarial. (4)

7 II. Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social Empresarial
7

8 II – Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social Empresarial
Gestão com ética e transparência entre empresa e todos os públicos que com os quais ela se relaciona; Estabelecimento de metas que impulsionem o desenvolvimento sustentável; Preservação dos recursos ambientais e culturais; Respeito à diversidade ; Promoção da redução das desigualdades sociais (5). A Responsabilidade Social é parte integrante do conceito de desenvolvimento sustentável, sendo que ela está inserida dentro dos pilares deste conceito. (5)

9 Desenvolvimento Sustentável
II – Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social Empresarial Três Pilares do Desenvolvimento Sustentável: Conceito que surgiu em 1998, quando representantes de diversos paises se reuniram no Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável – WBSCSD para debater a atuação das empresas no campo social (6). Desenvolvimento Sustentável 1. Dimensão Econômica 2. Dimensão Social 3. Dimensão Ambiental (6) O exercício da RS: Um dos três pilares do desenvolvimento sustentável – Rosângela Maria Mendonça Heinskic

10 Desenvolvimento Sustentável
II – Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social Empresarial Três Pilares do Desenvolvimento Sustentável: Conceito que surgiu em 1998, quando representantes de diversos paises se reuniram no Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável – WBSCSD para debater a atuação das empresas no campo social (6). Desenvolvimento Sustentável 1. Dimensão Econômica 2. Dimensão Social 3. Dimensão Ambiental RS, de acordo com os representantes do WBCSD, é o pilar mais delicado dos três, pois abrange aspectos relacionados aos direitos humanos, direitos dos empregados, consumidores, envolvimento comunitário, relação com fornecedores e grupos de interesse. (6) O exercício da RS: Um dos três pilares do desenvolvimento sustentável – Rosângela Maria Mendonça Heinskic

11 Desenvolvimento Sustentável
II – Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social Empresarial Três Pilares do Desenvolvimento Sustentável: Conceito que surgiu em 1998, quando representantes de diversos paises se reuniram no Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável – WBSCSD para debater a atuação das empresas no campo social (6). Desenvolvimento Sustentável 1. Dimensão Econômica 2. Dimensão Social 3. Dimensão Ambiental Um projeto contemplado no pilar da Dimensão Social

12 III. O Projeto Jovem Samaritano
12

13 III – O Projeto Jovem Samaritano
Informações Gerais O PJS faz parte do grupo de 25 Projetos de Responsabilidade Social do Hospital Samaritano, que estão vinculados aos conceitos de hospitais de excelência, reconhecidos pelo Ministérios da Saúde (Dec ); O Hospital Samaritano apóia o SUS em seu desenvolvimento e universalização por meios de ações que envolvem: Estudos e avaliações sobre incorporação de tecnologias necessárias ao SUS. Desenvolvimento de Recursos Humanos e competências técnicas em Hospitais Públicos. Pesquisas Clínicas em doenças que não compõem o interesse regular das industrias farmacêuticas. Apoio a gestão de Organizações de Saúde do SUS em programas de Qualidade, processos assistenciais e de apoio técnico. Assistência à pacientes com patologias complexas e procedimentos especiais 06 - Projetos junto a SMS/SP Projetos junto a SAS/MS Projetos junto a SES/SP

14 III – O Projeto Jovem Samaritano
Informações Gerais O Projeto Jovem Samaritano - PJS está localizado em São Paulo – Cotia, e contempla a implantação de programa assistencial em regime de internação e ambulatorial de adolescentes com dependência química, reinserção social e educacional, além de suporte à família.

15 III – O Projeto Jovem Samaritano
A dependência Química no Brasil 48,3 % dos adolescentes na faixa etária dos 12 aos 17 anos já beberam alguma vez na vida; Desses, 14,8 % bebem regularmente e 6,7% são dependentes do álcool; Entre os adultos, a taxa é de 12,3%; A bebida alcoólica é a porta de entrada para o uso de outras drogas; De acordo com pesquisa do Cebrid, a maioria dos jovens bebeu álcool aos 12 anos, fumou maconha aos 13 e, aos 14, usou cocaina. (7) O Estado de S. Paulo

16 III – O Projeto Jovem Samaritano
Cidadania O projeto procura contemplar não apenas o tratamento da dependência química mas também, a maior quantidade de fatores a ela associados: Ausência da percepção positiva de valores; Importância do respeito à família; Desconhecimento dos efeitos negativos das drogas (curto e longo prazo); Falta de perspectivas para o futuro; A importância do jovem no contexto da sociedade; Possibilidade de poder contribuir para um mundo melhor.

17 III – O Projeto Jovem Samaritano
Histórico Oficializada em Fevereiro de 2007 parceria com a Chestnut Health Systems, Instituição americana, fundada em 1973, Acreditada pela JCI desde 1975, que atua na área de dependência química e mental para adultos e adolescentes, afim de apoiar o Hospital Samaritano na descrição e implementação de um referencial teórico e metodológico para o PJS; .

