A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Do Cavaquinho ao Ukulele (toda a história) música What a Wonderful World Israel Kamakawiwo’ole.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Do Cavaquinho ao Ukulele (toda a história) música What a Wonderful World Israel Kamakawiwo’ole."— Transcrição da apresentação:

1

2 Do Cavaquinho ao Ukulele (toda a história) música What a Wonderful World Israel Kamakawiwo’ole

3 O Cavaquinho é um instrumento musical de origem portuguesa, e é também um objecto que se pode considerar, uma marca das influências culturais que Portugal deixou pelo mundo.

4 Os cavaquinhos brasileiro, moçambicano e cabo-verdiano, que caracterizam a música popular destes países, não são mais do que derivações do cavaquinho português, por influencia natural de Portugal nos países lusófonos, sendo conhecido também por cavaco, machimbo, machim, machete, manchete ou marchete, braguinha etc.

5 Em 1879, numa campanha de emigração para o cultivo de cana de açucar, 400 portugueses da ilha da Madeira, viajaram de navio para o Havai, seguindo a bordo Manuel Nunes, músico e mestre fabricante de “Machetes” (cavaquinhos da Madeira).

6 Os viajantes ao fim de três longos meses de mar, desembarcaram felizes, a cantar e a tocar os instrumentos, num ambiente de festa nunca visto pela comunidade local.

7 O rei Havaiano David Kalakaua, também musico e compositor, foi um dos que assistiu ao célebre desembarque festivo dos madeirenses, em 23 de Agosto de 1879, data que ainda hoje é celebrada no Havai. Ficou também apreciador do instrumento, tendo recebido um Machete como oferenda, o mesmo que aprendeu tocar e que hoje é um precioso objecto exposto no museu de Honolulu.

8 Graças às pequenas dimensões e à rapidez com que era tocado pelas mãos dos portugueses, ganhou o nome de Ukulele que significa “pulga saltitante” no dialecto local. Acabou por ser adoptado pelos músicos nativos, ficando assim definitivamente ligado à cultura musical havaiana representando hoje um dos símbolos nacionais do Havai.

9 Enquanto o cavaquinho original é usado como instrumento de solo ou acompanhamento com acordes básicos. A afinação do Ukulele em fusão com técnicas usadas no banjo, permitiu explorar acordes e harmonias mais avançados, que se adaptam a tocar qualquer tipo ou estilo de música.

10 Depois de se popularizar no Havai e devido à ligação histórica e politica aos EUA, o Ukulele acabou por ser também popularizado na cultura musical Anglo-saxónica em geral e pelo resto do mundo.

11 Com a simplicidade de quatro cordas e uma fácil e rápida aprendizagem, aliado à sonoridade divertida e agradável, encantou muita gente famosa e do meio artístico. Elvis Presley Marilin MonroeTom Hanks Tony Blair Benny HillGeoge HarrisonBruce Springsteen

12 Paul McCartney Barack ObamaBette Midler William MacyAdam Sandler Will I Am - Black Eyed Peas

13 Johnny Weissmuller do filme TARZAN Neil Armstrong  O primeiro homem que pisou a Lua John Lennon Laurel & Hardy Brian May Russell Brand Bill Cosby

14 Eric Clapton Walt Disney Elvis Costello PINK

15 Também por ser um instrumento divertido, tem dado origem a imensas bandas humorísticas e alegres por todo o mundo

16

17 Também está associado a projectos humanitários como a “Ukulele for Peace” que promove a paz através do ensino da música, criando oportunidades de convívio entre crianças árabes e judias.

18 Por todo mundo realizam-se concentrações, festivais, encontros, workshops, campeonatos etc. um verdadeiro fenómeno global. Londres E.U.A.Canadá

19 Tornou-se num lucrativo objecto de artesanato.

20 Objecto de colecção e de museus "Museum of Making Music“ California

21 Sempre com as respectivas referências a Portugal

22 Há escolas em países como o Reino Unido, a Suiça, Alemanha, Nova Zelândia etc. Que trocaram as flautas por ukuleles nas aulas de educação musical. Segundo os próprios professores, é mais simples e rápido de aprender do que a flauta, mais agradável aos ouvidos e, devido à suas semelhanças com uma guitarra, as crianças acham o ukulele mais divertido. Além disso, funciona muito bem em grupo, mesmo com outros instrumentos e dão às crianças a possibilidade de cantar enquanto tocam. O ukulele é, sem dúvida, o instrumentos ideal para a iniciação à música.

23 Por dia são carregados uma média entre 500 a 1000 vídeos no Youtube, de gente de todo mundo, músicos reconhecidos e gente anónima a tocar ukulele.

24 Sendo um instrumento com raízes portuguesas seria normal que em Portugal tivesse alguma expressão no meio cultural mas…

25 Curiosamente, quase ninguém sabe o que é um UKULELE…..??? Os nossos artistas ignoram quase completamente o instrumento! Nem sequer existem à venda nas lojas de instrumentos nem os professores ou escolas de música, possuem instrumentos, conhecimentos ou materiais de estudo!

26 Muitos continuam a vê-lo apenas como o velho cavaquinho tradicional que acompanha o “Ai Vira que Vira”

27 Está por isso a “passar ao lado” do país, um fabuloso movimento crescente nunca antes visto na história da humanidade baseado num instrumento musical que…por acaso tem origem portuguesa! É mais um exemplo que devia ser motivo de orgulho nacional e que merece toda a divulgação!

28

29 Todas as informações podem ser confirmadas em milhares de sites de todo mundo em todas as línguas sobre o Ukulele


Carregar ppt "Do Cavaquinho ao Ukulele (toda a história) música What a Wonderful World Israel Kamakawiwo’ole."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google