18 III – O Projeto Jovem Samaritano
Histórico Em de Junho de 2008, foi iniciada a reforma das instalações físicas, permitindo que o projeto atendesse as recomendações técnicas da equipe, bem como as normas legais de funcionamento.

19 III – O Projeto Jovem Samaritano

20 III – O Projeto Jovem Samaritano
Histórico Em 27 de Janeiro o Projeto Jovem Samaritano foi inaugurado, passando a ser a primeira clinica pública de internação para adolescentes dependentes de álcool e drogas no Brasil.

21 III – O Projeto Jovem Samaritano
Características Principais do Projeto O processo visa a reintegração social de jovens dependentes de álcool e outras drogas com as seguintes características: Sexo masculino; Faixa etária entre 14 e 18 anos; Estado de dependência química; Preferencialmente, possuir núcleo familiar; Que não esteja em submissão de regime disciplinar determinado pelo Judiciário em virtude de infração estabelecida; Que demonstre iniciativa ou aceitação das proposições terapêuticas.

22 III – O Projeto Jovem Samaritano
Metodologia Motivação – que é o plano de vida ou sonho que pode motivar cada residente; Capacitação – uma vez que as capacidades e interesses do residente são identificadas deve-se elaborar um plano de atividades terapêuticas e escolares individual; Oportunidade – a partir da chegada do residente ao projeto é necessário identificar oportunidades correspondentes aos seus interesses no plano de vida.

23 III – O Projeto Jovem Samaritano
O Programa Familiar e o Tratamento O diferencial no Projeto Jovem Samaritano consiste no envolvimento da família no processo de recuperação e a utilização no menor número de medicamentos. Pelo fato da família ser a base para a continuidade do tratamento, ela também participa de um programa para aprimorar os conhecimentos de cidadania, os efeitos da dependência química e os órgãos de apoio oferecidos pelo Estado.

24 III – O Projeto Jovem Samaritano
O dia – a – dia Os residentes possuem uma agenda de programação diária, preenchida por atividades para todo o dia. Nestas atividades são desenvolvidas as sete inteligências (Lingüística, Lógica-matemática, Espacial, Musical, Sinestésica, Interpessoal e Intrapessoal). Algumas atividades realizadas no PJS: Grupo de discussões; Grupos de partilha de sentimentos; Atendimento psicológico individual; Palestras sobre dependência química; Aulas de informática; Educação física, entre outras.

25 IV. Depoimentos: Responsabilidade Social, Cidadania e Sustentabilidade.
25

26 IV – Responsabilidade Social, Cidadania e Sustentabilidade.
“ Quando eu cheguei aqui meu sentimento era de medo” – CSS. “ ... Agora consigo rever meus defeitos, fazendo o possível para modificá-los, agora minha vida mudou totalmente” – SHR. “ ... eu acho que hoje eu realmente sou tratado como gente e percebo que aqui todos se preocupam comigo...” – RRB.

27 IV – Responsabilidade Social, Cidadania e Sustentabilidade.
“ Quando eu cheguei aqui meu sentimento era de medo” – CSS. “ ... Agora consigo rever meus defeitos, fazendo o possível para modificá-los, agora minha vida mudou totalmente” – SHR. “ ... eu acho que hoje eu realmente sou tratado como gente e percebo que aqui todos se preocupam comigo...” – RRB.

28 IV – Responsabilidade Social, Cidadania e Sustentabilidade.
“ Quando eu cheguei aqui meu sentimento era de medo” – CSS. “ ... Agora consigo rever meus defeitos, fazendo o possível para modificá-los, agora minha vida mudou totalmente” – SHR. “ ... eu acho que hoje eu realmente sou tratado como gente e percebo que aqui todos se preocupam comigo...” – RRB.

29 “. Entender que se faz melhor com o apoio das pessoas
“... Entender que se faz melhor com o apoio das pessoas. É investir nas relações, com o colaborador, o fornecedor, a comunidade, o meio ambiente e o cliente, que é o nosso paciente. É ir além das expectativas e mostrar a máxima qualidade em cada etapa do tratamento. Acima de tudo, ser sustentável é usar de uma visão humanista e ambiental em todo esse percurso.” (8). Dr. José Antonio de Lima Superintendente Corporativo (8) Relatório de Responsabilidade Social

30 O Objetivo é ser humano Antonio Pires Barbosa
Superintendente de Planejamento Hospital Samaritano - SP Tel.: 30


Carregar ppt "Projeto Jovem Samaritano Ações de Responsabilidade Social, Cidadania e Sustentabilidade 03 de Junho de 2009 O objetivo é ser humano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google